quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

JUNHINHO É O ÚLTIMO A FALAR

Junhinho, o atual presidente da Câmara, foi o último vereador a usar a tribuna e concedeu aparte a vários vereadores para reforçar seus esclarecimento, que aliás foi a tônica de seu pronunciamento. O presidente disse concordar com a denúncia do verador Leloinha sobre o excesso de barulho feito por motoqueiros durante a madrugada e até propôs a criação de projeto de lei proibindo o uso de canos barulhentos. Sobre o lixão, o vereador disse ser importante uma visita dos vereadores para constatar o problema e solicitar providências urgentes por parte do poder público municipal. Quanto ao Parque do Açude Novo, o vereador disse que esta obra era muito importante para a cidade, mas que a administração municipal não teria condições de realizá-la sem apoio federal, momento em o vereador Galego uso um aparte par informar que esta obra, de acordo com as pretensões do atual governo, deverá ser orçada em torno de 3 milhões de reais. Junhinho também solidarizou-se com a família de Carlos do Palhoção.

GALEGO DE LÔ LAMENTA PERDA DE MANDATO DE CÁSSIO

O vereador Galego de Lô iniciou suas palavras elogiando a administração Wenceslau Marques por já ter pago praticamente duas folhas de pagamento em menos de dois meses de mandato. Falou sobre o requerimento de sua autoria solicitando a construção de uma creche do sítio Santo Agostinho. Segundo o vereador esta obra trará um grande benefício para a população daquela localidade. Galelgo aproveitou o espaço para lamentar a decisão do TSE de cassar o mandato de Cássio Cunha Lima. Segundo Galego Teixeira poderá perder os recursos estaduais destinados ao Hospital Sancho Leite, conquistados pelo ex-deputado Valdecir Amorim, deixando a saúde municipal à beira do caos, caso o HSL venha a fechar novamente. Galego ainda disse que Cássio foi o melhor Governador para Teixeira. Prova disso foi a apatia da oposição local que não teve coragem de comemorar a vitória de Maranhão em reconhecimento do grande trabalho de Cássio para o município.

JOÃO BATISTA FILHO FALA SOBRE PISO PARA PROFESSORES

O vereador João Batista Filho (Leloinha) inicio suas palavras prestando solidariedade a família de Carlos do Palhoção que faleceu na última sexta-feira. Continuou suas palavras falando a respeito de problemas de ordem pública a exemplo do barulho que está sendo feito por motoqueiros que passam nas madrugadas perturbando o sono dos cidadãos. Também elogiou atitude do presidente da Associação dos Moradores do Bairro Nova Teixeira, Aldo Batista a respeito de um lixão nas proximidades do bairro. Falou sobre o descaso no Parque do Açude Novo. O assunto rendeu apartes dos vereadores Jarbas e Galego de Lô que informaram ser desnecessário fazer requerimento ao poder público municipal, pois o Deputado Damião Feliciano tentará alocar recursos para realizar uma grande obra. Para finalizar, João Batista solicitou do poder executivo a implantação imediata do piso salarial para os profissionais da educação já que o Governo Federal deu o primeiro passo, agora é responsabilidade da administração municipal pagar o piso aos profissionais como forma de incentivo a este setor tão importante para a sociedade.

JOÃO BATISTA POETA FALA SOBRE A CULTURA

Estou acompanhando a Sessão pela internet, mas infelizmente perdi o início. O Vereador João Batista Filho falou a respeito de estradas quase intransitáveis na zona rural e solicitou que o Secretário de Obras, Inácio Oliveira, tomo providências para sanar os problemas mais urgentes. O vereador também pediu para que o ônibus dos estudantes que faz o percurso para o sítio São Francisco faça um itinerário maior para não prejudicar estudantes que moram em localidades distantes do ponto em que atualmente o ônibus conclui o percurso. Em seu último ponto o vereador destacou a questão da falta de valorização da cultura local. O vereador pediu o apoio da Casa Legislativa para a realização de eventos culturais a exemplo de congressos de violeiros.

