sábado, 11 de novembro de 2006

O SEGUNDO DIA DA CONFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO

No segundo dia da Conferência Municipal de Educação novos debates foram travados e algumas informações importantes aparecerem nas discussões.
QUADRO-SUPLEMENTAR: Sobre o quadro suplementar o assessor jurídico da Prefeitura disse ser um quadro de funcionários instáveis que não poderia ser enquadrado como funcionários estáveis e que não deveriam receber salários de professores. Segundo o assessor a única forma de entrar no serviço público era através de concurso público. A situação do quadro suplementar foi muito explorada na última eleição municipal quando o Sindicato defendia o ingresso dos funcionários no serviço público sem a necessidade concurso e alegavam que não era feito por pura pereseguição política.
A FOLHA DE PAGAMENTO: Sobre a folha de pagamento um debatedor garantiu que a Prefeitura Municipal de Teixeira estava gastando além dos limites establecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e que alguns funcionários iriam ser demitidos para tentar sanar a saituação.
DÍVIDAS DO MUNICÍPIO: Foi abordado o problemas das dívidas do Município e um Assessor informou que das Prefeituras em que ele trabalha a pior situação é a do município de Teixeira. Mas esta dívida vem de muito longe e o próximo Prefeito que assumir vai pegar uma situação muito mais difícil.
Foram também questionados os problemas da falta de merenda, da falta de um mimiógrafo para rodas provas, do fato de só existirem 4 copos para que todos os alunos de uma Escola bebam água.
Houve reclamação de alguns participantes do evento em relação ao almoço. Segundo eles havia carne podre, ou num estado impróprio para o consumo humano.

GRUPO DOS 10 QUER ENTRAR NA BRIGA PELA PREFEITURA

O Deputado Estadual Dinaldo Wanderley esteve visitando os apoiadores de sua candidatura no município de Teixeira ontem, sexta-feira (10). O Gurpo dos 10 (denominação atribuída ao Grupo), liderado por Hélio Justino e Marcos de Assis, consegui transferir mais de 500 votos para Dinaldo em Teixeira. O propósito do Grupo é apresentar-se como uma nova opção para a população teixeirense nas eleições de 2008.
Segundo comentários na passagem por Teixeira, Dinaldo teria reforçado o desejo do Grupo e demonstrado seu interesse em ver vingar este propósito ao dizer "vamos tomar esta Prefeitura". As palavras de Dinaldo indicam a pretensão do Deputado de apoiar uma chapa que se oponha ao atual Governo. O Grupo dos 10 obteve um grande incentivo para entrar na briga em 2008.

PREFEITURA DE TEIXEIRA PODERÁ FAZER EMPRÉSTIMO PARA PAGAR SALÁRIOS ATRASADOS

Circulou ontem, sexta-feira (10), em Teixeira, o comentário de que o Prefeito Interino, Wenceslau Marques, estava negociando um empréstimo com o Banco do Brasil para tentar atualizar o pagemento dos funcionários do município que, em alguns casos, já chegam a quatro meses de atraso.
A ação do Prefeito adiou a mobilização de setores dos servidores que, segundo informações, estariam programando um panelaço como forma de protesto por estarem com salários atrasados e não receberem nenhuma justificativa por parte do Poder Público Municipal.
A situação do município de Teixeira é grave porque além dos funcionários há atrasos de pagamentos também para os fornecedores e dos acordos judiciários.O comércio local também está sendo afetado já que os clientes, em sua maioria, são funcionários municipais e não estão em condições de quitar seus débitos junto ao comércio. A Prefeitura também está ficando sem crédito perante os fornecedores.
O que não foi explicado ainda é o que se fez para chegar a esta situação, já que ano passado a Prefeitura vinha cumprindo com suas obrigações e de uma hora para outra perdeu completamente o controle financeiro.
Sobre o empréstimo até agora nada foi confirmado. Se conseguir o empréstimo ainda será preciso a aprovação da Câmara de Vereadores. O problema é saber quais as condições do empréstimo, quem vai arcar com o prejuíso, se realmente solucionará o problema.
Os funcionários estão apreensivos, mas nutrem, ainda, uma esperança de ver este grave problema solucionado.

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Hoje foi o primeiro dia de debates na primeira Conferência Municipal de Educação que tem como objetivo a aprovação do Plano Municipal de Educação. A Conferência começou por volta das 10 horas na Escola José Elias de Amorim e contou com a presença de um bom público.
Nas discussões alguns pontos polêmicos foram levantados pelos debatedores. Uma professora questionou a falta de apoio da Secretaria de Educação para o desenvolvimento de atividades como também a falta de uma ajuda de custo para o deslocamento dos professionais que lecionam no município mas residem em outro. A questão da merenda também não passou batido. Em um grupo de discussão uma profissional reclamou da falta de regularidade no fornecimento de merenda para os estudantes. Segunda a profissional o que está acontecento com a distribuição da merenda nas escola do município é uma imoralidade. Isto nunca ocorreu de faltar merenda tantos dias como falta agora. Outro ponto levantado diz respeito aos comentários que são feitos a boca pequena sem que sejam apresnetados diretamente aos responsáveis. Alguns professores não gostaram e lamentaram a falta de um Sindicato que seja atuante e por isso abra espaços para estes comentários, já que o Sindicato não luta pelas reivindicações da classe.
A Conferência continuará amanhã com a aprovação do Plano.

Câmara de Maturéia acaba com recesso legislativo

Do Blog do Álvaro (link aí ao lado):
A Câmara de Vereadores de Maturéia aprovou uma grande medida moralizadora e nem se deu ao trabalho de divulgar.
Fazendo uma gestão inovadora, Daniel vem impondo seu modo de administrar a coisa pública.
Primeiro fez a Câmara, que só abria no turno do dia em que havia Sessão –geralmente a cada 15 dias -, passar a abrir de segunda a sexta-feira, nos dois expedientes.
Segundo, determinou um rigoroso controle das contas públicas, conseguindo com isso uma substancial economia nas finanças daquela casa legislativa. Para se ter uma idéia, Daniel quando assumiu encontrou a Câmara com um carro antigo e sem nenhum centavo no banco. Em dois anos comprou um carro novo e já tem dinheiro em caixa suficiente pra fazer novos investimentos.
Por falar em investimentos, a Câmara recebeu dois novos computadores e duas novas impressoras. E olha que nesse meio tempo já foram dados dois aumentos de salário aos Vereadores e servidores.
O mais importante vem agora.
Por iniciativa dos Vereadores Apriginho, João de Alta e do próprio Daniel, a Câmara de Maturéia aprovou o fim do recesso legislativo. Agora os Vereadores de Maturéia não têm mais nem um dia de recesso. Segundo a emenda aprovada as Sessões ocorrerão de “primeiro de janeiro a 31 de dezembro”.
Isso tudo foi só no primeiro mandato. O segundo, que se inicia em 1º de janeiro próximo, deverá ser ainda melhor. A conferir.

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Clima Político em Teixeira

Do blog do Djalma (línk aí ao lado)
Em época de eleições, o caldeirão político tende a ferver com mais facilidade. Em Teixeira não é diferente, ilações, denúncias, comentários à boca pequena, tudo isso vai fazendo o cenário ficar repleto de especulações. Dois fatos, entre o primeiro e o segundo turno, chamaram mais atenção dos que acompanham a política. O mais importante, e que causou mais especulação, foi a licença da prefeita Rita Nunes, para assumir o vice Wenceslau. Oficialmente, o motivo foi o estado de saúde da Titular, que aconselhada pelos médicos, decidiu se afastar por 90 dias. Nada mais natural, não fosse a animosidade hoje reinante no município entre a oposição e a situação. O outro fato foi a entrevista do Zé Mário à 104 FM, onde ele próprio, considerou-se na obrigação de fazer alguns esclarecimentos à população, em face de comentários de alguns sobre seu posicionamento político no 2° turno, apoiando Cassio. Com seu linguajar peculiar, confirmou que continua na oposição à administração local, mesmo tendo apioado o candidato do VA e da prefeita, explicou que fôra procurado por Socorro Marques para serrar fileiras com o Governador, e aceitou por entender que seria melhor para Teixeira. Deu para sentir que o mesmo já está investindo numa candidatura nas próximas eleições, apesar de negar quando perguntado pelo reporter, mas claramente o pronunciamento já era de candidato à prefeito. Vamos aguardar para ver. Nessas alturas, com a reeleição de Cassio, fico a imaginar que tratamento o mesmo vai dar à nossa cidade, e a que liderança política ele vai prestigiar. Terá habilidade para contemporizar dois, ou mais grupos que o apoiaram agora? E por falar em grupos, parece que mais um começa a esboçar se mexer em Teixeira. São novas figuras surgindo, se reunindo (dia 28/10 no Sindicato dos Agricultores - Blogdomarco) e tentando arregimentar força para apresentar alternativa para às próximas eleições. Pelo visto, várias frentes vão se formando e tendendo a dividir os blocos mais fortes que sempre se enfrentaram em eleições passadas. Considero isso muito importante, e torço para que todos tragam propostas para o engrandecimento da Cidade, sem que visem tão somente seus interesses particulares.

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

A SESSÃO DA CÂMARA

Ontem, terça-feira, 07, foi realizada a 8.ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Teixeira no segundo semestre do ano de 2006. Não compareceram à reunião os vereadores Juninho, Pretinho e a vereadora Kay France. Em pauta o Decreto Legislativo que concede título de cidadão teixeirense para o Major Dedeu, e os Projetos de Lei n.º 017/2006, n.º 018/2006 e 019/2006, todos referentes ao Orçamento para 2007. Fizeram uso da palavras:
NEGO DE GURI:
Parabenizou o prefeito Wencelsau Marques por ter iniciado os serviços de reparo na passarela do Açude Novo, mas aproveitou para fazer uma apelo ao prefeito para que pague pelo menos 2 meses dos que estão atrasados. Segundo o vereador houve um pagamento de motoqueiros na Secretaria de Educação, mas o pagamento não foi para todos. Sobre as casa do Catolé Nego informou que alguns moradores estão fazendo empréstimos para concluirem os serviços. Isto é uma vergonha - disse nego - alegando que a prefeita não prestou contas do que já foi investido nas casas e por isso os moradores estão sendo prejudicados. FEz um apelo ao Secretário de Agricultura para que providencie o abastecimento de água na zona rural. Algumas comunidades não recebem água a cerca de um mês. Nego ainda revelou que o trator, após as eleições, parou os serviços nas estradas da zona rural. Nego falou sobre o contrato com a empresa INTERSET que passou de 1 milhão e 200 mil reais e há informações de que a empresa já não presta mais os serviços para o município. Sobre a Saúde o vereador disse que está um verdadeiros caos e que em breve quem vai tomar conta do Hospital Sancho Leite são os animais. Nego perguntou por que ná não foram usados os 340 mil que disseram estar na conta da Saúde para a aquisição de veículos. Nego ainda aproveitou para fazer reclamações em relação a escuridão na ruas da cidade.
ARISTON RODRIGUES:
Ariston usou a tribuna para falar a respeito do Orçamento para 2007. Segundo o vereador no papel o orçamento é muito bonito, mas na prática pouco funciona. O vereador alegou que pouco se faz do orçamento por haver muitas dívidas que inviabilizam a regularidades dos investimentos no município.
GALEGO DE LÔ:
O veredador Galego de Lô usou a tribuna por cerca de 30 minutos para porcurar justificar as dificuldades do município de Teixeira em virtude das dívidas arcadas pelo município da gestão anterior. Galego disse que não preciso saber apenas quanto entra no município, mas principalmente quais são as despesas a exemplo do acordo com a SAELPA e o redutor. Galego solicitou do presidente da Mesa que acionasse a assessoria jurídica da Câmara para investigar a regularidade do parcelamento da SAELPA. Ariston respondeu a Galego dizendo que isto deveria ser feito pela Prefeitura Municipal e não pela Câmara.

terça-feira, 7 de novembro de 2006

EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE, CARLOS DE TEINA, FALA NA RÁDIO TEIXEIRA FM

O ex-secretário de Saúde do município de Teixeira, Carlos de Teina, usou espaço no prgroma 104 Notícias de hoje, terça-feira, 07, para prestar alguns esclarecimetos a respeito de matéria veícula no mesmo Programa, exibido ontem (segunda-feira), na qual relatava denúncias de envolvimento da gestão anterior na compra de veículos para o município no esquema das sanguessugas.
Segundo Carlos quando ele assumiu a Secretaria de Saúde o município já havia adquirido os veículos, na gestão do Secretário Tadeu Lucena, e estavam servindo para o atendimento a população das zonas urbana e rural. Carlos lembrou que o convênio era para aquisição de uma UTI móvel zero, mas o pedido foi reformulado ao Ministério da Saúde para a compra de dois veículos que não fossem zero quilômetro. O Minsitério da Saúde aprovou o pedido. Quando a placa do veículos serem de outro Estado e a provável mudança de cor dos veículos, Carlos alegou que não há probelmas nisso, uma vez que é feita uma foi efuada, na época, uma fiscalização pelos órgão competentes usados e nenhuma irregularidade foi encontrada.
Carlos reforçou que esta é mais uma forma de desviar a atenção da população teixeirense para os reais problemas do município como o atraso de salários dos funcionários, que em alguns casos já chegam a quatro meses, o contrato milionário com a empresa INTERSET para prestar serviço ao município e tantos outros problemas vivenciados pelo município.
No fim o ex-secretário lembrou que a pessoa que enviou estas informações não e merecedora de crédito pela sociedade teixeirense e usou de forma irresponsável os meios de comunicação para fazer acusações infundadas com o intuito de desmerecer as ações da gestão do ex-prefeito Elenildo Queiroz.

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

FUNCIONÁRIO COM SALÁRIO ATRASADO ENVIA CARTA PARA RÁDIO

O funcionário Aurélio Marcelino enviou no sábado,04, uma carta ao programa 104 Notícias reclamando dos atrasos dos salários por parte da Prefeitura Municipal de Teixeira. Em um texto direto e de fácil entendimento Aurélio disse ser um recordista de atraso de salários e que os funcionários do município se sentem envergonhados atualmente por não ter como pagar as contas que fizeram no comércio. Muitos evitam até contatos com os credores. Enquanto isso comissionados da prefeitura, que ganham sem trabalhar, servem apenas para ridicularizar os funcionários que trabalham mas nada recebem. É uma situação humilhante enfrentada pelos trabalhadores que vêem a cada dia o patrimônio dos que não trabalham, mas recebem crescer. Desfilam de motos e carros novos, recuperam, alugam e compram casas, enquanto que o funcionário que dá duro para sustentar uma família já está com três meses de atraso.
A carta de Aurélio externa toda a insatisfação de muitos funcionários quem estão com salários atrasados e alguns não têm nem o que comer em casa. Passam por uma situação de grande humilhação perante os comerciantes do município. Aurélio está coberto de razão e espera um posicionamento da Prefeitura Municipal de Teixeira sobre o assunto.

domingo, 5 de novembro de 2006

A ENTREVISTA DE ZÉ MARIO

O empresário Zé Mário foi a entrevista de ontem, sábado. No Jornal 104 Notícias. O propósito da participação de Zé Mário no programa era fazer os agradecimentos a todos os que votaram em seus candidatos, Socorro Marques e Bonifácio Rocha, e falar a respeito de vários comentários surgidos após a sua adesão à candidatura de Cássio Cunha Lima, quando muitos associaram como adesão ao grupo de Valdecir Rodrigues, fato que criou um desgaste considerável na imagem de Zé Mário.
Durante a entrevista o empresário procurou logo mostrar que continua na oposição ao Governo Rita, dizendo que esta é a pior administração dos últimos trinta anos em Teixeira. Evitou o confronto com o ex-prefeito Elenildo Queiroz frustrando os aliados da Prefeita que aguardavam ouvir Zé Mário fazer críticas a Elenildo. Disse não ter recebido dinheiro para apoiar candidatos e sim que apoio por que conseguiu com a Deputada Socorro Marques a ação de estender a distribuição de água para vários bairros da cidade.
Quanto ao apoio à candidatura de Cássio Cunha Lima, Zé Mário divergiu um pouco na sua argumentação alegando que no primeiro turno apenas votou em Maranhão em protesto a atual administração e ao próprio Cássio, que na eleição de 2002 foi apoiado por Zé Mário e Djalminha, mas no Governo só deu atenção a Valdecir. Já no segundo turno resolveu apoiar Cássio porque achou que ele era o melhor para Teixeira e para a Paraíba. Segundo Zé Mário votando em Cássio era mais fácil os trabalhos do Governo serem concluídos. Para ele a mudança de Governo atrapalharia a Paraíba.
Sobre Wenceslau Marques, o empresário disse não acreditar que ele possa fazer muito pelo município em apenas 90 dias e aproveitou para exigir que ele pelo menos procurasse saber para onde foras os 600 mil reais gastos na obra de saneamento básico em Teixeira. Quanto aos atrasos de salário, Zé Mário disse que o atual prefeito poderia atualizar se demitisse as pessoas que apenas recebem da prefeitura sem trabalhar. Segundo o ex-vice-prefeito a folha de pagamento destes funcionários custa cerca de 30 mil reais por mês somando, em 4 anos, mais de 1 milhão de reais desperdiçados na administração que poderiam ser gastos em construção de casas populares ou em distribuição de cestas básicas para as famílias carentes.
Questionado se seria candidato a Prefeito nas próximas eleições o empresário disse que não estava pensando ainda nisso, o que queria era o melhor para a cidade e já vinha fazendo isso sem estar na prefeitura.No fim da entrevista Zé Mário falou sobre o Blog do Marco responde aos comentários feitos pelos internautas que acessa a página e o chamaram de macaco. Ele disse que não concordar com os comentários mas que estará do lado daqueles que ajudarem Teixeira. Se pular de galho em galho for conseguir ajuda para o município Zé Mário disse que continuaria pulando. Zé Mário disse não pertencer a grupo nenhum e não ter recebido dinheiro para apoiar ninguém e reafirmou ser oposição ao atual governo