sábado, 30 de junho de 2007

DEPUTADO RODRIGO SOARES VISITA OBRA DO INSS EM TEIXEIRA

O Deputado Estadual do PT, Rodrigo Soares, esteve hoje (sábado, 30) no município de Teixeira visitando o terreno onde será construída a nova sede do INSS em Teixeira. Rodrigo e o Deputado Federal Luiz Couto vêm lutando para que a construção do prédio seja concluída o mais rápido possível. Já houve o processo de licitação e o terreno já está demarcado.
Rodrigo falou na Rádio Teixeira FM sobre a importância da construção do prédio no município de Teixeira, lembrando que esta conquista se deve a administração do ex-prefeito Elenildo Queiroz, que fez a doação do terreno, impedindo que o prédio fosse construído em outro município.
Rodrigo também lembrou que outros projetos da gestão de Elenildo em pareceria com o Governo Federal estão em andamento no município, mas há denúncias de desvio de recursos, como é o caso da obra do esgotamento sanitário. Segundo o Deputado outros recursos do Governo Federal repassado para o município de Teixeira estão sobre investigação. Para o parlamentar se a administração municipal ainda estivesse com o grupo parceiro do Presidente Lula, Teixeira estaria com avanço significativo.
Rodrigo ainda participou de reunião com lideranças da Oposição para discutir a ação do seu mandato no município de Teixeira e as Eleições 2008. Rodrigo é o Deputado Estadual votado em Teixeira que mais tem dado atenção aos pleitos do município. O Deputado deverá estar retornando ao município no mês de agosto para um debate mais aprofundado sobre o papel nas oposições nas eleições 2008.

PORTAL DA TEIXEIRA FM ENTRA NO AR SEGUNDA-FEIRA

Agora é definitivo. A partir da próxima segunda-feira, 02, o site www.teixeirafm.com.br entra no ar com as principais notícias do município e da região. O site será mais um canal de informações e debate sobre a política teixeirense.
Para os teixeirenses que acessam a internet em outros municípios será uma ótima oportunidade de ficar atualizado a respeitos dos mais recentes acontecimentos do município. A vantagem do site da Teixeira FM em relação aos demais que noticiam sobre Teixeira é que a cobertura do mesmo será feito diretamente do município pela equipe que produz o Jornal 104 Notícias e por estudantes do Curso do Jornalismo da FIP que residem em município da região.
Dentro de pouco tempo o site fará a transmissão em tempo real da programação da Teixeira FM. Bom para os filhos ausentes que poderão acompanhar os programas diários da rádio local.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

A TEIXEIRA QUE QUEREMOS II

Motivado por comentário feito na reprodução que o Blog do Marco por um internauta anônimo, que neste momento agradeço ao Marco Aurélio pela reprodução bem como pelo comentário daquele visitante do blog, venho esclarecer alguns pontos considerados importantes:
1 – Todo comentário será bem vindo, pois a minha intenção é que muitos participem com sugestões e que se engajem nesse processo, que visa levar opções de desenvolvimento para o nosso município.
2 – Quando o comentário usa o termo “ muito se assemelha ao Plano Diretor Municipal participativo, desenvolvido pelo Ministério das Cidades ” eu concordo, no entanto vale dizer que pouco tem a ver de fato, pois a idéia tem caráter mais amplo, ou seja, buscar alternativas de políticas de crescimento, geração de emprego e renda, preservação do meio ambiente, cidadania, melhorias na educação na saúde etc.no âmbito de todo o Município e não apenas na cidade, e esse programa lançado em 17 de maio 2005 pelo Governo Lula, com o objetivo de incentivar os administradores municipais, as lideranças políticas, as entidades profissionais e toda a população a elaborar planos diretores com participação popular, realmente se refere à Plano Diretor, que é restrito aos centros urbanos, especificamente, e obrigatoriamente terá que ser instituído por Lei Municipal própria.
Entendi que essa pessoa, ao comentar sobre o enquadramento de Teixeira nesse programa, quis se referir ao Estatuto da Cidade, assim denominado a Lei Complementar no 10.257/2001, que regulamentou os artigos 182 e 183 da Constituição Federal de 1988, especificamente quando fala de requisitos de um mínimo de 20 mil habitantes. De fato, nessa norma jurídica, em seu artigo 41 dispõe:
O plano diretor é obrigatório para cidades:
I - com mais de vinte mil habitantes;
II - integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações;
III – onde o Poder Público Municipal pretenda utilizar os instrumentos previstos no § 4º do artigo 182 da Constituição Federal;
IV – integrantes de áreas de especial interesse turístico;
V – inseridas na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de âmbito regional ou nacional.
Logo, se estivéssemos tratando de Plano Diretor, Teixeira se enquadraria, pois atende aos ditames previstos nos incisos III e IV, e preventivamente poderia se preparar para os casos do inciso V. A guisa de informação, lembramos que o § 4° do art. 182 da Constituição Federal faculta ao Poder Público, exigir por Lei especifica, nos termos da Lei federal, a adequada utilização de terrenos por parte de seus proprietários, sob pena de cobrança de IPTU progressivo, parcelamento ou edificações compulsórios, e ainda, desapropriação.
Que o anônimo que se pronunciou, não se sinta contestado, pois, pelo teor de seu comentário, me faz crer ser uma pessoa preparada, e por isso, com totais condições de colaborar com o debate proposto. Meu muito obrigado por participar.

terça-feira, 26 de junho de 2007

O PIOR SÃO JOÃO DE RUA DA HISTÓRIA DE TEIXEIRA

Alguns irão contestar a minha opinião, mas este foi o pior São João realizado no município de Teixeira desde o iniciou das festividades de São João em praça pública no ano de 1994. Prova disso é durante toda a semana representes do Governo se revezaram em participações nos meios de comunicação procurando justificativas por não estarem cumprindo a promessa de campanha de realizar o segundo melhor são João da Paraíba, com bandas de renome nacional como propagavam através de panfletos, de placas e pichações em muros, nos anos de 2001 a 2004, o grupo que agora detém o Poder no município de Teixeira.
Muitas desculpas esfarrapadas foram apresentadas para o público. Percebendo a incoerência por terem criticado a administração passada e estarem frustrando todos eu votaram acreditando na promessa de uma festividade junina com bandas de renome, os defensores do governo chegaram a sugerir que as pessoas fossem se divertir na cidade de Patos, demonstrando a arrogância que acompanha esta administração desde o primeiro dia. Aliás foi este grupo que tanto propagou a existência de arrogância na administração passada, mas que agora certamente é primeiro lugar na Paraíba neste quesito. Para se ter uma idéia, este grupo se acha no direito de fazer e desfazer no município, ação própria dos ditadores. Foi o que se ouviu esta semana por integrantes da administração ao afirmarem que a Prefeita poderia acabar com a festa de São João, já que foi ela quem criou. Pasmem leitores! Esta foi demais. Mas talvez seja com este pensamento que o atual Governo despreza tanto a Associação dos Idosos, o grupo de danças Sucurus da Serra e o Hospital Sancho Leite, que está prestes a fechar. Imaginem se a moda pegar e decidirem fechar as escolas, quebrar os veículos, retirarem pedras dos calçamentos?
Outro argumento absurdo foi o de que a Prefeita estava inovando na festividade junina ao fazer um São João com os filhos da Terra. A valorização aos filhos da terra foi tão grande que nem cartazes foram feitos para divulgar os artistas pela região. E a divulgação da programação do carro de som pelas ruas da cidade? O locutor não apresentava a programação para não divulgar as bandas da terra. Vergonhoso. Não houve a tradicional queima de fogos e os discursos oficiais de abertura. É assim que se prestigia o artista da terra? A noite em que houve a mairo movimentação da ala governista foi exatamente quando houve a apresentação de Delmiro Barros. A contradição deste grupo é tamanha que quando a gestão anterior realizava as festas juninas eles criticavam a Banda Fogo de Palha que é compostas por artistas teixeirenses. É bom lembrar que os artistas da terra começar a ser reconhecidos pela população local a partir da realização da Noite dos Artistas da Terra na Semana Cultura da gestão do ex-prefeito Elenildo a Queiroz.
A verdade é que o Grupo que hoje administra Teixeira passou quatro anos tecendo críticas duras ao governo Elenildo Queiroz e o tempo está mostrando que as críticas eram infundadas. Hoje, sem que a Oposição mostre as mazelas do Governo naturalmente as contradições estão aparecendo. Parece até castigo. As críticas de “Zé Poeta” e da “Juventude Progressista Teixeirense” hoje tira o sono de quem as fez. É o feitiço virando contra o feiticeiro. Não conseguiram realizar a promessa tão propaganda de um São João inesquecível com bandas de renona nacional, mas conseguiram realizar o pior São João de rua da cidade de Teixeira.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

CARTA SOBRE O SÃO JOÃO 2007 DIVULGADA NA RÁDIO TEIXEIRA FM A SEMANA PASSADA

Estou escrevendo esta como cidadão teixeirense, para prestar o meu apoio a todos, pois também gosto de festas juninas como todo teixeirense e não podia deixar de ficar solidário com a juventude. Também agradecer os nossos artistas da terra por não deixar o São João acabar, pois sabemos que todos os nossos artistas são apaixonados pela nossa terra e não deixariam acabar uma festa tão linda como acabaram a Semana de Arte e Cultura. isto só mostra vossas grandezas.
Mais sei que, como todo jovem, vocês ficaram felizes em participar de um São João com grandes bandas, isto só viria a enriquecer os vossos trabalhos. Pois sei que o povo teixeirense não está criticando vocês e sim as falsas promessas que esta administração faz ao nosso povo e ainda vem alguém ao rádio dizer que quem não gostar pegue o carro e vá para Patos. Isto só mostra a falta de respeito com o nosso povo, que está cansado de ser enganado. Por partir de uma administração incompetente e mentirosa, pois sabemos da situação do nosso município, que nos anos de 2005 e 2006 entrou mais de vinte milhões de reais, este dinheiro bem administrado daria para atender às necessidades do nosso município e no mínimo organizar o lazer de nossa gente.
O que falta é compromisso por parte da administração atual, pois em administrações anteriores os recursos também eram precários, mesmo assim Teixeira teve grande São João com bandas de renome como Aviões do Forró. Aleijadinho de Pombal, Tom Oliveira, Olho da Gata e muitas outras resgatando nossas quadrilhas, quadrilhas como a dos idosos, quadrilha dos bairros prestigiando também associações comunitárias rurais e forró o dia todo com nossos artistas da terra de 2001 a 2004.
Teixeira teve sim um São João os pés no chão, com humildade, mas com muita glória. Agora vem a público dizer que não faz um São João a altura porque está fazendo calçamentos e recuperando o Mercado Público.Ora, pra isso tem verbas Federais como mostram as placas na entrada de Patos para Teixeira que foram mais de 700 mil reais e isto não tem nada a ver com festas. Nosso povo quer calçamento, esgotamento, saúde, educação, mas também quer nossas festas juninas como tanto prometeram.
E nós estamos de olho, mas com muita responsabilidade, para não cometer injustiça com este grupo que aí está fez a vida inteira.
Um abraço a todos os teixeirenses, em especial aos jovens que não se calam nunca.
Atenciosamente,
Carlos de Teina

A Teixeira que queremos

Do Blog do Djalma:

TENHO VISTO TODO TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O SÃO JOÃO DE TEIXEIRA NESTE 2007. AO MEU VER A MAIORIA SEM CONTEÚDO QUE POSSA REDUNDAR EM ALGO PRÁTICO PARA O APERFEIÇOAMENTO DESSA FESTA QUE JÁ SE TORNOU TRADIÇÃO EM NOSSA TERRA.
UM COMENTÁRIO QUE DESTACO PROVEITOSO, FOI O DE UM MOÇO CHAMADO DE FLÁVIO RAFAEL, QUE INFELIZMENTE NÃO CONHEÇO, QUE SE MOSTROU COERENTE E SENSATO, QUANDO TRATOU DO ASSUNTO NO ORKUT DA COMUNIDADE DE TEIXEIRA. DEVEMOS DAR A DEVIDA IMPORTÂNCIA QUE O SÃO JOÃO MERECE, ENQUANTO FESTA E PELO QUE PROMOVE NOSSA CIDADE, ENTRETANTO, PRECISAMOS LANÇAR TODAS NOSSAS FORÇAS, PARA ENCONTRAR SAÍDA PARA DESENVOLVERMOS NOSSA TERRA NUM CONTEXTO MAIS AMPLO, QUER NO CAMPO SOCIAL, NA SAÚDE, NA EDUCAÇÃO E CULTURA, NA AGRICULTURA, NO COMÉRCIO, NA INDUSTRIA, NO TURISMO E TAMBEM NA SEARA POLÍTICA.
APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA CONCLAMAR AS PESSOAS QUE REALMENTE QUEREM O ENGRANDECIMENTO DE MINHA TERRA, PARA NO PROXIMO MES DE AGOSTO, QUANDO SE COMEMORA O ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO, A SE CRIAR UM FÓRUM DE DEBATE SOBRE O QUE QUEREMOS PARA TEIXEIRA NOS PRÓXIMOS 20/30 ANOS.
QUE SE CONVIDE AQUELES FILHOS DE TEIXEIRA, INDEPENDENTE DE LIGAÇÃO COM ESSE OU AQUELE BLOCO POLÍTICO, PARA QUE SE DEBATA POLÍTICAS PÚBLICAS E ATIVIDADES PRIVADAS QUE POSSAM SER DESENVOLVIDAS PARA TIRAR ESSE ATRASO DE TANTOS ANOS DAS HOSTES DA NOSSA GRANDE TEIXEIRA.
QUE OS PARTICIPANTES SEJAM ESCOLHIDOS DENTRE TODOS OS SEGUIMENTOS DA VIDA DA CIDADE, COMO OS PROFISSIONAIS LIBERAIS, NAS SUAS MAIS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, OS OPERADORES DO DIREITO EM TODAS AS SUAS INSTÂNCIAS, OS POLÍTICOS, E PESSOAS DO POVO, QUE MUITO TÊM A CONTRIBUIR, POIS ACIMA DE TODOS, SÃO OS QUE NECESSARIAMENTE PRECISAM PARTICIPAR DAS DECISÕES QUE RESULTARÃO EM SEU PRÓPRIO BENEFÍCIO, POR SER O SUJEITO PASSIVO DE TODO O PROCESSO POLÍTICO-ADMINISTRATIVO.
A SOCIEDADE PRECISA PARTICIPAR DO DESTINO DE SUA CIDADE, E NADA COMO FÓRUM ONDE TODOS TENHA VEZ E VOZ PARA SE TRAÇAR METAS PARA A NOSSA QUERIDA, POREM SOFRIDA TEIXEIRA.