sábado, 25 de abril de 2009

RESULTADO FINAL DA ELEIÇÃO DO SINDICATO

TOTAL DE VOTOS APURADOS: 1026
CHAPA 01 - CHICO DA PIPOCA: 618 VOTOS - 60%
CHAPA 02 - REJANE - 190 VOTOS - 19%
CHAPA 03 - ZÉ DA BARRACA - 101 VOTOS - 10%
NULOS - 109 VOTOS - 11%
BRANOS - 08 VOTOS -1%

PENÚLTIMA PARCIAL CONFIRMA REELEIÇÃO DE CHICO DA PIPOCA

Como já havíamos antecipado a nova parcial da apuração da eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teixeira confirma a reeleição de Chico da Pipoca e a Chapa 1 para mais um mandato à frente da entidade. Eleitores de Seu Chico já comemoram a sua vitória com fogos de artifício e buzinaço pelas ruas da cidade.
Total de votos apurados: 900 VOTOS
Chapa 01 - Chico da Pipoca - 536 78% dos votos válidos
Chapa 02 - Rejane - 169 21% dos votos válidos
Chapa 03 - Zé da Barraca - 86 11% dos votos válidos
BRANCOS E NULOS: 109

NOVA PARCIAL DA ELEIÇÃO DO SINDICATO INDICA A REELEIÇÃO DE CHICO DA PIPOCA

A nova parcial da apuração da eleição do Sindicato indica a reeleição de Chico da Pipoca para a Presidência da entidade. Do total de 1026 votos 700 restando apenas 326 para a totalização dos votos. Seu chico está com uma maioria de 286 votos para a segunda colocada, Rejane. Para Reverter o resultado Rejane precisaria de cerca de 300 votos dos 326 restante o que é quase impossível de acordo com a proporção de votos que os candidatos obtiveram até o momento.
CHAPA 01 - CHICO DA PIPOCA - 402 VOTOS 76% DOS VOTOS VÁLIDOS
CHAPA 02 - REJANE - 140 VOTOS 23% DOS VOTOS VÁLIDOS
CHAPA 03 - ZÉ DA BARRAA 70 VOTOS 11% DOS VOTOS VÁLIDOS
NULOS - 83 VOTOS
BRANCOS - 05 VOTOS

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES DO SINDICATO

Foi divulgado, agora a pouco, a segundo boletim da apuração das eleições para a nova Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teixeira. O candidato à reeleição, Chico da Pipoca, continua liderando a votação. O total de votantes é de 1026 associados. A presente parcial conta com um total de 500 votos apurados. Confira:
TOTAL DE VOTOS APURADOS: 500 VOTOS
CHAPA 1 - CHICO DA PIPOCA: 285 VOTOS
CHAPA 2 - REJANE: 107 VOTOS
CHAPA 3 - ZÉ DA BARRACA: 48 VOTOS
NULOS: 56 VOTOS
BRANCOS: 04 VOTOS

Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Teixeira escolheram hoje o seu novo presidente

Tá no Blog do Edney Lisboa:
Durante todo o dia de hoje (sábado 25/04), os associados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teixeira – STRT participaram das eleições para a escolha do novo presidente do Sindicato.
O Sindicato possui mais de 5.000 associados, estavam aptos a votar os apenas 1276 associados, compareceram 1026, apenas 250 associados aptos deixaram de votar.
A eleição teve início as 08h da manhã e seu final estava previsto para as 17h, devido ao número de pessoas que estavam ainda na fila, foi encerrada por volta das 18h. Para a eleição o STRT contou com o apoio da Polícia Militar, sob o comando do Sargento Felix, também do CEPFS (na pessoa de Zé Rego), dentre outros.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

