sábado, 19 de agosto de 2006

SEMANA CULTURAL 2006

Começa, na próxima semana, a X Semana Cultural do município de Teixeira. Desta vez o evento será realizado na Escola José Elias de Amorim, já que os trabalhos de reforma da Escola Silveira Dantas ainda não foram concluídos.
A Semana Cultural, antiga Semana Folclórica, teve início na primeira gestão da Prefeita Rita Nunes Pereira e foi esquecida na segunda gestão de Inacinho. No Governo de Elenildo Queiroz o evento ressurgiu em gande estilo e recebeu a denominação de Semana de Arte e Cultura. Foi um feito de destaque inegável da administração passada de apoio à Cultura teixeirense com a volta do Grupo Sucurus da Serra além de atrações de alto nível cultural, como o Grupo de Serenata de Olinda, e criação da Noite dos Artistas da Terra, uma forma de incentivo e valorização dos artistas teixeirenses.
A "X Semana de Arte e Cultura" homenageará a Sr.ª Maria José Formiga Neves. Uma inovação este ano será a Tenda Eletrônica. Confira a programação abaixo:
Semana de Arte e Cultura“Cultura Popular: História de Nossa Gente”
De 22 a 29 de agosto de 2006Homenageada da Festa: Maria José Formiga Neves

ProgramaçãoDias 22 e 23/08 – Comemorações Folclóricas nas EscolasDia
24/08 (Quinta- feira)
20h – Abertura Oficial20h30min
– Apresentação das Escolas
- Silveira Dantas;
- Capitão João Alves de Lira
- Maria das Dores Ramalho Leite
21h – Apresentação dos Grupos de Danças:
- Arte em Movimento – Teixeira/PB
- Babicos dos Uburanas – Itapetim/PE
- José Galdino Neto – São Sebastião
- Cariris – Taperoá/PB
LOCAL: Espaço Cultural Maria José Formiga Neves (Escola José Elias de Amorim)
Dia 25/08 (Sexta-feira)
20h – Apresentação das Escolas
- PETI
- Colégio Menino Jesus
- José Elias de Amorim
21h – Apresentação dos Grupos de Danças:
- Maturis – Maturéia/PB
- Filhos do Sertão – Patos/PB
- Cia. de Danças Populares de Tuparetama
– apresentando o espetáculo Farra, frevo, folia – Programa BNB de Cultura 2006
23h – Tenda Eletrônica
LOCAL: Espaço Cultural Maria José Formiga Neves (Escola José Elias de Amorim)
Dia 26/08 (Sábado)
21h – Desfile das Rainhas
24h – Tenda Eletrônica
LOCAL: Espaço Cultural Maria José Formiga Neves (Escola José Elias de Amorim)
Dia 27/08 (Domingo)
20h – Apresentação das Escolas
- Maria Nunes Ferreira
- Creche Santa Rita de Cássia
- Dr. Manoel Dantas
- Telecurso
- Escola Pequeno Príncipe
- Sebastião Guedes da Silva
21h – Apresentação do Grupo de Flautas
22h – Apresentação do Grupo Serrano
23h – Tenda Eletrônica
LOCAL: Espaço Cultural Maria José Formiga Neves (Escola José Elias de Amorim)
Dia 28/08 (Segunda)
21h – Apresentação dos Artistas da Terra
LOCAL: Espaço Cultural Maria José Formiga Neves (Escola José Elias de Amorim)
Dia 29/08 (Terça)
147 anos de Emancipação Política - Parabéns Teixeira!!!
5h – Alvorada8h – Hasteamento das Bandeiras - em frente a Prefeitura
10h30min – A Administração Municipal entregará ao Bairro Santa Maria a Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Esdras Guedes.
11h – Abertura do Programa Saúde na Rua com realização de: Palestras educativas, teatro, corte de cabelo, expedição de documentos, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e outras atividades de saúde.
12h – Alvorada
15h – Abertura de Campeonato de Futebol de Campo – Dorjão com apresentação das bandas marciais.

GRUPO QUE APÓIA DINALDO EM TEIXEIRA QUER LANÇAR CANDIDADO EM 2008

Na reunião que houve esta semana no sítio de Nado da Madeireira para definir o apoio ao candidato a Deputado Estadual Dinaldo Wanderley, muitas pessoas compareceram. Segundo informações, mais de 30 (trinta) pessoas estiveram presentes a reunião entre as quais destacam-se o anfitrião, Nado da Madeireira, Marcos de Assis (já foi vice-prefeito de Teixeira), Hélio da Casa de Peças e seus irmãos, Belo (Conselheiro Tutelar), Biebra.
Além da discussão do apoio a candidatura de Dinaldo, que se fez presente, o grupo almeja assumir cargos de confiança no caso de Cássio Cunha Lima ser reeleito e o apoio para uma candidatura a prefeito em 2008. Isso mesmo. O grupo decidiu lançar uma chapa para concorrer às eleições de 2008 em Teixeira com Marcos de Assis para prefeito e Hélio da Casa de Peças para vice.
O surgimento deste Grupo como nova opção na política teixeirense já é uma grande demostração da fragmentação existente no grupo que era comadado pelo Deputado Valdecir Amorim. Após a sua desistência novas lideranças irão procurar se solidificar no cenário político. Aliás, dizem que este novo grupo não quer nem conversa com os candidatos a deputados apoiados por Valdecir. É um rompimento mesmo.
Ouvimos falar que Zé Mário também foi convidado para integrar o grupo, mas não aceitou o priemeiro convite.
Para Deputado Federal a tendência é apoiarem Manuel Júnior. Como ficará o PT de Teixeira nesta situação?

sexta-feira, 18 de agosto de 2006

LULA GANHA NO 1.º TURNO, DIZ IBOPE

Postamos agora uma publicação do Blog do Noblat (www.noblat.com.br) sobre a pesquisa do IBOPE para a corrida presidencial divulgada agora pouco pelo Jornal Nacional.


Alckmin não sai do lugar


Contou-me uma fada que são estes os resultados da pesquisa IBOPE a ser divulgada logo mais pelo Jornal Nacional:
Lula - 47%
Alckmin - 21%
Helô - 12%
Cristovam - 1%
A pesquisa anterior do IBOPE, também divulgada pelo Jornal Nacional, foi aplicada entre os dias 7 e 9 de agosto. Os resultados:
Lula - 46%
Alckmin - 21% (uma queda de seis pontos percentuais em relação à pesquisa anterior a essa)
Helô - 12%
Cristovam - 1%

Comentário sobre a pesquisa do IBOPE fechada hoje: ela registra os efeitos sobre a imagem dos candidatos da série de entrevistas concedidas por eles ao Jornal Nacional e do primeiro programa de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
Registra também os efeitos do recente sequestro de uma equipe de reportagem da Globo pelo crime organizado em São Paulo.
Quer dizer: os efeitos foram nenhum. Lula subiu um ponto dentro da margem de erro da pesquisa. Os demais permaneceram onde estavam.
Somente Lula tem o que comemorar com tal quadro de estabilidade. Os que apóiam Alckmin amargam mais uma má notícia e certamente o pressionarão a mudar a linha do seu programa de propaganda. Querem que bata em Lula.
Os que sonhavam com um eventual crescimento de Cristovam continuarão sonhando.
O segundo turno continua distante.

(Acrescento às 20h17 os números da pesquisa referentes ao segundo turno que acabam de ser revelados pelo Jornal Nacional:

Lula - 53% (51% na anterior)
Alckmin - 32% (33% na anterior)

quinta-feira, 17 de agosto de 2006

DINALDO SE REUNE COM EX-ALIADOS DE VALDECIR AMORIM

Tivemos informarções de que o candidato a Deputado Estadual Dinaldo Wanderley está reunido, no sítio do comerciante Nado da Madeireira, com alguns ex-aliados do Deputado Valdecir Amorim. O propósito da reunião é consolidar um grupo de apoio a candidatura de Dinaldo em Teixeira e traçar estratégias da campanha com o objetivo de obter um resultado satisfatório no município.
Segundo algumas informações foram convidados para a reunião: Hélio da Casa de Peças, Mázio do Mercadinho, o ex-vice-prefeito e atual Secretário de Finanças de Maturéia Marcos de Assis entre outros.
Esta reunião deve está desagrando muitos correligonários do Deputado Valdecir Amorim. Isto é mais uma demostração de que o grupo do Deputado vai para a campanha totalmente dividido. Cada um que queira mostra que tem votos.
Após o resultado da eleição poderá haver muita mudanças na administração municipal. É esperar para ver.

SOCORRO MARQUES PROCURA VOTOS EM TEIXEIRA

Sábado passado, 12, a candidata Socorrro Marques e seu filho Vavá, Diretor Regional da CAGEPA, estiveram visitando o município de Teixeira a procura de votos, já que o Deputado Valdecir desistiu da candidatura e o grupo que o acompanhava está se fragmentando. Na ocasião, Vavá prometeu aos moradores da Rua José Ivanildo Alves Pereira (Rua do Professor Toinho), que esta semana iniciaria o trabalho para a ligação de água para as residências. Esta era uma reivindicação feita pelos moradores da referida Rua há tempos, mas que não era atendida.
Conhecidentemente, após a desistência do Deputado Valdecir Amorim o pleito é atendido, passando uma impressão de que a influência do Deputado inibia a concretização da obra, já que nem ele demonstrava interesse para a realizar a obra e, por ser o Deputado majoritário, impedia a ação dos outros.
Desde de ontem os moradadores inciaram o trabalho de escavação que já se encontra num estágio bem avançado. Provavelmente, até o final da semana, os trabalhos estarão concluídos, ficando com a CAGEPA a responsabilidade de cumprir com o prometido.
Com isso a candidata Socorro Marques está ganahando espaço no município. Nestes últimos dias a sua coordenação de campanha têm enviado carros-de-som para massificar a camapanha da candidata em Teixeira.

SERRA PRECONCEITUOSO

Não pegou bem o posicionamento do candidato ao Governo do Estado de São Paulo pelo PSDB, José Serra, sobre as dificuldades enfrentadas pelos estundantes de São Paulos nos Exames de Avaliação da Educação. Ele saiu com uma justificativa meio preconceituosa. Confira a postagem do Blog do Josias (http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/).
O tucanato se esbaldou com os deslizes de Lula na entrevista ao Jornal Nacional. O presidente disse que a única coisa que está caindo no Brasil são os salários. Afirmou que combateu a ética. Coisas assim. Mas nenhum dos deslizes de Lula se compara à derrapagem de José Serra, candidato do PSDB ao governo de São Paulo, na entrevista que concedeu nesta quarta-feira ao SP/TV, da Globo (leia a íntegra e assista ao vídeo).

Serra foi questionado sobre o mau desempenho de São Paulo em avaliações nacionais de ensino feitas pelo Ministério da Educação. Respondeu o seguinte: "Diferentemente dos Estados do Sul (que ocupam as primeiras colocados na avaliação), São Paulo tem muita migração. Muita gente que continua chegando... Este é um problema."

A migração que incha o Estado é, como se sabe, majoritariamente de nordestinos. Ou seja, para Serra, o problema da má qualidade da educação em São Paulo é o Nordeste. Além de preconceituosa, a avaliação é equivocada. Um nordestino não é mais burro do que um paulista. Só é mais pobre. E para crianças pobres o que São Paulo oferece são escolas públicas indigentes. Um problema que não vai ser resolvido apenas colocando dois professores em cada sala de aula, como prometeu Serra na entrevista.

A avaliação “Prova Brasil”, feita pela pasta da Educação no final de 2005, mostrou que a 4ª série da rede de ensino da Prefeitura de São Paulo, gerida até bem pouco por Serra e, antes dele pela petista Marta Suplicy, está entre as sete piores do país em comparação com a das outras capitais. Com média 160,42 em português e 166,86 em matemática, os alunos das escolas municipais de São Paulo não lograram atingir a metade dos pontos possíveis em cada prova (350). Desnecessário mencionar que o PSDB governou Sãio Paulo por arrastados 12 anos.
Serra também foi espremido quanto à disposição de permanecer no Palácio dos Bandeirantes até o último dia de gestão caso venha a ser eleito. Candidato não-declarado à presidência da República, o tucano escorregou: "2010 está muito longe, nem você sabe onde você vai estar. Eu vou trabalhar bastante para corresponder à expectativa das pessoas".

O ex-prefeito parece ter aprendido com os próprios erros. Em 2004, na campanha pela prefeitura de São Paulo, comprometera-se a permanecer no cargo até o final. Deu a palavra por escrito, em sabatina realizada pela Folha.

Inquirido sobre a quebra da palavra empenhada, Serra saiu-se com essa: “Naquela época, eu disse totalmente a verdade do que eu pensava. O que houve de lá pra cá foi uma mudança nas circunstâncias". Em seguida, emendou: "O trabalho do Estado é crucial para a prefeitura. Eu achei que poderia ajudar muito mais a população tendo um prefeito parceiro, que é meu sucessor (Gilberto Kassab, do PFL)".

O comportamento de Serra, muito encontradiço entre os políticos, mostra que, nesse universo, a palavra sempre vale menos do que a conveniência. Depois de ter assinado o documento na sabatina da Folha, serra participou de um debate na TV Record. De novo, comprometeu-se a ficar na prefeitura até o encerramento do mandato. Clique
aqui para ouvir a declaração. Não é à toa que agora Serra foge dos debates.

PS: No final da tarde, Serra tentou
explicar-se. Toda declaração que precisa de muita explicação não é coisa que sirva a um candidato em busca de votos.

quarta-feira, 16 de agosto de 2006

MAIS UM ARTIGO SOBRE DOM FRAGOSO

Postamos agora texto sobre Dom Fragoso publicado na coluna de Rubens Nóbrega, do Jornal Correio da Paraíba (www.portalcorreio.com.br) de segunda-feira, 14. A coluna de Rubens Nóbrega é uma das mais lidas na Paraíba. Agradeço ao mesmo por ter enviado por e-mail para mim, já que não tínhamos conseguido pelo site do Jornal.
Dom Fragoso

Se eu fosse padre da Igreja Católica, encaminhava hoje mesmo ao Vaticano um requerimento pedindo a canonização de Dom Antônio Batista Fragoso.
Não instruiria o processo com informe algum sobre milagres, graças alcançadas ou coisa parecida, que a Igreja de Dom Fragoso nem ia por aí.
Mas diria aos encarregados do Papa que Dom Fragoso cometeu em vida o milagre de plantar e fazer frutificar consciência transformadora onde, antes, o que mais havia era resignação servil e alienada.
Dom Fragoso fez na Terra o que poucos fizeram, porque são poucos que como ele passaram adiante os verdadeiros fundamentos do cristianismo,
Diria, como diz o professor Luiz Gonzaga, que Dom Fragoso foi líder e era emblema de uma Igreja dos pobres, de uma Igreja viva, inspirada.
As provas de que Dom Fragoso era uma santa criatura humana podem ser obtidas no testemunho de milhares de (sobre)viventes do Sertão do Crateús.
Se quiserem algo mais elaborado, peguem as obras que o bispo escreveu, seus livros e artigos mais conhecidos, mais lidos e mais respeitados lá fora, do que aqui dentro.
Se os examinadores da Santa Madre ainda assim não se derem por satisfeitos, que avaliem, então, o que já disseram e escreveram sobre Dom Fragoso e a experiência da diocese que ele inaugurou no Sertão cearense.
Acho que no documento ao Vaticano vale a pena acrescer um apelo de todos os paraibanos que tiveram a chance de conhecer Dom Fragoso, conterrâneo que deve orgulhar os filhos deste solo.
Dom Fragoso é também motivo de orgulho para todos os seus contemporâneos, daqui e de todos os cantos, porque o mundo precisa de referência assim para continuar apostando na aventura humana neste universo.
Conheci Dom Fragoso graças ao meu amigo e professor Romero Antônio e ao seu colega Luiz, que me levaram para entrevistar o bispo na casa onde ele viveu nos últimos seis anos, no bairro do José Américo, nesta Capital.
Foi há quatro ou cinco meses. E nem sei precisar a data porque também não interessa datar um momento único da minha história neste ofício.
Já disse aqui, certa vez, que fiquei emocionado todo o tempo que durou aquela entrevista.
A gravação não prestou, a entrevista se frustrou para efeito de publicação, mas saí da modesta casinha de subúrbio carregando a certeza de que vivi um momento único por ter ficado frente a frente com um homem santo.
Pois foi este santo homem que morreu na madrugada do último sábado e, mais uma vez, passei batido. Só soube ontem, quando abri o i-meio e estava lá a notícia que Luiz mandou pra Romero.
Não pude sequer participar do velório na Igreja do Zé Américo. Nem deu tempo de ir à missa de corpo presente no Carmo.
Meu propósito era estar presente para também pedir perdão por ter tomado o tempo dele com uma entrevista que um gravador mixuruca botou a perder.
Faria isso, mesmo ele não se importando um tico com essas besteiras, mesmo sabendo que ele nem gostava de aparecer nem fazia por onde, pois e mesmo assim foi conhecido e admirado em todo o mundo.

A DISISTÊNCIA DE VALDECIR (POR DJALMA ARAÚJO)

Postamos agora um texto de Djalama Araújo que foi publicado no Blog Teixeira-PB Minha Terra (é só clicar no link aí ao lado para visitar o Blog de Djalma) sobre a desistência do Deputado Valdecir Amorim de concorrer à reeleição para uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado, nas próximas eleições. Leia o texto:

A desistência de Valdecir Amorim
O burburinho ainda é grande no seio da politica teixeirense com repercussões da desistência de VA à candidatura a deputado estadual. Não me causou tanta surpresa, afinal, eram evidentes as difilcudades que o mesmo enfrentaria nesse pleito. Há uma tese na Ciência Politíca, que explica, que líderes políticos, tendem a perder espaço ao chegar aos vinte anos de "comando" em determinada região. Não asseguro que esse tenha sido o caso do deputado, outros problemas pontuais, motivaram tal decisão. Tadeu Lucena, comentou que VA era mais um que não deixaria "herdeiro" político. Acho prematura tal afirmação. O herdeiro aí citado as vezes surge até fora do seio da família. Entendo que o bom político, necessariamente, não é aquele que deixa "herdeiro", porem, aquele que deixa legatário, ou seja, que tendo se pautado, pela decência, e que cumpriu seus mandatos na luta pelo bem comum e não em seu próprio benefício, aí sim, deixa um legado para seus seguidores, que se tornará bandeira para suas incursões no mundo da política. Foram assim Tancredo Neves; Ulysses Guimarães; Leonel Brizola; João Agripino e tantos outros. Teixeira teve oportunidades ímpares, de manter ou eleger pessoas que deixariam legados aos seus seguidores, cito em especial, Dr Eudes Nunes e Stanislau Fragoso, um como grande prefeito, o outro tentando uma vaga na Assembléia, sem alcançar sua meta. A propósito, recomendo a leitura do seu livro MATULÃO, que apesar de escrito ha tantos anos, ainda retrata como se faz política no Sertão.

