sábado, 30 de dezembro de 2006

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO QUER ADQUIRIR MAIS UM ÔNIBUS

Na Sessão extraordinária realizada na quarta-feira, 27, na Câmara Municipal de Teixeira, o Secretário de Educação, Totinha, anunciou que pretende adquirir um novos ônibus escolas ou até dois, no próximo ano. Totinha informou que a aquisição dos ônibus haverá uma redução nas despesas com transporte escolar. Desta forma sobraria dinheiro para investir na melhoria de condições da Educação e na qualificação dos profissionais do setor.
O Governo Municipal comporta-se como um alguém que está endificado e ao invés de quitar a dívida prefere contrair outra. Se há recursos para adquirir mais de um ônibus porque solicitar dos funcionários que façam empréstimos consignados para a atualização dos pagamentos. Seria o mais sensato. Com o empréstimo a Prefeitura está contraindo mais dívidas, pois além do salário, que terá de pagar em dia, fica comprometida com as prestações dos empréstimos que incluem juros.
Outro fato a ser questionado. Quanto se economizou com a aquisição de um ônibus o ano passado? Pela lógica apresentada nas palavras do Secretário, o município deveria ter economizado nos contratos de trasnporte escolar. Como se justifica um atraso de três meses no transporte escolar?

REVOLTA NA SAÚDE

Quinta-feira, 28, alguns funcionários da Secretaria de Saúde se dirigiram à sede da mesma para obterem inormações a respeito do pagemento de seus salários. Boa parte deles estavam com salários atrasados em mais de dois meses. Ouvindo as alegações sobre as difiduldades para a atualização dos pagamentos e os pedidos de paciência para a resolução do problema os funcionários foram perdendo a calma. As informações é que houve revolta e xingamentos foram ouvidos no ambiente numa verdadeira demonstração de insatisfação dos funcionários que estão com os salários atrasados.
Este cenário é mais um reforço do grande desgaste que sofre a atual adminsitração municipal que, em pouco tempo de governo, perdeu completamente o controle das despesas e receitas deixando cair todo o peso da incompetência adminstrativa nas costas dos funcionários que estão pagando caro por um governo que pedeu o rumo.
Palavrões foram pronunciados contra os adminstradores. Reclamações de que há privilegiados recebendo os salários também saíram das bocas dos funcionários revoltados.
O Governo precisa rever, completamente, a sua política. Em todos os setores as falhas são gritantes. Ao atingir o bolso dos servidores a ferida ficou mais exposta.

FUNCIONÁRIOS DO FUNDEF FAZEM EMPRÉSTIMOS

Na última terça-feira, 26, a Secretaria de Educação promoveu uma reunião com funcionários que estão lotados na folha de pagamento do FUNDEF (40%) para anuciar que os mesmos deveriam fazer empréstimos para receberem o salário referente ao mês de dezembro.
Os empréstimos consignados estão sendo a forma que a Prefeitura Municipal de Teixeira tem encontrado para tentar atualizar os salários dos funcionários. Em todas as Secretarias há reclamações por parte de funcionários de estarem com salários atrasados. O setor da Educação é onde menos se esperava, em meados do mandato haver atraso no pagamento dos funcionários. No ínicio do mês veio a surpresa. Os funcionário do MDE tiveram que fazer empréstimos para receberem os salários de outubro, novembro e o 13.º, com a promessa de que receberão o salários de dezembro até o dia 10 de janeiro. Agora, para piorar a situação, até funcionários do FUNDEF, que recebeu transferência maior de que todos os outros anos, terão que se submeterem ao empréstimo.
Em dois anos de administração o atual Governo tem promovido um grande descontrole nas contas públicas deixando atrasados salários de funcionários efetivos, concursados, contratados, fornecedores e até acordos judiciais. Caso não façam um enxugamento da máquina dificilmente cumprirão com o compromisso de quitarem os empréstimos consignados. Poderá sobrar para os funiconários.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

CÂMARA APROVA PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Hoje houve Sessão Extraordinária na Câmara Municipal de Teixeira para a votação do Plano Municipal de Educação e uma Projeto de Lei que garante um abono natalino para os profssionais da Educação que estão lotados nos 60% do FUNDEF.
Um bom público comparaceu à Casa Inês Cordeiro para conferir a votação. Havia, de início, uma polêmica em relação a criação do Ensino Médio a partir do próximo pelo município. Ao tomar conhecimento da reação dos profissionais da Escola Sebastião Guedes que se sentiram feridos com o texto escrito no Projeto, o Secretário de Educação, Totinha, providenciou a alteração na redação do texto para evitar que o Projeto não fosse aprovado.
O Secretário fez uso da tribuna para ressaltar a importância do Plano Municipal de Educação para o município e exigiu dos vereadores a votação em primeira discursão, já que o Plano fora elabora em conjunto com toda a sociedade, em especial a comunidade escolar.
O verador Júnior de Inacinho e os vereadores da oposição se posicionaram a favor de uma segunda discursão, devido a complexidade do Projeto. Mas no fim atenderam ao desejo da maioria dos presentes, e votaram pela aprovação do Plano, sem modificações, responsabilizando a classe dos profissionais da Educação se o Plano vier a ferir a classe posteriormente.
Quando ao abono natalino (rateio) foi aprovado sem necessidade, já que existe um dispositivo no Plano de Cargos e Carreira do Magistério, que foi acrescentado pela gestão do ex-prefeito Elenildo Queiroz, que garante o repasse das sobras do FUNDEF ao final de cada ano para os profissionais da Educação.

terça-feira, 26 de dezembro de 2006

PLANO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO GERA POLÊMICA

Amanhã, quarta-feira, 27, a Câmara Municipal de Teixeira deverá se reunir em Sessão extraordinária para votar o Plano Municipal de Educação. O Plano Municipal de Educação foi discutido pela classe e deverá sofrer poucas alterações por parte do legislativo. Este é o desejo dos dirigentes.
O que está causando polêmica é a proposta de inclusão no Ensino Médio no município de Teixeira por parte do Governo Municipal. A proposta foi rejeitada por uma ampla maioria dos partipantes das plenárias. Agora está incluída no Plano, segundo informações, contrariando o que fora acordado com a classe. Para piorar a situação uma das alegações seria de que a Escola do Estado não apresenta melhores condições para o funcionamento do Ensino Médio do que a Escola José Elias de Amorim. Os profissionais do Sebastião Guedes não gostaram muito da justificativa.
A justificativa é estranha já que parte do quadro de profisionais do JEA também integra o SGS. E hoje, é do conhecimento de todos, que a estrutura física da Escola Estadual é superior ao José Elias de Amorim, já que no Sebastião Guedes há laboratórios de Ciências e Informática, quadra poli-esportiva para a realização das atividades esportivas (que já foi solicitada para a prática de Educação Física pelas escolas do município). Há pouco tempo houve reclamações de carteira quebradas, falta de bureaus (birôs), banheiros quebrados na Escola José Elias de Amorim.
Outro grave problema para a implantação do Ensino Médio no município e a dificuldade que a Prefeitura vem demonstrando para pagar ao atual quadro de funcionários. Imaginem com a ampliação de contratações como não iria ficar.
Vamos ver qual será o posicionamento da Câmara de Vereadores a respeito do assunto. Os professores deverão comparecer a Casa Inês Cordeiro de Araújo para acompanhar a votação da matéria.

