sexta-feira, 27 de julho de 2007

PM morre e dois ficam feridos num acidente em Teixeira

Do Portal Teixeira FM:
Por volta das 19h20min da noite de ontem quinta-feira (26), um grave acidente na estrada que liga as cidades de Teixeira e Desterro. Dois carros se chocaram deixando uma pessoa morta e duas gravemente feridas.
O acidente aconteceu nas proximidades do Sítio Carnaubinha pertencente ao Município de Desterro/PB, os carros envolvidos na tragédia foram: um Uno Mille de placas MNW 8412 Teixeira/PB, que vinha sentido Desterro-Teixiera e uma F-1000 placas MXQ 2917 de Carnaúbas dos Dias, sentido Teixeira-Desterro. O Uno de propriedade do PM Gleidson de Souza Leite que vinha conduzindo o veículo na companhia de mais dois amigos, Valone Dias de Oliveira, oficial de justiça da cidade de Teixeira e Sóstenes Pedros Soares de Souza, professor também da cidade de Teixeira. A F-1000 era conduzida por Hélio Lucena da cidade de Santa Luzia/PB.
O PM Gleidson morreu na hora do acidente, foram socorridos as pressas os dois colegas que vinham no Uno com o PM, Valone e Sóstenes. Valone foi levado para a cidade de Campina Grande/PB e Sóstenes para a cidade de Patos/PB, segundo informações os dois não correm risco de vida.
O motorista da F-1000 foi indiciado e prestara queixa na delegacia de Policia da cidade de Teixeira.
O corpo de PM Gleidson de Souza Leite está sendo velado em sua casa no sítio São Francisco, em Teixeira, onde ficará até às 15h, em seguida será levado ao Forum Dr. Josias Pereira do Nascimento, lá será celebrada a missa de corpo presentee as 17h o cortejo segue para o Cemitério Manoel Guimarães no centro da cidade.
Gleidson Prestava serviço no Forum eleitoral e a pedido da Juíza a Família, ele será levado para lá.
Comentário do Blog:
O corpo está sendo velado no Fórum Dr. Josias Pereira, onde já há um grande número de pessoas para acomapanharem o sepultamento. A previsão é de que ocorra por volta das 17:50h. Representantes da Polícia Militar, servidores da Justiça e vários moradores da zona rual também estão presentes. A multidão está muito comovida com esta tragédia.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

ACIDENTE NA ESTRADA QUE LIGA DESTERRO A TEIXEIRA

Por volta das 19 horas de hoje, quinta-feira (26), uma colisão entre um fiat e uma D-20, na estrada que liga Teixeira a Desterro, deixou uma vítima fatal, o Policial Militar Gleydson, mais conhecido por Nego do São Francisco. Também acompanhavam Gelydson no fiat uno o Oficial de Justiça Valone e o seu amigo Sóstenes, mais conhecido por Sostinho, formado em Direito. Os dois últimos foram socorridos e já estão sendo atendidos no Hospital Regional de Patos. Segundo informações Valone quebrou uma perna e Sóstenes a clavícula além de sofrerem ferimentos leves.
Desde já nos solidarizamos com as famílias dos acidentados, em especial a do Policial Militar Gleydson.
Outras informações sobre o acidente poderão ser encontradas, amanhã, no site da Rádio Teixeira FM.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

A um passo da vitória

Hoje à noite participei de uma agradável reunião com moradores do bairro Nova Cidade em Maturéia.
Ao lado do Prefeito Zé Pereira e dos Vereadores Daniel e Apriginho, fomos levar àquela comunidade uma boa nova: a Prefeitura bancará os custos reclamados pela SAELPA para a implantação da energia elétrica nas residências do bairro. De há muito, essa era uma luta da comunidade, encampada por todos nós, em especial por Daniel, que já havia levado o caso até à promotoria da Comarca, o que resultou numa reunião com a SAELPA.
Depois que a Prefeitura concordou em arcar com os custos apresentados pela SAELPA, a bola agora está com a conscessionária de energia, que comprometeu-se em iniciar as obras ainda durante o mês de agosto. É esperar pra ver. Estamos a um passo da vitória, que somente estará completa quando todos tiverem luz elétrica em suas casas. Serão mais de 100 famílias diretamente beneficiadas.
A notícia só não é melhor porque o bairro continuará sem abastecimento d'água, já que a CAGEPA, empresa do Governo do Estado, se nega a fazer os investimentos necessários. Mesmo depois de a Prefeitura, extrapolando suas obrigaçõs, ter bancado a instalação da rede mestra de abastecimento d'água do bairro.
Aliás, isso não constitui novidade, haja vista que o transporte dos alunos da ESCOLA DO ESTADO também é feito inteiramente às espensas do Município. Dependessem os alunos de iniciativa do governo do estado e estariam indo às aulas à pé, em bicicletas ou lombo de burro.
Uma lástima.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Agricultores de Teixeira começam a cultivar morango

