sábado, 21 de outubro de 2006

VICE-PREFEITO, WENCESLAU MARQUES, PODERÁ ASSUMIR GOVERNO

Desde o início da semana circulam comentários a respeito de um possível afastamento da prefeita de Teixeira, Rita Nunes Pereira, da chefia do município cedendo o espaço para que o vice-prefeito Wenceslau Marques possa assumir a função. Os motivos que devem levar a prefeita Rita Nunes a se afastar do cargo ainda não foram divulgados oficialmente.
Há rumores de que a prefeita estaria cansada em razão da didicação ao período eleitoral, além do desgaste natural existente em função dos trabalhos a frente do Governo e, principalmente, as grandes dificuldades financeiras enfrentadas pelo atual governo que envolvem atraso de salários de funcionários concursados e contratos, fornecedores, tranportes de estudandes e a falta de recursos para serviços básicos como a manutenção de medicamento no hospital e a reposição de lâmpadas nas vias públicas. Os problemas são tantos e a cada dia se acumulam que pessoas ligadas ao grupo da prefeita já dizem que ela teria confidenciado que não pretende concorrer nas próximas eleições e que não há pesrpecitva imediata de melhorias da situação de dificuldades enfrentada pela Prefeitura atualmente. Todas estas dificuldades enfrentadas pela atual adminsitração estariam sendo um empecilho para que Wenceslau aceitasse assumir o cargo, segundo comentários de alguns aliados do Governo.
Caso a prefeita decida se afastar do cargo será uma oportunidade de a sociedade teixeirense conhecer qual é a visão e desempenho de Wenceslau Marque na adminstração da prefeitura, já que ele é um dos pretensos cadidatos à sucessão municipal em 2008.

quinta-feira, 19 de outubro de 2006

COMUNICADA PUBLICAMENTE A ADESÃO DE ZÉ MÁRIO

O comentário que havia, desde o final de semana, da adesão de Zé Mário para a candidatura de Cássio Cunha Lima foi confirmado hoje, quinta-feira (19), publicamente por um carro-de-som da Deputada Socorro Marques que percorreu as ruas da cidade anunciando a adesão do ex-vice-prefeito do município. No anúncio, o locutor fez questão de destacar que Zé Mário foi quem solicitou a encanação para o abastecimento de água em 19 ruas do município.
Só após a adesão de Zé Mário é que veio aparecer um carro-de-som para fazer campanha para Cássio Cunha Lima em Teixeira neste segundo turno. Agora Zé Mário terá a obrigação de trabalhar muito para garantir uma ampliação da diferença entre Cássio e Maranhão neste segundo turno, já que muitos acreditam que sua posição foi isolada, ou seja, não levará o tanto de votos que Cássio espera. Outro fator que deve preocupar Zé Mário é que ele não é a única liderança do lado de Cássio em Teixeira e todos os apoiadores deverão brigar muito para mostrar força nas eleições para poder exigir espaço no Governo caso Cássio seja reeleito.
Muitos eleitores da oposição ficaram decepcioandos com a adesão de Zé Mário, alegando que ele partiu para o lado de Valdecir. Sejamos francos na avaliação. Zé Mário já tinha apoiado Cássio na eleição passada e continuava com Cássio nesta eleição. Ou seja, ninguém dizia que ele estava do lado de Valdecir antes. Aliás, já na campanha para prefeito, o grupo de Valdecir tinha o apoio de Cássio e Zé Mário candidatou-se na chapa contrária a Valdecir. Mas isso não quer dizer também que, futuramente, não possa haver uma aliança com o grupo do deputado. É só analisar os exemplos de Djalminha (um dos maiores opositores de Valdecir e que está do seu lado motivado pela aliaça com Cássio), a ex-vereadora Teta, o ex-vereador Raimundo Rocha, os vereadores Valdo Bodeiro e Pretinho Novo. Em política não dá para dizer que nunca irão se aliar. E a se considerar a reação dos eleitores de oposição, que condenam a atitude de Zé Mário, o fato realmente poderá se consumar.
Outro apecta a ser levado em consideração é o resultado da eleição. Para um bom êxito de Zé Mário, do Grupo dos 10 e de Valdecir é preciso que Cássio vença em Teixeira e também no Estado, pois apenas uma das vitórias não será suficiente para a sobrevivências das três divisões. Se Cássio vencer no Estado e perder em Teixeira, haverá a briga por espaços no Governo mas alguém será culpado pela derrota no município e provará que a oposição não precisará de nenhum deles para vencer as eleições de 2008. Caso Cássio vença em Teixeira e perca no Estado, aí as três divisões também sairão enfraquecidas pois não terão apoio do Governo Estadual para a sobrevivência política.
A verdade é que Zé Mário tomou uma decisão ousada ao anunciar sua adesão a Cássio correndo um grande risco de ficar enfraquecido para o embate eleitoral de 2008. Mas a política, às vezes, apresenta algumas surpresas.

A FALTA D'ÁGUA EM TEIXEIRA

Os moradores da cidade de Teixeira voltaram a enfrentar, esta semana, o problema de falta d'água em suas residências. No setor da Vila Feliz á faz quatro dias que as residências não abastecidas e algumas mães estão dando banho nas crianças com água do açude Novo que fica próximo do bairro. Outras estão utilizando a Lavandeira Pública. Isto foi o que relatou uma moradora no Programa 104 Notícias de hoje, quinta-feira (19).
Um dos jornalistas do programa informou que deste a manhã de hoje a Rádio recebeu inúmeras ligações de moradores reclamando da falta d'água na cidade. Até o momento não houve pronunciamento da CAGEPA, empresa responsável pelo fornecimento da água, sobre o assunto.
A situação se complica quanto vê-se que este foi um tema forte da campanha em Teixeira no primeiro turno. Até ligações de água em várias ruas foram feitas pela CAGEPA e destacada em comício do candidato Cássio Cunha Lima. Mas agora, após o primeiro turno, começaram estes problemas. Como a empresa não se pronuncia muitas hipóteses ficam sendo levantasd pelos eleitores a respeito de qual será realmente o motivo que está impedindo o fornecimento regular de água para a cidade.
O tema que foi explorado no primeiro turno poderá retornar agora, no segundo turno, mas de forma negativa para a candidtura tucana. É bom que providências sejam toamadas urgentes e explicações apresentadas à população teixeirense pela CAGEPA esclarendo os reais motivos da irregularidade do fornecimento do líquido a fim de se evitar uma politização do tema.

terça-feira, 17 de outubro de 2006

SESSÃO DA CÂMARA

A Sessão da Câmara Municipal de Teixeira ocorrida hoje, terça-feira (17), foi uma Sessão-relâmpago. Durou cerca de vinte minutos. O vereador Galego de Lô não compareceu.
Fizeram uso da palavra os seguinte veredaores:
NEGO DE GURI:
Fez críticas à situação das estradas da zona rural e forma como o trator está sendo utilizado. Nego também mencionou o porblema de eletrificação vinvenciado pelos habitantes do município. As ruas estão às escuras e a energia está baixando todas as noites. Sobre a saúde o vereador pediu providências urgentes por parte da Prefeita e do Secretário de Saúde para que o Hospital Sancho Leite possa funcionar com o mínimo de atendimento possível. Segundo Nego, esta semana uma paciente teve que mandar compra um soro porque o Hospital não disponibiliza. O vereador relatou que em outra oportunidade chegou com um paciente pela manhão e só tinha uma enfermeira para fazer o atendimento. Nego questionou porque ainda não foram utilizados os recursos que dizem já estar disponibilizado nas contas da Prefeitura. Aproveitou para parabenizar o Sporte Clube de Teixeira por ser o campeão da Copa Pajeú.
KAY FRANCE:
Solicitou dos vereadores presenaça na reunião sobre artesanato que será realizada amanhã, quanta-feira, na sede da Secretaria de Ação e Promoção Social.
No fim da Sessão a vereadora distribuiu camisas da feira de artesanato do município para os vereadores e o público presente.
Aproveito a oportunidade para agrade a cortesia da vereadora e lembra que as reuniões do grupo de artesanato ocorrem uma vez por mês.
MÉRCIA DE CARLOS:
Reafirmou que a situação das estradas da zona rural é muito ruim e que providências devem ser tomadas tanto para o conserto das estradas como para o abastecimento de água nas comunidades da zona rural que reclamam a falta de atenção há tempos.
Mércia informou que entrou com mandado de segurança para garantir o acesso aos documentos do Governo Municipal necessários à fiscalização dos vereadores que estavam sendo negados pela administração.
ARISTON RODRIGUES:
Falou sobre o Decreto Legislativo 004/2006 que concede Título de cidadão teixeirense para o Major Manuel Dedeu Neto, genro do vereador Valdo Bodeiro.
O Decreto em pauta e o Orçamento da Câmara ficaram para a votação na próxima Sessão.

LULA AUMENTA VANTAGEM SOBRE ALCKIMIN, DIZ DATAFOLHA

Postamos os números da pesquisa Datafolha de intensão de votos para a sucessão presidencial, divulgados a pouco pelo Jornal Nacional. A postagem é do Blog do Noblat (link aí ao lado). Confira:

O Datafolha entrevistou 7.133 eleitores entre ontem e hoje em todo o país. Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Sobre o total de votos

Lula - 57% (antes, 51% e 50%);
Alckmin - 38% (antes, 40% e 43%)
Brancos - 3% (antes, 4% e 3%)
Indecisos - 3% (antes, 5% e 4%)

Sobre votos válidos

Lula - 60% (antes, 56% e 54%);
Alckmin - 40% (antes, 44% e 46%)

Avaliação do governo

Ótimo/bom - 57% (antes, 49% e 49%)
Regular - 33% (antes, 33% e 33%)
Ruim/péssimo - 15% (antes, 17% e 17%)

Quer dizer: nas pesquisas Datafolha do segundo turno, Lula cresceu 7 pontos percentuais e Alckmin caiu 5.
Não pensem que a eleição acabou porque Lula abriu 20 pontos de vantagem sobre Alckmin.
Tende a aumentar a vantagem de Lula. De resto, aumenta a aprovação do governo. O índice daqueles que consideram o governo ótimo e bom saltou de 49% para 51%.
Isso é efeito direto do programa de propaganda eleitoral de Lula no rádio e na televisão.
A contundência de Alckmin em seus discursos e no programa de propaganda eleitoral não funcionou. Ou melhor: funcionou para empurrá-lo para baixo.
É possível que ao cabo da eleição se conclua que o melhor momento de Alckmin foi na reta final do primeiro turno. E que o segundo turno foi um desastre para ele.

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

A ADESÃO DE ZÉ MÁRIO

O grande comentário político no município de Teixeira hoje, segunda-feira (16), é a adesão do empresário e ex-vice-prefeito do município, Zé Mário, para a candidatura de Cássio Cunha Lima.
No primeiro turno da eleição para o Governo do Estado Zé Mário iniciou a campanha do lado de Cássio, mas após o comício promovido pela Coligação "Por Amor à Paraíba", o candidato Cássio fez referências aos serviços da CAGEPA que acabaram atigindo a imagem de Zé Mário, por este motivo, quando Zé Maranhão visitou o município anunciou a adesão do empresário.
Apesar de aderir, Zé Mário não subiu no palanque nem adesivou seu carro. Alguns acharam que foi uma decisão oportunista do empresário acreditando numa viradade de Zé Maranhão ainda no primeiro turno. Como o fato não se consumou o empresário retornou ao ninho tucano.
Eleitores de oposição ao esquema do Deputado Valdecir Amorim estão decepcionados com o posicionamento dúbio de Zé Mário, que sempre foi considerado uma lidenaça de oposição em Teixeira.
Pelas avaliações inicias de populares, a adesão de Zé Mário pode não atender as expectativas da Coligação Por Amor à Paraíba em Teixeira, ou seja, os eleitores que sempre defenderam o ex-vice-prefeito podem não aompanhá-lo nessa decisão. Esta fato se confirmando poderá enfraquecer o nome de Zé Mário para futuros embates políticos no município. Para provar que sua adesão fortalecerá o nome de Cássio em Teixeira, Zé Mário terá que arregaçar as mangas com o intuito de garantir mais apoios para o candidado do PSDB.
Este é um tema que certamente retornaremos a comentar neste Blog.