DESISTÊNCIA DE VALDECIR ABRE ESPAÇO PARA OUTROS CANDIDATOS

Depois da desistência do Deputado Valdecir Amorim de concorrer à reeleição para a Assembléia Legislativa, o município de Teixeira começa a ser visitada por outros candidatos a vaga de deputado na busca pelos votos dos indecisos.
Em primeiro lugar a deisistência de Valdecir abre espaço para os que sempre quiseram se rebelar mas não tinham coragem pela liderança exercida pelo Deputado. As divergências dentro do grupo de sustenção do Governo Municipal já era visível e agora se alastrou, pois não tem mais líder. A análise que se faz é que a partir de 1.º de janeiro de 2007, Valdecir passará a ser um eleitor comum, sem o mesmo prestígio que tem com o cargo de Deputado. Sua desitência soa para todos como o reconhecimento de que seria derrotado nestas eleições. Com isso cada qual quer aparecer para despontar como novo líder, mostrar que tem votos. E os outros candidatos que não arriscavam penetrar no antigo reduduto de Valdecir, agora se sentem livres para cativar os eleitores.
Porva disso foram as visitas feitas pelos candidatos Guilherme Almeida e Socorro Marques no útlimo final de semana com o objetivo de conquistar apoios no município. Até o momento dizem que Valdecir apoiará o Depatado Pedro Medeiros, que seria mais um a ser votado em Teixeira, mas há resistências dentro do próprio. Aliás, como ficarão os eleitores que bradavam nas ruas que candidato de fora nada faz por Teixeira e agora terão que votar em um candidato que, tavez, nem conheça a cidade. Este é um motivo que deverá favorecer a candidatura da Deputada Francisca Motta, que já vem conseguindo aumentar sua votação a cada eleição e tem o apoio do grupo do ex-prefeito Elenildo Queiroz. O PT vem trabalhando muito bem a candidatura do Deputado Rodrigo que poderá surpreender nas urnas. Dinaldo Wanderley, segundo fomos informados, já fechou o apoio do grupo de Hélio da Casa de Peças. Mineral tem o apoio de Djalminha e já procurou Zé Mário. Tadeu Lucena, ex-secretário de saúde, apóia Urquiza. Outros candidatos deverão procurar levar alguns votinhos de Teixeira.
Vamos ver o que vai acontecer daqui para frente.

terça-feira, 15 de agosto de 2006

PT ESTÁ REUNIDO E PODE FECHAR COM LUIZ COUTO

Recebmos informações de que o PT de Teixeira marcou reunião para hoje (terça-feira, 15), à noite. A reunião é uma tentativa de unificar o apoio do partido ao Deputado Federal Pe. Luiz Couto. O Deputado concorre a vaga de Deputado Federal numa coligação que apresenta nomes muito fortes, exigindo assim, que o Deputado seja muito bem votado para tentar manter a única vaga que o PT da Paraíba tem na Câmara Federal. Para isso ele está buscando apoio em todos locais possíveis com o intúito de garantir a vaga para o partido. Vamos ver o que vai dar.

PT DIVIDIDO

O PT de Teixeira está divido. Uma grande parte do partido decidiu apoiar a candidatura de Manuel Júnior, do PSB, para Deputado Federal. Outra ala esta trabalhando para o Deputado Pe. Luiz Couto, do próprio PT, e há ainda os que seguem o ex-prefeito Elenido Queiroz e apoiam o candidato Vitalzinho, do PMDB.
Sabendo ter apoio de alguns integrantes do Diretório Municipal o Pe. Luiz Couto resolveu fazer uma visita ao município, hoje (terça-feira, 15) e tentar unir todo o partido em nome de sua candidatura. Um dos problemas é que o grupo que fechou o apoio ao candidato Manuel Júnior já abriu letreiros do candidato e para voltar atrás talvez tenha alguns constrangimentos.
Dois pontos complicam o apoio a Manuel Júnior: O primeiro é que ele não faz parte da coligação do PT, ou seja, o voto nele não soma para Luiz Couto e ele é um concorrente direto do Pe. por uma vaga no Congresso; outro ponto relevante é que se cogita a possibilidade de algumas pessoas ligadas ao grupo do Deputado Valdecir (adversários do PT) apoiarem a candidatura de Manuel Júnior e no fim lucrarem com o trabalho dos petistas.
O Pe. Luiz Couto confirmou o apoio de Lúcia do INSS e do ex-presidnete da Câmara Municpal Profesor Toinho. E falando no Professor Toinho os partidos de oposição estão aguardando o seu posicionamento para Deputado Estadual. Ele prometeu se definir até o dia 1.º de agosto, nós já estamos no dia 15 e ele mal fala sobre o assunto.

SESSÃO DA CÂMARA - HOJE

Hoje, terça-feira, 15, houve mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Teixeira. De início houve a leitura e aprovação da ata da última sessão. Em seguida foram lidas algumas correspondências recebidas pela Casa Inês Cordeiros, as quais destacamos: Ofício do Ministério Público Federal solicitando cópia do relatória da CPI da Educação sobre o Projeto Escola Ideal; ofício da Justiça Eleitoral, 30.ª zona, solicitando a liberação do veículo da Câmara até o final do período eleitoral; ofício da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional com divulgação do relatório de transferências para o município de Teixeira no ano de 2006, que também pode ser acessado nos sites www.portaldatransparencia.gov.br , www.camara.gov.br e www.senado.gov.br ; ofícios do Ministério da Saúde informando liberação de recuros para o PSF, Programa de Saúde Bucal e Progama de Vacinação dos Idosos; ofícios do MEC informando a liberação de recursos para o PEJA, PNAE, PNAC, COTA. A Mesa da Câmara enviou ofício ao Ministério Público Fedaral com a cópia do Volume IX da CPI da Educação, conforme a solictação do Órgão.
A Sessão tratou dos Projetos de Lei 014/2006, que trata da Criação da Estrutura Organizacional e Funcional da Câmara Municipal e o 015/2006 que especifica os valores de cada cargo comissionado. Os dois Projetos foram aproados por unanimidade, criando os cargos abaixo descritos com seus respectivos salários:
CARGOS VALOR EM R$
Chefe de Gabinete 650,00
Assessor Especial 450,00
Diretor de Secretaria 550,00
Diretor de Atendimento 350,00
Diretos de Serviços Gerais 350,00
Diretor de Tesouraria 650,00
Assessor Parlamentar 490,00
O Assessor Contábil, Nilsandro, fez uso da palavra por mais de 30 minutos para explicar os Projetos de Lei que estavam sendo enviados para a votação e aprovação do Plenário, além de tecer elogios à Câmara Municipal de Teixeira por ter a máxima preocupação com a coisa pública e a forma como tem emprgado os recurso públicos. Disse que a Câmara Municipal de Teixeira serve de referências em suas aulas.
O Vereador Juninho fez uso da palavra e reclamou do vandalismo existente no município de Teixeira além de informar que sobre requerimento feito ao DNER para criar placas e faixas de advertências nas Escolas Municpais que ficam localizadas próximas de estradas asfaltadas, a exemplos das Escolas Antônio Tejo e Severino Pereira, onde há alguns dias ocorreu uma acindente vitimando um estudante. Segundo o vereador é preciso solicitar do Secretário de Educação que veja a viabilidade para colocar um servidor que faça um serviço de orientação dos alunos para evitar novos acidentes.
O veredaor Ariston Rodrigues foi a tribuna para dar novas explicações sobre os Projetos de Lei em pauta e lamantou não conseguir realizar o seu objetivo de cosntruir uma sala para arquivo na Câmara Municipal, mas espera que o próximo Presidente o faça.
Nego de Guri falou sobre a perseguição que têm sofridos alguns funcionários contratatos. Disse que um funcionário (gari) foi punido por quinze dias, sem motivação. O vereador disse ser uma falta de vergonha não pagar o salário mínimo aos contratos em Teixeira, quando há uma Lei, aprovada nesta mesma gestão, garatindo o pagamento. Além do vandalismo o vereador reclamou do tráfego de animais nas ruas. Segundo Nego de Guri o atual Secretário de Obras está pior do que o anteior. O verador mencionou o caso dos Três Postes que o esgoto corre a céu aberto, abriram valetas para colocar água no bairro há mais de um mês e até agora nada foi feito prejudicando os moradores da localidade que não podem nem ser socorridos por ambulâncias porque não transitam carros nas ruas. A Saúde é outro caos, nem remédio há na Farmácia Básica. O vereador foi questionado por Galego de Lô sobre as críticas que faz a atual adminstração e esquece dos quatro anos passado. Nego foi direto e disse que foi eleito para fiscalizar o atual Governo e não deixaria passar nada em branco e perguntou de Galego iria passar os quantos anos de mandato falando só no passado.


SESSÃO DA CÂMARA

Daqui a pouco começa mais uma Sessão da Câmara Municipal de Teixeira. Aliás, a semana passada houve a primeira sessão após o recesso do meio do ano (que dever ser de 30 dias e foi de praticamente 60 dias). Fizeram uso da palavraos vereadores: Galego de Lô, Nego de Guri e Aristom Rodrigues.
Não tive oportunidade de ouvir os dois primeiros, mas me informaram que Galego de Lô usou o seu pronunciamento para falar do Projeto de Lei 014/2006 que cria o cargo de assessor para os parlamentares, além de mais um diretor de serviços gerais, que não deu bem para entender bem qual será sua função.
Para Galego o Projeto não está de acordo com o Regimento Interno da Câmara. Contudo, pelo que nos passaram, ele estava defendendo uma diferenciação nos vencimentos dos assessores dos vereadores e o do assessor da presidência. Foi o que deu a entender.
Nego de Guri reclamou do lixo nas ruas, da situação dos transportes de estudantes, que, segundo o vereador, alguns motoristas já estavam ameaçando paralisar os serviços novamente. Além dos problemas das estradas da zona rural, que dizem contiarem em situação precária. Em algumas localidades os próprios moradores estavam fazendo os serviços de recupeação das vias sem apoio do Governo municipal.
Ariston Rodrigues usou a tribuna para explicar o Projeto 014/2006 para os vereadores presentes. Fez uma balanço de sua adamistração a frente da Casa Inês Cordeiro, apresentando números referente a receitas e despesas. Lembrou que pretente construir uma sala de arquivos para a Câmara.
No seu pronuciamento o vereador foi aparteado mais de uma vez pelos vereadores Nego de Guri e Galego de Lô, o último apresentando suas divergências em relação ao referido Projeto.
No fim o vereador Galego propôs a inclusão de uma Emenda ao Projeto de Lei e a Sessão foi suspensa por 10 minutos para que a Emenda fosse redigida. O assessor Matias Marcelino se recusou a redigir a Emenda alegando que se fazia necessária a presença dos mebros da Comissão de Constituíção e Justiça da Câmara. O assessor desapareceu da Câmara e a matéria ficou para ser votada hoje.
Não compareceram à sessão o vereador Júnior de Inacinho e a vereadora Kay France.
Aproveito para comunicar aos leitores deste blog que o motivo de não termos postado estas informações anteriormente foi em virtude dos problemas causados pela mudança do provedor na internet. Agradeço em especial, ao internauta Antônio Eudes Nunes Filho, que demonstrou a preocupação em saber com andam as Sessãos da Câmara. Apesar do atraso, aí estão as informações. Há outros acontecimentos da semana passada que postaremos depois, na medida do possível.
Mais tarde postaremos o resumo da Sessão e Hoje

DOM FRAGOSO, UM PROFETA

Postamos agora artigo de F. Nóbrega, do jornal Correio da Paraíba, sobre o teixeirense Dom Fragoso.
F. Pereira Nóbrega
Fragoso
Entre nós, sábado passado, morreu um profeta. Não o chamo com os nomes próprios das dignidades eclesiais: Reverendo, Excelência, Dom. Esse bispo falecido, deixem-me chamá-lo apenas de Fragoso.
Foi pobre por opção, entre os que foram sem escolher. Nas suas exéquias, não faltaram pobres de Crateús onde ele foi bispo. Nem faltaram impressionantes testemunhos dos simples a seu respeito. Foi um dos fundadores da JOC no Brasil e carregou até o fim a semelhança aos pobres. Por vez, já bispo, seu transporte foi o primeiro caminhão que passava. E se o pneu furava, ele ajudava o motorista no conserto.
Resistiu à ditadura militar. Correu risco de ser preso. A seu favor, se chegou a pedir habeuas corpus preventivo. Um núcleo do Exército, sediado em Crateús, onde era bispo, tinha também a missão de vigiar os passos e palavras desse convicto amigo dos pobres. A ditadura militar tinha por comunista quem fosse asism. O coronel do Exército daquela Guarnição, em colóquio com o bispo, virou a cabeça. Foi mais cristão que cooperador de ditadura. Foi transferido e punido.
Seu lema, de bispo e de vida, foi destinar-se sobretudo "às ovelhas perdidas." Pastoral-mente, foi homem de fronteira, agindo onde a Igreja termina e começam os indiferentes, ovelhas perdidas, adversários.
Um dia, telefonou-me, se dizendo radiante com o trabalho de Catecumenato que empreendemos, porque o via como lugar de fronteira, onde a Igreja termina e começa o diálogo com os demais.
Foi homem do ecumenismo e do fraterno diálogo com igrejas dissidentes. Por isso, em seu sepultamento, não faltou pastor evangélico que também pediu a palavra.
Fez-se culminante na Igreja do Nordeste. Imitou o Jabre, pico culminante da Paraíba, a cuja sombra, em Teixeira, nasceu. Cardijn, cardeal belga, mais de uma vez, em pública, na Europa, se referiu à grandiosidade de Fragoso, quando, no Brasil, ainda era apenas padre.
Foi homem ecumênico, dos pobres e da fronteira, menos voltado para as sacristias, mais para "as ovelhas perdidas" da fé. Tudo o que o Vaticano II diria depois, ele já vivia antes. E vivia sem o jeito das dignidades eclesiais de seu tempo, mais parecendo um homem da Igreja primitiva. Não foi o Concílio quem fez sua cabeça. Foi sua cabeça quem ajudou a fazer o Concílio. Foi um profeta.

segunda-feira, 14 de agosto de 2006

DEMISSÃO DE SERVIDOR EM MATURÉIA É VISTA COMO ATO DE PERSEGUIÇÃO POLÍTICA

A cerca de quinze dias,a Prefeitura de Maturéia demitiu o funcionário Guga, que exercia a função de Assessor Especial da Secretaria de Saúde do Município, cargo que, segundo informações, exercia com muita responsabilidade. Para os que integram o grupo de oposição ao Governo Municipal em Maturéia, esta atitute foi um ato de perseguição política, já que o servidor Guga é filiado ao PT (Partido dos Trabalhores).
Segundo informações dos integrantes do PT outras ações desta natureza já vinham sendo tomadas pelo Governo de Maturéia, a exemplo das demissões da enfermeira Aline e de Wando de Chico Manoel.
Essas atitudes representam o início da campanha de 2008 para prefeito. O atual prefeito, Zé Pereira, está no segundo mandato e não demonstra uma grande preocupação com o Governo, já que não concorrerá na próxima eleição, para a sorte do opositores. Pois não se pode negar a forte liderança de Zé Pereira em Maturéia. Porém, o que se apresenta para a próxima eleição é um quadro bem diferente das duas últimas, em que Zé Pereira venceu com facilidade o adversário Ariano Dantas. Desta vez há uma racha no grupo governista.
De um lado o atual presidente da Câmara Municipal de Maturéia, Daniel Dantas, concorre ao cargo de Prefeito. Além do apoio de Zé Pereira, comenta-se que já há um acordo firmado com outro líder político de Maturéia, Aprijinho, que concorreria como vice de Daniel. Por trás há a presença de Álvaro Dantas, irmão de Daniel, considerado uma grande estrategista em campanhas eleitorais. Prova disto é sua presença nas três campanhas vitoriosas de Maturéia.
O outro lado não fica por baixo. O candidato que se apresenta no momento é o vereador Chico Manoel, que já foi presidente da Câmara Municipal de Maturéia e tem o apoio dos vereadores de oposição. O vice, pelo que tudo indica, deverá ser o vereador do PT Emanuel, lideraça jovem do município que tem conseguido se destacar em seu mandato como um vereador atuante e que a cada dia ganha a simpatia do eleitorado, além de ter um bom grupo ao seu lado. Para reforçar o equilíbrio da disputa a candidtura de Chico Manoel tem agora o apoio do ex-vereador Neneco Costa, outro grande nome da polítca matureense.
A disputa promete.

DOM FRAGOS0 (POR DJALMA ARAÚJO)

Postamos agora mais um texto publicado no Blog Teixeira-PB Minha Terra, da responsabilide de Djalama Araújo. Para visitar o Blog de Djalma e ler outros textos de sua autoria é só clicar no link aí ao lado Teixeira-PB Minha Terra. Leia o texto:

Teixeira perde seu SANTO, o céu ganha reforço

Dom Fragoso, um santo que brotou dos grotões do Riacho Verde. Despediu-se da Enxada que arava a terra para germinar o pão nosso de cada dia, tornando-se padre, um servo de Deus, para pegar no bastão que alimentava os corações e as mentes dos católicos nordestinos, pregando os ensinamentos do Cristianismo. Despede-se agora da vida, deixando um legado aos que vivem para fazer o Bem. Ele fez opção radical pela pobreza, quando atingiu o Bispado rompeu com a estrutura rígida e hierarquíca da Igreja, implantando de forma pioneira um estilo que serviu de modelo na America Latina. Lider Religioso respeitado no Brasil e no Exterior, durante a ditadura militar, solidarizou-se com as vitimas do Regime autoritário, denunciando no exterior as torturas praticadas contra presos políticos. Quando chamado de subversivo, e perseguidos pelos militares, criou uma frase célebre: "Subversiva é realidade social do Brasil". Quiz o destino, que Dom Fragoso, fôsse, desenvolver seu pastoreo, numa região das mais áridas do Nordeste, que é o sertão de Crateus e Inhamuns, aqui no Ceará onde impera a pobreza, a injustiça social, e a seca ainda mais causticante do que aquela, em que várias vezes enfrentou em nosso torrão querido da Serra do Teixeira, até hoje é considerado um expoente de dignidade e exemplo de amor ao próximo, em especial, os mais necessitados. Teixeira Perde seu Santo, o céu está reforçado com mais um, que servirá de espelho, e refletirá suas Bençãos aos nossos conterrâneos, que tanto o amaram. Descanse em PAZ Dom Fragoso, sua luta no Nordeste será reconhecida. Aos familiares nossos sentimentos de pesar

SIMON PODERÁ PEDIR O AFASTAMENTO DE SUASSUNA

Postamos agora matéria do jornal O Estado de São Paulo divulgada no Blog no Noblat (www.noblat.com.br) sobre a situação difícil que enfrenta o Senador Ney Suassuna, dentro do PMDB, em função de ter sido mencionado no relatório da CPI das Sanguessugas. Leia a matéria:

Simon exige que Suassuna deixe hoje liderança

De O Estado de S.Paulo, hoje:

"O senador Pedro Simon (PMDB-RS) deu prazo até hoje para que o senador Ney Suassuna (PB) deixe a liderança do PMDB. Caso contrário, Simon disse que fará discurso em plenário pedindo que se afaste do partido, para não constranger os filiados. Para Simon, o fato de ter sido denunciado pela CPI dos Sanguessugas é motivo de sobra para Suassuna renunciar à liderança.

'Com a ameaça de ter o mandato cassado, ele perdeu as condições de continuar no cargo', alegou. A Executiva do partido só vai analisar sua situação e a dos sete deputados acusados de envolvimento no esquema de compra superfaturada de ambulâncias com emendas parlamentares na reunião marcada para setembro."


Assinante do Estadão leia mais

domingo, 13 de agosto de 2006

JORNAL O POVO PUBLICA MATÉRIA SOBRE DOM FRAGOSO


Postamos agora, matéria publicada no Jornal O Povo(http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/621023.html) do Ceará, sobre a vida de Dom Antônio Fragoso.
ENTERRO EM JOÃO PESSOA
Morre dom Antônio FragosoMorreu na madrugada deste sábado, 12, por volta das 3 horas, no Hospital da Unimed, em João Pessoa, o bispo dom Antônio Fragoso. O religioso foi vítima de uma parada cardíaca
Rosa Sá da Redação
12/08/2006 17:30
O bispo dom Antônio Fragoso, que durante 34 anos (1964 a 1998) dirigiu a Diocese de Crateús, morreu por volta das três horas deste sábado, 12, em João Pessoa, na Paraíba, onde estava morando desde que se aposentou. Paraibano de Teixeira, ele havia escolhido viver no estado onde nasceu após se afastar das funções no arcebispado no Ceará. Aos 85 anos, ele faria 86 no próximo mês de dezembro, dom Fragoso estava há oito dias internado no Hospital da Unimed de João Pessoa onde tinha sido submetido a uma cirurgia de próstata. Ainda em fase de recuperação, o religioso que já sofrera um infarto em 1994, e por conta disso tinha três pontes de safena, passou mal na noite da sexta-feira, vindo a sofrer na madrugada a parada cardíaca que o vitimou. O enterro está marcado para a manhã deste domingo, às 8 horas. Antes será celebrada missa de corpo presente na Igreja do Carmo, em João Pessoa.
Paroquianos de Crateús, tendo à frente o bispo dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, já viajaram para a capital paraibana neste sábado a fim de estarem presentes ao sepultamento. Em um ônibus fretado, conforme informou Hozana Bezerra, da diocese local, foram representantes do Centro Dom Fragoso de Direitos Humanos, paróquias, Comunidades Eclesiais de Base, entre outros segmentos. Primeiro Bispo de Crateús, dom Fragoso foi um dos expoentes da ala progressista da Igreja Católica no Brasil, sendo conhecido como um ardoroso pregador e vivente da Teoria da Libertação, um movimento teológico que defende a luta pela liberdade em todos os valores do ser humano. Foi o mais forte manifestação registrada na América Latina entre os anos 60 e 70, com seus adeptos afirmando basear suas idéias no amor e liberdade de todas as formas de opressão.
Enfrentando a ditadura militar nos chamados anos de chumbo das décadas de 60, 70 e 80, Dom Fragoso chegou a ser fichado como "socialista agitador" por causa da sua atuação na organização dos camponeses pobres e desassistidos do sertão cearense em sindicatos e cooperativas. Toda a sua trajetória no Ceará, entre agosto de 1964 a maio de 1988, foi marcada pelo incentivo a movimentos sindicais entre os trabalhadores rurais. Ele foi um dos principais incentivadores no País do Movimento Juventude Operária Católica (JOC). Morando desde 1998 numa casa de religiosos do Conjunto Habitacional José Américo, o bispo emérito colaborava com famílias da comunidade Laranjeiras, uma área muito carente do conjunto que residia. Conforme a irmã Ana Vigarani, uma das religiosas da casa, ele celebrava missas e ajudava nos sacramentos na capelinha do lugar.
Leia mais sobre esse assunto
12/08/2006 17:30:25 - Depoimentos
12/08/2006 17:30:25 - Frases de Dom Fragoso

TCE DEVERÁ INVESTIGAR OSCIPS

Postamos agora matéria do Correio da Paraíba (www.correiodaparaiba.com.br) , edição de hoje (domingo, 13), sobre a possibilidade do Tribunal de Contas do Estado (TCE) promover uma invetigação nos municípios de usam Ocips para pagar funcionários que são contratados pela Prefeituras. Em Teixeira a Prefeitura já há muita polêmica sobre o assunto. Se o TCE resolver mesmo proceder as investigações, certamente, Teixeira será mais um alvo. Leia a matéria:
Tribunal de Contas e Ministério já investigam nova modalidade de desvio de verbas
Prefeitos usam Ocips para burlar lei, fazer contratações irregulares e mudar curso do dinheiro
PAULA BRITO

Campina Grande - Prefeitos paraibanos estão na mira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público Federal por causa de uma nova modalidade de desvio de recursos. Para burlar a Constituição e não realizar concurso público, se livrar de encargos trabalhistas e desviar verbas, prefeitos firmam termos de parcerias com Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), mas o dinheiro, que deveria ser canalizado para a execução de projetos de interesse social, é utlizado para pagamento de funcionários contratados pelos gestores municipais. As folhas de pagamento chamam atenção pela quantidade de pessoas e funções, que nem sempre são desempenhadas.
O grande volume de consultas de prefeituras sobre o assunto despertou o interesse do TCE. O órgão solicitou, em caráter de urgência, informações sobre a existência de repasses de recursos para Oscips aos onze municípios que possuem a maior receita (João Pessoa, Bayeux, Caapora, Cabedelo, Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira, Sapé, Patos, Sousa e Santa Rita). Dentro de 10 dias, o órgão deverá publicar parecer sobre auditoria realizada um grande município do Estado, onde foi constatado o repasse de cerca de R$ 3 milhões para um Oscips.
Segundo o presidente do TCE, José Marques Mariz, a atuação de Oscips nas prefeituras podem acarretar algumas ilegalidades, principalmente em relação aos direitos trabalhistas, mas ressalta que o assunto precisa ser estudado com cautela. "Temos observado que os direitos dos trabalhadores muitas não são cumpridos, mas precisamos ter cuidado em relação ao julgamento porque a lei que trata o assunto permite várias interpretações", comentou.
Na cidade de Puxinanã, a Oscips Centro Nacional de Educação Ambiental e Geração de Emprego (Ceneage), instalada há três meses, emprega mais de 200 pessoas, distribuídas em diversas funções, mas os projetos nos quais elas deveriam estar trabalhando, sequer foram elaborados. O termo de parceria entre a prefeitura e a Organização Não Governamental (Ong) se encerra no próximo mês e vai custar R$ 300 mil, divididos em seis parcelas.
A responsável pela sede da Ceneage no município, Inácia Silva Francisca confirmou a inexistência de projetos elaborados pela Oscips e o prefeito Abelardo Antônio Coutinho afirmou que eles foram elaborados, mas ainda não estão sendo executados.
A ilegalidade aparece na primeira cláusula do termo de parceria, que tem por objeto a operacionalização do Programa Saúde da Família (PSF), quando a obrigação é de exclusividade do município e governo federal.
O presidente da Câmara de Vereadores, Elias do Nascimento, preocupado com o crescimento da folha de pagamento, depois da instalação de Oscips no município, solicitou, junto ao Tribunal de Contas do Estado, consulta sobre o assunto. Elias também fez diversas solicitações à prefeitura e a própria Ceneage sobre a relação dos funcionários e dos projetos nos quais estariam inseridos, sem sucesso. "Tudo leva a crer que o prefeito está utilizando a Oscips exclusivamente para a contratação de pessoas, já que não vemos projetos sendo executados na cidade e sequer temos acesso a folha de pagamento. Estou tomando todas as providências e pretendo procurar pessoalmente o TCE na próxima semana para protocolar uma denúncia", disse.