Do site TeixeiraPB:
QUALIDADE - Produto paraibano começa a ganhar mercado e deve se tornar opção de renda para a região Pioneira no cultivo de morango no Estado, a cidade de Teixeira, no Sertão do Estado, aposta na produção do fruto para diminuir os índices de desemprego. Apesar do pouco tempo de cultivo – são cinco meses, desde a plantação de matrizes em fevereiro, até os primeiros frutos colhidos, no final de maio – o município, que possui condições ideais de clima e solo, já se destaca em todo o Nordeste. Na região, além de Teixeira, apenas Gravatá e Garanhuns, em Pernambuco, produzem morango.
“Queremos garantir o nome do nosso município como referência no processo produtivo de morangueiros em todo o Nordeste. Enviaremos o nosso projeto para o governo do Estado e o Sebrae, para firmarmos parcerias. O cultivo do morango deve ser bem planejado, desde o plantio até a colheita. Acredito que esse planejamento só pode ser bem-feito através destas parcerias. A região tem potencial. Procurarei aumentar ainda mais a produção para que o nome da Paraíba seja consolidado no setor”, declarou a engenheira agrônoma e vereadora de Teixeira, Kay France, idealizadora do projeto.A expectativa da engenheira é de que, até o final do ano, mais de 40 toneladas da fruta estejam sendo produzidas. Para ela, isso pode representar a solução do problema do desemprego na região. “O cultivo do morangueiro requer 70% de mão-de-obra, desde o plantio até a colheita. Creio que se a nossa expectativa se confirmar, estaremos resolvendo, pelo menos em parte, o problema da falta de emprego na cidade”, completou Kay. Atualmente, existem mais de 150 mil pés de morango nos dois hectares da plantação, que fica situado no sítio Poços de Cima, na zona rural de Teixeira. Mais de trinta pessoas estão envolvidas diretamente no cultivo e cada trabalhador ganha em média R$ 500. A estimativa da prefeitura da cidade é de que vários empregos diretos e indiretos sejam criados até o final do ano, com o aumento da produção. “O projeto é viável e será capaz de gerar bastante emprego e movimentar a economia da cidade”, disse Rita Nunes, prefeita de Teixeira.Uma parceria de sucesso já foi firmada com a distribuidora capixaba, Peterfrut. A empresa tem filial em Recife–PE e é a responsável pela maior parte da distribuição de morango na Região Nordeste. De acordo com Luís Carlos Secute, gerente comercial da Peterfrut, o morango de Teixeira é o melhor produzido em todo o Nordeste. “Apesar da produção ainda ser considerada nova, o morango da Paraíba já pode ser considerado a maior referência na região”, ressaltou Luís Carlos.
Clima frio contribui para produção O governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, reconhece o potencial do projeto e vê boas perspectivas para a expansão da produção. Para o secretário de Agricultura da Paraíba, Francisco de Assis Quintans, que já visitou a plantação, a iniciativa pode resolver, em parte, os altos índices de desemprego no Sertão paraibano. Ele reconheceu ainda o caráter inovador do projeto, que conta com diversos mecanismos tecnológicos. “A iniciativa é louvável. O projeto foi muito bem elaborado e os frutos são de ótima qualidade. A metodologia de irrigação é muito atraente e eficiente”, avaliou Quintans. Para o secretário, as boas condições climáticas e de terreno contribuem ainda mais para que o cultivo se consolide de vez no mercado nacional. “A região possui um clima favorável e uma excelente localização geográfica, além de possuir um solo areno-argiloso, rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Pelo potencial da região e, em conseqüência, pela possibilidade de geração de emprego e renda, acreditamos no projeto e estamos prontos a ajudar no que tiver ao nosso alcance”, garantiu Francisco de Assis Quintans, que espera comunicação oficial da engenheira agrônoma, Key France, para que os recursos sejam garantidos.

Escrito por Tiago França

domingo, 22 de julho de 2007

Ex-prefeito de Teixeira denuncia irregularidades na atual administração

O ex-prefeito de Teixeira, Elenildo Queiroz, quebrou seu silêncio, e falou na tarde desta sexta-feira (20/07), ao Programa Cidade em Debate da radio 102 FM de Patos. Entre vários temas abordados, Elenildo fez duras críticas a atual administração de Teixeira.

Inicialmente Elenildo classificou a atual gestão de “desastrosa”. Ele frisou que além vários meses de salário atrasado, a atual gestão não cumpriu as promessas de campanha. Exemplificando esse fato, citou o caso dos agricultores que não tiveram suas terras cortadas para o plantio esse ano.

Sobre a prisão e as acusações, inclusive com a criação de uma CPI pela Câmara Municipal de Teixeira, para investigar sua a administração, Elenildo afirmou que foi a maior perseguição política da história de Teixeira. Ele declarou que o Ministério Público pediu o arquivamento do processo, por não encontrar provas contra ele.

O ex-prefeito ainda declarou que sua assinatura foi falsificada em vários cheques. “Isso ocorreu dentro da tesouraria da prefeitura” disparou Elenildo. Ele afirmou que vai entrar com uma ação na justiça por danos morais, contra o Banco do Brasil, que segundo ele, teria liberado vários cheques com sua assinatura falsificada. Juntos esses cheques, somaram quase R$ 40.000.00 (quarenta mil reais).
Elenildo ainda acusou a atual administração de Teixeira, de não aplicar corretamente, verbas liberadas pela Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, que deveriam ter sido aplicadas em esgotamento sanitário. Segundo ele, o valor supostamente gasto na obra não foi aceito pela FUNASA. Essas irregularidades, já teriam sido denunciadas ao Ministério Público Estadual por três vereadores da cidade de Teixeira.

Sobre a questão política, Elenildo declarou que defende uma união entre as oposições nas próximas eleições, para chegar a Prefeitura de Teixeira.