SECRETÁRIO REBATE COMENTÁRIO DE JORNALISTA

A avaliação dos 100 dias do Governo Wenceslau, escrita pelo Secretário de Comunicação do Município de Teixeira, publicada aqui no Blog, ontem (23/04), causou forte repercussão. No programa Jornalístico 104 Notícias, da Rádio Teixeira FM, o jornalista Edney Lisboa rebateu fortemente alguns argumentos levantados por Espedito Silveira em seu artigo. Como o Secretário buscou descredenciar a avaliação por meio da internet e classificou a iniciativa que só podeira vir de uma mente doentia e vingativa, Edney Lisboa lembrou que todos os sites conceituados promovem enquetes de avalaições do Governo e tal iniciativa faz parte do modelo democrático de administração.
No blog SECOM, o Secretário Espedito Silveira rebate os comentários do jornalista. Leia:
Como é de costume, ontem eu ouvi atentamente o programa da rádio comunitária FM Teixeira, no seu horário do jornalismo do meio dia, e mais uma vez o nosso nome foi citado, de forma irônica, em referencia a uma matéria que escrevi para o site da Secretaria de Comunicação do município, intitulada “CEM DIAS DO GOVERNO DE WENCESLAU”, onde comentávamos que, em virtude da grave crise que assola o mundo, o País, a Paraíba e o nosso município, achávamos prematuro fazer uma avaliação dos governos municipais em apenas cem dias de administração. Só que o comentarista do programa, senhor Edney Lisboa, esqueceu de, antes de fazer o comentário maldoso sobre minha pessoa (por problemas pessoais que eu desconheço os motivos) ler para os ouvintes a minha matéria na íntegra. Aí sim, o comentário seria pautado no que realmente eu escrevi, e o ouvinte teria conhecimento na íntegra sobre o que consta na matéria. Mas confeço que de algo eu fiquei satisfeito: não houve anonimato, como ocorre de costume em determinados blogs, onde pessoas de bem são agredidas gratuitamente, tendo suas vidas particulares invadidas, caluniadas, denominadas de cachaceiras e outros adjetivos não recomendados para este comentário. Quem não se lembra, por exemplo, que o meu nome e do vereador Pulo de Assis foram citados no blog do senhor Edney Lisboa, classificados como cachaceiros, fato que revoltou muitas famílias. Toda a população de Teixeira conhece a minha pessoa e a de Paulo de Assis, conhece como cidadãos de bem. Bebemos sim, socialmente, diferente de outras pessoas que não podem beber porque se tornam inconvenientes para a sociedade. Foram inúmeras as pessoas que prestaram solidariedade a mim e a Paulo, no entanto nós preferimos entregar a Deus e não respondemos nada, porque achamos que era algo medíocre se dirigir a um anonimato, mesmo conhecendo alguns anonimatos de Teixeira, até pela forma como escrevem e falam.
Anonimato, para quem não sabe, é a qualidade e a condição do que é anônimo, isto é, sem nome ou assinatura. Deriva do grego ανωνυμία, que significa sem nome. Com o advento das mensagens por telecomunicações e, em particular, pela internet, designa o acto de manter uma identidade escondida, às vezes para cometer o mau e ficar impune.
Que medo tem uma pessoa de se identificar para criticar uma administração? Qual a intenção que uma pessoa possa ter de se ocultar através de um Orkut para agredir pessoas de bem? Com que finalidade alguém abre um espaço para o anonimato em seu Orkut? Por que eu haveria de aceitar baixarias anônimas em meu Orkut? Isto é o que a sociedade quer saber. Por que o anonimato é usado para denegrir pessoas de bem? Por que esconder da população que a prefeitura de Teixeira, a exemplo de outras, está enfrentando os reflexos da crise econômica mundial? Isto, por acaso, não seria de interesse da população? A CONSTITUIÇÃO DIZ: “É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO, SENDO VEDADO O ANONIMATO”.
Vejamos o comentário de três juristas importantes sobre o anonimato:
CELSO BASTOS: a veiculação de informações inverídicas, inevitavelmente causaria danos morais e patrimoniais às pessoas referidas. Por isso mesmo, a Constituição estabelece um sistema de responsabilidade e o faz, proibindo o anonimato, que é a forma mais torpe e vil de emitir-se o pensamento. A Lei de Imprensa cuida disso no §4, do art. 72.
IVES GANDRA MARTINS: como o sigilo de fontes , além de estar previsto na Lei de Imprensa, está também previsto na Constituição Federal, ( art. 52,XIV), concluímos que a regra geral constitucional é vedada ao anonimato.
MANUEL ALCEU AFONSO FERREIRA: Em ambos os preceitos, seja o da Constituição Federal (art. 52,IV), seja o da Lei de Imprensa (art. 72,caput), as referências à vedação daquilo que nele se denomina anonimato tem, por objetivo definir sempre um responsável, sobre o qual, recairá, se abusiva, persecução civil ou criminal conseqüente.
Portanto, é bom ter cuidado.
Em breve, muito breve, nós vamos ouvir: “acabou o anonimato no Orkut. Agora os usuários de Orkut não poderão escrever mensagens anônimas. Todos que quiserem postar nos fóruns das comunidades do Orkut terão de se identificar.” Aí sim, a internet estará contribuindo muito com o nosso processo democrático.
Um outro ponto que eu gostaria de levar ao conhecimento dos teixeirenses, é que existe um E-mail da Secretaria de Comunicação, divulgado dias atrás no site desta Secretaria, à disposição de todos que queiram apresentar suas criticas (construtivas) e sugestões para a administração pública. Portanto, vamos repetir o E-mail: secomteixeira@gmail.com Com uma observação: nós exigimos a identificação do(a) crítico(a), e não divulgamos agressões ou baixarias. Este E-mail está aberto também para que as pessoas apresentem sugestões para a grande festa do Sesquicentenário de Teixeira, que acontecerá na última semana de agosto, com a cobertura completa, temos certeza, da imprensa local. Será uma festa inesquecível. Não de partido A ou B, mas de todos os teixeirenses. E o São João vem aí!
Publicado por: .::Espedito Silveira de Oliveira (Secretário)

