quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

O gato comeu a desculpa do PSDB

Antes que o dia acabe e eu esqueça: ao anunciar na semana passada o apoio do PSDB à candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP) à presidência da Câmara, Juthay Magalhães Jr., o líder, disse que seu partido faria questão de respeitar o princípio da proporcionalidade.
Não se tratava, pois, de mero apoio ao candidato do PT e, sim, ao direito que tem o PT de indicar o futuro presidente da Câmara. O tal princípio invocado por Juthay manda que se divida os cargos de direção da Câmara levando-se em conta o tamanho das bancadas dos partidos.
O PMDB é dono da maior bancada. O PT, da segunda maior. Mas como o PMDB preferiu ficar com a 4a. secretaria da Câmara e apoiar o candidato do PT a presidente, nada restaria mais a fazer do que acatar a decisão do PMDB.
Hoje, Juthay proclamou o apoio unânime do PSDB à candidatura de Gustavo Fruet (PSDB-PR) a presidente da Câmara lançada por um grupo de deputados insatisfeitos com as candidaturas de Chinaglia e de Aldo Rebelo (PC do B-SP).
- Há um fato novo e por isso iremos rever nossa posição anterior - justificou Juthay.
Ora, e o princípio da proporcionalidade? Valia até a semana passa e agora não vale mais? Foi pelo ralo? O gato comeu? Afinal, o PMDB continua sendo dono da maior bancada e continua apoiando Chinaglia para presidente. Nada mudou.
O recuo do PSDB tem a ver com a má repercussão do seu gesto de fechar com Chinaglia, apenas isso. Fruet não terá votos para vencer - talvez só para provocar um segundo turno entre Chinaglia e Aldo. E aí a maioria do PSDB poderá votar em Chinaglia como pretendia há menos de uma semana.
Partidinho mais sem vergonha, esse PSDB. De resto, não vejo um que tenha vergonha.

Nenhum comentário: