sábado, 25 de novembro de 2006

WENCESLAU EM BRASÍLIA

Na Sessão da Câmara Municipal de Vereadores realizada na última terça-feira, o vereador Galego de Lô informou que o Prefeito Interino, Wenceslau Marques, viajou à Capital Federal com o objetivo de conseguir a liberação de emendas parlamentares para o município de Teixeira.
Obtive informações de que Wencelsau viajou numa comitiva de quinze prefeitos da Paraíba que estariam almejando a liberação de recursos das emenadas do parlamentar Enivaldo Ribeiro, que não foi reeleito para a Câmara Federal. Enivaldo estaria distribuindo o restante de suas emendas antes da conclusão de seu mandato.
Teixeira poderia ser contemplada com uma emenda de 700 mil reais.
Na próxima semana saberemos o resultado da visita do Prefeito.

ELENILDO É O PRESIDENTE DO PMDB DE TEIXEIRA

Domingo passado, 19, foi realizada a Convenção Municipal do PMDB para eleger a novo Diretório Municipal. Apenas uma chapa concorreu, tendo a frente o ex-prefeito José Elenildo Queiroz. Com o comparecimento de mais de cinqüenta filiados para votarem, o quorum mínimo exigido por Lei foi ultrapassado e a Chapa de Elenildo foi eleita.
Elenildo agora tem a tarefa de reorganizar o PMDB teixeirense deixando o partido fortalecido para as próximas eleições municipais. O partido já conta com dois vereadores na Câmara Municipal, Mércia de Carlos e Franciscisquinha, além de contar com os apoios da Deputada Estadual Francisca Motta e do Deputado Federal Vitalzinho, que obtiveram uma boa votação em Teixeira.
Com os espaços que deverão ser assumidos por representantes da legenda no Governo Federal e a possibilidade de o Senador Zé Maranhão assumir um Ministério o PMDB da Paraíba tende a se fortalecer mais ainda e trabalhar para eleger o maior número possível de prefeitos nas próximas eleições.
Em Teixeira o nome do ex-prefeito Elenildo Queiroz cresce cada vez mais na boca do povo em função dos desgastes existente na atual administração. Ainda é cedo, mas o PMDB já tem um nome muito forte para concorrer às próximas eleições municipais.

Mudança no INSS

Do Blog do Álvaro:

A chefe do posto do INSS em Teixeira foi promovida a Supervisora da autarquia para toda a regional de Campina Grande. Perde Teixeira, ganha a regional de Campina, a quem Teixeira é subordinada.
Lúcia é uma grande funcionária, com profunda sensibilidade para atender e compreender os dramas das pessoas mais carentes que todos os dias acorrem àquela repartição.
Além dessas qualidades, Lúcia também é dotada de extraordinária memória, capaz de reter as mais complexas informações.
Na política, sempre cerrou fileiras ao lado das forças progressistas da esquerda.
Sentiremos sua falta.

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

SESSÃO DA CÂMARA

A semana passada não houve sessão na Casa Inês Cordeiro em função de um serviço de limpeza no prédio. Esta semana a Câmara voltou a se reunir na última terça-feira, 21. Todos vereadores compareceram à Sessão.
Antes do pronunciamento dos vereadores o Pe. Josenildo marcou presença na Casa e usou a tribuna com o objetivo de explanar a respeito da realização da Festa de Santa Maria Madalena. O Pe. destacou o retorno da Festa ao período do Natal, como era realizada anteriormente. A finalidade do Pe. era solicitar da Câmara uma cooperação financeira pra a realização da Festa. Os parlamentares fecharam o valor de mil reais para a Festa.
Após a saída do Pe. os vereadores fizeram uso da tribuna:

JUNINHO – Fez um requerimento verbal solicitando a construção de uma passagem sobre o açude Riacho das Moças para facilitar a locomoção dos moradores das comunidades localizadas nas adjacências do reservatório para o município de Teixeira. Outra solicitação do vereador se refere a aquisição de tubos para resolver o problema do esgoto que corre a céu aberto no bairro das Malvinas.
Juninho ainda falou a respeito da falta de pastilhas de freio na ambulância e pediu para que o Secretário de Saúde viabilizasse a resolução deste pequeno problema.
Para finalizar Juninho fez o pedido de um orelhão para a Creche.

KAY FRANCE – Justificou os dois requerimentos que apresentou à Mesa Diretora. O primeiro se refere a implantação de uma biblioteca no sítio Tanque do Novilho. Segundo a vereadora esta biblioteca na zona rural servirá para atender a todos os estudantes das localidades próxima do sítio Tanque do Novilho e poderá servir de um projeto-piloto para ser ampliado posteriormente. O segundo requerimento solicita da Direção da Escola Sebastião Guedes da Silva a liberação quadra esportiva por dois dias da semana para o uso por parte dos alunos das escolas municipais, já que o município ainda não tem espaço físico para as atividades esportivas.
A vereadora fez um requerimento verbal solicitando a inclusão de mais duas disciplina na grade curricular do município: História e Cultura de Teixeira e Agricultura. O tema foi debatido com a vereadora Mércia. Ela argumentou que os temas já são trabalhados nas séries iniciais.

VALDO BODEIRO – O vereador Valdo Bodeiro agradeceu a todos por terem lembrado de seu aniversário e cantado parabéns na Sessão e fez referência ao Major Dedeu que receberá o Título de cidadão teixeirense concedido pelo Poder Legislativo Municipal.

GALEGO – Falou que os repasses são poucos para a Prefeitura. Segundo Gaelgo o Prefeito Interino Wenceslau Marques pretendia fazer um empréstimo para atualizar o pagamento do funcionalismo municipal, mas ainda deverá fazer um estudo para verificar se posteriomente não ocasionará problemas para os funcionários ou para o município.
Galego também informou que o pagamento previsto para o dia 20 não foi efetuado em função do bloqueio dos recursos do município. O vereador disse que o problema estava sendo resolvido e se referia a um repassa de PASEP, e que provavelmente até o fim da semana a situação seria sanada.

NEGO DE GURI – O vereador reforçou as críticas aos atrasos de pagamento do funcionalismo público, que em alguns setores já chega a quatro meses. No caso da ambulância, citado pelo vereador Juninho, Nego disse que esta ambulância está igual a um jumento que precisa ser amansado: só anda dando poupa. O vereador informou que o problema não é apenas de freio mas também de amortecedores. Nego relembrou o problema das casas do Catolé que ainda não foram concluídas e os moradores estão fazendo empréstimo para concluir os serviços. Reclamou também do lixo nas ruas e dos esgotos a céu aberto. Outro problema grave é o fato de a prefeitura não ter providenciado o abastecimento das cisternas da zona rural.

MÉRCIA DE CARLOS – Mércia falou sobre a falta de medicamentos para atender a população carente, quando há mais de 60 mil destinados a compra de medicamentos por mês e ninguém sabe onde eles estão sendo distribuídos, pois no Hospital Sancho Leite alguns paciente tiveram que comprar soro porque sempre está falta. A vereadora também reclamou dos animais nas ruas, principalmente no Hospital Sancho Leite.
Sobre os salários atrasados a vereadora reforçou que há funcionários com até quatro meses de atraso. Mércia informou também que na Escola Silveira Dantas a merenda não está sendo suficiente para atender a toda clientela. Alguns alunos ficaram sem merenda na terça-feira.

No fim da Sessão foram aprovados por unanimidade o Decreto Legislativo que concede título de cidadão teixeirense ao Major Dedeu e os requerimento apresentados pela vereadora Kay France.