DE VOLTA

Uma grande conquista da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Teixeira, presidida pelo Vereador Inácio de Oliveira Amorim Júnior (Junhinho), foi o retorno das transmissões das Sessões da Casa de Inês Cordeiro pela Rádio Teixeira FM.
Por estar em Teixeira apenas nos finais de semana e pouco acessar a internet ultimamente, não estava informado a respeito das transmissões.
Com este serviço quem mais ganha é a população que poderá acompanhar o trabalho dos atuais representantes do legislativo municipal.

Maranhão: reconstruir é a palavra de ordem do novo governo

Ao tomar posse no cargo de governador no começo da noite desta quarta-feira (18), em sessão solene da Assembléia, José Maranhão (PMDB) prometeu reconstruir a Paraíba.
O Estado, segundo ele, precisa ser reconstruído porque está arruinado e clama por ser resgatado dos escombros que expõem uma terra arrasada pela incompetência e incúria do seu antecessor.
Deixou muito claro que reconstrução é a palavra de ordem do novo governo, garantindo que não se deixará abater pelo "oceano de dificuldades" que deverá encontrar na administração estadual.
Sem especificar que dificuldades seriam essas, o novo governador denunciou, contudo, que o seu antecessor teria promovido a destruição de documentos e dados de interesse do serviço público, com o único intuíto de prejudicar a gestão que começa.
Sem também mencionar iniciativas concretas com as quais pretende realizar a reconstrução prometida, Maranhão disse apenas que espera contar com o apoio dos deputados estaduais - "sem cooptação" - e, sobretudo, do governo Lula.
Ao se referir ao Presidente da República, o governador revelou que viu em recente pesquisa de opinião um dado que o teria impressionado: Lula conta com 97% de aprovação popular na Paraíba.
Lula no viva-voz
Curiosamente, em dado momento Maranhão teve que interromper a leitura de seu discurso para atender a um telefonema do presidente, que deseja transmitir pessoalmente ao governador congratulações e disposição de apoiar o novo governo da Paraíba.
Saudado aos gritos de "Lula, Lula, Lula" pela maioria dos presentes à solenidade, o presidente concordou que a sua conversa com Maranhão fosse ouvida por todos através do viva-voz do celular com o qual o governador atendeu à ligação.
Além de Lula, Maranhão elogiou a lealdade e a correção do seu vice, Luciano Cartaxo, lembrando que o então vereador petista jamais fraquejou na luta contra a "corrupção eleitoral" que lhes teria suprimido dois anos e quase dois meses de mandato.
A parte final do pronunciamento foi dedicada a anunciar que as prioridades do novo governo contemplam a saúde (mencionou 23 hospitais sucateados ou abandonados), lembrando que o governo Cássio sempre gastou na área muito aquém do mínimo exigido constitucionalmente (12%).
Maranhão mostrou que 12% da receita líquida do Estado correspondem a R$ 48 milhões, que poderiam estar sendo aplicados na oferta de serviços de qualidade à população.
Outra prioridade é a segurança pública, que segundo o governador está um caos porque os investimentos próprios do Estado no setor também são abaixo do esperado ou necessário para uma Polícia mais eficiente, mais preparada e motivada com meios de trabalho decentes.
Prova de que o aparelho da segurança pública do Estado estaria igualmente sucateado seriam as viaturas usadas pela força policial. A maioria da frota, observou, ainda é constituída por carros que ele entregou quando governava a Paraíba entre 1995 e 2002.
Rubens Nóbrega

Deputados cassistas já conversam com Maranhão e devem aderir

O deputado Trócolli Júnior (PMDB) revelou nesta quarta-feira (18) ao programa Correio da Manhã, da 98 FM de João Pessoa, que pelo menos três deputados que até ontem integravam a bancada do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) na Assembléia já conversaram com o senador José Maranhão e devem aderir ao novo governo.
Segundo Trócolli, após confirmada a decisão do TSE que cassou em definitivo os mandatos de Cássio e de José Lacerda Neto (Dem), vice-governador, os entendimentos com alguns deputados cassistas, que já vinham sendo mantidos pelos oposicionistas de então, evoluiram no começo da madrugada de hoje para um contato direto com o novo governante.
Fechando apenas essas três adesões, o novo governador deve assumir com maioria na Assembléia, vez que a bancada de oposição - ou a bancada maranhista - era composta por 16 deputados. Outros deputados cassistas devem aderir nos próximos dias, prevê Trócolli.
Participaram ainda do Correio da Manhã de hoje o também deputado estadual Rodrigo Soares (PT) e os federais Vital Filho (PMDB) e Manoel Júnior (PSB), além do vereador Fernando Milanez (PMDB), que se encontravam ontem em Brasília acompanhando a sessão do TSE.
Todos os parlamentares entrevistados manifestaram confiança de que a posse de José Maranhão e Luciano Cartaxo no governo vai devolver à Paraíba a capacidade de executar projetos que beneficiem o conjunto da população e recoloquem o Estado no caminho do desenvolvimento social e econômico.
Rubens Nóbrega

Maranhão já renunciou e está a caminho da Paraíba

Tá no WSCOM:
O novo governador da Paraíba, José Maranhão, tinha apenas um impedimento para assumir o cargo de chefe do executivo: renunciar ao mandato de senador. E isso já foi resolvido. Por meio de fax, Maranhão enviou seu pedido de renúncia e já pegou o avião com destino à Paraíba.
Com sua saída do senado, quem assume a vaga é o suplente Roberto Cavalcanti (PMDB).
Como a decisão do TSE tem efeito imediato, José Maranhão deve assumir o governo do Estado já nesta quarta-feira, 18.
Eduardo Henrique
WSCOM Online

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Maranhão freta avião e pode chegar à Paraíba ainda de madrugada para tomar posse nesta quarta

Tá no WSCOM:
O novo governador da Paraíba, José Maranhão (PMDB) demonstrou sua confiança antes mesmo que o julgamento terminasse e fretou um avião para chegar à Paraíba o mais rápido possível. Um assessor de Maranhão confirmou o esquema, mas não garantiu a informação cogitada em Brasília que o senador deve chegar ao estado ainda nesta madrugada.
A informação que chega de Brasília é que o senador possa embarcar a qualquer momento para chegar à Paraíba logo após a meia noite e tomar posse nas primeiras horas da manhã, assim como determinou o TSE.
De acordo com o advogado José Edisio Souto, que faz parte da banca que defendia o senador José Maranhão no caso, ainda hoje o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Brito, vai enviar um expediente ao presidente do TRE da Paraíba, desembargador Nilo Ramalho, comunicando a decisão do TSE.
De posse do expediente, Ramalho diploma o novo governador José Maranhão que segue para Assembléia Legislativa para tomar posse.
Enquanto isso em Brasília, um assessor de Maranhão, protocola na secretaria do Senado o pedido de renuncia do cargo de senador da Republica do peemedebista. O requerimento pedindo o afastamento de Maranhão das funções de senador já esta pronto.Marcos Wéric
Wscom Online

TSE confirma cassação de Cássio e manda dar posse a Maranhão


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite desta terça-feira (17) confirmar a cassação do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e do vice-governador José Lacerda Neto (Dem) e, por 5 votos a 2, determinar a posse imediata do senador José Maranhão (PMDB) e do vereador Luciano Cartaxo (PT) nos respectivos cargos.
Apesar da rejeição unânime dos embargos apresentados por Cássio e José Lacerda, o voto-vista do ministro Arnaldo Versiani levou o Pleno a discutir e a decidir se deveria haver ou não nova eleição para escolha dos novos governador e vice. Versiani havia proposto a realização de eleição indireta pela Assembléia Legislativa.
A proposta de Versiani recebeu o apoio e voto apenas do ministro Félix Fisher. Os demais - Joaquim Barbosa, Marcelo Ribeiro, Fernando Gonçalves e o presidente Carlos Ayres Britto, além do relator Eros Grau - não embarcaram na tese do autor do pedido de vista, que defendia, inclusive, que de ofício o TSE viabilizasse uma eleição indireta.
Rubens Nóbrega