sábado, 23 de dezembro de 2006

Deputada Francisca Motta faz balanço de suas atividades em 2006

A deputada estadual Francisca Motta (PMDB), participou no início da tarde desta sexta-feira (22/12) do programa radiofônico Cidade em Debate, na rádio Itatiunga FM, onde fez um balanço de suas atividades durante o ano de 2006.

A parlamentar recebeu na noite de quinta-feira (21/12) a comenda de personalidade que mais se destacaram durante o ano de 2006 na Paraíba, entregue em Sessão Especial realizada pela Câmara Municipal de Patos.

O evento ocorreu no Fórum Miguel Sátyro, às 19h00m.

No seu pronunciamento na rádio Itatiunga, Francisca Motta mencionou parte de sua atividade na Assembléia Legislativa do Estado nesse ano, porém afirmou que espera fazer muito mais em 2007, já que eventos como a própria eleição de 2006, tomou muito tempo de todos os parlamentares.

Segundo Francisca Motta, durante esses dias de folga espera visitar grandes amigos e amigas, não só em Patos, mas em todos os município de sua base eleitoral.

A parlamentar elogiou a solenidade realizada pela Câmara Municipal de Patos e parabenizou o presidente da Casa, vereador Marcos Eduardo, como também todos os vereadores pelo trabalho realizados durante esse ano.

1.ª NOITE DA FESTA DA PADROEIRA

Ontem à noite teve início a Festa de Santa Maria Madalena. A festa retornou ao mês que tradicionalmente era realizada em Teixeira. Na primeira noite houve a apresntação da Banda Filarmônica da Polícia Militar que homenageou o teixeirense Paulo de Jaime, que foi integrante da banda. Apresentaram-se também artistas da terra.
Um bom público compareceu ao Pavilhão. A falta de energia na Rua João Pessoa atrapalhou um pouco o início da Festa. Mas após as 22 horas o problema foi solucionado. O Pe. Josenildo não poupou a SAELPA pelo atraso no conserto e, em seu breve discurso, ainda sem energia, ele chamou a empresa de irresponsável. O público aprovou as palavras do pároco.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

NOVOS EMPRÉSTIMOS

No início do mês informamos que os funcionário do MDE (Manutenção e Desenvolvimento da Educação) pricisaram se submenter a empréstimos consignados para terem direito de receber os salários referentes aos meses de outubro, novembro e o 13.º salário. Agora o empréstimo está sendo estendido a outras Secretarias. Os demais funcionários estão sendo orientados a fazerem o empréstimo para receberem os salários atrasados.
Para quem está a muito tempo sem receber nenhum centavo é uma esperança de quitar parte das dívidas. Até aí tudo bem. O problema é que o empréstimo está sendo feito em nome do funcionário e a Prefeitura está apresentando uma declaração em que assume o compromisso de quitar todas as parcelas do empréstimo. Muitos funcionários estão relutando em adquirir o empréstimo por não acreditarem que a Prefeitura cumpra com os pagamentos do parcelamento.
A desconfiaça existe porque a Prefeitura vem atransando salários de funcionários, pagamentos de forncedores e não tem atrasado alguns acordos judiciais. É bom lembrar que em janeiro de 2007 novos acordos entrarão nas despesas no município.

CÁSSIO DEVERÁ COMPLETAR SECRETARIADO HOJE

O Governador do Estado da Paraíba, Cássio Cunha Lima, deverá anunciar o novo secretariado de Governo hoje à noite. Nada de especial quando a este fato. O que está passando despercebido em Teixeira é que quando o Deputado Valdecir Amorim desistiu de concorrer a um novo mandato para a Assembléia Legislativa, os seus seguidores, para não ficaram por baixo, insistiram na informação de que teria havido uma negociação com o Govenrador Cássio Cunha Lima para que Valdecir assumisse uma Secretaria de Estado no novo mandato do Governador. Até agora o nome de Valdecir não foi mencionado uma só vez.
Será que o Governador empenhou a palavra e não vai cumprir. Pois quando visitou o município para receber o título de cidadão teixeirense, Cássio garantiu que era cumpridor de compromissos. Ou o Deputado está sem prestígio ou o Governador quebrou a palavra.

FESTA DA PADROEIRA COMEÇA HOJE

Hoje à noite, sexta-feira, 22, terá início a festa de Santa Maria Madalena no município de Teixeira. A festa retorna ao período que tradicionalmente era realizada no município, mas tinha sido modificada na gestão de Pe. Espedito por entender que este período nada tem a ver com a comemoração. Porém, em Teixeira, se realizava a Festa da Padroeira no final do ano por ser um momento de grande encontro de filhos teixeirenses que residem em outros municípios. A mudança de data não agradou ao público a prejudicou a festa social.
Os fiéis integrantes da Igreja Católica e suas organizações (Apostolado, Franciscanos, Filhas de Maria, Sagrado Coração, etc.) estão muito animados para a festa deste ano. Há um grande entusiasmo neste público que tem se didicado no trabalho de divulgação e organização da festa. Aliás, a Igreja Matriz é quem dá a cidade, com sua ornamentação, uma idéia que há comemoração natalina, já que o poder público deixou a desejar neste sentido.
O que pode não atender a expectativa dos organizadores é a falta de dinheiro por parte dos funcionário públicos municipais, que estão com vários meses de atraso. Alguns estão se submetendo a fazer empréstimos para quitar as dívidas contraídas neste últimos meses.
O palco da festa também está deixando a desejar, pois é pequeno e sua estrutura não demonstra ter muita segurança. A culpa não é dos organizadores já que tinham conseguido o palco com uma cidade vizinha, que fora até montado, mas teve que ser retirado para atender outra festividade. Daí não restou outra opção.
O que mais importa é a expectativa da população para a festa que, em seu primeiro ano de retorno à tradição, promote ser simples mas bem movimentada.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

INFORMAÇÕES DIVERGENTES

Recebemos informações divergentes a respeito de encontros políticos ocorridos no final de semana. A primeira informação foi de que o Deputado Valdecir Amorim teria se reunido com o ex-prefeito Inacinho com o propósito de evitar o rompimento de seus familiares com o grupo governista, já que eles são aliados há mais de vinte anos e um rompimento agora, no momento em Valdecir está deixando o cargo de Deputado e a adminstração não vai bem das pernas, poderia deixar os dois grupos enfraquecidos.
A segunda informação já indica que Inacinho teria se reunido com Hélio na Chácara que fora de Dr. Josias e agora pertence ao comerciante. Aliás, tudo indica que esta Chácara continuará a serviço de encontros políticos, já que o Grupo dos 10 pretende lançar candidatura própria em 2008. O encontro com Inacinho seria com o próposito que conseguir mais um aliado para o Grupo, que agora teria uma represnta na Câmara Municipal.
Não sei qual delas é verdeira, ou se pelo menos alguma delas é. Mas que os grupos estão interessados no posicionamento de Inacinho, isto inguém tem dúvida.

JUNINHO NA TERCEIRA OPÇÃO

O vereador Júnior de Inacinho concedeu entrevista ao Programa 104 Notícias, da Rádio Teixeira FM, no último sábado, 16, para prestar esclarecimentos a respeito de seu pedido de desfiliação do PDT, partido do Prefeito Interino Wenceslau Marques, e sobre a atitude de lançar-se como candidato a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, contratiando a orientação do grupo governista.
Juninho informou que seu afastamento da legende ocorreu por decisão própria com o propósito de não prejudicar os que fazem parte dela, deixando-os livres para tomarem seus posicionamentos, ou seja, não apontou esta decisão como um rompimento direto com a ala governista.
Sobre a eleição da Câmara, o vereador disse ter recebido propostas para votar em outra candidtura, mas quando questionado sobre que tipo de proposta não deixou claro o que fora oferecido. Contudo deixou uma idéia de que não aceitaria se vender pois reforçou que o nome de sua chapa, Dignidade não tem Preço, expressava uma reação à proposta.
Quando questionado sobre o seu posicionamento em relação a opção política, se estava na situação ou oposição, o parlamentar disse está buscando uma terceira opção.
O fato é que o posicionamento de Juninho na eleição da Mesa Diretora dividiu mais ainda os governistas. Alguns já estão atacando durante Juninho por perceberam que ele está buscando espaço em grupos de oposição ao Governo e outros tentam contarnar o problema antes que ele venha a causar novas baixas.
Hoje, a tendência é que Juninho participe do Grupo dos 10 (Hélio e companhia) já que a maiores dos integrantes do grupo advém do governo. No grupo de oposição, liderado por Elenildo, há ainda algumas dificuldades para a aceitação de Juninho devido seus posicionamentos duros em relação a Elenildo e Carlos de Teina. Porém, além do parentesco entre eles, Elenildo evitou, em seu Governo, um posicionamento de confronto com o grupo de Inacinho, o que poderá favorecer a uma aliança dos dois grupos no futuro.