sábado, 17 de fevereiro de 2007

PERSEGUIÇÃO NO GOVERNO

Para quem tanto bradou nas ruas da cidade que a gestão anterior era perseguidora o atual Governo já tem dado várias demonstrações de sua face cruel. Um bom exemplo é o período do inicial da administração quando membros diretos do Governo tinham a clara intenção de anular o Concurso Púlbico da gestão Elenildo Queiroz. As CPI's contra Elenildo também foram demonstrações do rancor arraigado nas entranhas do Governo, que não aceita ter o fato de ter passado quatro anos sem as beneces da administração pública.
Agora o caso é mais grave. Um funcionário informa que tem sofrido pressão psicológica para assinar um documento designando-o para outra função. Três vezes recusou assiná-lo. Mas da última vez a ameaça foi verbal, indicando que se o funcionário não assinasse tal documento poderia se arrepender futuramente.
O funcionário em questão deve saber que tem direitos garantidos e que se sofrer novas pressões poderá acionar a Justiça para se garantir em sua função. Mas quantos outros funcionários podem ter sofrido as mesmas pressões e, temendo a força bruta do Governo, se rendeu às ameaças.
Quem estiver sofrendo ameaças, pressões, deve usar a imprensa para denunciar a falta de respeito aos direitos dos trabalhadores ocorridos na atual gestão.
Engraçado é que boa parte dos membros desta administração integrava um Sindicato fajuto e dizia defender os direitos dos trabalhadores, que sempre foram respeitados na gestão passada. Agora estes pseudo-sindicalistas quando não fazem vista grossa para tais situações compactuam com a perseguição, como se dá no referido caso, já que, pela informação, ocorre na Secretaria da Educação. É simplesmente vergonhoso.
Falta também uma ação do atual Sindicato, que igualmente à Oposição, assiste a tudo de forma passiva.

PREFEITA DISPENSA CONTRATADOS DA SAÚDE

A Prefeita Rita Nunes continua na sua árdua tarefa de demitir os funcionários que foram contratos em seu Governo. As contratações se deram com o propósito claro de beneficiar os aliados sem considerar as condições do município para atender a demanda. A conseqüência desta atitude foi o atraso de salários em todos os setores e a necessidade de se fazer empréstimos até para funcionários da Secretaria de Educação.
Agora, tentando corrigir o erro cometido, que inchou a máquina, e inviabilizou o Governo. Temendo também a um parecer do Tribunal de Contas do Estado de desaprovação de suas contas, a Prefeita está demitindo os contratados. Esta semana os guilhotinados prestavam serviço na área da Saúde. a insatisfação é grande. E tende a aumentar cada vez mais, porque a Prefeita promove um trabalho a prestação, ou seja, em vez de tê-lo feito de uma canetada, ela vem fazendo aos poucos deixando alguns contratados na terrível espera do dia de ser cortado. Passa a ser uma grande tortura.
O pior é que todos empunharam a bandeira nas últimas campanhas e não esperavam uma medida tão trágica como esta, já que para conseguir os votos pregaram que a gestão de Elenildo não contratava porque aplicava mal os recursos públicos. O povo se sente enganado, por isso tanta indignação.

A INDUCAÇÃO DE TEIXEIRA

Esta semana tiveram início as aulas na Rede Municipal de Ensino. A semana foi vencida a trancos e barrancos. No primeiro dia de aula a programação previa uma conversa entre professores e pais de alunos com o objetivo de levar ao conhecimento dos pais os conteúdos e metodologias que serão aplicadas no decorrer do ano. Desta forma os pais estaria a par do que poderia ocorrer com os seus filhos caso não se adequassem às regras, como também poderiam acompanhar o desempenho dos mesmos para que posteriormente não venha a se repetir as reclamações do ano passado. A proposta foi cumprida e próximo ao horário da terceira aula todos já estavam liberados no turno da manhã. A Prefeita não gostou nenhum um pouco e ordenou que nos demais turnos o horário fosse cumprido corretamente.
Os professores trabalharão com os pagadores que já têm três anos de vida (imaginem como não estão). A falta de merenda tem sido mais uma desmonstração do descaso do setor. Estudantes carentes têm procurado o alimento, mas a resposta não tem sido satisfatória.
Para completar a Secretaria está promovendo uma nova votação para a decisão das aulas no sábado. Em uma reunião ocorrida na semana passada, os professores fizeram uma votação aberta em que a proposta sofreu uma grande derrora: 28 X 6. Mas a Secretaria está levando a questão para o lado político e entende que a derrota da proposta é uma derrota do Governo. É preciso analisar a eficiência do trabalho. Se no ano que passou os pais do alunos reclamaram da falta de aulas, imaginem em um ano que haverá aulas no sábado, quando sabemos que o rendimento dessas aulas serão bem menor que o normal. Não dá para entender. E é bom lembrar que a matrícula este anos caiu em quase 400 alunos, mostrando a grande qualidade implementada na Educação teixeirense. E saber que o município queria ofertar o Ensino Médio. É brincadeira.
Como diz Critóvam Buarque, Teixeira tem um serviço de INDUCAÇÃO.

