quinta-feira, 21 de setembro de 2006

NEGO DE GURI: "PALHAÇO É QUEM DESVIA DINHEIRO PÚBLICO"

sO segundo veredador a se pronunciar na Sessão da Câmara, Nego de Guri falou sobre o atraso dos salários dos servidores informando que há setores com dois meses de atraso, caminhotes com quatro meses e alguns mototaxistas contratados já estão desistindo de continuar prestando serviços à edilidade. Sobre o conserto das estradas o vereador mencionou que já reclamava há tempos das péssimas condições das mesmas, mas só agora, quando está em busca de votos, é que a Prefeita está començando a agir.
Criticou a vereador Kay France por chamar de palhaçada a reunião pormovida peos vereadores da Oposição com a presença do Diretor da Funasa, Adalberto Fulgêncio, para discutir as denúncias de desvio dos recursos do Projeto de Esgotamento Saninário. Disse que "palhaço é quem desvia dinheiro público".
Sobre as acusações, também feitas pela vereadora, de que o vereador era benficiado na gestão anterior e que sua esposa recebia o Bolsa-escola, Nego disse que realmente tinha um contrato para transportar estudantes, mas trabalhava e o que tinha era com o suor do seu trabalho, e que a sua esposa era beneficiada do Programa Federal antes de ele ser eleito vereador. No momento em que assumiu procurou o Presidente da Câmara para resolver o problema e todos os outros meios. Quando precebeu as dificuldades para a resolução do problemas levou diretamente para a Justiça.
Nego lamentou a situação da Saúde do município, afirmando que está um caos. Exigiu que o Secretário de Saúde faça os repasse exigidos para que os pacientes de Teixeira possam ser atendos nos hospitais de Patos, pois o vereador teve informações de que o município não esta cumprindo com sua obrigações neste sentido.
Para finalizar, Nego de Guri parabenizou o Sporte Club de Teixeira.

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

GALEGO: "A CULPA É DO PRESIDENTE"

O primeiro veredador a usar a tribuna na Sessão da Câmara Municipal de Teixeira ocorrida ontem, terça-feira (19), foi o Galego de Lô. De início Galego lamentou os atrasos de salários dos funcionários públicos municipais, mas procurou justificar mostrando os dados da primeira parcela de repasse do FPM do mês de setembro, quando, após feitas as transferências obrigatórias só restou na conta R$ 1,54 (um real e cinqüenta e quatro centavos). Galego falou que a parcela do dia 20 pode não ser suficiente para fazer o repasse da Câmara de Vereadores. O vereador afirmou que o culpado por tudo isso é o Presidente da Repúblicam, que já deveria ter feito o Censo e com isso Teixeira passaria de 0.8 para 1.0, recebendo mais recursos, além de o Presidente também não ter dado o aumento de 1% no FPM como exigiam os prefeitos. O vereador ainda ressaltou que a vontade da Prefeita é fazer a atualização dos salários, mas que a situação está difícil.
Galego aproveitou sua falação para comentar a Carta Sistema do Ministério da Saúde destinada ao ex-prefeito José Elenildo solicitando a devolução de mais de 230 mil reais aos cofres públicos. Para Galego o ex-prefeito deve tratar de devolver logo este dinheiro para que o município não fique prejudicado. Disse também que há outras irregularides cometidas na gestão do ex-prefeito como a compra de ambulância com valor elevado feito a uma empresa que é ligada a PLANAN, envolvida no esquema das Sanguessugas.
Sobre a reclamção do vereador Nego de Guri, feita na última Sessão realizada pela Câmara, de que o trator estava quebrado, Galego garantiu que já estava consertado e aproveitou para agrader ao Deputado Valdecir por enviar suas máquinas para agilizar os serviços das estradas da zona rural do município.
O parlamentar elogiou os requerimentos da vereadora Kay France e também o bom desempenho do Sporte Club de Teixeira.

A SESSÃO DA CÂMARA

Ontem, terça-feira, 19, houve Sessão Ordinária na Casa "Inês Cordeiro". O vereador Pretinho Novo foi o único a não se fazer presente. No início da Sessão foram lidos alguns ofícios recebidos pela Mesa Diretora, aos quais destacamos os seguintes:
1 - Comunicado do MEC sobre o recebimento do Anexo IX da CPI da Educação, enviado pela Mesa Diretora, e a informação de que o Ministério analisará a documentação para tomar as providências cabíveis dentro da legalidade;
2 - Ministério da Saúde - Carta Sistema destinada ao ex-prefeito José Elenildo Queiroz sobre instauração de Tomada de Cotnas Especial para apurar irregularidades envolvendo recursos do SUS. O Ex-prefeito foi notificado para, no prazo de 15 dias, devolver aos cofres públicos a importância de 237.323,50 (duzentos e trinta e sete mil trezentos e vinte e três reais e cinqüenta centavos). O ex-prefeito ainda pode recorrer da decisão.
3 - Caixa Econômica Federal - Comunicado de liberação de recursos para pavimentação de ruas no município de Teixeira e a construção de um Ginásio de Esportes.
4 - Paróquia de Santa Maria Madalena - Comunicado da Festa de Santa da Padroeira, que será realizada no período de 23 a 25 de dezembro.
Foram apresntados para aprovação do Plenário dois Requeimentos da Vereadora Kay France: 026/2006 - Solicitando que a Mesa Diretora formalize denúncias a vários órgãos públicos sobre irregularida existentes na administração do ex-prefeito José Elenildo Queiroz;
027/2006 - Solicitando da Prefeita Rita Nunes que faça pedido ao Banco do Brasil de microfilmagens de cheques da gestão anterior, do ano de 2004, onde há cerca de 70% dos cheques com indícios de irregularidades.
PROJETO 015/2006 - Autoriza doação de imóvel urbano na Rua Joaquim Camilo Duarte para a construção do INSS e dá outras providências.
Fizeram uso da tribuna os vereadores: Galego de Lô, Nego de Guri, Mércia de Carlos, Kay France, Inácio Júnior e Ariston Rodrigues.
Nas próximas postagens apresnetaremos um resumo dos pronunciamentos dos vereadores.

domingo, 17 de setembro de 2006

REVISTA DA SEMANA (FINAL) - AÇÃO 45

A pedido do candidato Cássio Cunha Lima o sábado, 16, foi reservado para a Ação 45. A finalidade do movimento era fazer com que, em cada município do Estado da Paraíba, os militantes e simpatizantes da candidatura do Governador vestissem a camisa amarela e os Comitês locais promovessem atividades de apoio a candidatura.
Aqui em Teixeira dois grupos foram às ruas. O G10 (todo dia aparece uma nova denominação para o grupo encabeçado por Marcos de Assis, Hélio e Naldo da Madeireira, mas achamos esta a menos agressiva) visitou a feira e fez contatos pontuais com os candidatos por eles apoiados: Dinaldo Wanderley e Gilvan Freire.
O Grupo da Prefeita Rita Nunes também visitou a feira com a presença da Prefeita Rita, do vice-prefeito Wenceslau e do ex-prefeito Inacinho, além de outras lideranças. Também acompanhavam com bandeiras jovens e crianças. Segundo comentários dos que viram a mobilização havia muita gente do PETI e do AGENTE JOVEM, algo que não podemos afirmar categoricamente, mas dizem até que houve ação do Conselho Tutelar solicitando a retirada dos menores, já que os mesmos não devem participar de movimentos desta natureza. O G10 não gostou nenhum pouco da ação da Prefeita pois acreditam que foi com o intuito de ofuscar a visita de Dinaldo e Gilvan Freire promovida pelo Grupo.
Em contra-ponto à Ação 45, Elenildo, Carlos de Teína e Nego de Guri também fizeram visitas pontuais em algumas ruas da cidade.

REVISTA DA SEMANA (5) - FRANCISCA MOTTA E VITALZINHO VISTIAM TEIXEIRA

Na sexta-feira, 15, os candidatos Francisca Motta e Vitalzinho, apoiados pelo ex-prefeito Elenildo Queiroz e sua grupo, visitaram o município de Teixeira. A finalidade da visita era participarem de uma feijoada no Assentamento de Poços a convite do vereador Nego de Guri, mas antes andaram acompanhados dos seus apoiadores nas ruas próximas a casa D. Maria, mão de Elenildo. Em seguida fizeram, em frente a casa de D. Maria, um pronunciamento para o público presente. Elenildo reforçou o pedido do empenho dos eleitores para garantir uma boa votação para os seus candidatos, Francisca Motta relembrou o seu trabalho na saúde há vários anos atendo o público teixeirense e revelou que tinha vazado o resultado de pesquisas internas promovidas por seus adversários em Teixeira e que Maranhão estaria na frente com 7 pontos, não disse a fonte. Vitalzinho valorizou os líderes que o apóiam em Teixeira e garantiu que será uma voz em prol do povo Teixeirense. Reforçou idéia da retomada do poder em Teixeira pelas oposições com o nome de Elenildo Queiroz. Depois foram para o Assentamento.

O QUE DISSE O BLOG DO ÁLVARO SOBRE A CARREATA DE CÁSSIO

Postamos agora publicação do Blog do Álvaro (link aí ao lado) sobre a carreata de Cássio Cunha Lima em Teixeira e Maturéia.

CADÊ A CARREATA?
Somente agora, arrumei tempo para comentar a passagem da comitiva do candidato a governador pelo PSDB pela Serra do Teixeira. Embora tivesse sido anunciada uma carreata, como não houve número suficiente, acabou mesmo sendo apenas a passagem da comitiva do candidato com a realização de pequenos comícios. Com exceção de uma ou outra cidade, no geral o que se viu, foi um espetáculo constrangedor. Um Governador, candidato à reeleição, falando para meia dúzia de gatos pingados, boa parte, integrante da própria comitiva. Em Maturéia, houve um agravante. O palanque do candidato foi armado em frente a uma escola, forçando a direção a mandar os alunos pra casa e fechar as portas.

REVISTA DA SEMANA (4) - A REPERCUSSÃO DO COMÍCIO DE CÁSSIO

Na quinta-feira, 14, os comentários sobre o comício de Cássio eram negativos, levando-se em consideração a expectativa que fora criada com os carros-de-som que anunciaram o evento com muita antecedência e os próprios correligionários do candidato divulgavam nos quatro cantos da cidade. Eleitores que votam em Cássio também ficaram decepcionados com a realização do evento. Para muitos foi frustrante.
Um fato mereceu destaque na boca, principalmente dos aliados da Prefeita, as palavras de Cássio sobre a água colocada nos Bairros da cidade, que foram interpretadas como duras críticas a Zé Mário. Daí surgiram comentários que Zé Mário foi contatado pela assessoria de Cássio Cunha Lima. Os assessores teriam procurado a saber da confirmação do seu apoio ao Governador e teriam falado sobre a decepção do candidato com a realização do evento. Segundo as mesmas conversas, que já circulam pela rua, Zé Mário teria comunicado o rompimento com o grupo do Governador. É esperar pra ver.
A oposição é que está satisfeita com o resultado do comício. Agora ficam com a responsabilidade de trazer o candidato Zé Maranhão e tentar superar o evento do rival o que, em princípio será fácil, mas em se tratando da realidade, podem cair no mesmo engano dos aliados de Cássio em Teixeira, afinal agora não há mais showmício com a presença de grandes atrações que garantiam as grandes multidões.

REVISTA DA SEMANA (3) - QUEM DISCURSOU NO COMÍCIO

Dinaldo Wanderley – Que agradeceu ao apoio do grupo liderado pelo ex-vice-prefeito Marcos de Assim e os empresários Hélio Justino e Naldo da Madeireira.
Socorro Marques – Disse eu estava sendo apoiava pelo ex-vice-prefeito Zé Mário. O mesmo não se fez presente ao palanque, apesar dos comentários de que ele votaria em Cássio;
Valdecir Amorim – Apresentou Pedro Medeiros e Enivaldo Ribeiro como seus candidatos e fez elogios ao trabalho de Cássio em todo o Estado.
Pedro Medeiros – Agradeceu o apoio de Valdecir e disse que Valdecir é que seria o verdadeiro Deputado de Teixeira na Assembléia, as suas reivindicações seriam sempre atendidas e na próxima eleição retribuiria a Valdecir a ajuda que está recebendo nesta eleição.
Enivaldo Ribeiro – Disse ser amigo de Valdecir de longas datas e que continuaria trabalhando por Teixeira no Congresso além de ressaltar a importância de reeleger Cássio Cunha Lima para o Governo do Estado, lembrando que foi adversário de Cássio por muito tempo mas jamais poderia deixar de ficar do lado quem estava trabalhando pela Paraíba. Disse que Zé Maranhão não tinha coração.
Rômulo Gouveia – Apesar de não ser uma região onde têm apoio pediu votos àqueles que ainda não tinha uma opção.
Rita Nunes – A prefeita reforçou o pedido de voto para Pedro Medeiro e Enivaldo Ribeiro, dizendo que o último foi quem conseguiu a liberação dos recursos para o calçamento de várias ruas no município e que por isso merecia os votos dos teixeirenses. Elogiou o Governador Cássio pela atenção que deu a Teixeira e revelou que na eleição passada, apesar de não ter votado em Cássio, dizia em seu interior que um dia teria o prazer de votar no Governador. Disse que continuaria fazendo pedidos a Cássio.
Cícero – Atacou o candidato Ney Suassuna de ter transferido o título para o Rio de Janeiro e de não ter compromisso com a Paraíba, por isso Ney não seria merecedor do voto dos paraibanos. Lembrou sua gestão no Governo do Estado, quando foi Ministro e os seus oito anos de Governo no município de João pessoa.
Cássio Cunha Lima – Agradeceu o apoio de Valdecir e da Prefeita Rita Nunes, dizendo que Valdecir voltaria a representar Teixeira na próxima eleição e falou sobre as ações do Governo do Estado na Região e no município de Teixeira. Fez um comentário sobre a água colocada nos bairros do município. Cássio disse quem administra a CAGEPA é o Governador e quando se coloca água em algum bairro ou rua não outra pessoa que está colocando, esta é uma ação do Governador do Estado. Todos consideram uma crítica ao ex-vice-prefeito Zé Mário já que a população dos bairros Água Azul e Pedra do Galo associam a ele a chegada da água a esses bairros. Talvez Cássio não tenha sido bem orientado neste sentido e criou um desgosto em um aliado.

REVISTA DA SEMANA (2) - O COMÍCIO DE CÁSSIO EM TEIXEIRA

Após uma semana de anúncio e gerada uma grande expectativa para a realização do comício de Cássio Cunha Lima em Teixeira, enfim, na quarta-feira, 13, o Governador veio à Teixeira. Foi propagado em Teixeira que uma imensa carreata tomaria conta das ruas da cidade de um grande número de eleitores lotaria a Praça Cassiano Rodrigues.
Marcado inicialmente para as 19 horas o Governador acabou se atrasando por estar cumprindo agenda de campanha em toda a região da Serra do Teixeira e só depois das 22 horas. Em meio a uma displicência da Comissão Organizadora do evento a carreata que acompanhava o candidato Cássio Cunha Lima fragmentou-se na entrada da cidade, e para a maioria das pessoas que viram de suas casas a passagem de Cássio só fazem companhia ao candidato uma carreata com cerca de 20 veículos, o que ocasionou um prejuízo em sua passagem pelas ruas. Na verdade a carreata contou com certa de 120 veículos, ma como boa parte era da comitiva que acompanhava o candidato à reeleição, não conhecia o percurso e acabaram cortando o caminho, já que não havia ninguém orientando o trajeto.
O público que se fez presente à Praça Cassiano Rodrigues foi muito abaixo do que se esperava. Alguns alegaram a questão do horário da chegada do Governador. Mas o Governador talvez não tenha observado isto, já que na campanha passada, quando tinha o apoio de Zé Mário, Leloinha e Djalminha, encontrou uma multidão na Praça Cassiano Rodrigues lhe esperando, e o mesmo também chegou com atraso.

REVISTA DA SEMANA (1) – CONVERSA COM O DEPUTADO VALDECIR AMORIM

A semana que passou foi de movimentação política em Teixeira. Na quarta-feira, 13, houve o tão esperando comício de Cássio Cunha Lima. Pela manhã do mesmo dia tive oportunidade de conversar com o Deputado Valdecir Amorim (PFL) e faço um breve relato da conversa.
Questionei o Deputado, primeiramente, sobre a expectativa do público para o comício e ele repassou a pergunta para mim. Disse-lhe que a expectativa de todos era de um grande evento já que era uma atividade que envolvia a região da Serra do Teixeira, igual ao realizado na última eleição para o Governo do Estado com a presença de Roberto Paulino, que lotou a Praça Cassiano Rodrigues.
O Deputado também falou que Teixeira ficará sem um representa da Terra este mandato, mas estará, ainda assim, bem representado com Pedro Medeiros já que o mesmo é um homem de firmeza e com o seu apoio ele irá trabalhar em prol do município. Já os outros deputados apoiados pelos adversários não têm serviços prestados em Teixeira.
Questionei sobre Francisca Motta e Socorro Marques. Para ele a primeira só faz algum serviço de saúde para os eleitores de Teixeira de quatro em quatro anos, mas nunca conseguiu sequer um poste para o município. Sobre Socorro Marques achou melhor dizer que ela deveria ser eleita e que é uma boa pessoa.
Disse que Teixeira, em 147 aos de Emancipação Política, teve 117 de atraso só passou se desenvolver a partir da administração de Eudes Nunes. Fez duras críticas ao ex-prefeito Elenildo Queiroz, dizendo que o mesmo teria de devolver cerca de R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) por desvio de recursos na saúde nos próximos 15 dias e que em seu Governo só fez beneficiar a família. Para o Deputado Elenildo só fez duas obras em quatro anos de mandato: A Lavanderia Pública – que ele classificou de “latada” – e a Praça Maria do Rosário Xavier de Lira - na saída para Patos – todas duas superfaturadas.
Garantiu que é um único Deputado a ter serviços prestados na Região da Serra do Teixeira e que os pensam que ele morreu para a política estão muito enganados. Irá fazer um tratamento de saúde neste período que ficará sem mandato, além de retornar os investimentos em seus negócios, e será candidato em 2010 a Deputado, novamente (segundo o Valdecir a próxima eleição será Distrital).
Valdecir disse não ser perseguidor e como prova disso alegou que os seus maiores adversários políticos estão hoje do seu lado. Estava falando das recentes adesões de Carmelita e Família e o ex-prefeito Serafim Pereira.
Questionado sobre a possibilidade de o mesmo concorrer ao cargo de Prefeito nas próximas eleições garantiu que não e disse que Wenceslau Marques seria o candidato a Prefeito, além de afirmar que seus opositores passariam muito tempo ainda para chegar ao poder em Teixeira.
Quando falei sobre o Senador Ney Suassuna, questionando se o mesmo trabalhou muito pela Paraíba, Valdecir disse que “trabalhou muito para ele (o próprio Ney)”.Perguntei sobre o resultado das eleições em Teixeira e ele disse que aguardasse abrir as urnas. Segundo Valdecir Cássio Cunha Lima é um verdadeiro fenômeno eleitoral e vencerá a eleição para Governador, ainda no primeiro turno, com mais de 150 mil votos de vantagem sobre José Maranhão.
Valdecir ainda chegou a dizer que não se pronunciaria no comício, já que não era candidato. Mas na hora do comício, discursou.

QUATRO DIAS SEM POSTAGENS

Caros leitores deste Blog:
Há quatro dias que não fazemos postagem no Blog porque o provedor de acesso a internet via rádio em Teixeira está fora do ar. De forma, até agora não explicada aos clientes, não é possível fazer conexão. A Netpower, responsável pelo servidor que monopolizou os serviços de internet em Teixeira há cerca de um mês, com o propósito de garantir aos clientes um serviço de boa qualidade, está deixando muito a desejar.
Primeiramente, a velocidade da conexão anda a passos de tartaruga, bem diferente da propaganda enganosa veiculada nos meios de comunicação pelos responsáveis, depois a falta de atenção aos clientes que até o momento não foram informados do motivo que vem gerando a falta do acesso à internet. Esta falta de atenção ao cliente vem ocorrendo deste o primeiro momento de instalação dos serviços em Teixeira. Cláudio, o primeiro a colocar um provedor de acesso a internet via rádio em Teixeira, vendeu o link ao seu sócio, Jakson, sem comunicar aos clientes. Jakson, por sua vez, garantiu que faria um serviço de qualidade e houve, dizem, até tentativa de sabotagem dos seus serviços pelos concorrentes. Durante um bom tempo até cumpriu com o prometido só que, de uma hora para outra, vendeu o seu link para os concorrentes sem dar a mínima para os clientes. Comenta-se que houve pressão em Teixeira para ele deixasse de prestar o serviço, utilizando-se até o nome de autoridades para que o mesmo desistisse de fornecer o sinal para o município. Ele então resolveu ceder, temendo represálias e se rendeu aos seus desafetos.
A Netpower vem prestando,até o momento, um desserviço. É uma pena. Quando se monopoliza um serviço passa-se a sujeitar-se à vontade e irresponsabilidade dos “mandões”. É o que está ocorrendo hoje em Teixeira. O que os representantes da Netpower vêm propagando é que aumentarão o link que hoje é de 256 kB (kilobytes) para 2 MB (megabytes), só que esta transição deveria ser feita sem prejuízo algum para os clientes e os mesmo deveriam ser comunicados oficialmente.
Por tudo isto estamos tendo dificuldades de atualizar o Blog já que as postagens precisam ser feitas de Lan Houses. Hoje, em Teixeira, só estão no ar as Lan Houses de Olávio e a de Urbano porque os mesmo, que não são bestas, conseguiram continuar com o sinal fornecimento por Jakson. Já previam estas ocorrências.
Espero contar com a compreensão de todos. Assim que o sinal for reestabelecer,- sabemos lá quando – normalizaremos as postagens.