domingo, 13 de agosto de 2006

JORNAL O POVO PUBLICA MATÉRIA SOBRE DOM FRAGOSO


Postamos agora, matéria publicada no Jornal O Povo(http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/621023.html) do Ceará, sobre a vida de Dom Antônio Fragoso.
ENTERRO EM JOÃO PESSOA
Morre dom Antônio FragosoMorreu na madrugada deste sábado, 12, por volta das 3 horas, no Hospital da Unimed, em João Pessoa, o bispo dom Antônio Fragoso. O religioso foi vítima de uma parada cardíaca
Rosa Sá da Redação
12/08/2006 17:30
O bispo dom Antônio Fragoso, que durante 34 anos (1964 a 1998) dirigiu a Diocese de Crateús, morreu por volta das três horas deste sábado, 12, em João Pessoa, na Paraíba, onde estava morando desde que se aposentou. Paraibano de Teixeira, ele havia escolhido viver no estado onde nasceu após se afastar das funções no arcebispado no Ceará. Aos 85 anos, ele faria 86 no próximo mês de dezembro, dom Fragoso estava há oito dias internado no Hospital da Unimed de João Pessoa onde tinha sido submetido a uma cirurgia de próstata. Ainda em fase de recuperação, o religioso que já sofrera um infarto em 1994, e por conta disso tinha três pontes de safena, passou mal na noite da sexta-feira, vindo a sofrer na madrugada a parada cardíaca que o vitimou. O enterro está marcado para a manhã deste domingo, às 8 horas. Antes será celebrada missa de corpo presente na Igreja do Carmo, em João Pessoa.
Paroquianos de Crateús, tendo à frente o bispo dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, já viajaram para a capital paraibana neste sábado a fim de estarem presentes ao sepultamento. Em um ônibus fretado, conforme informou Hozana Bezerra, da diocese local, foram representantes do Centro Dom Fragoso de Direitos Humanos, paróquias, Comunidades Eclesiais de Base, entre outros segmentos. Primeiro Bispo de Crateús, dom Fragoso foi um dos expoentes da ala progressista da Igreja Católica no Brasil, sendo conhecido como um ardoroso pregador e vivente da Teoria da Libertação, um movimento teológico que defende a luta pela liberdade em todos os valores do ser humano. Foi o mais forte manifestação registrada na América Latina entre os anos 60 e 70, com seus adeptos afirmando basear suas idéias no amor e liberdade de todas as formas de opressão.
Enfrentando a ditadura militar nos chamados anos de chumbo das décadas de 60, 70 e 80, Dom Fragoso chegou a ser fichado como "socialista agitador" por causa da sua atuação na organização dos camponeses pobres e desassistidos do sertão cearense em sindicatos e cooperativas. Toda a sua trajetória no Ceará, entre agosto de 1964 a maio de 1988, foi marcada pelo incentivo a movimentos sindicais entre os trabalhadores rurais. Ele foi um dos principais incentivadores no País do Movimento Juventude Operária Católica (JOC). Morando desde 1998 numa casa de religiosos do Conjunto Habitacional José Américo, o bispo emérito colaborava com famílias da comunidade Laranjeiras, uma área muito carente do conjunto que residia. Conforme a irmã Ana Vigarani, uma das religiosas da casa, ele celebrava missas e ajudava nos sacramentos na capelinha do lugar.
Leia mais sobre esse assunto
12/08/2006 17:30:25 - Depoimentos
12/08/2006 17:30:25 - Frases de Dom Fragoso

Nenhum comentário: