sábado, 3 de março de 2007

SITUAÇÃO DO MATADOURO DE TEIXEIRA É DESTAQUE NA IMPRENSA ESTADUAL

Esta semana em um programa da TV Tambaú Teixeira foi destaque com notícias negativas. Primeiro se fez a cobertura sobre a prisão de Reginaldo Nunes dos Santos, mais conhecido por Doca de D. Litinha, pela acusação de manter a esposa em cárcere privado durante doze anos. Aproveitando a visita ao município a reportagem tomou conhecimento da situação vergonhosa em que se encontra o Matadouro Público. A denúncia teria sido feita por moradores das ruas que ficam próximas ao Matadouro. O jornalista demonstrou grande indignação com a situação e deixou o espaço aberto para que a população teixeirense faça novas denúncias.
Desde o começo da atual gestão que se fala em consertar o Matadouro. Foi até publicado em um Jornal de circulação estadual que a Prefeitura havia construído um novo Matadouro, uma bárbara de uma mentira. O que acontece é que nenhuma providência é tomada para se fazer uma limpeza no ambiente. A Vigilância Santinária não toma nenhum posicionamento a respeito. Os Vereadores, que na gestão anterior formaram uma comissão para visitar as obras existentes no município, não agem. A Oposição continua calada. Onde será que chegaremos desse jeito?

CONSELHO TUTELAR FICARÁ SEM SEDE

O Conselho Tutelar do município de Teixeira está prestes a ficar sem sede. O prédio que estava locado à Prefeitura Municipal de Teixeira foi socilitando pelo proprietário por atraso de pagamento. Já são quatro meses de atraso e o donatário não suportou mais. Agora, para que os Conselheiros não fiquem atendendo no meio da rua, a Prefeitura precisará locar um novo prédio. A difculdade para encontrar se dá devido aos atrasos existentes em vários setores da adminstração municipal, deixando os interessados em alugar receosos quanto a regularidade dos pagamentos.
Esta informação nos foi repassada por um membro do Conselho Tutelar. É uma situação vexaminosa.

PROFESSORES PODERÃO ACIONAR JUSTIÇA PARA NÃO TRABALHAR AOS SÁBADOS

A situação das aulas aos sábados provoca a cada dia mais revolta no meio dos docentes. Há uma grande divisão da classe. Alguns professores não foram consultados e quem trabalha em outros municípios demonstra total indignação ao tomar conhecimento da decisão.
Desde o início da polêmica há contradições nas informações. Informaram a primeira vez que esta era uma decisão do Conselho Municipal de Educação, mas membros do próprio Conselho dizem não terem sido consultados a respeito do assunto. Já há professores preparados para entrar com ação na Justiça para garantir o direito de repouso aos finais de semana.
Os alunos da Escola Maria Nunes deverão ser os mais prejudicadas, já que nove professores cursam a UVA aos sábados. O Plano de Cargos de Carreira do Magistério Público Municipal certamente garante aos professores que curso a Faculdade sem prejuízos. Caso o município tenha que colocar substitutos nesses dias haverá o grande prejudicado será o estudante que terá dois professores por semana.

sexta-feira, 2 de março de 2007

EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE FALA NA RÁDIO TEIXEIRA FM

O Ex-secretário de Saúde do município de Teixeira, José Leudo Farias Alves, concedeu entrevista ao Programa 104 Notícias de hoje, sexta-feira (02), para falar sobre a sua saída da Secretaria. Leudo informou que foi uma decisão sua, apesar de a Prefeita insistir para que não o fizesse, o ex-secretário já tinha comunicado à mesma o ano passado.
Leudo agradeceu a oportunidade que lhe fora dada e disse ter feito o que foi possível a frente da Secretaria. Falou que havia dificuldades de ordem finaceira para conduzir os trabalhos, mas que sempre dedicou-se com afinco à tarefa. Pediu desculpas aos que não puderem ser atendidos em sua gestão e destacou que nunca fez política com atendimento público, como fazem outros grupos do município, que atendiam em época eleitoral, mas agora não atendem mais.
Falou sobre os conflitos ocorridos com funcionários, alegando que a Secretaria de Saúde é muito grande, e torna-se difícil não haver atritos. Informou que sempre lutou pelo atendimento dos pacientes teixeirenses no município de Patos, chegando a chutar portas dos Hospitais e até ameaçando chamar a polícia para poder ser atendido.
Disse que o julgamento de suas ações na Secretaria deverá ser feito pelo o povo, mas que ao assumir os trabalhos da Secretaria de Saúde conseguiu resgatar projetos arquivados e por isso teria conseguido renovar a frota de veículos da Secretaria e a construção do Posto de Saúde nas Malvinas.
Sobre o seu futuro na administração, o ex-secretário informou que havia um convite para que ele fique responsável para acompanhar os convênios encaminhados para o Estado e o Governo Federal.
Ontem, quinta-feira, o ex-secretário enviou um e-mail para o Blog do Álvaro, comentando sua saída, mas, estranhamente, informou que não autoriza a publicação pelos Blogs de Teixeira.

ESPOSA DO VEREADOR JUNINHO É EXONERADA DE CARGO

A Prefeita Rita Nunes Pereira exonerou do cargo da Coordenação do PSF a funcionária Maria Madalena dos Santos, mais conhecida por Madá, esposa do Vereador Júnior de Inacinho. A Prefeita informou a Madá que a exoneração estava ocorrendo em virtude do rompimento do Vereador Júnior com o Grupo do ex-deputado Valdecir Amorim.
Juninho foi procurado pelo Jornal 104 Notícias e informou que a atitude já era esperada devido o rompimento provocado a partir da eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Teixeira o ano passado, quando Juninho lançou sua candidatura argumento que havia um acordo com ex-deputado Valdecir para elegê-lo, mas que foi discumprido de última hora.
Juninho disse que acredita ter o apoio popular que uma resposta será dada ao grupo do ex-deputado. O Vereador aproveito o espaço no Jornal e fez uma apelo ao Presidente da Câmara Municipal para que retornasse as transmissões da Sessão da Câmara pela Rádio Teixeira FM, pois a população precisa estar a par do que ocorre na Casa Inês Cordeiro, e acompanhar o desempenho dos Vereadores que os estão representando.

AULAS AOS SÁBADOS

Já não bastassem a queda de mais de 300 alunos na matrícula do município, o atraso no início das aulas, o atraso de pagamento do transporte escolar, a falta de merenda no primeiro mês de aula, a Secretaria de Educação incluiu agora no calendário escolar do município de Teixeira aulas aos sábados com um só objetivo: reduzir despesas. Não está se levando em conta a qualidade do ensino. Talvez tenha sido esta falta de compromisso com a qualidade que resultou na grande queda da matrícula no início do ano.
A alternativa das aulas nos sábados provoucou uma divisão na classe docente. No primeiro planejamento antes do início das aulas a propostas foi apresentada e derrota em votação aberta. A Secretaria não ficou satisfeita com a decisão e decidiu fazer uma votação secreta. A proposta vitoriosa foi a das aulas aos sábados por uma placar de 61 x 55. O curiosos é que antes da conclusão da votação havia comentários de qual seria o resultado. Alguns professores já comentaram que o placar estava empatado e os dois últimos votos teriam sido contrários à realização das aulas aos sábados. A quem afirme que o resulto foi empate.
A realidade que a polêmica está tomando conta das escolas. Os funcionários da área de apoio querem saber se trabalharão até dezembro, ou se serão remunerados pelos sábados trabalhados, fato que poderá onerar mais ainda o município. Os professores que cursam a UVA aos sábados estão sem saber o que farão. Professores que lecionam em outros municípios estão furiosos com a proposta pois quando estiverem sem aulas aqui continuarão trabalhando nas outras localidades. Os estudantes não foram consultados e o Grêmio Livre da Escola Estadual poderá se contrapor à proposta.
Quem ainda está calado é o Sindicato dos funcionários municipal, mas certamente será exigido um posicionamento da entidade. A revolta é grande no meio educacional e o resultado poderá ser catastrófico para a qualidade do ensino. Em outros tempos esta polêmica já teria sido manchetes de jornais. A Oposição continua caladinha.




quinta-feira, 1 de março de 2007

PREFEITURA CRIA NOVA SECRETARIA

Contrariando as últimas ações da Prefeitura Municipal de Teixeira que te dispensado todos os funcionários contratados com o objetivo de conter despesas, visto que atraso de pagamentos em praticamante todos devido o inchaço da folha de pagamento de pessoal, O Governo municipal criou uma nova Secretaria Municipal, a Secretaria de Planejamento.
O objetivo da criação de mais uma Secretaria, segundo os comentários, seria para abrigar Leudo, Ex-secretário de Saúde. Talvez, haja um receio de Leudo não tenha se agradado de sua substituíção e poderia ameaçar um rompimento. Claro que este fato seria muito difícil. Mas qual a justificativa plausível para a criação de uma nova Secretaria, quando o propósito do Governo é conter despesas.
Não dá para entender.

MUNDANÇA NA SECRETARIA DE SAÚDE

Após vários anúncios de que o Secretaria de Saúde do município de Teixeira, José Leudo Farias Alves, deixaria o cargo de Secretário o fato se consumou. A partir de hoje, quinta-feira, 01 de março, Leudo deixa suas funções na Secretaria de Saúde e quem assume sua vaga é a Farmacêutica Andréia de Nezinho.
A gestão de Leudo na Secretaria de Saúde deixou muito a desejar. Diferentemente do bom desempenho obtido por Leudo quando esteve na Secretaria de Educação, junto com Maria da Paz Maques, na Saúde a sua gestão foi marcada por atritos com funcionários, falta de médicos e medicamentos no Hospital Sancho Leite e nos Postinhos de Saúde, atraso no pagamento de funcionários. As promessas de aquisição de veículos foram feitas com muita antecipação, criando uma perspectiva de que chegariam imediamente. O prazo foi lembre esticado e ao adquirir os veículos já não conseguiu a aprovação que esperava.
Andar na ambulância, até que fosse prestanto socorro a vítimas, não pegou bem para o Ex-secretário, como também o fato de uma mãe dar à luz em frete à Igreja pro falta de socorro médico. A falta de transporte para as pessoas que fazem hemodíalise também vai marcar sua gestão. Até a Prefeita, quanto se internou no Hospital, teve que comprar o soro.
Na sua gestão o município adquiriu duas ambulâncias, construiu o Posto de Saúde no Bairro das Malvinas, mas ainda assim a população não atribuiu estas conquistas à atual adminstração, já que os convênios foram conquistados na gestão do Ex-prefeito Elenildo Queiroz.
Por isso Leudo não deixará de ser uma pessoa competente, lutadora, defensora de conquistas para o município de Teixeira em todos os campos. Porém, a sua gestão à frente da Saúde municipal poder ficar marcada como um ponto negativo em sua biografia.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Após bebedeira sobrinho mata tio em Teixeira

Um crime ocorrido no final da tarde desta segunda-feira (26/02) deixou a população de Teixeira assustada. Após beberem juntos por quase toda tarde, Edenilson Campos da Silva, 24 anos, matou a golpes de faca-peixeira, o próprio tio, Antônio Carlos Timóteo, 39 anos.

O fato foi registrado no Bairro das Malvinas na cidade de Teixeira, na presença da esposa da vítima, que também saiu ferida ao tentar impedir o crime.

Neste momento (início da noite), o corpo ainda permanece no local do crime, aguardando a presença de agentes da Delegacia de Polícia Civil da cidade de Patos.

Segundo informações prestadas a nossa reportagem pelo Sargento Alvino, pertencente ao Destacamento de Teixeira, buscas estão sendo realizadas com o objetivo de capturar o acusado.

A esposa da vítima teve ferimento superficial nas mãos, pois o acusado também tentou esfaqueá-la quando ela tentou defender o marido.

Com informações de Edney Lisboa, direto do local do crime
Marcos Oliveira, Patos 26/02/2007 – 17h30m