sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

ÁLVARO JANTA COM ZÉ DIRCEU

Li no Blog do Álvaro que ele jantou com Zé Dirceu, o ex-ministro da Casa Civil, e aproveitou a oportunidade para informar ao ex-ministro que também tem um Blog na internet. Zé Dirceu garantiu que acessaria o Blog. Achei ótimo, pois quem sabe, ao acessar o Blog do Álvaro, o ex-ministro não clica no link que dá acesso ao Blog do Marco e, já que aqui tem um link para o Blog dele (Blog do Dirceu), ele não diz em seu blog que leu um pouqinho o nosso. Ele já acessou o Blog do Álvaro e teceu um comentário, mas parece que não clicou no nosso link não. Leia a postagem de Álvaro sobre o jantar com o ex-ministro:
Jantando com Zé Dirceu
Noite passada aceitamos convite para jantar com José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-Ministro da Casa Civil do Presidente Lula.
Por algumas horas pudemos trocar idéias com um dos homens mais influentes do país -influente sim, ainda hoje-, principalmente sobre economia, mas também sobre política.
Zé Dirceu, que já dera uma "aula de Brasil" em palestra proferida no início da noite no Hotel Ouro Branco, se mostrava insaciável por informações sobre a economia da Paraíba.
Fez uma anotação que merece ser levada ao conhecimento do Governador Cássio. Segundo Dirceu, não é possível que o turista chegue à Paraíba e, no trajeto do aeroporto para o centro da capital, passe por áreas inteiramente abandonadas pelo poder público. "O Estado precisa fazer algo, urgente". Disse o ex-ministro, com toda razão.
Um assunto que não podia deixar de ser abordado foi a campanha que Dirceu deflagrará ano que vem pela sua anistia, mas sobre isso falaremos mais tarde, em um post exclusivo sobre o tema.
Em tempo: a certa altura um integrante do grupo avisou ao ex-ministro sobre a existência do “Blog do Álvaro”, ao que Dirceu respondeu: “é mesmo?! Quero conhecer.” Mas saiu do jantar informado pelo titular do blog que este batia em muito o dele em número de leitores.... na Maturéia, é claro.

Ainda sobre a cassação de Ivânio Ramalho

Postagem do Blog do Álvaro esclarendo matéria do site PATOS ON LINE, divulgada aqui neste Blog, sobre a cassação do vice-prefeito de Patos, Dr. Ivânio Ramalho. Leia o que diz Álvaro Dantas, um dos advogados de Ivânio no referido caso, em seu blog:
Ainda sobre a cassação de Ivânio Ramalho
Vi há pouco no Blog do Marco que o Procurador da Prefeitura de Patos informara que estaria se dirigindo à Capital do Estado para buscar junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) a "nulidade da sentença" que teria cassado o mandato do Vice-Prefeito de Patos.
Li também na mesma matéria, que o Procurador, em entrevista a uma rádio das espinharas, teria informado que a sentença não pôs em risco o mandato do Prefeito Nabor Wanderley porque o processo não era contra o Prefeito e sim contra Ivânio.
Julgo importante fazer alguns esclarecimentos.
O Procurador da Prefeitura de Patos não atua neste caso, e nem poderia, posto que impedido. Já o fez em outra época, conjuntamento conosco, tendo se desligado do processo quando foi nomeado para compor a equipe do Prefeito Nabor Wanderley.
Os advogados do Prefeito Nabor e do Vice-Prefeito Ivânio, somos eu e o dr. Delosmar Mendonça, que somente hoje fomos oficialmente intimados da sentença.
Em face da existência de incompreensão contida na referida sentença, ainda não estaremos recorrendo ao TRE, mas à própria juíza, impetrando um "embargo de declaração", pedindo que esclareça ponto obscuro contido naquela peça.
O nosso prazo sequer teve início ainda.
Também não há pressa, vez que o Dr. Ivânio tem o direito de permanecer no cargo até o trânsito em julgado da decisão.
E por último, faz-se mister esclarecer que a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 12, manejada pelo Ministério Público Eleitoral aponta como investigados Nabor Wanderley e Ivânio Ramalho. Se a sentença não atingiu o Prefeito Nabor foi por expressa decisão da Juíza do caso, a Teixeirense Joscileide Ferreira de Lira.

ARISTON É REELEITO PARA PRESIDIR A CÂMARA MUNICIPAL DE TEIXEIRA

Umg rande público compareceu agora à tarde à Câmara Municipal de Teixeira para acompanhar a eleição para a nova Mesa Diretora daquela Casa. Entre os presentes podemos destacar o ex-prefeito Inacinho, Professor Toinho,ex-presidente da Câmara, os ex-vereadores Antônio Paulo, Djalminha, Galego de Lô, Maneta, Geraldo Bento, e os secrtários municipais Hélder, de Obras, e Jarbas, de Finanças.
O presidente da Casa apresentou as três Chapas concorrentes: Chapa 1 Transparência com Compromisso, encabeçada por Ariston Rodrigues; Chapa 2 Dinginidade não tem Preço, encabeçada por Júnior de Inacinho e a Chapa 3 Oposição Unida, encabeçada por Nego de Guri. Os três postulantes ao cargo de Presidente puderam usar a tribuna por vinte minutos para fazerem suas explanções.
ARISTON RODRIGUES: Disse estar se candidanto por sua experiência de catorze anos como parlamentar e pelo trabalho realidao a frente da Câmara nos últimos dois anos. Colocou a transparência como principal ponto de sua adminstração por sempre fazer a prestação de contas dos recuros do legislativo na Rádio Teixeira FM, além de expor as despesas no mural da Câmara. Apresentou, como açõe importantes do seu mandato, a cessão do veículo da Câmara para o Conselho Tutelar, a Justiça e por servir como ambulância para socorrer algumas pessoas. Destacou a antecipação dos salários dos Vereadores e servidores da Casa, além de sempre contar com recursos em caixa para urgências. Outros pontos positivos enfatizados pelo Presidente foi aquisição de um computador para a Casa Legislativa, a troca do veículo da, a mudança da placa que levava o nome da Câmara e a assinatura de um acordo contra o nepotismo. Encerrou dizendo que o seu mandato deu credibilidade e moral para o Poder Legislativo teixeirense.
JÚNIOR DE INACINHO: Iniciou seu discurso agraecendo a todos os presentes e saudando o ex-prefeito Inacinho, seu pai, por ter sempre honrado com a palavra empenhada. Júnior diss que durante mais de vinte anos Inacinho foi leal ao grupo que hoje governa Teixeira e a recompensa por esta lealdade foi a traíção. Disse não querer compactuar com a traição, a deslealdade, a corrupção. Citou a Bíblia ao dizer que "Maldito é o homem que confia em outro". Júnior finalizou dizendo que quando assume um compromisso cumpre. É homem de palavra. Foi aplaudido várias vezes pela platéia presente.
NEGO DE GURI: Disse ser candidato porque é oposição a este Governo e questionou a transparência destacada no discurso de Ariston. Para Nego está falta que as Sessões sejam transmitidas pela Rádio Teixeira FM, como ocorria na gestão do Professor Toinho, afirmando que o mesmo tinha dado um grande exemplo de transparência a frente da Câmara Municipal. Criticou o uso do veículo da Câmara, pois, segundo Nego, já havia precisado do veículo várias vezes e nunca tinha sido atendido, contrariando o que dissera Ariston. Por fim elogiu a atitude corajosa do Vereador Juninho de não aceitar traíções.
Ariston foi eleito com cinco votos. Nego de Guri obteve três votos e Juninho um voto.

Justiça Eleitoral cassa mandato do vice-prefeito de Patos

DO SITE PATOSONLINE:
Uma decisão da Juíza Joceleide Torres, da 65ª Zona Eleitoral, cassou na manhã de hoje (quinta-feira), o mandato do vice-prefeito de Patos, médico Ivânio Ramalho

A decisão se deu em Primeira Instância e o vice-prefeito terá três dias para recorrer da decisão.

O processo é referente as eleições de 2004, quando supostamente o vice-prefeito teria sido flagrado prescrevendo em receituário do Centro de Saúde Frei Damião, quando deveria estar desincompatibilizado do cargo, já que disputava as eleições em curso.

Segundo informações do setor de comunicação da Prefeitura de Patos, o procurado jurídico do município, advogado Maurício Alves, já se encontra na Capital do Estado, pleiteando junto ao TRE - Tribunal Regional Eleitoral, anulação da sentença.

Mais tarde em participação por telefone dentro de um programa radiofônico em Patos, o advogado Maurício Alves, afirmou que a sentença em momento algum atingirá o mandato do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, pois ele (Nabor) não era o motivo da ação.

Segundo as primeiras informações, Ivânio Ramalho, teve seus direitos políticos suspensos por seis anos.

Mais informações em breve.

SESSÃO DA CÂMARA

A semana passada houve duas reuniões na Câmara Municipal de Teixeira. A primeira foi a Sessão Ordinária da terça-feira, 05, que contou com a participal do pároco municipal, Pe. Josenildo e representates de outras entidades para discutirem a Festa de Santa Maria Madalena. Não pude acompanhar a Sessão.
A segunda reunião foi uma audiência pública para discutir o Orçamento 2007. A audiência contou com a presença de seis vereadores (não compareceram: Pretinho Novo, Valdo Bodeiro e Mércia de Carlos), o Prefeito Interino Wenceslau Marques e a maioria dos Secretários municipais. O tema mais polêmico em discussão foi o repasse destinado ao Conselho Tutelar, que não era suficiente para pagar aos próprios conselheiros.
O Conselheiro Zé da Barraca apresentou um documento elebaro pelos conselheiros com as previsões de despesas que fora encaminhado para a administração municipal. Clair Leitão, contadora da Prefeitura, alegou que só recebeu a segunda página do documento e por isso não teria contemplado, no Orçamento, a proposta do Conselho.
Outro momento de debate contou com a participação do Secretário de Agricultra Espedito Silveira que reclamou do fato de não ser contactado para a elaboração do Orçamento. Clair argumentou que enviou à Secretaria de Adminstração ofício soclitando as propostas de cada Secretaria. Espedito revidou dizendo que não recebera este comunicado.
Em outro momento o assessor da prefeitura, Agnaldo, fez um breve comentário a respeito da atual situação do municípoio, deixando a entende, nas entrelinha do seu discurso, que a Prefeiutura precisará demitir para poder corrigir os problemas enfrentados hoje.
O Secretário de Educação, Sóstenes Teles, informou que na elabaoração do Orçamento para o nao de 2006 a Secretaria de Educação conseguiu atingir as metas estabelecidas e que agora pretende adquirir um novo ônibus para o transporte de estudantes e concluir os serviços da Escola Silveira Dantas.
No final, o agente de saúde Foriba fez um questionamento a respeito da possibilidade de criar uma gratificação para os agentes de saúde a exemplo do município de Maturéia. Clair respondeu que era possível, mas só quando fizesse um processo de demissão de funcionários pois a Prefeitura de Teixeira está com excesso de funcionários.
Esta semana houve Sessão na Terça-feira, 12, para a votação do Orçamento 2007. Foi arovado por unanimidade.
Hoje haverá uma nova Sessão, mas agora para a eleição da nova Mesa Diretora. Apesar de ser dado como certa a reeleição de Ariston o clima de tensão entre governistas promete uma Sessão conturbada.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Teixeira: mundo político em ebulição

Às vésperas do anúncio do rompimento do ex-Prefeito Inacinho e do Vereador Juninho com o grupo político do Deputado Valdecir Amorim, já se fala em futuras composições que podem mudar todo o quadro da política de Teixeira para as próximas eleições municipais.
Segundo informações, o grupo do ex-prefeito tende a se juntar ao Grupo dos Dez que, por sua vez, já estaria mantendo conversações com o Nêgo de Guri.
Há rumores que o Prefeito Wenceslau poderia também se aproximar do Grupo do Dez, mas se as conversas com Nego forem adiante, muito provavelmente as portas estarão fechadas a Wenceslau.
Não podemos nos esquecer que o Deputado Valdecir anunciou aqui que Rita não será candidata a reeleição, o que faz de Wenceslau candidato natural a Prefeito 2008.
A preço de hoje (preço?!), teríamos as candidaturas de Wenceslau e de Marco de Assis, podendo, este, ter como vice o Vereador Nego de Guri. Falta saber como ficarão Zé Mário e Elenildo.
Mas para que amanhã não venham apontar os erros em minhas previsões, quero lembrar aqui as palavras de um experiente político da vida nacional: “previsão em política tem a validade de um iogurte”.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Prefeitura de Patos decreta luta oficial de três dias pela morte de vereador

Do site PATOSONLINE:
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, divulgou comunicou na manhã desta quarta-feira (13/12/06), decretando luto oficial por três dias, em virtude do falecimento do vereador Petrônio Lucena.

Como justificativa, o prefeito de Patos lembrou os relevantes serviços prestados a cidade de Patos, pelo vereador licenciado.

O presidente da Câmara Municipal de Patos, vereador Marcos Eduardo, também suspendeu as atividades da Casa, inclusive, a Sessão Especial, que seria realizada na manhã desta quinta-feira (14/12/06), onde várias personalidades seriam homenageadas.

Em comunicado divulgado junto a imprensa patoense, na manhã de hoje, o presidente da Câmara Municipal de Patos afirmou que suspendeu todas as atividades legislativas daquela Casa durante essa semana.

Petrônio Lucena chegou a exercer vários mandatos na Câmara Municipal de Patos, onde ocupou também o cargo de presidente.

BLOG DO TENDÓ NÃO TEM DÓ DE NINGUÉM

O mais recente blog com informações sobre a região é o Blog do Tendó. O blog tem o propósito de mostrar a realidade nua e crua da política, de início, apresentando um posicionamento de combate a todas as opções políticas que se apresentam no momento. Leia a postagem de apresentação do Blog do Tendó:
A trincheira dos verdadeiros combatentes
Este Blog foi criado para provocar o debate sobre a política na cidade de Teixeira e região.
Aqui não tem esse negócio de flor de laranja que tem nos outros blogs não. Fica Álvaro de um Lado e Marco Aurelio do outro rasgando seda e ninguém diz o que é para ser dito de verdade, pois esse espaço é para dizer a verdade, doa a quem doer.
Aqui, todos os comentários serão aprovados, não tem essa de filtrar nada não. Vamos à luta amigos, esta será a nossa trincheira doravante, nessa guerra do fim do mundo.
À luta e à vitória.

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

VEREADOR JUNINHO DEIXA O PDT

O vereador Juninho anunciou sua saída do PDT, hoje, terça-feira (12), em carta enviada ao Diretório Municipal do partido e divulgada na Rádio Teixeira FM. O vereador aproveito a oportunidade para solicitar espaço no Programa 104 Notícias do próximo sábado para ser o entrevistado do dia, momento em que prestará esclarecimentos à população de sua saída da legenda e comentará o processo e eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Teixeira.
Esta é a segunda baixa no PDT, partido do vice-prefeito Wenceslau Marques, em menos de um mês. O primeiro a deixar a legenda foi o Secretário de Agricultura, Espedito Silveira. As duas desfiliações estão relacionadas diretamente à eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Teixeira e revela o desgosto dos aliados de Wenceslau Marques por não ver no Prefeito Interino pulso para fazer valer um acordo firmando entre os governistas para eleger Ariston por um mandato de dois anos e Juninho por mais dois.
Levando-se em consideração a crise que já toma conta do Governo com mais este estremecimento nas base governista, o quadro político para a eleição de 2008 começa a receber novos ingredientes para apimentar mais ainda a próxima disputa pelo Governo Municipal.
Com este racha a oposição fica mais fortalecida.

Resultado anunciado

Na próxima sexta-feira, se nada de anormal acontecer, o Vereador Ariston deverá se reeleger Presidente da Câmara Municipal do Teixeira, quebrando-se assim, o acordo segundo o qual Juninho, filho de Inacinho – quanto inho!-, seria Presidente agora.
Com essa decisão, de não fazer de Juninho o novo Presidente da Câmara Municipal, a bancada de sustentação à Prefeita Rita Nunes se prepara para encolher. Juninho já anunciou seu rompimento com o grupo do Deputado Valdecir.
Segundo especulações, o Grupo dos Dez estaria de braços abertos para receber o Vereador, assim como Zé Mário, que também não ficaria triste em ver o seu próprio grupo aumentar às custas de defecções na tropa de Valdecir.
Na sexta-feira, cobriremos as eleições em tempo real.

Mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa

O Deputado Valdecir Amorim nos revelou em rápido bate papo travado no meio da rua, que sua mulher, Rita Nunes, não disputará a reeleição para a Prefeitura do Município de Teixeira.
Segundo Valdecir, os custos de campanha estão tornando a vida política impraticável. Hoje não se faria uma campanha numa cidade do porte de Teixeira, com chances de vitória sem se gastar acima de meio milhão de reais, ainda segundo o Deputado.
Num rasgo de sinceridade Valdecir fez sua mea culpa, ao admitir que contribuiu para elevar os custos de campanha em sua cidade, ao usar métodos, digamos, “não republicanos” de captação de votos para seus candidatos.Com a saída gradual de Valdecir, surge uma lacuna a ser preenchida, uma vez que não há espaço vazio na política. Key France, sua filha e Vereadora por Teixeira se manterá em atividade ou acompanhará os pais na decisão de largar a política?
E pela oposição? Que nomes a oposição tem para oferecer ao Teixeira, que aparenta ser maior do que seus atuais políticos?
Vamos acompanhar.

MP usa "balas de festim" contra o nepotismo

Louvável a iniciativa do Ministério Público da Comarca de Teixeira em convidar os Prefeitos da Região a assinar um termo de ajustamento de conduta onde os gestores municipais se comprometem a por fim à prática do nepotismo, exonerando parentes que estejam ocupando cargos comissionados na administração municipal.
Sobre isso já comentamos aqui.
O que nos causa estranheza é que no ofício dirigido aos Prefeitos apareça como suporte para tal iniciativa uma Resolução do Conselho Nacional de Justiça, a nº 7, e uma Ação Declaratória de Constitucionalidade impetrada junto ao Supremo Tribunal federal. Ora, as decisões do CNJ não se aplicam ao executivo. Pelo que estamos vendo, nem mesmo ao Judiciário. Quanto à Ação Declaratória nº 12, ela trata justamente da Constitucionalidade da Resolução nº 7 do CNJ, e ainda assim, carece de julgamento pelo Supremo Tribunal, havendo até o momento apenas uma decisão liminar.
Conclusão, o Ministério Público está ameaçando os senhores alcaides com armas inócuas.

Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Teixeira

Sexta-feira, dia 15, poderá haver defecção na base de sustentação da Prefeita Rita Nunes em Teixeira. O não cumprimento do acordo firmado com o Vereador Juninho para que ele fosse ungido à condição de Presidente da Câmara Municipal pode levá-lo ao rompimento com o grupo do Deputado Valdecir Amorim.
Já escrevemos sobre o tema aqui. Juninho parece não gozar da inteira confiança do grupo, daí a decisão de se reconduzir o atual Presidente, vereador Ariston, quebrando o acordo feito quando da sua eleição.
Mesmo com a provável saída de Juninho, a situação continuará com maioria, tem seis, ficará com cinco. A oposição, que tem três, irá a quatro. A oposição não se agrada muito do filho do ex-Prefeito Inacinho porque ele teria conduzido de forma autoritária os trabalhos da CPI que presidiu no início da atual gestão e que resultou na prisão do ex-Prefeito Elenildo Queiroz.Assim, há quem diga em Teixeira, que com o seu rompimento Juninho diminui a bancada da situação, mas não soma a da oposição.
Política tem dessas equações meio ilógicas.