GOVERNO MUNICIPAL DESCONHECE AFIRMAÇÃO DE MORADORES

Foi ao ar, ontem (23/04), no Jornal 104 Notícias, denúncias de moradores do Bairro Nova Teixeira do descaso vivido naquela localidade em função de promessas não cumpridas por agentes políticos do governo municipal. Segundo os entrevistados várias reuniões foram realizadas com a presença de Secretários municipais e até do próprio Prefeito, Wenceslau Marques, nas quais planos de trabalho foram elaborados mas nem sempre cumpridos.
Em artigo publicado no Blog SECOM, o Secretário de Comunicação informa que o Prefeito ficou surpreso com as declarações do moradores. Leia o artigo:
O prefeito Wenceslau Marques ficou surpreso quando ouviu o presidente da Associação dos Moradores do Bairro da Nova Teixeira afirmar no programa jornalístico da rádio local, hoje, que houve uma reunião da associação com a participação de secretários municipais, e que os secretário prometeram isso e aquilo, e até o momento nada tinha sido feito. O prefeito ficou surpreso porque o presidente da referida associação é uma pessoa esclarecida, tem conhecimento da crise que todas as prefeituras estão enfrentando, tem conhecimento do quanto está sendo difícil pagar o funcionalismo, até porque ele é funcionário da prefeitura, e tem conhecimento porque é uma pessoa que vive atualizada de tudo o que acontece no mundo, como todos nós sabemos disto. Todos sabemos que Aldo é um pessoa muito preparada, muito comedido no que diz. Ficou surpreso porque é impossível transformar um bairro daquele da noite para o dia, com serviços como: pavimentação, construção de praça, arborização, saneamento, iluminação pública de qualidade, área de lazer, e tantos outros itens que foram apresentados na reunião. Outro fato curioso, é que a reunião aconteceu a poucos dias atrás, repetimos: a poucos dias atrás. Então seria impossível, como já frisamos, que ações já estivessem sendo desenvolvidas naquele local, se levarmos em consideração que as parcelas do FPM continuam caindo assustadoramente, com previsões para recuperação somente do dia 20 de maio em diante. Os secretários que estiveram na referida reunião estão cientes do que é preciso fazer de imediato no bairro da Nova Teixeira, estão aguardando as condições financeiras para iniciar os trabalhos. Não só na Nova Teixeira, mas também em outros bairros periféricos, onde os problemas são idênticos ou bem mais complicados. Portanto, o prefeito sabe da preocupação de Aldo e espera ansioso que as condições financeiras da prefeitura melhorem o mais rápido possível para agir. Um outro fato que é preciso esclarecer, para quem desconhece, é que o campo de futebol que foi feito na Nova Teixeira, dias atrás, foi uma reivindicação de moradores do local, e nós temos provas disso. Como temos a certeza de que lá será construído, também, o ginásio de esportes.
Publicado por: .::Espedito Silveira de Oliveira (Secretário)

quinta-feira, 23 de abril de 2009

AVALIAÇÃO DE 100 DIAS DO GOVERNO WENCESLAU, POR ESPEDITO SILVEIRA

Postamos a seguir a primeira avaliação dos 100 dias do Governo Wenceslau na análise do Secretário de Comunicação do Município, Espedito Silveira. O artigo encontra-se originalmente no Blog da Secretaria de Comunicação (SECOM). Já o Blog de Edney Lisboa oferece aos internautas a oportunidade de avaliar os 100 dias de governo através de uma enquete. Vale a pena participar e depois fazer seu comentário.
Leia a avaliação do Blog Secom:
Cem dias se passaram. Já se fala em avaliação do governo de Wenceslau Marques, prefeito de Teixeira, Estado da Paraíba. Um ano de governo, para alguns, é pouco para se promover as mudanças necessárias, quanto mais para se fazer uma avaliação de governo. Imaginem avaliar um governo em apenas cem dias. Para outros, principalmente para os opositores, é muito tempo dada as urgências nacionais que se apresentam com relação ao pleito eleitoral de 2010. E o que é mais urgente hoje? Num momento em que os Municípios e Estados enfrentam a pior crise dos últimos 80 anos, pois a história revela que outra crise econômica igual a essa só aconteceu em 1929, é prematuro, portanto, querer avaliar um governo em apenas cem dias. Só uma mente doentia e vingativa, ou desconhecedora do que está acontecendo pelo mundo, poderia propor avaliar um gestor público em cem dias de desespero econômico.
Para o momento, a pergunta certa era a seguinte: qual a avaliação que se deve fazer dos prefeitos, que mesmo enfrentando uma crise financeira violenta e perversa, estão com o funcionalismo em dia?
Ou então: qual a avaliação que se deve fazer de um gestor público que, mesmo enfrentando uma crise como esta, vem mantendo, com recursos do minguado FPM, as despesas de um Hospital que atende a cinco municípios, mesmo com o corte de ajuda do governo estadual?
Poderia ainda se perguntar: qual a avaliação que se deve fazer de um gestor público que, mesmo enfrentando um corte perverso do FPM, vem atendendo diariamente a população pobre do município em tudo o que se possa imaginar ?
A crise é tão perversa que pode ser comparada como o pior dos regimes. E para regimes perversos, o que se resolve é tratamento de choque. E tratamento de choque tem que ser bem pensado, amadurecido, avaliado em todos os aspectos. E cem dias não foram suficientes para isto.
Se compararmos os meses de janeiro, fevereiro e março de 2.009 com os mesmos meses de 2.008, vamos perceber que houve uma perda nas parcelas do FPM em torno de 90 mil reais para os cofres da prefeitura de Teixeira. Somando-se a isto, devemos acrescentar que o aumento do salário mínimo de 415 reais para 465 reais, gerou um aumento mensal na folha de pagamento em torno de 30 mil reais. Só que, quando se aumenta o salário, aumenta também a parcela para do INSS, o que significa uma despesa a mais para a prefeitura.
Falamos no parágrafo anterior do que aconteceu nos meses de janeiro, fevereiro e março, com relação ao FPM, mas é bom deixar bem claro que as parcelas dos dias 10 e 20 deste mês de abril também foram bem inferiores do mês de abril de 2.008. A parcela do dia 20 de abril, ontem, deixou livre para a prefeitura a quantia de 28 mil reais, só que a prefeitura tem a obrigação de todo dia vinte repassar para a Câmara de Vereadores a quantia de 57 mil reais. Agora perguntamos: como é que se paga 57 mil com apenas 28 mil?
Com relação à proposta do Governo Federal de repor essas perdas do FPM, temos conhecimento de que a Medida Provisória ainda vai passar pelo Congresso Nacional, o que quer dizer que este repasse só acontecerá entre 10 a 20 de maio, se os parlamentares estiverem bem sensíveis para o problema das prefeituras. Vale salientar ainda, que o município de Teixeira teve uma perda de 90 mil reais, e está previsto para ser reposto apenas 70 mil reais.
Hoje, todos nós, sociedade civil, administração pública, queremos ações de desenvolvimento, a geração de empregos, o crescimento econômico. Mas para resolver esses problemas, é preciso mexer na estrutura social e política brasileira, desde o município, que é a célula de tudo, até a estrutura federal. Temos em Teixeira centenas de jovens que vivem em famílias de renda mensal de ½ salário mínimo e com, pelo menos, 3 anos de atraso escolar. Com isso, surge o desemprego de uma mão-de-obra desqualificada, um problema sério para o Poder Público Municipal, que passa a contar apenas com o apoio dos programas do Governo Federal, que não ampara todos eles.
O que pode resolver o problema do desemprego de uma mão-de-obra desqualificada, sem dúvida alguma, é a construção civil, são projetos de obras públicas e privadas. Pensando dessa forma, o prefeito Wenceslau já conseguiu em suas caminhadas recursos federais na ordem de aproximadamente R$ 1.800.000,00 (hum milhão e oitocentos mil reais), para obras como: ginásio de esporte; calçamento, praça de alimentação; quatro praças esportivas; e um açude para a comunidade de Santo Agostinho. Esses recursos podem ser liberados até o mês de julho, pois os projetos estão sendo analisados, restando apresentar alguma documentação complementar.
A reforma de todas as escolas municipais também já foi autorizado pelo prefeito. Hoje, a merenda escolar é preparada em uma cozinha industrial, com melhor valor nutritivo e uma economia de 30% do que era gasto em 2.008. O número de matrículas nas escolas públicas municipais aumentou significativamente. O governo municipal vai atender a proposta salarial dos professores em duas parcelas. A Rede de Informação e Tecnologia Ampliada vai iniciar suas atividades brevemente, beneficiando um número significativo de jovens. O prefeito está lutando com todas as suas forças para trazer para Teixeira o Centro de Vocação Tecnológica – CVT -, que será algo inovador e fator de desenvolvimento para o nosso município. A que devemos denominar tudo isto, a não ser TRABALHO, MUITO TRABALHO.
Já foi iniciado a continuação do calçamento da avenida Sérgio Dantas, que será uma das avenidas mais lindas de Teixeira. Os trabalhos de continuação da rua Ananias Lira até se encontrar com o bairro da Nova Teixeira já foram iniciados, e lá serão construídas mais 12 casas populares. O problema do lixão foi solucionado e a Secretaria de Obras já fez a abertura de uma imensa vala onde o lixo será colocado. Várias galerias que foram danificadas pelas chuvas estão sendo recuperadas em regime de urgência. Toda a área do Açude Novo, onde a população pratica cooper, foi recuperada. Toda a iluminação da avenida José Carneiro Filho foi reposta. Quinze toneladas de lixo são retiradas diariamente da cidade, num trabalho árduo do pessoal da limpeza pública. A que devemos denominar tudo isto, a não ser TRABALHO, MUITO TRABALHO.
Noventa cisternas de placa serão construídas na zona rural até o mês de julho. A fábrica de doce da comunidade do Tauá será inaugurada em breve. Uma passagem molhada foi construída na comunidade do Tambor. Várias horas de tratores foram distribuídas para a aração de terras. O roço das estradas vicinais começa no dia 8 de maio. A recuperação das estradas vicinais começa no mês de junho.Uma feirinha mensal de produtos agrícolas será implantada em julho. Um trator de esteira será adquirido com recursos federais. Está sendo estimulado a criação de novas associações comunitárias. Programa Luz para Todos está sendo ampliado. Quase 1.200 agricultores foram inscritos no programa garantia safra, com uma contra-partida de 17 mil reais da prefeitura. A que devemos denominar tudo isso, anão ser TRABALHO, MUITO TRABALHO.
Cinco mil pessoas são atendidas mensalmente no hospital Sancho Leite. Diariamente são removidos pacientes para outros centros hospitalares em ambulância e outros veículos fretados. Um novo aparelho microscópio foi adquirido para o hospital. Os postos de saúde estão funcionando normalmente. O hospital Sancho Leite foi classificado pela Secretaria de Planejamento do Estado como um dos mais limpos do estado. Pacientes dos municípios de Desterro, Cacimbas, Maturéia e Imaculada são atendidos no hospital Sancho Leite. Exames laboratoriais são liberados diariamente. Dezenas de ultrassonografia são autorizados diariamente. Exames de vistas são autorizados diariamente. Tomografias são autorizadas quase que diariamente. Podemos dizer que a saúde pública municipal está as mil maravilhas? Não, não podemos, nem somos hipócritas, mas estamos melhor do que milhares de municípios deste País. A que devemos denominar tudo isto, a não ser TRABALHO, MUITO TRABALHO.
A pobreza, aquela freqüenta que diariamente a prefeitura ou a residência do prefeito e sai de lá atendida, não possui computador para avaliar cem dias de governo. Em compensação, ela tem um instrumento de avaliação bem mais importante que é o reconhecimento pelo trabalho de alguém que nunca fechou suas portas para eles.
Vingar-se de ofensas sofridas é ATÁVICO, instintivo, próprio da natureza humana. No entanto, o homem é também um animal gregário social. O psiquismo humano desenvolveu o poder de suplantar as meras reações instintivas. Com isso, o homem pode escolher uma via de legítima superação da ofensa recebida. Primeiro, compensa o agravo trabalhando, buscando novas fontes de auto-sustentação e de auto-respeito. A seguir, despreza o agressor e dele se afasta em caráter definitivo. Logo, lambe as feridas e supera o desacerto relacional sublimando com atitude mais nobre e mais evoluída. Perdoar é difícil e raro. Mas superar e sublimar, está disponível às pessoas civilizadas. Ninguém tem o direito de se envolver na vida particular de ninguém. DEIXA O BARBUDO TRABALHAR!
Publicado por: .::Espedito Silveira de Oliveira (Secretário)

domingo, 19 de abril de 2009

Teixeira: Sindicato recusa piso salarial proposto pela Secretaria de Educação

Tá no Blog do Edney Lisboa:
O Jornal 104 Notícias, da Teixeira FM, recebeu neste sábado (18/04) em seu quadro “O entrevistado do dia” a senhora Aurilene Venâncio de Holanda, representante do Sindicato dos Servidores Municipais. Áuria, como é conhecida, falou da luta que o sindicato vem travando em defesa da implantação do piso salarial para os profissionais do magistério.A quarta reunião foi realizada com a presença da comissão formada por representantes do sindicato, e representantes da Secretaria de Educação, além do vereador João Batista Filho (líder da oposição), único parlamentar presente, já que se esperava a presença do Presidente da Câmara (vereador Juninho) e do representante da situação (vereador Jarbas). O encontro aconteceu na última quinta-feira (16/04) onde a comissão aguardava aceitação da proposta do piso salarial anteriormente discutida.Na primeira proposta da secretaria o aumento era de aproximadamente 12%, mas na soma da folha para a Secretaria equivaleria a 66,9%. Na última reunião foi apresentado 10% de aumento, onde mesmo baixando o percentual, a cada reunião a folha aparece com um valor diferenciado.Áuria também afirmou que não há como fazer uma avaliação clara da folha de pagamento, já que a comissão constatou vinte e três situações irregulares, as quais foram entregues aos representantes da Secretaria para devidas providências. Segundo ela, “do que se esperava, pouca coisa foi posta em prática”.A entrevistada disse haver um excesso de recursos julgados irregulares sendo aplicados na folha, como gratificações e cargas horas dobradas de maneira desnecessária, além do grande número de funcionários com cargo comissionado em determinadas escolas. “Quando foi feito o levantamento, foi identificado o montante de R$ 362.000,00 por ano. Se consertasse tudo o proposto, daria aumento significativo.” – declarou Áuria.Conforme acordo firmado entre professores presentes na última assembléia realizada, se caso não ocorresse o aumento exigido pelo sindicato (equivalente a 25%), a classe paralisaria suas atividades na próxima segunda-feira (20/04). Mas devido à decretação do ponto facultativo no município, os professores estarão se reunindo no mesmo dia, às 16h30, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teixeira.Para finalizar sua entrevista, a representante caracterizou a proposta apresentada como uma falta de respeito aos profissionais, afirmando que “o profissional precisa ser mais valorizado, pois existem recursos para a educação.” E ainda acrescentou: “O que a gente quer é que os professores tenham de fato um aumento significativo, onde isso possa melhorar na sua condição de vida, na sua condição de trabalho, que venha a satisfazer a todos aqueles interessados de forma que todos possam estar sendo beneficiados coerentemente, e que eles possas desenvolver um trabalho na escola com maior satisfação”.

Teixeira e mais 23 município do Médio Sertão irão receber R$ 136,2 milhões do Governo Federal

Tá no Blog do Edney Lisboa:
O Governo Federal através do Programa Território da Cidadania estará, estará destinando para a população de 24 municípios que formam o Médio Sertão ao longo de 2009, a quantia de R$ 136,2 milhões para ações de apoio a atividades produtivas, de cidadania e desenvolvimento social e qualificação da infra-estrutura.Buscando essas melhorias, participaram mais de 120 pessoas entre agricultores familiares, lideranças de assentamentos, presidente de associações comunitárias, secretários municipais.
Eles formaram grupos de discussões e elaboraram documentos sobre as formas de aplicação do dinheiro público e sugestões para aperfeiçoamento dos programas federais segundo a realidade local.
O encontro aconteceu no Campo de Experiências do Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, que fica localizado no Sítio Riacho das Moças no Município de Matureia.Durante todo o dia, prefeitos e representantes das Administrações municipais discutiram assuntos e expectativas de melhoras para os municípios. A intenção é unir municípios, Estado e Governo Federal para fortalecer as políticas públicas.No encontro O prefeito de São Mamede, Francisco das Chagas Lopes, que é médico e possui uma larga experiência em saúde representou o grupo de discussão Saúde Saneamento e Acesso à Água, defendeu as políticas públicas de saúde e apontou várias falhas e sugestões que podem modificar o perfil do atendimento aos usuários dos SUS nos municípios que fazem parte do Território. Ele disse que para assegurar os recursos, os municípios que fazem parte do Médio Sertão terão que encaminhar o mais rápido possível os projetos para buscar emprego e renda considerando as potencialidades de cada região, a exemplo a Serra de Teixeira que tem um potencial muito grande de fruticultura.
O prefeito de Matureia Daniel Dantas e o prefeito de Santa Terezinha, Davi Cordeiro,foram eleitos representantes do Comitê Gestor de Articulação do Território da Cidadania do Médio Sertão. O prefeito de Matureia afirmou que representar 24 municípios do Sertão é uma responsabilidade social e econômica muito grande, pois exige articulação política e muito compromisso com as políticas públicas do Médio Sertão junto aos Ministérios do Governo Federal. O prefeito de Santa Terezinha, Davi Cordeiro, disse que irá trabalhar para cumprir com as prioridades discutidas no território e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.
Os 24 Municípios que formam o Médio Sertão são: Areia de Baraúnas, Cacimbas de Areia, Cacimbas, Catingueira, Condado, Desterro, Imaculada, Junco do Seridó, Mãe D’Água, Malta, Matureia, Passagem, Patos, Quixabá, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira, Várzea e Vista Serrana.