AGRICULTORES RECLAMAM DA FALTA DE ARAÇÃO DE TERRAS E DISTRIBUÍÇÃO DE SEMENTES

Apesar dos benefícios causados pelas últimas chuvas caídas em nosso município o trabalhador rural está sentindo a falta de um serviço de aração de terras que possa promover uma melhoria no plantio de roçados, facilitando a vida do homem do campo, como também da falta de distribuíção de sementes para o plantio.
Esta prática foi feita regularmente na gestão do ex-prefeito Elenildo Queiroz e atualmente tem sido desprezada. O grande prejuízo esbarra o pequeno agricultor que não tem condições de contratar o serviço de aração e ainda precisará desembolsar alguns reais para a aquisição de sementes e o pagamento para os trabalhadores limparem e estocarem o roçado.
O deixa o tabalhador mais indignado ainda é saber que o tratator adquirido na gestão de Elenildo Queiroz, através do PRONAF, o qual deveria está servindo para os agricultores, tem servido para arar terras no município de Mãe D'água, no município de Brejinho-PE em terras do Ex-deputado Valdecir Amorim e recentemente nas terras do Vereador Valdo Bodeiro, como denunciou o Vereador Nego de Guri.
O que vai se reforçando a cada momento é a comparação entre administrações, feitas pela população, que começa a relembrar os benefícios conquistados na gestão de Elenildo e descaso existe da atual gestão para com a zona rural.
A munição é entregue diariamente à oposição, mas ela continua calada.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

TEIXEIRA: CHUVA E FALTA D'ÁGUA

Nos últimos dias chuvam vêm caindo em nossa região. Fato que satisfaz, e muito, nossa população, que já vinha perdendo as esperanças de um período chuvoso possível de se armazenar água nos grandes reservatórios além garantir ao homem do campo a possibilidade de garantir seu alimento através de plantações.
O estranho é que coincedindo com as quedas d'água, há, ironicamente, uma falta d'água na cidade de Teixeira. A CAGEPA não está consguindo fazer um abastecimento regular para as residências da cidade e a população já está reclamando.
O chefe do departamento da emprese em Teixeira informou que o problema é de resposabilidade da SAELPA, pois há problemas nas instalações elétricas de dois reservatórios e a empresa, apesar de comunicada, ainda não tinha resolvido o problema.
A grande questão é que a população fica prejudicada apesar de pagar mensalmente os serviços prestados por estas empresas.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

ÁLVARO DANTAS, CANDIDATO EM TEIXEIRA?

O Blog do Tendó postou agora a pouco uma informação de que o advogado Álvaro Dantas pode ter transferido o título eleitoral para o município de Teixeira com o intuito de ser candidato a Prefeito.
A informação é estranha, mas o fato é possível. Álvaro Dantas tem usado bem sua habilidade política no município e goza de trânsito em todas as correntes políticas locais. O articulador político é filiado do PMDB o mesmo partido do ex-prefeito Elenildo, forte candidato pelas oposições. No primeiro turno da eleição para Governador, Álvaro negociou a adesão de Zé Mário à candidatura de Maranhão. A adesão durou poucos dias, mas a amizade com Zé Mário perdura. No início do ano teve conversas com o Grupo dos 10, onde já tem amizade com Marcos de Assis, que é Secretário de Finanças em Maturéia-PB. Um dos seus irmãos é assessor do Deputado Federal Pe. Luiz Couto, do PT, o mesmo que foi apoiado pelo PT de Teixeira, fato que poderia estreitar as relações com Álvaro. A sua relação com o ex-deputado Valdecir Amorim é muito boa atualmente. Álvaro já externou isso várias vezes no seu Blog distribuindo elogios à Prefeita Rita Nunes e ao vice Wenceslau Marques.
Havendo a pretensão de candidatar-se a Prefeito em Teixeira, Álvaro precisaria entrar em campo. No meio popular teixeirense, o ex-vereador está distante do cenário há anos e isso prejudicaria o sua aceitação no meio popular sem um trabalho de marketing. Mas Álvaro é expert nesta área. Surpreendeu o município de Maturéia e região ao eleger Ariano Dantas em 1996, derrotando um forte esquema político.
Apesar de tudo, acredito que todos estes contatos políticos de Álvaro Dantas em Teixeira visam anular a participação das lideranças locais na próxima eleição em Maturéia, visto que o seu irmão, Daniel Dantas, enfrentará uma barra pesada contra Chico Mané.
Vamos aguardar o posicionamento de Álvaro, em seu
Blog, a respeito deste comentário do Blog do Tendo. O que há de fato e de boato.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

KAY FRANCE USA TRIBUNA NA CÂMARA DE VENDA NOVA-ES

Em um comentário postado neste Blog a Vereadora Kay France comunica que não participará da Sessão na Câmara de Vereadores do município de Teixeira que será realizada amanhã, por estar visitando o Estado do Espírito Santo, a convide de Péterli, dono da Peterfrut, maior distribuidora de morango do Nordeste. A Vereadora informa que está buscando mais informações para a implatação da cultura do morango nas terras teixeirenses.
Kay France usou a tribuna na Sessão da Câmara de Venda Nova, conforme destaque publicado na página do site Folha Terra (http://www.folhadaterra.com.br/materia.asp?cod=930). Confira:
Presença nordestina
Na sessão de terça-feira, chamou atenção a presença de uma vereadora do Estado da Paraíba. Kay France de Teixeira se encontra no município desde segunda-feira para saber mais sobre a cultura do morango. Ela veio à convite de Aguilar Péterli, dono da Peterfrut, e foi assistir a sessão, onde teve espaço na tribuna e na mesa de honra.
A vereadora quer levar a experiência do cultivo da fruta para o seu município, que também está na região de montanhas. Na seqüência de comentários sobre a relação dos vereadores com a comunidade, ela disse que se deve trabalhar para que o povo acredite que a Câmara pode fazer algo que mude para melhor a vida das pessoas.