JUSTIÇA DECRETA NULIDADE DE SINDICATO

O que já tinha nulidade de fato agora também é de direito. O SINSMUTE (Sindicato dos Servidores Municipais de Teixeira) foi destituído pela Justiça do Trabalho através de sentença do órgão em função de uma ação de nulidade da entidade movida pelo SINTEX (Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Teixeira). A ação foi considerada procedente por serem comprovadas irregularidades no prazo de divulgação do Edital para a convocação da assembléia e a duplicidade de assinaturas do Presidente do SINTRAMET (denominação do SINSMUTE na época) para atingir o quorum exigido por Lei.
O SINTEX é o único sindicato legalizado em Teixeira para representar os funcionários públicos.
Esta decisão da Justiça foi mais do que justa. Primeiro pelas irregularidades comprovadas e depois pelo desserviço desta entidade atualmente. No Governo passado, por muito menos do que acontece hoje, o SINTRAMET/SINSMUTE fez manifestações públicas, greve, panelaço dizendo estar defendo a Classe dos Trabalhadores. Na verdade a finalidade era apenas desestabilizar a administração do ex-prefeito Elenildo Queiroz. O resultado comprovou-se na atual administração quando membros do sindicato assumiram cargos de confiança na administração e fecharam os olhos para os desmandos administrativos e o péssimo tratamento dispensado aos funcionários.
A questão do quadro-suplementar foi completamente esquecida, apesar de servir de mote para Zé Poeta (que, igualmente ao sindicato, baixou a cabeça para a administração, tomando um chá se sumiço) e fazer parte dos discursos políticos com promessas de efetivação dos servidores. Agora a administração diz que é ilegal, o mesmo argumento da administração anterior que o Sindicato refutava alegando ser perseguição política.
Os servidores estão com salários atrasados e nenhuma greve ou panelaço foi organizado pelo SINSMUTE. Ou seja, o Sindicato serviu mais para defender interesses políticos que representar o desejo da classe dos servidores.
Foi um verdadeiro tapa na cara daqueles que se apresentavam como paladinos da moralidade e aparecem agora com manobras ilegais para perpetuarem seu poder a frente de uma entidade, comprovadamente, fajuta. Vai ficar uma indagação: O que será feito dos recursos arrecadados, direto na folha de pagamento, dos sódios da entidade? Parece que a dor de cabeça vai começar agora.

quarta-feira, 22 de novembro de 2006

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA PEDE DESFILIAÇÃO DO PDT

O Secretário de Agricultura do município de Teixeira, Espedito Silveira de Oliveira, comunicou o seu pedido de desfiliação do PDT. O comunicado foi divulgado no Jornal 104 Notícias da última segunda-feira, 20.
Espedito é um dos principais articuladores do partido sendo peça fundamental para a aliança com o PFL e da indicação de Wenceslau Marques para compor a chapa com Rita Nunes na última eleição. Homem forte do grupo de Wencesleu, o comunicado de seu desfiliação causou surpresa a todos, por coincidir com o momento em que Wenceslau assumiu o cargo de prefeito por um período de três meses em virtude do afastamento da Prefeita Rita Nunes Pereira.
O fato de Espedito ter exposto seu desligamento do partido em um meio de comunicação soa como uma espécie de desabafo ou de anúncio prévio de um rompimento com as forças políticas que governam o município.
Não há informações que Espedito tenha deixado a Secretaria de Agricultura mas, sem dúvida alguma, este fato criou um desconforto no meio governista.

BEBÉ, CONSELHEIRO TUTELAR, AGRADECE VOTAÇÃO AOS SEUS CANDIDATOS

Há alguns dias fui procurado pelo Conselheiro Tulerar, Bebé, que solicitou a divulgação dos agradecimentos a todos os eleitores que sufragaram nas urnas os votos em Lídia Moura e Bala, os candidatos a Deputado Estadual e Federal apoiados por Bebé e Raimundo Marques. Leia abaixo:

O Conselheiro Tutelar Bebé e o empresário Raimundo Marques agradecem a todos que votaram em Lídia Moura e Bala. Apesar das dificuldades que surgiram em nossa caminhada, conseguimos superar as perseguições políticas das forças adversárias e conseguimos uma boa porcentagem de votos em nosso município.
Em poucos dias de trabalho, juntos com amigos teixeirenses, conseguimos 80 votos para a candidata Lídia Moura e 245 para o candidato Bala.
Se os candidatos tivessem nos procurado mais cedo, certamente, teriam conquistado uma votação mais elevada.
Contudo, agradecemos a confiança deposita em nós através da votação auferida aos candidatos que apresentamos.

ESTAMOS DE VOLTA

Caros leitores,
Novamente pedimos desculpas a todos que acessam este blog por não terem encontrado postagens nos útlimos dois dias. O problema se deu em virtude da falta de sinal da internet motivada pela danificação de uma placa de recepção no computador que uso para acessar a internet. Mas a Netpower fez a troca da placa e estamos de volta.
A partir de hoje estaremos atualizando o Blog. Esparamos, mais uma vez, contar com a compreensão de todos.