Noite de Natal

Noite de Natal, após participar da ceia em família e fazer algumas visitas, fui à festa da Padroeira de Teixeira, Santa Maria Madalena.
Desacostumado de andar em festas, sobretudo desacompanhado, fui a algumas mesas apenas para assuntar sobre a política local.
A meu sentir as correntes políticas do Teixeira estão hoje mais esfaceladas do que nunca.
Teixeira sempre teve lideranças fortes que usavam a sua força gravitacional para manter a unidade de um grupo político. Foi assim com Zé Xavier, com Zé Lira e com Valdecir Amorim, para citar apenas três.Com a desistência do Deputado Valdecir em concorrer novamente a uma cadeira na Assembléia Legislativa, sua força gravitacional foi se apequenando e permitindo assim, que alguns dos seus liderados ousassem se afastar.
Hoje há pelo menos sete grupos. A eles:
O grupo de Valdecir: Ainda é o mais forte. Tem o controle da Prefeitura e da Câmara, a par de ainda dispor de forte apoio popular.
O grupo de Elenildo: Tem no nome do seu líder sua maior força. Elenildo saiu bastante desgastado da eleição municipal de 2004, porém se recuperou e mostrou fôlego na eleição estadual última, dando robusta votação aos candidatos a quem deu apoio. Tem a força do nome do PMDB e os votos do Nêgo de Guri, enquanto este não criar o seu próprio grupo.
O grupo do mal: Também conhecido como Grupo dos Dez, esse grupo não tem cacique, mas tem demonstrado cacife, ao derrubar candidatos fortes. Se prepara agora para tentar eleger o seu primeiro candidato. Tem entre seus membros mais destacados, Marco de Assis e Hélio Justino.
O grupo do Galo: Toda a força desse grupo decorre da liderança pessoal do seu líder, Zé Mario, que vem se animando a enfrentar as urnas na próxima eleição.O grupo de Wenceslau: Sub legenda do grupo de Valdecir, é liderado pelo atual vice-Prefeito Wenceslau Marques e pode surpreender e conseguir consolidar o seu nome para as próximas eleições.
O grupo de Inacinho: Dissidência do grupo de Valdecir, sua força ainda é desconhecida e conta com o ex-Prefeito (duas vezes) Inacinho e com o atual Vereador Juninho.
O grupo do PT: Bastante abalado desde a sua desastrosa experiência à frente da administração municipal, o agrupo aposta nas próximas eleições para tentar recuperar parte do prestígio que um dia já teve. A tafefa não é fácil.

Agência Nacional de Águas premia o CEPFES

A Organização Não-governamental Centro de Educação Popular e Formação Sindical (CEPFS), com sede na cidade de Teixeira foi escolhida para receber o prêmio “Convivência com a Realidade Semi-Árida" - Construção de cisternas para captação e armazenamento de água da chuva” da Ana-Agência Nacional de Águas.
“Muito mais do que construir cisternas, o projeto tem o objetivo de unir a comunidade em prol de um desafio comum, que tem a solução vinculada ao esforço e engajamento de todos”, informa José Dias, ativista da ong.
Não é a primeira vez que o CEPFES tem seu trabalho reconhecido lá fora. Recentemente a Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe –CEPAL-, organismo internacional vinculado à ONU, com o apoio da Fundação W. K. Kellogg, selecionou o CEPFES entre os finalistas de um concurso internacional com foco em experiências em inovação social.
Disputando com 1600 entidades de mais de dez países, a CEPFES foi classificado ente os 45 de maior relevância.
Como diz a sabedoria popular, "prata de casa não brilha".

A FESTA DA PADROEIRA

A Festa da Padroeira realizada nos últimos dias, aqui em Teixeira, foi um sucesso quanto ao público. A idéia de realizar a Festa no período que tradicionalmente era festejada obteve apoio popular. Os movimentos pastorais se engarjaram completamente na organização do evento. O evento resgatou não apenas o período da festividade mas também a disputa política através da participação nos leilões e nas contribuições para a realização da festa.
Na primeira noite quem compareceu ao evento foi o Deputado Ropdrigo Soares, do PT, que foi apoiado pelo partido em Teixeira. Dinaldo Wanderley compareceu na segunda noite acompanhado de Marco de Assis, Hélio Justino e outros representantes do Grupo dos 10. O ex-prefeito Inacinho foi visitado por Dinaldo e também se fez presente à Festa reforçando a idéia de rompimento com o Grupo de Valdecir Amorim. O Deputado Valdecir compareceu à terceira noite do evento.
Apesar de todo o sucesso da festa uma idéia que se passou, e ninguém pode negar (já está sendo fruto de brincadeiras no município), foi a de que o interresse financeiro esteve acima dos interesse reliogoso. Prova disto são os comentários a respeito da proibição de barracas que não fossem da Igreja no evento, feitos por leitores deste Blog na postaem sobre a 1.ª noite do evento.
Contudo a realização do evento um grande atrativo para os visitantes e os próprios moradores do municípios. Afinal, a Igreja foi quem conseguiu mostrar que em Teixeira há Natal, com a realização do grande evento e pela bela ornamentação da Matriz. Quem deixou a desejar foi o Governo Municipal ornamentou nenhum local para comemorar os festejos natalinos.
Os Blogs de Álvaro e do Tendó também comentaram a Festa.