DIA DOS PAIS (POR DJALMA ARAÚJO)

Postamos agora um texto produzido por Djalma Araújo, sobre o Dia dos Pais, que pode ser encontrado no Blog Teixeira-PB Minha Terra (http://djalmateixeira2.blog.terra.com.br/). Leia o texto:
DIAS DOS PAIS - Uma reflexão a mais
Nesse dia, que se enaltece a figura do Pai, devemos refletir sobre esse personagem que a cada dia encontra mais e mais dificuldades na criação e sobretudo na educação dos seus filhos. Não é nada fácil nos dias atuais, exercer esse Pátrio Poder. Não raro vemos a destruição familiar, pelos mais variados motivos, e em conseqüência disto, muitos filhos deixam de receber a atenção devida. Ainda bem que a sociedade evolui, e hoje muitas mães assumem a direção da família e conseguem levar adiante a criação e educação dos filhos, com absoluto sucesso, personificando-se como verdadeiro PAI, e na vida real, carregando a sublime missão maternal. Essas mulheres, também merecem ser festejadas, não só nesse dia, mas permanentemente. A expressão dia dos pais, deve, portanto, ser interpretada no seu sentido mais amplo. A Lei dos homens impõem responsabilidades aos pais, porem, é a LEI DE DEUS que nos ensina, cuidarmos dos nossos filhos, com aquele que é o maior dos sentimentos : O AMOR. Narro aqui um fato que presenciei faz poucos dias: Voltando da Faculdade, encontro um garoto de DEZ anos, mas que aparenta muito menos, num desses sinais de trânsito de Fortaleza, pedindo esmolas, com um pedaço de papelão com os dizeres: ME AJUDE “TÔ” COM FOME. Noite seguinte, enquanto aguardava Wendell, vindo do Cefet-Ce, vi que uma pessoa, de um veículo, deu algum dinheiro para essa criança que levantou as mãozinhas aos céus agradecendo com euforia, fez o sinal da cruz, e saiu rapidamente. Em seguida, voltando para casa por uma rua transversal, qual não foi minha surpresa, vejo aquela criança, no recuo de uma casa comercial fumando CRACK. Aquilo me chocou, via naquele momento, uma figurinha frágil (ele é raquítico), entregue às drogas, e que momentos antes, mendigava nas esquinas da vida, alegando fome, porem o objetivo era usar droga, induzido por um bandido traficante. Ele não pode ser considerado culpado, pois na verdade, é mais uma vítima em potencial desse sistema social excludente, que ha tanto tempo vivenciamos. Dois dias após, indo ao Hiper Bompreço, que fica na esquina onde o garoto faz “ponto”, tive outra surpresa, desta feita agradabilíssima; passando pela seção dos eletros, vejo à frente de um televisor ligado, aquela figurinha debilitada, mas com os olhos brilhando, assistindo o programa da Xuxa. Quase fui às lágrimas pela felicidade de vê que o lado criança daquele serzinho tragado pela droga, ainda estava latente em seu coração, e que a sua infância pode ser retomada. Estou buscando contato com o órgão de Assistência Social, para tentar salvar essa criança. Quero crer que esse menino seja fruto de um casamento desestruturado, que lhe falte Pais, na sua verdadeira e legítima expressão. Falta-lhe o acesso à educação, que é a força que alavanca a cidadania e dignifica qualquer Nação, e por conseqüência o seu Povo. Para ilustrar essa narrativa, cito uma frase, de quem não sei a autoria, e que espelha bem a situação fática, que diz: “CUIDE BEM DO SEU FILHO, ANTES QUE UM TRAFICANTE O ADOTE“. Feliz Dias dos Pais para todos, e para que esta data seja mais gratificante, cuidemos melhor de nossas crianças.

COLIGAÇÃO PARAÍBA DE FUTURO FAZ CARREATA EM PATOS

Ontem, sábado (12), a comitiva do candidato ao Governo do Estado pela Coligação Paraíba de Futuro, o senador José Maranhão, visitou o município de Patos, onde tem o apoio do Prefeito Nabor Wanderley e da Deputada Francisca Motta.
Desde às 16 horas uma grande multidão começou a se organizar no Parque de Exposição da Universade Federal (saída para Teixeira). Próximo das 18 horas uma carreata gigante invadiu a cidade de Patos, passando pelos principais bairros da cidade.
A recepção à comitiva do candidato da Coligação Paraíba de Futuro foi muito boa. Muita gente foram às ruas por onde passou a carreta com bandeiras e acenos de V da vitória para a comitiva. Percebeu-se um grande apoio à candidatura da Deputada Francisca Motta, principalmente nas periferias da cidade.
Segundo informações dos organizadores do evento, a carreata, em seu início contava com mais de 800 (oitocentos) veículos, mas no decorrer do percurso houve uma redução para cerca de 700 (setecentos).
O encerramento se deu na Praça Edvaldo Motta, onde, da residência da Deputada Francisca Motta o candidato ao Governo do Estado, José Maranhão, proferiu um discurso de agradecimento ao povo de Patos pela calorosa recepção.
A ausência do Senador Ney Suassana, complicado na CPMI das Sqanguessugas, também foi percebida. Ainda assim, o evento causou um impacto muito positivo para a campanha do Zé Maranhão no município de Patos-PB.

MORRE, EM JOÃO PESSOA, DOM FRAGOSO


Faleceu, na madrugada de ontem (sábado, 12), no Hospital da Unimed, em João Pessoa, Dom Antônio Batista Fragoso, Bispo Emérito de Catreús-CE.
Dom Fragoso, como era mais conhecido, era filho de Zé Fragoso. Nasceu no município de Teixeira, em 1920, no Sítio Riacho Verde.
Dom Fragoso é uma grande personalidade teixeirense, que obteve grande destace em sua função, nunca fugindo de suas raízes.
A Prefeita Rita Nunes decretou luto oficial no município de Teixeira e enviou o Secretário de Saúde, Leudo Farias Alves, para representá-la no sepultamento.
Neste momento nos solidarizamos com a família enlutada.