sábado, 21 de abril de 2007

CIDADÃ DENUNCIA DESCASO NA SAÚDE DE TEIXEIRA

A cidadã Maricélia Soares Heleno enviou carta ao Programa 104 Notícias apresentando um verdadeiro desabafo a respeito da difícil situação que se encontra a Saúde do município de Teixeira. Transcrevemos a carta na íntegra:

A SAÚDE DE TEIXEIRA ESTÁ UM CAOS

Venho através desta carta fazer uma denúncia a sociedade teixeirense a respeito da triste situação em que se encontra a saúde do nosso município.
Estive sexta-feira no Hospital Sancho Leite para acompanhar uma tia minha que se encontrava doente. Quando cheguei lá encontrei 15 pacientes sem nenhum médico para atendê-los, apenas uma enfermeira para atender a todas as pessoas que precisassem de algum socorro. Para que minha tia fosse medicada foi preciso comprar medicamentos do próprio bolso em uma farmácia da cidade. É vergonhoso dizer, mas na hora da minha ter ser liberada não havia uma pessoa para tirar o soro. Eu mesma tive que fazê-lo. Ao sair do interior do Hospital, procuramos uma ambulância para levá-la para casa, pois a mesma reside na Zona Rural. É do conhecimento de todos os teixeirenses que o ex-prefeito Elenildo Queiroz quando saiu do governo deixou projetos que garantiam a aquisição para o município de Teixeira de vários veículos para a Saúde. Todos sabem que estes recursos foram liberados e os veículos já chegaram e também que deveriam estar a disposição da população o que não vem acontecendo. O que todos os teixeirenses estão assistindo é os veículos da saúde sendo usados pelos partidários da Prefeita em procissões e passeios. Enquanto isso a minha tia, pobre, tem que fretar um carro para levá-la até em casa. Será que só serão tomadas providências quando vier a morrer alguém. Em Teixeira de domingo a domingo o que se vê são os carros da saúde rondando para cima e pra baixo com pessoas que não fazem parte dela enquanto isso a população é a maior prejudicada.
Há dias atrás disseram que a Saúde de nosso município estava 100%, mas só quem precisa dela como eu precisei sabe que isto é uma tremenda mentira e que afirmou tal coisa eu acho que não mora em Teixeira, pois morasse não falaria uma barbaridade dessas.
Eu fiquei estarrecida com o caos e a desumanidade que encontrei no Hospital Sancho Leite, nem um matadouro se comprara com o que vi ali. Que vergonha! Que humilhação para os teixeirenses terem que passar por isso,s e vem dinheiro pra saúde, pra comprar carros que alguns se aproveitam, de forma imoral, para se exibirem, mas não existem remédios no hospital, não tem remédio para atender á população e muitas pessoas pobres quando precisam de um medicamento ou tratamento tem que comprar do próprio bolso ou apelar para uma campanha na Rádio Teixeira FM.
Para os senhores ter uma idéia do Caos na saúde de nosso município, no Hospital Sancho Leite não tem comida nem para os funcionários e eles tem que fazer as suas refeições em casa o que prejudica demais a todos os teixeirenses que, quando lá chegam necessitando de atendimento, a resposta que recebem é que o funcionário foi almoçar ou jantar em casa. Repito será que vai ser preciso morrer alguém para tomarem as devidas providências.
Este é um desabafo de uma teixeirense que ama a sua terra e que não admite tanto descaso com a população do nosso município.

Teixeira, 21 de abril de 2007.

Maricélia Soares Heleno

FAZENDO CORREÇÕES

Na postagem sobre A DANÇA DAS CADEIRAS NA CÂMARA MUNICIPAL cometemos alguns equívocos nas informações dos suplentes que poderão substituir os vereadores por infidelidade partidária.
No PSB os suplentes são JOÃO BATISTA (LELOINHA) e BONIFÁCIO (SEU PATINHA) e não ZÉ DA BARRACA como afirmamos no post. LURDINHA DE DEDEU não foi candidata pelo PMDB como informamos e sim pelo PT, ou seja, o PMDB não tem suplente para Pretinho Novo, já que o Partido só apresentou dois candidatos e os mesmos foram eleitos. Questão para uma explicação do Advogado Álvaro Dantas que tem mais conhecimento a respeito da matéria.
Nos outros partidos as informações são as constantes na postagem.

EM QUE PARTIDO INGRESSARÁ O GRUPO DOS 10

O Grupo dos 10, liderado pelo empresário Hélio Justino, já demonstrou a intenção apresentar candidato para concorrer ao pleito de 2008, Marcos de Assis. Porém o Grupo ainda não tem partido definido.
A maioria dos seus integrantes são eleitores que votaram na Prefeita Rita Nunes e estão decepcionados com a atual administração. Estes eleitores não querem, de imediato, assumirem um posicionamento de apoio à candidatura do ex-prefeito Elenildo Queiroz, por já terem rompido com ele anteriormente, e talvez não queiram dar o braço a torcer, o que não impede que se formalize uma aliança posteriormente. Ainda assim torna-se necessário o abrigo do Grupo em algum Partido.
Já há informações de que o ex-Secretário de Obras, Djalminha, estaria na lista de interesse do Grupo. Djalma tem na mão o PSDB. Seria uma forma do Grupo tentar impedir a influência do Governador Cássio Cunha Lima na campanha do Grupo do ex-deputado Valdecir Amorim. Outros partidos na mira do Grupo: PDT, do vice-prefeito Wenceslau Marques, PTB do ex-vice-prefeito Zé Mário e PSL do Vereador Nego de Guri.Outra opção para o Grupo é criar uma Comissão Provisória de outro partindo, ainda não existente no município. O cuidado que se deve ter é com a cláusula de barreiras. Partidos pequenos correm o risco de serem extintos

sexta-feira, 20 de abril de 2007

AS VAGAS QUE NÃO SAEM

A novidade na política teixeirense até o momento é a criação do Grupo dos 10, um grupo de comerciantes que rompeu com administração municipal e que pretende lançar candidato à vaga de Prefeito na próxima Eleição.
Para obter mais força política o Grupo dos 10 apoio na Eleição do ano passado as candidaturas de Dinaldo Wanderley para Deputado Estadual e Gilvan Freire para Deputado Estadual. Com a eleição de Dinaldo e a votação obtida em Teixeira (cerca de seiscentos votos) o Grupo dos 10 iniciou a briga para preencher os cargos de confiança no município, já que Valdecir não foi candidato e o Deputado que ele apoio, Pedro Medeiros, ficou na suplência.
Ao contrário do que ocorreu em Maturéia, onde os apoiadores de Dinaldo já indicaram os cargos de Diretor de Escola e contratos de professores, aqui, o Grupo dos 10 não conseguiu preencher nada. Há promessas desde o início do ano. A dificuldade pode ainda estar residindo na influência do ex-Deputado Valdecir Amorim que, apesar de ter desistido de concorrer à reeleição, ainda dispõe do Poder Municipal. Há também que se considerar que Pedro Medeiros (o candidato com maior número de votos da Coligação do Governo em Teixeira) já assumiu uma vaga na Assembléia Legislativa, passando a ser majoritário em Teixeira.
Apesar de tudo, o Grupo continua na esperança de assumir alguns cargos, mas já há pessoas procurando outros padrinhos para tentar ingressar em uma das vagas existentes.

A DANÇA DE CADEIRAS NA CÂMARA MUNICIPAL

Caso o entendimento do TSE vigorar, de que o mandato pertence ao partido e não ao parlamente, poderá haver uma verdadeira reviravolta na Câmara Municipal de Teixeira. Para que isto venha ocorrer os partidos que se sentirem prejudicados precisariam reivindicar suas vagas.
A Vereadora Mércia de Carlos e o Vereador Valdo Bodeiro, ambos do PSB, perderiam o mandato por não integrarem mais os quadros do Partido. No PMDB Pretinho Novo também deixaria a função de parlamentar. Nego de Guri é outro que também cairia, pois deixou o PTB, partido pelo qual foi eleito, para assumir a Direção do PSL, visando concorrer à vaga de Prefeito no ano de 2008. Neste caso que assumira, caso ainda integre o PTB seria a ex-vereadora Teta, se já estiver fora partido abriria espaço para Pedrinho Lopes. Júnior de Inacinho também entraria na dança das cadeiras já que, após o descontentamento com a falta de apoio de Wenceslau para que concorresse a Presidência da Câmara, comunicou publicamente o seu afastamento do PDT, abrindo o espaço para Galego de Lô.
Há informações que no município de Desterro os Partidos já estão em busca das vagas. Pode ser apenas um incentivo para que ocorra o mesmo em Teixeira.
Vamos aguardar.

SOBRE O PSB E SUPLENTES

Esta semana o Blog do Álvaro trouxe um post com a informação de que o PSB de Teixeira deveria buscar, junto a Justiça, a recuperação dos mandatos de Valdo Bodeiro e Mércia de Carlos, por infidelidade partidária. Um leitor do Blog fez um questionamento a respeito de quem está a frente do PSB teixeirense atualmente e quem são os suplentes.
Em primeiro lugar, gostaria de dizer que não acredito muito que esta interpretação do TSE venha vigorar agora. Depois precisaria saber, caso vigore, se seria a partir da Eleição de 2006 ou desde 2004. Depois vem um questionamento que deverá ser respondido por juristas especializados no assunto: Caso o a Partido que está solicitando as vagas não tenha suplentes no quadro de registro de candidaturas, quem substituirá o parlamentar infiel?
Bem, agora vamos às informações solicitas pelo navegante. O PSB de Teixeira, pelas informações que tenho, está sobre intervenção e quem estaria sendo presidido por Claudeban, cunhado de Tadeu Lucena. Segundo as conversas Tadeu, por ser ligado a Ricardo Coutinho teria recebido e o comando do Partido em Teixeira. Os suplentes dois suplentes são: João Batista (Leloinha) e José Cláudio (Zé da Barraca).
Resta saber se a ação foi protocolada pelo Partido solicitando a garantia das vagas.

VEREADORA MÉRCIA PEDE AFASTAMENTO POR 90 DIAS

A Vereadora Mércia de Carlos deverá ficar afasta dos trabalhos da Câmara Municipal de Teixeira por um período de 90 (noventa) dias. Mércia precisou ser submetida a algumas cirurgias por exigência médica.
Durante este período a Câmara oito Vereadores, em vez de nove, já que o Regimento Interno do Poder Legislativo só permite a substituição do titular pelo suplente, em caso de licenças, quando for superior a 120 (cento e vinte) dias.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Patos pára em protesto contra atitude do reitor da UFCG

Do site Patosonline:
A cidade de Patos uma das fortes economias do Estado, com cerca de 100 mil habitantes, praticamente parou na manhã desta quinta-feira, numa manifestação que reuniu políticos de todos os partidos, prefeitos e vereadores de municípios vizinhos, escolas públicas e privadas, sindicatos, categorias de profissionais da saúde, clubes de serviços, igrejas católica e evangélicas, associações comunitárias e representação do comércio.

Todos os patoenses tinham um único pensamento: expressar sua luta pela manutenção do parecer do MEC que escolheu, por critérios técnicos, o município de Patos para sediar o curso de Medicina e exortar seu repúdio à decisão do reitor da UFCG, Thompson Mariz, que não acatou essa decisão.
Em vez disso antecipou sua vontade, sem respeitar a comissão e o Conselho Pleno da Universidade, ao afirmar que Cajazeiras deve ser a escolhida para a implantação do curso. Três municípios se candidataram, Sousa, Patos e Cajazeiras, cujos projetos pedagógicos foram exaustivamente estudados pela comissão composta por três doutores.
O prefeito Nabor Wanderley, que foi à Brasília se encontrar com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para informá-lo do processo e apresentá-lo o parecer da comissão do MEC, bem como a outra conclusão, a pessoal elaborada pelo reitor, deve chegou às 05h00m da manhã participou intensamente do ato.
Um fato raro que deve entrar para história da política de Patos, foi a união de todos os políticos em torno de um mesmo objetivo. Inimigos políticos locais estiveram na manhã desta quinta-feira (19/04), no mesmo palanque de mãos dadas, mostrando que o interesse por Patos era maior do que interesse pessoal.
A manifestação partiu às 8h da Praça Edivaldo Motta e terminou na Praça Getúlio Vargas, reunindo mais de três mil pessoas, entre escolas públicas e privadas, clubes de serviço e toda sociedade patoeonse.
O bispo de Patos, D. Manuel dos Reis de Farias esteve presente no palanque e afirmou o apoio da Igreja Católica, por ele representada em Patos, na causa que é de todos os patoeonses.
Parabéns povo de Patos pela demonstração de união em torno de único tema.

MORADOR QUER SABER POR QUE HOSPITAL NÃO FAZ MAIS EXAMES

O cidadão de nome Rui Barbosa procurou a equipe do Jornal 104 Notícias para denunciar a falta de exames básicos no Hospital Sancho Leite. Segundo o entrevistado ao procurar o Hospital Sancho Leite foi informado de que não era possível fazer os exames o que só poderia ser realizado no município de Patos.
Rui Barbosa apresentou um questionamento para a Secretaria de Saúde: Quais os motivos dos exames não serem mais realizado no Hospital Sancho Leite e qual a previsão de retorno dos exames na unidade hospitalar?
O paciente disse que fica difícil para que ele e tantos outros pacientes recorrerem ao município de Patos por levar muito tempo para receber o resultado.

COMENTÁRIOS DO BLOG DO ÁLVARO

Após as postagens publicadas aqui neste Blog, fiz visitas ao Blog do Álvaro, como faço quase diariamente, e observei alguns comentários sobre o que publiquei aqui.
Álvaro tem sido um grande colaborador do debate político, apresentando uma visão aguçada sobre o assunto, buscando sempre usar expor com clareza o seu pensamento sem a preocupação de desafetos que possa contrair.
Objetivo, Álvaro vai direto ao ponto e sempre aponta suas discordâncias sobre o assunto sem usar da agressividade.
Apresento a seguir as postagens que encontram-se em seu Blog, para enriquecer o debate a respeito dos temas polítcos:
Sobre o post COMPOSIÇÕES CURIOSAS, Álvaro comenta:
Valdecir ou a vereadora Kay France somente poderão se candidatar ao cargo de prefeito ou prefeita de Teixeira nas próximas eleições se Rita, atual prefeita, mulher de Valdecir e mãe de Kay, renunciar ao mandato 6 meses antes da eleição. Caso contrário, Valdecir e Kay serão inelegíveis.
Não há, porém, impedimento a que a própria Rita dispute a reeleição. Não estranhe, Pontes de Miranda, um dos maiores juristas que esse país já viu, já dizia há décadas, que as nossas leis são feitas com os pés.
Não posso opinar sobre inelegibilidade de Inacinho porque desconheço eventuais condenações suas.
Não acredito que Zé Mário aceite sair de Vice em qualquer das chapas. Prefeito, talvez; vice, acho que não.
Sobre o post GRUPOS POLÍTICOS DE MATURÉIA BUSCAM INFLUÊNCIA NO MEIO ESTUDANTIL, Álvaro comenta:
Toda disputa política é acirrada. De maneira que não vejo novidade no comentário que o blogueiro Marco Aurélio fez no post acima. O que ocorre é que, às vezes, a campanha é acirrada e o resultado e arrasador. Foi assim nas duas últimas eleições municipais de Maturéia, quando a coligação PTB/PMDB venceu na primeira por 962 votos e na segunda por 1260, salvo engano.
Eu trabalho todos os dias para manter a tradição e, se possível, ampliar essa margem nas eleições de 2008. Mas o resultado dependerá da vontade dos eleitores e da vontade de Deus.
Quanto a buscar influenciar no movimento estudantil, essa história teve início no seio da oposição, que alardeou aos quatro ventos que a Escola Estadual era reduto dela.
Não lançamos candidatura ao grêmio, até porque respeitamos a autonomia do movimento estudantil. Se alguém tentou partidarizar a eleição no movimento estudantil, esse alguém era das fileiras da oposição.
Não houve carreata quando foi anunciada a vitória da chapa “Mudança Já”, presidida pelo talentoso Evanílson. Apenas dei-lhes uma carona da escola até a churrascaria onde houve comemoração dos integrantes daquela chapa e de alguns de seus eleitores. Nos desviamos do caminho apenas para apanhar um amigo nosso que esperava em casa – estava chovendo muito nessa hora. É verdade que eu estive presente à comemoração, mas não é verdade que eu tenha organizado todo o lançamento da chapa, como algumas pessoas chegaram a dizer.
Quando da realização da eleição para a nova diretoria do grêmio da Escola Municipal, espero que a oposição saiba respeitar a autonomia dos estudantes, não misturando política partidária com política estudantil.
Sobre o post O QUE PENSA A ESQUERDA DE TEIXEIRA, o comentário de Álvaro é o seguinte:
Primeira coisa a notar é que o blogueiro Marco Aurélio voltou de um período de calmaria com um furor em suas publicações. Espero que continue, assim a gente mantém acesa a chama do debate. Só falta aparecer um blog que represente a situação em Teixeira e um que traduza o que pensa a oposição em Maturéia.
Mas, vamos ao texto acima.
Concordo em parte com o que diz Marco no seu post. Acho que, de fato, a esquerda foi de uma imaturidade a toda prova no trato com o poder. Faltou experiência, faltou competência em alguns setores, faltou cooperação e faltou, sobretudo, humildade.
No entretanto, entendo que faltou à esquerda mostrar a que veio. A administração de Elenildo se preocupou muito mais em “desconstruir” as administrações passadas do que em resolver os problemas que encontrou.
A população não quer saber quem quebrou a administração; a ela interessa sabe quem vai consertar. Se o eleitor elegeu o candidato A, foi porque já sabia que o candidato B não era a melhor opção. Caberia a A mostrar ao eleitor que a sua escolha foi acertada. Como fazer isso?
Administrando com competência, sem revanchismo, sem perseguições e com coragem e tirocínio. Administrar resolvendo problemas, construindo alternativas, criando oportunidades.
Se, ao invés de fazer, o governante começa a se justificar, alegando que não fez porquê os seus antecessores “quebraram a prefeitura”, é normal que o eleitor se pergunte: mas e ele não já sabia que a prefeitura estava assim? Diante de tal indagação, o eleitor será forçado a reconhecer que o novo administrador está se mostrando incapaz de resolver os problemas que se prometeu a resolver. Como ele, eleitor, sabe que tem algo errado, e que o erro continua, ele, por sua vez, continua em sua busca por um gestor que “bote ordem na casa”.
Na eleição seguinte votará para mudar, ainda que a mudar, nesse caso, signifique voltar ao que era antes.

O QUE PENSA A ESQUERDA DE TEIXEIRA?

Como definir a Esquerda de Teixeira? Passou 18 anos fazendo críticas aos mandatos exercidos pelo Grupo do ex-deputado Valdecir Amorim. Com o cansaço obtido pelo povo de Teixeira e poucas ações das administrações municipais, nepostismo, atraso de salários, denúncias de corrupção e endividamento da Prefeitura, foi dado a Esquerda a oportunidade de administrar o município.
Ao chegar ao Poder a Esquerda deparou-se com um grande fantasma a sensibilidade ao discurso. O Grupo do ex-deputado Valdecir que deveria se envergonhar de 18 anos de administração, nem ligou para este discurso e inverteu a tônica, questionou o que a Esquerda tanto reclamava e agora não conseguia fazer ao pé da letra. A Esquerda teixeirense caiu no jogo, demonstrando inexperiência, e bateu cabeça durante quatro anos de mandato do ex-prefeito Elenildo Queiroz absorvendo todas as críticas feitas pelo Grupo de Valdecir. Resultado: com tantas divergências o Grupo de Esquerda não conseguiu passar segurança para o eleitorado que decidiu devolver o mandato ao Grupo de Valdecir.
Agora, no poder, o Grupo de Valdecir não faz questão nenhuma de esquecer todas as críticas feitas contra o Governo de Elenildo. E não se martirizam por causa disso. Já a Oposição, parece está envergonhada por não ter sido igual o Grupo de Valdecir na Oposição e muito menos no Poder. O Grupo de do ex-deputado demonstrou saber usar bem aquilo que é do seu interesse. Aquilo que lhe prejudica não é mencionado. A Esquerda continua caindo no jogo de discutir os questionamentos levantados a respeito de quanto estiveram na administração e deixam de discutir o óbvio: as mazelas e o descaso do atual Governo.
Outros não querem fazer críticas ao Governo para não se indispor com adversários. Porém esquecem que durante quatro anos foram massacrados por uma Oposição que nada tolerava, conseguindo incutir na mente de muitos que a passagem da Esquerda pelo Poder em Teixeira foi um verdadeiro desastre administrativo.
Ou a Esquerda (Oposição) decide assumir seu papel, que é o denunciar os desmandos da administração ou está correndo sério risco de, apesar de ter a maré a seu favor, não lograr êxito na próxima Eleição por não conseguir passar confiança para o eleitorado.
A melhor definição para o grupo de Esquerda é: Grupo de Envergonhados. Quando estão no Poder de envergonham do que falara, qunado estão na Oposição se envergonham do que fizeram.

GRUPOS POLÍTICOS DE MATURÉIA BUSCAM INFLUÊNCIA NO MEIO ESTUDANTIL

A cada dia fica mais visível que 2008 promete ter uma disputa acirrada para a conquista do Poder Executivo em Maturéia. Os Grupos que buscam a vitória estão tentando penetrar agora no Movimento Estudantil.
Com a recente implantação do Ensino Médio na Escola do Estado surgiu a idéia de criar um Grêmio Livre Estudantil. Os oposicionistas estariam trabalhando nos bastidores para a implantação do Grêmio Livre, já que os mesmos têm acesso direto à escola por estarem preenchendo cargos de confiança e contratos. Mas todos foram surpreendidos quando, ao final da apuração, que indicou a vitória do estudante Evanildo, o Grupo Governista comemorou com uma pequena carreata pelas ruas da cidade.
A idéia que ficou é que a Situação venceu a eleição do Grêmio Livre, apesar de toda articulação dos oposicionistas.A questão se encerra aí. A próxima disputa será na Escola Municipal Maria Tâmara, reduto do Governo, onde a Oposição espera dar o troco. Os ânimos nos bastidores da disputa no Maria Tâmara já andam bem acirrados.

PT É O ALVO

Segundo comentários de oposicionistas de Maturéia, o Grupo da Situação teria se reunindo recentemente para avaliar a atual conjuntura política no município com vistas a Eleição de 2008. Na reunião dados que demonstravam risco de não se conseguir uma vitória no próximo pleito teriam sido apresentados abrindo uma discussão a respeito de quais estratégias precisaram ser montadas para impedir o sucesso da Oposição no município. A conclusão a que teriam chegado os aliados da candidatura de Daniel Dantas é atrair PT o mais rápido possível para que se evitem mudanças bruscas no projeto Governista.

GRUPO GOVERNISTA DE MATURÉIA INTENSIFICA CONTATOS

A ala Governista em Maturéia dá demonstrações de reconhecer que a próxima eleição não será tão fácil como ocorreu nos dois pleitos anteriores. Sendo assim, a busca pela ampliação de uma aliança está aberta.
Há informações de que, em busca desta aliança, a Situação já teria oferecido espaço no Governo para o grupo do PT formalizar uma aliança de apoio a candidatura de Daniel.
As lideranças petistas ainda resistem. Também fora oferecido apoio à candidatura de vereadores para garantir mais vagas para os petistas na Câmara Municipal. Os contatos com Álvaro Dantas, que a pouco tempo não eram bem vistos (prova disto foi a decisão do PT de Maturéia de apoiar a Candidatura de Cássio Cunha Lima para Governador, contrariando a orientação do Diretório Estadual e o não apoio a candidatura do Deputado Federal Luiz Couto por ter em seu gabinete um irmão de Álvaro como assessor), agora são bem naturais.
Até o próximo ano muitos contatos ainda serão feitos. Não sabemos se os resultados serão positivos. Levando-se em consideração as atuais reações os objetivos Governistas não serão alcançados.

MAZAROPI LANÇA CANDIDATURA

Insatisfeito com a candidatura de Daniel Dantas pelo lado Governista, o comerciante Naldo, mais conhecido como Mazaropi, diz que pretende concorrer à vaga de Prefeito na próxima Eleição no município de Maturéia. Mazaropi sonha em ter a preferência do lado Governista para apoiar a sua candidatura. Caso não ocorra, ameaça ser candidato independente.
A candidatura do comerciante vem sendo comentada desde a Eleição de 2007, quando o mesmo anunciou o desejo de concorrer ao executivo. A ala oposicionista já vem buscando aproximar-se de Mazaropi para obter o seu apoio na próxima Eleição, caso o mesmo desista da idéia de concorrer ao cargo de Prefeito.
O comerciante poderá também lutar por uma vaga de vice em umas das duas chapas. O páreo é duro, já que na Situação o provável candidato a vice é Apriginho e pela Oposição o Vereador petista Emanuel.

COMO ANDA A POLÍTICA EM MATURÉIA

Há tempos que não apresento comentários a respeito dos fatos políticos do município vizinho, Maturéia. Aliás, pouco vinha comentando até a política teixeirense. Nos últimos dias recebi algumas informações sobre a futura disputa para Prefeito no município de Maturéia e apresento em algumas postagens a seguir.
Mas antecipamos que lá a disputa já está bem acirrada. Já há candidatos praticamente definidos: Daniel Dantas, atual Presidente da Câmara, pela situação e Chico Mane, ex-presidente da Câmara, pela Oposição. A briga já está se estendendo ao movimento estudantil. Os grupos políticos estão procurando preencher todos os espaços. A busca pelo voto é dura e a expectativa de uma eleição disputada voto a voto.

O SITE TEIXEIRA-PB ESTÁ DE VOLTA

Após um longo período fora do ar o site www.teixeirapb.com.br está de volta. O seu retorno ao ar é motivo de grande satisfação para todos que acessam aquela página em busca de informações sobre o município de Teixeira. Afina, o Teixeira-PB é um verdadeiro canal de intercâmbio entre teixeirenses que residem noutros municípios e visitantes que se encantam com este município.
Com uma nova roupagem o site volta a cumprir o seu papel de elo entre Teixeira e o Mundo. As mais diversas informações sobre o cotidiano teixeirense estão disponíveis no site através de artigos de colunistas e das informações postadas no Mural de Recados por todos que acessam a página, que é, sem dúvida, a sessão mais visitada do site.
A expectativa de todos é que este canal de comunicação de divulgação dos valores teixeirenses possa se estabelecer definitivamente, sem futuras ausências no ar.
Parabenizamos Anselmo por sua luta incessante para reativar o site. Os navegantes agradecem.

O QUE ACONTECEU COM O BLOG DO TENDÓ?

Nossa região ainda dispõe de poucas páginas na Internet que explorem os acontecimento políticos locais. Quando iniciamos este Blog fomos alvos de várias críticas com o objetivo de que desistíssemos de explanar a respeito da política em nossa região. Em pouco tempo surgiu o Blog do Álvaro, que vem contribuindo de forma positiva para o debate de bom nível dos temos políticos em nossa região, já que conta com a opinião de quem já tem bastante experiência na política e muito conhecimento sobre os temas que aborda, além de sua influência no meio.
Com um propósito bem mais radical, denominando-se livre, sendo crítico aos blogs regionais, surgiu o Blog do Tendo que se utilizou do anonimato para evitar a indisposição com que criticava. Uma atitude covarde, digamos. A sua identidade não foi revelada, mas após um comentário de Álvaro Dantas, feita aqui no neste Blog, sugerindo uma enquete com nomes de possíveis responsáveis pelo Blog do Tendo, não que o Blog desapareceu. Nenhuma nova postagem foi feita pelo anônimo, dando a entender que, no comentário de Álvaro, teria sido revelada a identidade do autor do Blog.
Parece que o blogueiro que classifica os outros blogs de flor-de-laranja virou cor-de-rosa.

NOVO PARTIDO EM TEIXEIRA

O Vereador Nego de Guri já formou a Comissão Provisória de um novo Partido em Teixeira, o PSL (Partido Social Liberal). Nego está se prevenindo para as Eleições municipais de 2008. Com o PSL na mão, Nego não será refém de nenhuma liderança política do município.
Apesar de manter um bom relacionamento com os líderes Elenildo Queiroz e Carlos de Teína, o Vereador já tem sido mencionado como pretenso candidato a Prefeito em função de seus posicionamentos firmes na Câmara de Vereadores e boa atenção que presta ao público que o procura.
Nego pretende filiar no novo partido pretensos candidatos a vagas do legislativo municipal e que sejam simpatizantes de sua candidatura.
O vereador tem mantido contatos som setores que fazem oposição ao Governo Rita. Outro dia visitou o ex-prefeito Inacinho. Daí os comentários recentes de uma dobradinha entre eles para concorrerem na próxima Eleição na chapa majoritária.

A GALERIA E A DERRUBADA DE ÁRVORES NA RUA D’AREIA

Um comentarista do Blog solicitou informações a respeito da galeria que está sendo recuperada pela Secretaria de Obras na Rua D’areia e da derrubada indiscriminada de árvores sem que sejam repostas na quantidade exigida por Lei. Reproduzo uma parte do comentário abaixo:
“...estou a espera de que vc fale sobre o descaso da secretaria de obras,pois na rua d´areia derubaram todas as plantas,no intuito de que iam consertar a galeria,mas ate agora so ví a galeria ser consertada ate o bar de elizete,e o resto da rua vai ficar as moscas e baratas como está.Em frente a lanhouse espaço alternativo está um buraco aberto da galeria,todas as noites se vc queizer ver o todo tipo de inseto,é so vir olhar sai de tudo dali de dentro.espero que vc possa fazer algo por a rua d´areia.sem falar nas arvores que derrubaram,e ate agora a prefeitura não fez nada pra repor as arvores,as que é obrigatorio,pois se arrancar uma arvore tem que plantar duas.se o povo quizer que compre as plantas...”
Sobre a galeria, há informações de que a Prefeitura estaria cumprido uma ordem do Ministério Público Municipal que exigiu do órgão competente o trabalho de recuperação da galeria o mais rápido possível, ou seja, se dependesse do Governo Municipal, alegando falta de condições, o trabalho custaria a ser realizado. Prova disso é que em localidades da cidade os esgotos continuam correndo a céu aberto e há galerias com problemas de entupimento sem que sejam recuperadas. A falta de um serviço de qualidade por parte da Secretaria de Obras tem rendido várias ao responsável pelo órgão, Hélder, por parte dos Vereadores, nas sessões da Câmara Municipal.
Quanto à derrubada indiscriminada de árvores até agora não foram apresentados argumentos plausíveis que justifiquem um verdadeiro crime ambiental praticado pelo Poder Público Municipal. O argumento de que as plantas na Rua D’areia estaria prejudicando a galeria mostrou-se infundada, pois já faz cerca de uma ano que as árvores foram derrubadas e o problema persiste. Ainda assim continuam derrubando mais árvores. Recentemente cortaram uma árvore em frente a casa de D. Zefinha de Antônio Rangel (mãe do Professor Claudeanio). Apesar de a dona da casa, que plantou a árvore, implorar aos trabalhadores que não cometessem o ato de destruição da árvore, os funcionários ignoraram. A questão agora está na Justiça e poderá render à Prefeitura Municipal uma indenização.
Na gestão passada, a simples poda de uma árvore foi motivo de denúncias por parte dos opositores. Hoje derrubam árvores todos os dias e a Oposição faz vista grossa.

ZÉ MÁRIO DIZ QUE É OPOSIÇÃO

Soube que recentemente o ex-prefeito Elenildo Queiroz encontrou-se rapidamente com o ex-vice-prefeito Zé Mário. Há tempos que os dois não conversavam. Zé Mário aproveitou o momento para afirmar que continua sendo Oposição ao Grupo do ex-deputado Valdecir Amorim. Teria informando ainda que já fora procurado por aliados do ex-deputado para ingressar em um partido político com o propósito de concorrerem na próxima eleição municipal. Zé Mário teria se recusado e garantido que não vota no Grupo do ex-deputado. O empresário mostrou-se a disposição do ex-prefeito e das Oposições em Teixeira.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

COMPOSIÇÕES CURIOSAS

Nas várias conversas sobre candidaturas para a Eleição de 2008 aparecem composições, de início, curiosas. Vejamos:
WENCESLAU PREFEITO, VALDECIR VICE – Dificilmente o ex-deputado Valdecir Amorim aceitaria concorrer ao posto de candidato a vice-prefeito, pois seria poderia parecer uma demonstração de enfraquecimento de sua liderança no grupo governista.
ELENILDO PREFEITO, INACINHO VICE – Apesar do parentesco (fato que já dificultaria a composição), há uma recente rixa entre os dois envolvendo o resultado da CPI da Saúde, presidida por Inácio Júnior (filho de Inacinho), que culminou com a prisão do ex-prefeito Elenildo. Além disso Inacinho parece estar inelegível até o momento.
KAY FRANCE PREFEITA, ZÉ MÁRIO VICE – Zé Mário já foi candidato a vice-prefeito duas vezes. Talvez aceitasse ser candidato como cabeça de chapa, e com o desgaste da atual administração a idéia talvez não o agrade.

ESPECULAÇÕES SOBRE 2008

Falta mais de um ano para a realização das eleições municipais, mas já há inúmeras especulações a respeito de possíveis candidaturas que poderão concorrer aos cargos de Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores. Vamos destacar alguns comentários já existentes a este respeito:

1 – O GRUPOS DOS 10: O rompimento do empresário Hélio Justino e outros comerciantes com o grupo governista deu origem ao Grupo dos 10 (denominação utilizada por envolver de início cerca de 10 comerciantes, hoje já está maior), um Grupo que busca se apresentar como uma terceira via para a opção do eleitorado teixeirense. O rompimento deste grupo tem atormentando os liderados do ex-deputado Valdecir Amorim, que vêem uma grande probabilidade de não permanecerem no poder em função do rompimento do Grupo dos 10, ou seja, na reta final poderá faltar votos. Os comentários iniciais indicavam que o Grupo apresentaria candidato próprio à sucessão municipal: Marcos de Assis, ex-vice-prefeito do município de Teixeira. O Grupo busca a adesão do ex-prefeito Inacinho e do Vereador Júnior, rompidos com o atual Governo. O Grupo dos 10 está ganhando fôlego para a próxima eleição. Pode até ser que busquem a indicação do vice em uma das chapas.

2 – DESISTÊNCIA DE WENCESLAU: Este fato apresenta-se como mais uma baixa para o Grupo Governista. Por outro lado há análises de que seria uma destas estratégias:
A – Ao perceber um excesso de procuras por parte dos eleitores Wenceslau estaria tendo prejuízos financeiros que poderiam inviabilizar a sua campanha. Sua saída neste momento seria uma foram de dar uma sossegada no bolso para retornar posteriormente, através da aclamação dos aliados e dinheiro para gastar.
B – O Grupo do ex-deputado Valdecir Amorim teria provocado a desistência de Wenceslau para não perder a indicação da cabeça na Chapa que poderá ser preenchida pelo ex-deputado Valdecir Amorim, a Vereadora Kay France ou a própria Prefeita Rita Nunes que tem o direito de ser candidata à reeleição.

3 – NEGO DE CURI: O nome do Vereador Nego de Guri já tem aparecido em conversa de populares. Fala-se no nome do Vereador para Prefeito e Elenildo vice. Outra composição que vem sendo apresentada é Nego de Guri e o ex-prefeito Inacinho, uma forma de unir a Oposição e setores descontentes com o Governo de Rita.

4 – ELENILDO DE NOVO: O nome do ex-prefeito Elenildo Queiroz também é mencionado para concorrer novamente pelo campo da Oposição. Os aliados do Governo não gostam de ouvir nem falar nisso. Mas não há como negar que Elenildo desponta como o mais forte candidato da Oposição tendo em vista as ações que executou como Prefeito. Outro fator que fortalece Elenildo é está filiado no PMDB um partido tradicional. Há comentários de que o ex-prefeito Inacinho e representantes do Grupo dos 10 já aceitam conversar com Elenildo com vistas às Eleições 2008. Fala-se na possibilidade de uma chapa encabeçada por Elenildo e Nego de Guri ou Elenildo e um representante do Grupo dos 10.

DEPUTADO RODRIGO FAZ VISITA

Após o almoço com os participantes do Seminário do PT, o Deputado Rodrigo Soares fez algumas visitas pontuais a eleitores que depositaram a confiança em seu mandato. Depois.
O Deputado demonstrou interesse buscar a resolução de alguns problemas que lhe foram encaminhados, a exemplo da eletrificação de um setor do Sítio Catolé, como também a luta para que tenha início, o mais cedo possível, as obras de construção do novo Posto do INSS em Teixeira. O Deputado lembrou que o Programa Escola de Fábricas é mais uma conquista do seu mandato para o município de Teixeira.
Rodrigo ainda se dispôs a discutir, em outras oportunidades, a sucessão municipal, colocando o seu mandato a disposição dos Grupos de Oposição no município.

SEMINÁRIO DO PT

O Diretório do Partido dos Trabalhadores do município de Teixeira realizou um Seminário para discutir a participação do mandato do Deputado Estadual Rodrigo Soares na Região da Serra do Teixeira. O seminário contou com a participação de representantes do município de Cacimbas, Maturéia, Imaculada, Juru, Patos, São José do Bonfim, Quixaba, Santa Terezinha, Água Branca e Taperoá.
Outros Partidos de oposição do município de Teixeira também foram representados por Elenildo, Nego de Guri e Carlos de Teína, além de vários simpatizantes.
O ex-prefeito Elenildo Queiroz integrou a mesa como debatedor e em sua explanação apresentou dados que mostram o município de Teixeira em primeiro lugar no quesito de arrecadação de ICMS na Região da Serra. Mas, segundo Elenildo, apesar dos recursos a situação administrativa do município não é fácil e a Oposição precisa estar com os pés no chão caso tomo os rumos do município novamente. O ex-prefeito reclamou da lentidão da Justiça no que se refere às denúncias subscritas pelos Vereadores da Oposição a respeito dos desvios de recursos do Projeto do Esgotamento Sanitário, das Casas do Catolé e do uso indevido do trator do PRONAF na aração das terras do ex-deputado Valdecir Amorim.
Após a explanação de Elenildo o espaço ficou aberto para os questionamentos dos presentes. Vários participantes fizeram uso da palavra para questionarem o Deputado Rodrigo Soares ou apresentarem suas idéias a respeito do papel das Oposições na Região. O Deputado Rodrigo respondeu aos questionamentos formulados e demonstrou sua disposição em lutar pelas bandeiras das Oposições na Região. O debate se estendeu até às 13 horas, quando o Deputado teve quer cumprir agenda no Programa Voz das Comunidades, na Rádio Teixeira FM. Ao final os participantes almoçaram na Cervejaria da Serra.O Seminário foi a primeira ação da Oposição de Teixeira após as Eleições de 2006. Mas houve um prejuízo nas discussões a respeito da política teixeirense, já que o Seminário era Regional. A falta de encaminhamentos objetivos também deixou a desejar. Mas já foi um passo dado para as realizações de novas discussões dos grupos de Oposição do município. O PT se credencia para organizar novos eventos.

CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

A Câmara Municipal de Teixeira se reuniu, em Sessão Extraordinária, na última quinta-feira, 12, para votar o Projeto de Lei encaminhado pelo Poder Executivo que cria novo Conselho Municipal de Saúde e dá outras providências e o Projeto Lei de autoria da Vereadora Francisquinha e do Vereador Ariston Rodrigues que concede o título de cidadão teixeirense ao gerente do Banco Brasil, agência de Teixeira, o Sr. Francinaldo.
Estive na Casa Legislativa municipal e pude acompanhar o final do discurso do Vereador Juninho que ressaltou a importância da existência do Conselho Municipal de Saúde para o melhor acompanhamento do desenvolvimento das políticas públicas de saúde e disse não entender como é que o atual Governo deixou se passar dois anos sem a renovação do Conselho, já o mesmo funcionava em gestões passadas. Júnior ainda aproveitou para lamentar a atual situação da saúde do município.
Os dois Projetos foram aprovados com os votos de todos os Vereadores presentes.
O Vereador Valdo Bodeiro não compareceu à Sessão.

POSTINHOS DE SAÚDE PODERÃO FECHAR

Apesar da aquisição de novos veículos a Saúde do município de Teixeira continua com graves problemas.
Há muito que se fala no possível fechamento do Hospital Sancho Leite por falta de recursos para manutenção do mesmo. A falta de medicamento para paciente no HSL não é mais novidade para a população. Até a Prefeita já teve que comprar soro porque não tinha no Hospital. Agora, os mais recentes comentários dão conta de que a situação se estendeu aos Postinhos de Saúde. Há informações de que por falta de médicos dois postinhos poderão fechar.
A Saúde de Teixeira continua pedindo socorro.

EDUCAÇÃO ADQUIRE MAIS UM ÔNIBUS

aA semana passada a Secretaria de Educação do município de Teixeira adquiriu mais um ônibus para o transporte de estudantes. Este é o segundo veículo para transporte de estudantes adquirido pela atual administração com recurso do FUNDEF.
O Secretário Sóstenes Teles Guedes (Tota) tem priorizado a ampliação da frota escolar visando atender recomendação do Tribunal de Conta do Estado para que os estudantes sejam transportando em veículo fechado, além da redução de despesas com os contratos de caminhonetas D-20, que já deram grande dor de cabeça à atual administração.
A esperança é que agora, com os novos o aumento de recursos para a Educação através da implantação do FUNDEB e a nova política do Governo Federal de incentivo à aquisição de veículos escolares, a Secretaria de Educação possa distribuir material didático para os estudantes e merenda escolar de qualidade e com regularidade como foi prometido desde o início da atual gestão.

SAÚDE AUMENTA A FROTA

A Secretaria de Saúde do município de Teixeira adquiriu novos veículos para servir a população e auxiliar no deslocamento de serviços desenvolvidos pela própria Secretaria.
Uma Unidade Móvel e uma pick-up S-10 cabine dupla fazem agora parte de frota da Secretaria. Estes veículos foram adquiridos através de convênios com o Governo Federal, garantidos por projetos encaminhados e aprovados pela gestão do ex-prefeito Elenildo Queiroz.
Talvez para chamar mais a atenção dos moradores da cidade do que atender à população, a Unidade Móvel de Saúde fez sua estréia acompanhando a Procissão da Sexta-Feira Santa.
Em outros tempos este pequeno deslize já teria sido bem explorado pela Oposição.

SERÁ QUE AINDA VÃO RECLAMAR DO FUNDEB?

Talvez por pertencerem a partidos que fazem oposição ao Governo Lula, e sofrerem uma grande derrota nas Eleições para Presidente o ano passado (estou me referindo a Vitória de Lula em Teixeira), membro do Governo Municipal propagavam que o FUNDEB não iria trazer benefícios para os municípios. E até apresentavam supostos estudos para fortalece suas argumentações.
O que têm a dizer agora, que só na primeira previsão de repasses já precisaram autorizar um aumento de 25% para os professores da Rede Municipal de Ensino?
Parece que este discurso vai ter que ser enterrado. No setor da Educação os professores certamente não aceitarão mais choradeira.

PROFESSORES RECEBERÃO AUMENTO DE 25%

A Prefeita do município de Teixeira, Rita Nunes Pereira, e o Secretário de Educação, Sóstenes Teles Guedes, reuniram-se com a classe de professores da Rede Municipal de Ensino, na última sexta-feira, 13, na sede da Câmara Municipal para anunciarem a proposta de aumento nos vencimentos da classe docente de 25%.
Segundo relatos de alguns participantes da reunião, o Secretário fez suspense quanto ao percentual indagando os presentes sobre quanto eles esperavam de aumento baseados em estudos do Sindicato. Como o Sindicato não dispunha das folhas de pagamento para fazerem o estudo, já que a Secretaria não tinha fornecido, todos ficaram calados. Sem a resposta da Classe o Secretário anunciou que o aumento seria de 25%.
A Prefeita Rita Nunes aproveitou a oportunidade para informar que não iria fazer questão por nenhum centavo que fosse direito dos professores. Os aliados da Prefeita ficarão animadíssimos com o resultado da reunião.
Sentiu-se, por parte dos presentes, a ausência dos professores mais questionadores e críticos da atual administração. Ainda assim, alguns professores pretendem solicitar as folhas de pagamento para realizarem um estudo completo, confrontando os dados das despesas com a previsão da receita do FUNDEB para o município de Teixeira no ano de 2007. Eles acreditam que o aumento possa ser melhor do que o anunciado.

DIFICULDADES PARA ATUALIZAR O BLOG

Desde o início do ano letivo de 2007 tenho apresentado uma irregularidade nas postagens deste Blog. As atualizações não são feitas diariamente e às vezes alguns fatos relevantes deixam de ser mencionados, uns por já estarem fora de tempo; outros por caírem no meu próprio esquecimento.
Contudo procurarei relatar os mais recentes acontecimentos ocorridos nos últimos dias na política local, além dos bastidores da próxima eleição para Prefeito.
Pedir desculpas e compreensão aos visitantes desta página, talvez não seja necessário, por já ter feito isto várias vezes e por todos saberem que até os principais Blog não postam todos os dias. No entanto, lembro aos navegantes que a falta de regularidade nas postagens não impedem que os comentaristas apresentem novas informações ao Blog, colaborando como atualizadores dos acontecimentos. Afinal, a sessão de comentários é mais lida que as próprias postagens, pois é nela que ocorrem os debates de idéias.
Sem mais, vamos ao que interessa. Nas próximas postagens relatarei algumas informações que obtive recentemente. Espero contar com o apoio de dos visitantes para comentarem as postagens.
Um abraço a todos.

terça-feira, 17 de abril de 2007

MORRE ZÉ LAMBU

Faleceu hoje, terça-feira, 17, às 5 horas da manhã, Zé Lambu, pai da ex-vereadora Teta.
Zé Lambu ficou conhecido por, em uma confusão no meio da feira livre de Teixeira, assassinar um Delegado. A patir desta data refugiou-se no sítio Libra onde viveu até sua morte.
Zé Lambu será uma figura que certamente fará parte do folclore teixeirense. Um nome que os próximos pesquisadores não esquecerão em seus relatos sobre Teixeira.
O sepultamento será realizado às 17 horas. O corpo está sendo velado na residência de Tonho Lambu.

PSB quer de volta os mandadatos de Valdo Bodeiro e Mércia de Carlos, em Teixeira

Estou devendo uma análise mais acurada sobre o momento político em Teixeira. Mas para isso preciso de tempo, e o escritório e a Maturéia têm me tomado todo o tempo.
Ontem mesmo voltei para casa à três da matina, depois de um dia de muitas e proveitosas conversas. Levante-me às 7 e não arrumei tempo durante o dia sequer para almoçar. Depois do café da manhã, coalhada feita pela mama, minha refeição seguinte foi o jantar, às 9 da noite, já em Patos.
Mas entre uma conversa e outra, ainda tive tempo para ouvir que o PSB de Teixeira se prepara para pedir de volta os mandatos dos Vereadores Valdo Bodeiro e Mércia de Carlos.Baseia-se o PSB na decisão do TSE que entendeu que o mandato pertence ao partido e não ao parlamentar eleito.
O procedimento não é complexo. Basta que o partido oficie à Casa Legislativa requerendo que seja declarada a vacância daquele mandato e que se dê posse incontinenti ao suplente.Caso o Presidente da Câmara se negue, busca-se o caminho da justiça.
Muita água ainda vai rolar.