sábado, 29 de julho de 2006

VEREADOR NEGO DE GURI SE SOLIDARIZA COM CONTRATADOS

O Vereador Nego de Guri enviou, ontem (sexta-feira, 28), ao Jornal 104 Notícias, uma Nota de Solidariedade aos funcionários contratados pela Prefeitura Municipal.
O Vereador Nego de Guri vem honrando o mandato que lhe foi conferido pela população teixeirense, se posicionando sempre em favor dos mais necessitados e exigendo, do Governo, resoluções dos problemas.
Trasncrevemos a Nota divulgada pela Rádio Teixeira FM.

NOTA

O Vereador “Nego de Guri” sensibilizado pela situação em que se encontram os contratados deste Município, que no mês de dezembro foram convocados pela Sr.ª Prefeita para uma Reunião onde foram informados que a partir daquela data seriam remunerados pelo valor da diária, ou seja, seriam transformados em diaristas. Logo em seguida foram novamente informados de que não seriam mais diaristas e sim passariam a ser funcionários de uma Empresa e essa Empresa receberia da Prefeitura e manteria os funcionários.
Ocorre que atualmente as coisas pioraram pois além do atraso de dois meses, ainda houve a redução de salários, quando o valor devia ser no mínimo R$ 350,00, tudo dentro da ilegalidade, pois reduzir salários é inconstitucional e se hoje estão como funcionários de uma firma e se essa firma recebe da Prefeitura pra mantê-los, ficam os questionamentos:
- Nos cálculos de remuneração desse pessoal quanto a Prefeitura repassa de cada contratado para essa Empresa?
- Nos cálculos de valor de contratado foram incluídos os encargos sociais, ou as pessoas estão trabalhando totalmente desamparadas?
- O atraso no pagamento se deu por atraso do repasse da Prefeitura para a Empresa?
É necessário que a Prefeitura venha à público esclarecer esses fatos, pois além de tudo os contratados afirmam que foram pressionados a assinar uma folha de pagamento com se tivessem recebido.
Solicitamos também que a Prefeitura tome as devidas providências para que o Sr. Evangelistas trate com respeito aos contratados pois esse humilha a todos.
Gostaria de externar nosso repúdio à atual situação e nos solidarizar com os contratados nos colocando a disposição dos mesmos.


Edmilson Alves dos Reis (Vereador – Nego de Guri)

ANA JÚLIA, SEJA BEM-VINDA

Registro aqui o nascimento de Ana Júlia, filha minha e de Janilene Maria Ferreira Rocha, ocorrido hoje pela manhã, no município de Patos-PB.
Ana Júlia nasceu pesando 3,865 kg e com 48 cm. Desejo muitas felicidades ao longo de sua vida.
A mãe, Janilene, está na Maternidade de Patos-PB, em repouso, e deve retornar a Teixeira amanhã à noite.
Agraceço a todos os que têm se solidarizado conosco.
Posteriormente postarie uma foto de Ana Júlia, aqui no blog.

sexta-feira, 28 de julho de 2006

PARAÍBA TEM 21 PREFEITURAS NA LISTA DAS SANGUESSUGAS

A Paraíba é o segundo Estado do Nordeste com o maior número de prefeituras na lista divulgada pela Controladoria Geral da União (CGU) com 591 municípios brasileiros beneficiados com emendas do grupo Planan. A informação está no Blog Brasil (www.blogbrasil.globolog.com.br), da Revista Época.
Veja o número de prefeituras benefeciadas pelas emendas nos Estados nordestinos:
Bahia - 30
Paraíba - 21
Alagoas - 20
Ceará - 6
Rio Grande do Norte - 6
Sergipe - 6
Maranhão - 2
Piaui - 2
Pernambuco - 1

TRE PROÍBE FESTAS PATROCINADAS POR CANDIDATOS

Postamos agora matéria publicada no www.wscom.com.br sobre as proibições determinadas pelo TRE.
TRE proíbe festas privadas financiadas por candidatos, distribuição de camisas coloridas e propagandas em táxis e ônibus
Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) apreciou, no início da noite desta quinta-feira, 27, uma consulta sobre seis pontos que dizem respeito à propaganda eleitoral, solicitada pela juíza de propaganda da 64ª Zona Eleitoral, Maria das Graças Morais Guedes. Entre os tópicos abordados que geraram mais polêmica, a Corte deliberou que as festas privadas em recintos fechados oferecidas pelos candidatos estão proibidas, pois se constituem gasto ilícito de campanha.
“As festas não estão ligadas a gastos eleitorais, por isso sendo proibidas em recintos fechados e patrocinadas por candidatos, com ou sem apresentação de artistas”, argumentou o procurador regional eleitoral, José Guilherme.
A juíza Helena Fialho apresentou uma dissidência, contrapondo a decisão da procuradoria, argumentando a possibilidade de uma rubrica que garantisse as festas particulares.
“Eu acho que já havia na lei anterior uma permissão para gastos com eventos. E nessas festas onde não há distribuição de bens nem apresentação de bandas, acho que poderiam sim ser permitidas”, afirmou Helena Fialho.
O presidente do TRE, desembargador Abraham Lincoln, no término da discussão reafirmou a proibição das festas privadas, mas ressaltou a necessidade de uma análise para os eventos realizados nos comitês de campanha.
“O comitê é um local próprio para os candidatos. As festas em locais privados estão proibidas. Mas se o comitê é um local público ou privado, com acesso restrito ou não, para sabermos se festas de inauguração são permitidas, isso é digno de uma nova consulta”, ponderou o presidente.
Camisas - A corte definiu que a confecção de qualquer camisa para um candidato, mesmo que confeccionada por um simpatizante e não por autorização dos comitês, partidos ou do próprio candidato, está terminantemente proibida. A distribuição de camisas com a cor da candidatura também é ilegal.
“Ficou proibido a confecção de camisetas para candidatos pelo eleitor. A pessoa não pode com dinheiro próprio fazer uma camisa apoiando um candidato, mesmo que seja para uso próprio. No dia da eleição, o eleitor pode pôr uma camisa com a cor e adesivo do candidato. Mas uma camiseta confeccionada está proibida”, declarou a juíza Helena Fialho.
O procurador regional eleitoral, José Guilherme, ressaltou que camisas com a cor do candidato possam ser utilizadas, desde que elas não sejam distribuídas pelo candidato. Já as bandeiras com as cores do candidato estão liberadas.
Placas e Faixas - O Pleno autorizou a utilização de placas e faixas em terrenos privados. As primeiras devem respeitar o limite estabelecido por lei (2mx2m). Não há limitação de tamanho para as faixas.
Balões - Os candidatos não poderão afixar balões infláveis em locais públicos, apenas em propriedades privadas. Mas dependendo do tamanho, características e quantidade, pode-se configurar desvio ou abuso de poder.
Táxis e ônibus - É proibido qualquer propaganda eleitoral em meios que dependam de concessão ou permissão pública, sendo ela gratuita ou onerosa.

Maurício Liesen WSCOM Online

quinta-feira, 27 de julho de 2006

LULA NÃO IRÁ AOS DEBATES

Postamos agora materia divulgada no Blog do Noblat sobre a decisão de Lula de não participar dos debates na campanha presidencial.

Lula desiste de participar de debates na TV

Da Folha de S.Paulo, hoje:

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já informou a seus assessores, agora de maneira definitiva, que não participará de debates na TV durante a campanha presidencial. Se a eleição tiver segundo turno, a decisão poderá ser revista. O petista repete a mesma estratégia usada por Fernando Henrique Cardoso, que disputou duas eleições presidenciais (1994 e 1998) e não participou de debates.

Em 2002, Lula foi à TV, mas o PT conseguiu reduzir o número de debates. Lula diz acreditar que se o debate for realizado sem a sua presença -e com uma cadeira vazia no estúdio, como tem anunciado a TV Globo-, o dano eventual será menor do que ficar exposto ao ataque ao vivo de todos os adversários juntos.

Pelo formato pré-negociado entre os presidenciáveis e a TV Globo, uma das emissoras que faria o debate, apenas quatro candidatos participariam: Lula, Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT). Se o debate acabar acontecendo só com os três concorrentes mais diretos de Lula, a possibilidade, na avaliação da cúpula lulista, é que a situação será delicada para Alckmin e Heloísa Helena. Em tese, haveria um pacto de não-agressão entre o tucano e a candidata do PSOL."

Assinante da Folha leia mais

quarta-feira, 26 de julho de 2006

CADÊ OS LETREIROS DE ENIVALDO?

Representates da candidatura do Deputado Federal Enivaldo Ribeiro (que está incluído entre os paraíbanos a serem investigados pela CPI das Sanguessugas) procuraram assessores do Deputado Valdecir Amorim, hoje, quarta-feira (26), aqui em Teixeira.
Valdecir garantiu apoiar Enivaldo Ribeiro aqui em Teixeira e que daria uma boa votação ao mesmo. Enivaldo está bringando com pesos pesados por uma vaga na Câmara Federal. Não será fácil, principalmente agora, com o envolvimento do seu nome entre os Sanguessugas.
Contudo, comenta-se, que a equipe de Enivaldo veio ao município obter informações do porque de seu nome ainda não está fazendo parte dos letreiros de Valdecir Amorim, já que ele o apoia. Pode até ter vindo discutir as condições da campanha. Mas sabem com são as más línguas.
Será que a assessoria do Deputado acessou o nosso blog?

MUDANÇAS NA EQUIPE ADMINISTRATIVA

Já correm comentários na cidade de Teixeira que poderá haver novo remanejamento de Secretários na atual adminsitração municipal. Um dos problemas para essas alterações no quadro, sem dúvida algumas, é o desgaste enfrentado por alguns Secretários. Aliás, uma das promessas da atual prefeita, Rita Nunes, em seu discurso de posse, foi a de fazer um levantamento a cada seis meses para fazer possíveis alterações na equipe administrativa. Os Secretários que não estivesse no agrado da população pesquisada seriam substituídos. Se tivesse feito a pesquisa, certamente, a prefeita teria substituído muita gente.
Contudo, os cometários, ainda não massificados, dão conta de que umas das possibilidades de aleração se daria na pasta das Finanças. O atual Secretário, Jarbas, assumiria a Direção do Hospital Sancho Leite, substituindo Expedita (irmã do vice-prefeito Wenceslau), já que ela terá que se afastar em virtude da gravidez. A pasta poderia ser assumida por Sirleide (irmã de Jarbas) ou Leudo (atual Secretário de Saúde).
Levando-se em consieração a segunda hipótese (Leudo assumir a Secretaria de Finanças) quem assumiria a Secretaria de Saúde? Ainda não circulam nomes. Talvez seja uma possibilidade mais remota.
O que há de concreto é que para Jarbas o melhor é assumir outra função mesmo. A pasta de Finanças é muito desgastante, já que as pessoas verificam apenas os atrasos de pagamento responsbilizando sempre o Secretário. Para Jarbas, que ficou na primeira suplência de Vereador, na Coligação do PFL, se continuar muito tempo a frente das Finanças pode comprometer seu desempenho numa futura eleição.
Jarbas foi muito bem votado na primeira eleição que participou e soube desempenhar a função de vereador de oposição ao Governo do ex-prefeito Elenildo Queiroz. Foi um dos responsáveis pela CPI que culminou com a Cassação do es-presidente da Câmara, Raimundo Rocha. Na última eleição, apesar de aumentar o número de votos, Jarbas teve o mesmo número de votos de Ariston. Pelo critério da idade a vaga ficou com Ariston. No início do Governo Jarbas assumiu a Secretaria do Bem-Estar Social. Dentro do Governo Jarbas começou uma nova experiência, um pouco diferente da que tinha na oposição, quando apenas exigia a ação dos Secretários. Na nova função passou a ser exigido.
No caso de Leudo, o melhor seria que ele assumisse a pasta da Educação, setor onde ele já demonstrou sua habilidade de competência. É também neste setor sua formação superior. Leudo, desde que ingressou no serviço público, trabalho na Educação. Dirigiu a Escola Capitão João de Oliveira Lira, a Escola José Elias de Amorim, foi Secretário-adjunto da Educação e chegou a assumir a pasta, destacando-se na época. Foi, ainda coordenador da Alfabetização Solidária, Diretor da Escola Maria Tâmara, em Maturéia, e Secretário de Saúde, também em Maturéia. Ao assumir a pasta da Saúde, na atual adinsirtração, Leudo tem enfrentado dificuldades para contornar os problemas existentes, recebendo críticas até de aliados da prefeita.
A pasta da Educação tem a fente hoje Sóstenes Teles Guedes (Totinha), funcionário responsável, competente, inteligente. Quem teve a oportunidade de trabalhar junto com ele certamente concordará conosco. Porém, a frente da Secretaria da Educação, não tem atendido a expectativa gerada, chegando a frustrar pessoas que votaram do lado da prefeita. A grande luta pela regularização do quadro-suplementar foi esquecida. Promessas de fardamento, distribuição de material escolar, merenda de boa qualidade, aumento para os funcionários não foram cumpridadas gerando um grande desgaste para o Secretário. Os fortes comentários da existência de um embate com o Deputado Valdecir que levou o Secretário a afastar-se do cargo e depois reassumir a função o enfraqueceu ainda mais. Desta forma talvez o seu nome fosse mais viável para assumir, numa mini reforma, a Secretaria de Finanças devido o seu caráter, seriedade e honestinadade. As mesmas características que o elevam talvez o descredencie.
Se ocorresse assim quem assumiria a Secretaria de Saúde? Tema para outra postagem.

EYMAEL FAZ CAMPANHA NA PARAÍBA


Postamos agora informações sobre a visita do candidado à Presidência da República pelo PSDC José Maria Eyamel. A matério é do portal www.wscom.com.br .

Em campanha na Paraíba, Eymael diz que Sanguessugas já existiam durante governo de FHC
O candidato do PSDC José Maria Eymael caminhou na manhã desta quarta, 26, pelo calçadão da avenida Duque de Caxias. Sob uma garoa fina e insistente, Eymael - acompanhado do candidato ao Governo do Estado, Marinésio Ferreira - disse que os ‘Sanguessugas’ já existiam no governo de Fernando Henrique Cardoso.
“Estou profundamente decepcionado com o que nós estamos vendo hoje no Congresso, é a pior legislatura”, desabafou Eymael, que foi deputado por duas vezes - em 86 e 90. O candidato revelou que o esquema dos Sanguessugas existe “há muito tempo, desde o governo de FHC”, mas que agora “ficou pior”.
Sobre a transposição do rio São Francisco o candidato evitou dar uma opinião se é contra ou a favor. “Os nossos especialistas estão examinando essa matéria e em pouco tempo nós teremos uma visão final sobre o assunto”, desconversou.
Eymael apresentou também algumas de suas propostas que serão implementadas caso chegue ao Palácio do Planalto, entre eles está a manutenção e ampliação da Bolsa Família.
“Mas ao mesmo tempo eu vou fazer esse país crescer, para que o trabalhador tenha a dignidade de manter a sua família com seu trabalho e não ficar numa dependência eterna de favores de Governo”, alfineta.
Outro tema polêmico de suas propostas é a mudança dos Tribunais de Contas. Segundo Eymael a única forma de prevenir os escândalos é dando maior independência aos Tribunais.
“Você não pode admitir que os ministros dos Tribunais sejam nomeações políticas de governantes. Assim como na área dos fiscais de renda dos Estados, qual é a grande aspiração que eles têm? Uma lei orgânica que assegure que o controle dos gastos públicos seja autônomo”, explica.
Leia abaixo as propostas apresentadas pelo candidato divididas em 5 ferramentas e 3 objetivos:
Ferramentas 1. Os cargos de gestão têm que ser de carreira. Para Eymael só isso representaria uma revolução gerencial e administrativa no país. “Hoje todos os cargos de chefia para cima estão na mão de comissionados que não entendem nada. É só indicação política, só tem compromisso com ele ou com quem o indicou”, denuncia.
2. Auditoria independente das contas públicas, quem fiscaliza não pode estar subordinado a quem vai ser fiscalizado. Aí estaria incluída a reformulação dos Tribunais de Contas.
3. Mudança na forma da tributação. “Queremos que o tributo seja um instrumento de desenvolvimento e justiça social”, avisa. Segundo Eymael hoje um trabalhador trabalha quatro meses e meio só para pagar impostos.
4. Planejamento. “Não o processo errático que você tem hoje no país, faz desfaz, constrói, destrói, começa de novo, é um processo instrumental que não termina nunca”.
5. Controle de qualidade no serviço público com a implantação de plano de cargos e carreira, de incentivo e capacitação ao funcionalismo, além de implementação de avanços tecnológicos.
Os Objetivos são acesso universal a educação e a saúde; a segurança, o candidato defende a criação do Ministério da Segurança Pública e foco no desenvolvimento.
Quem é Eymael - José Maria Eymael foi deputado federal constituinte autor do aviso prévio mínimo de 30 dias, garantia de indenização compensatória na demissão sem justa causa, direito do trabalhador ao lazer, proteção no mercado de trabalho para a mulher, redução da jornada de trabalho de 48 para 44 horas. O seu vice é o paraibano José Paulo Neto.
Na área da defesa do constituinte garantias como inciso 4º do artigo 150: nenhum tributo pode ter efeito de confisco e a possibilidade do ICMS variar de acordo com a necessidade do produto.
Paulo Dantas WSCOM Online

LULA VEM À PARAÍBA NO PRIMEIRO TURNO

Esta informação é do portal www.wscom.com.br e postamos agora. Leia:

Castilho diz que Lula vem à Paraíba no primeiro turno e revela: ‘fui escolhido pela Executiva Nacional’
O coordenador da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Paraíba, o petista Anselmo Castilho, confirmou a vinda do candidato ainda no primeiro turno à Paraíba. Segundo o coordenador, o próprio presidente garantiu interesse em vir à Paraíba e ao Rio Grande do Norte. Mas ainda não foi definida a data. O coordenador também não revelou se já estão em cursos entendimentos junto a coligação Paraíba de Futuro, do senador José Maranhão (PMDB).
Castilho disse que foi convidado pelo presidente nacional do PT Ricardo Berzoini para participar da coordenação. “A confirmação se deu sexta (21). Tivemos a primeira reunião em Recife, no final de semana (domingo) e agora estão sendo implementadas as diretrizes da campanha”, informou.
A intenção é dividir o Estado em micro regiões para facilitar o trabalho da militância e incrementar a campanha.
Disputa - Sobre uma provável disputa interna, para a escolha do coordenador da campanha, a princípio Castilho negou. “Não houve nenhuma disputa interna”, disse, mas depois confirmou que a Direção Estadual tinha a intenção de indicar outro nome, provavelmente Anísio Maia (do Diretório).
“A Direção Estadual queria colocar uma pessoa mais vinculada ao Governo Federal, coisa que não era o sentimento da Direção Nacional”, garante.
Apesar da ‘disputa’ Castilho afirma que não sobrou nenhuma rusga. “A gente já conversou, Anísio entende claramente, inclusive conversou com Berzoini”, acredita, mas acrescentou: “ele vai participar da coordenação também, está tudo resolvido”.
Paulo Dantas WSCOM Online

terça-feira, 25 de julho de 2006

SEGUNDA PARECELA DE FPM DO MÊS DE JULHO

Postamos agora os valores do repasse da 2.ª parcela do mês de julho para a Prefeitura Municipal de Teixeira. O total de repasses das Transferências Constitucionais Obrigatórias, nesta segunda parecela, foi de R$ 280.947,20 (duzendo e oitenta mil novecento e quarenta e sete reais e vinte centavos). Confira.

FONTEVALOR DO REPASSE
FPM

143.841,76

FUNDEF

69.678,29

ICMS

32.062,61

FUNDO SAÚDE

19.293,86

CID

7.853,59

FEP

8.217,09

TOTAL

280.947,20

A PESQUISA DO IBOPE

Postamos agora os números da nova pesquisa do IBOPE divulgados, agora a pouco, no Jornal Nacional. Os dados são um pouco diferentes dos que foram publicados agora a pouco. Os dados foram retirados do Blog do Noblat (www.noblat.com.br).


Os números do IBOPE

O Jornal Nacional acaba de divulgar pesquisas do Ibope em São Paulo, Rio de Janeiro e para a campanha presidencial:

Lula (PT) - 44%
Alckmin (PSDB) - 27%
Heloisa Helena (PSol) - 8%
Cristovam Buarque (PDT) - 1%
José Maria Eymael (PSDC) - 1%
Brancos e Nulos - 9%

Segundo turno

Lula (PT) - 48% (em junho, Lula tinha 53%)
Alckmin (PSDB) - 39% (em junho, tinha 31%)

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos.

Rio de Janeiro

Sérgio Cabral (PMDB) - 39%
Marcelo Crivella (PRB) - 17%
Denise Frossard (PPS) - 8%
Eduardo Paes (PSDB) - 2%
Milton Temer (PSol) - 1%
Vladimir Palmeira (PT) - 1%
Carlos Lupi (PDT) - 1%
Brancos e Nulos - 17%
Não souberam responder - 13%

O IBOPE ouviu no Rio 1.204 eleitores em 33 municipios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos.

São Paulo

José Serra (PSDB) - 46%
Aloizio Mercadante (PT-SP) - 13%
Orestes Quércia (PMDB) - 9%
Carlos Apolinário (PDT) - 2%
Brancos e Nulos - 13%
Não souberam responder - 13%

O IBOPE ouviu em São Paulo 1.204 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos.

DAQUI A POUCO SAI NOVA PESQUISA DO IBOPE

Postamos matéria divulgada no Blog do Noblat sobre a nova pesquisa do IBOPE que deverá ser diuvulgada daqui a pouco no Jornal Nacional.

Alckmin comemora pesquisa do IBOPE


O candidato Geraldo Alckmin acaba de receber em São Luís do Maranhão, onde se encontra, os principais números da mais recente pesquisa eleitoral do IBOPE que deverá ser divulgada ainda hoje pelo Jornal Nacional da Rede Globo.
* Lula cai dos 48% registrados em pesquisa aplicada entre 5 e 7 de junho passado para 41%;
* Alckmin sobe de 19% para 30%;
* Heloísa Helena sobe de 6% para 9% ou 10%.
A soma dos votos obtidos por Cristovam Buarque, do PDT e pelos demais candidatos assegurariam o segundo turno caso a eleição presidencial tivesse ocorrido nos últimos dias.
Neste momento, Alckmin está trancado na biblioteca da casa do senador José Sarney na praia do Calhau com os senadores José Jorge, seu vice, Edson Lobão (PFL-MA) e Roseana Sarney (PFL-MA), candidata ao governo do Estado.
Trata-se de uma visita de cortesia de Alckmin a Roseana. Sairá de lá sem o apoio dela. Por ora, Roseana segue sem apoiar nenhum candidato a presidente.
O PSDB de Alckmin no Maranhão apóia a candidatura ao governo de Aderson Lago. E o PT de Lula apóia a de Edson Vidigal (PSB), ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça.
Roseana e o pai dela são alvos de pesados ataques desferidos pelo PT local, Vidigal e o governador José Reinaldo, do PTB. O senador Sarney (PMDB-AP) apóia a reeleição de Lula. Mas parte do PFL de Roseana começa a apoiar Alckmin.
José Reinaldo ajuda como pode a candidatura ao governo do Amapá do ex-senador João Capiberibe, desafeto de Sarney.

MAIS PARAIBANOS NA LISTA DOS SANGUESSUGAS

Postamos agora a mais recente lista de notificados pela CPI dos Sanguessugas. Os paraibanos Marcondes Gadelha (PSB), Wellington Roberto (PL), Benjamim Maranhão (PMDB), Carlos Dunga (PTB). Confira a lista divulgada no Blog do Noblat (www.noblat.com.br).

Quem a CPI notificou hoje

Abaixo, os nomes dos 33 parlamentares notificados hoje pela CPI dos Sanguessugas. Eles se juntam aos outros 57 (veja aqui) já notificados. Os 90 terão que apresentar a defesa por escrito até agosto.

Veja os nomes dos 33 (incluindo o ex-ministro da Saúde Saraiva Felipe):
PL
Carlos Nader (RJ)
Coronel Alves (AP)
Jorge Pinheiro (DF)
Paulo Gouveia (RS)
Ricardo Rique (PB)
Wellington Roberto (PB)

Magno Malta (ES)
Heleno Silva (SE)

PMDB
Adelor Vieira (SC)
Almerinda de Carvalho (RJ)
Benjamin Maranhão (PB)
Gilberto Nascimento (SP)
João Magalhães (MG)
Saraiva Felipe (MG)

PP
Agnaldo Muniz (RO)
Érico Ribeiro (RS)
Ildeo Araújo (SP)
Nilton Baiano (ES)
Feu Rosa (ES)

PFL
Celcita Pinheiro (MT)
Cesar Bandeira (MA)
Marcos de Jesus (PE)
Paulo Magalhães (BA)
Robério Nunes (BA)

PTB
Carlos Dunga (PB)
Cleuber Carneiro (MG)
Jonival Lucas Junior (BA)
Josué Bengston (PA)

PSB
Josias Quintal (RJ)
Marcondes Gadelha (PB)

PT
João Grandão (MT)
Serys Slhessarenko (MT)

PSDB
Helenildo Ribeiro (AL)

segunda-feira, 24 de julho de 2006

CANDIDATOS COMEÇAM LETREIROS EM TEIXEIRA

Após a iniciativa dos petistas de colocarem letreitos com os nomes de Lula (Presidente) , Zé Maranhão (Governador) , Ney Suassuna (Senador) e Rodrigo Soares (Deputado Estadual) os grupos que apoiam Valdecir Amorim e Francisca Motta estão colocando em campo equipes para pintarem os letreiros nos muros da cidade.
Vamos ver qual vai ser o primeiro bloco a colocar a campanha na rua com visitas, panfletagem, comício. Aliás, o Deputado Rodrigo Soares esteve no final de semana na cidade, mas não fez o corpo-a-corpo, apenas uma reunião com lideranças que o apoiam. O PT ainda não se definiu para Deputado Federal. Comenta-se que há dúvidas entre o Pe. Luiz Couto e o vice-prefeito de João Pessoa Manuel Júnior (PSB).
Já o grupo que apoia Francisca Motta (Deputada Estadual) e Vitalzinho (Deputado Federal) deverá, além de preparar a divulgação nos muros, providenciar a inauguração de um comitê de apoio às candidaturas.
O grupo que apóia do Deputado Valdecir Amorim já ande com adesivos em seus carros e com o trablho de pintura de muros. Não apreceu, até o momento, o nome do Deputado Federal Enivaldo Ribeiro. Será que haverá mudanças de última hora, já que o seu nome aparece entre os sanguessugas.

GILVAN FREIRE PASSA EM TEIXEIRA

Quem passou por Teixeira ontem, domingo (23), foi o candidato ao cargo de Deputado Federal, pelo PDT, Gilvan Freire. Conversou rapidamente com alugns amigos seus (possíveis eleitores), destribuiu adesivos de sua candidatura e também de Cássio e Cícero.
Gilvan já foi bem votado em Teixeira para o cargo de Deputado Federal apoiado pelo Deputado Valdecir Amorim. Depois, quando foi candidato ao Governo do Estado, contra José Maranhão, levou poucos votos.
Agora Gilvan é apoiado em Maturéia por Chico Mané, pretenso candidato à sucessão municipal. Em Teixeira não tem apoio de peso. Certamente terá votos pingados. Mas no final podem fazer diferença.

MAIS PARAIBANOS ENVOLVIDOS NOS SANGUESSUGAS

Postamos agora matéria divulgada no site www.paraiba.com.br que mostra o envolvimento de novos políticos da Paraíba no esquema dos Sanguessugas. Leia abaixo:

Sanguessugas envolvem Benjamim, Rique e 5 prefeituras

O empresário Luiz Trevisan Vedoin continua revelando nomes de parlamentares e prefeitos supostamente envolvidos no esquema de superfaturamento de ambulâncias. Segundo ele, esquema corrompeu sessenta prefeitos, dentre os quais cinco paraibanos, e 20% do Congresso. Os deputados federais Enivaldo Ribeiro (PP), Carlos Dunga (PTB) e Marcondes Gadelha (PSB) haviam sido acusados pelo dono da Planam, que acrescentou à lista os deputados federais Benjamim Maranhão (PMDB) e Ricardo Rique (PL), de acordo com reportagem da Revista Veja.
Ele também elencou uma série de prefeituras envolvidas na máfia. Segundo o empresário, na Paraíba teriam recebido as ambulâncias da Planam a gestão de Ana Adélia Ney Cabral (Frei Martinho) acusada de receber propina de R$ 3 mil, Augusto Bezerra (Bananeiras), R$ 7 mil, João Félix de Sousa (Catingueira), R$ 17 mil, João Estrela (Sousa), R$ 1,5 mil, Geoval de Oliveira Silva (Damião), R$ 20 mil.
Confira a reportagem da Revista Veja:"O caso da máfia dos sanguessugas já era, na semana passada, um dos maiores escândalos de corrupção descobertos no país. Nada menos do que 57 parlamentares estavam sob suspeita de ter recebido suborno de uma empresa de ambulâncias, a Planam, para destinar recursos do Orçamento federal a prefeituras compradoras dos veículos. Na quinta-feira passada, porém, descobriu-se que tanto o número de envolvidos no esquema quanto o seu alcance haviam sido subestimados. Os parlamentares acusados de participar da máfia dos sanguessugas ultrapassam uma centena – o número exato é 112 –, e o Legislativo não é o único poder atingido por ela. O rastro do suborno e do tráfico de influência alcança também o Executivo federal – mais precisamente a porta do gabinete do ex-ministro da Saúde Humberto Costa, hoje candidato ao governo de Pernambuco pelo PT. As revelações foram feitas pelo empresário Luiz Antônio Vedoin, um dos sócios da Planam, ao longo de uma série de depoimentos sigilosos prestados à Justiça Federal nas duas últimas semanas.
VEJA apurou que, nessa série de depoimentos, Vedoin contou que, no início de 2003, quando o presidente Lula baixou um decreto restringindo o pagamento de débitos contraídos na gestão anterior, a Planam ficou sem ter como receber uma dívida de 8 milhões de reais da qual era credora no Ministério da Saúde. Assim, Vedoin e seu pai, Darci Vedoin, também sócio da Planam, procuraram o então ministro da Saúde Humberto Costa para tentar uma solução para o problema. Por meio de um amigo comum, que fez a aproximação, os Vedoin encontraram-se com Costa, em seu gabinete, em fevereiro daquele ano. O ministro, segundo Vedoin, disse que não poderia liberar a verba, mas, no fim da reunião, apresentou aos empresários seu chefe-de-gabinete, Antônio Alves de Souza, hoje secretário de Gestão Estratégica do Ministério da Saúde. Segundo contou Vedoin, Costa disse que Souza poderia estudar a possibilidade de conseguir a liberação do pagamento.
No mês seguinte, o dono da Planam foi procurado por um certo José Caubi Diniz. Na conversa, que aconteceu durante uma feira de negócios em Brasília, Diniz disse ter sido informado por Souza, o chefe-de-gabinete de Costa, de que a Planam estava tentando obter seu pagamento do governo federal. Afirmou que poderia conseguir a liberação do dinheiro. Para isso, contaria com a ajuda do petista José Airton Cirilo, que, segundo ele, teria grande influência junto ao ministro Humberto Costa. Cirilo, integrante do Diretório Nacional do PT, foi presidente do partido no Ceará, duas vezes prefeito da cidade de Icapuí e candidato a governador do Ceará em 2002. Por indicação do presidente Lula, também participou do governo federal: ocupou um dos postos de direção da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Dias depois do encontro na feira de negócios, Vedoin e o pai – acompanhados de Diniz e Cirilo – desembarcaram na ante-sala do gabinete de Humberto Costa, no Ministério da Saúde. Lá, Cirilo despachou sozinho com o ministro por cerca de duas horas. Ao fim da audiência, o petista disse aos presentes que havia conseguido a liberação do dinheiro da Planam, em quatro parcelas. No dia 1º de abril, assim que os Vedoin receberam o primeiro pagamento, repassaram a Cirilo, conforme havia sido combinado, 35.000 reais – a primeira parte de uma "comissão" que totalizou 400.000 reais. O dinheiro, afirmou Vedoin, foi depositado na conta de um sobrinho de Cirilo, chamado Raimundo Lacerda. Os comprovantes dos depósitos foram entregues à Justiça. O esquema montado pela quadrilha deu tão certo que Cirilo e Vedoin decidiram ampliá-lo. Segundo o empresário, o dirigente petista disse que havia combinado com o próprio ministro Humberto Costa a liberação de 30 milhões de reais de recursos extra-orçamentários que seriam destinados à aquisição de equipamentos hospitalares para municípios do interior. Para que a Planam lucrasse com o negócio, bastaria ganhar fraudulentamente as licitações, com a ajuda dos prefeitos, e, ao fim do processo, pagar 15% de propina a Cirilo. A empresa de Vedoin chegou a efetuar algumas vendas, mas o processo foi interrompido assim que começaram a ser presos os primeiros envolvidos no esquema dos sanguessugas.
De acordo com os depoimentos de Vedoin, o número de parlamentares suspeitos de participar dos negócios escusos – que, segundo a Polícia Federal, teriam movimentado pelo menos 110 milhões de reais desde 2001 – chega a quase 20% do Congresso. VEJA reproduz nesta edição a lista completa dos deputados e senadores apontados pelo empresário como participantes daquele que é, provavelmente, o mais bem documentado escândalo de corrupção da história do Brasil. Vedoin, em seus depoimentos, não se limitou a indicar, um a um, os deputados e senadores que recebiam propina de sua empresa – em geral, 10% do valor de cada emenda ao Orçamento aprovada e liberada pelo governo federal. O empresário forneceu à Justiça mais de uma centena de cópias de transferências bancárias e depósitos – feitos ora em conta corrente de "laranjas", ora diretamente na conta de parlamentares e prefeitos. Sessenta prefeitos foram acusados por Vedoin.
Entre os 112 parlamentares acusados de integrar a máfia, há deputados que ganharam sua propina em dinheiro vivo, outros que usaram parentes e funcionários para ocultar o suborno e até os que receberam carros a título de "comissão". Um dos nomes que mais chamam atenção na relação apresentada à Justiça por Vedoin é o do ex-deputado paulista pelo PPS Emerson Kapaz – tanto pela robustez das provas apresentadas contra ele quanto pelo espanto que causa a presença, numa lista como essa, de alguém que sempre foi um defensor da ética na política e no mundo empresarial. Hoje presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco), Kapaz, empresário do ramo de plásticos, elegeu-se em 1998. O dono da Planam contou que o então deputado apresentou emendas ao Orçamento destinando 1,6 milhão de reais para compra de ambulâncias em dez municípios. Desse montante, o governo liberou cerca de 1 milhão. Segundo Vedoin, Kapaz tratou diretamente com os prefeitos beneficiados para que as licitações para compra de ambulâncias tivessem como vencedora a Planam. Vedoin apresentou à Justiça os números de dois cheques que teriam sido usados para pagar a propina ao então deputado, totalizando 52.000 reais. Segundo Vedoin, Kapaz pediu a ele que o dinheiro fosse repassado por meio de uma operação triangular: num primeiro momento, o dinheiro circulou em contas de empresas do próprio Vedoin, por meio de cheques. Em seguida, foi transferido, segundo Vedoin, a pedido de Kapaz, para cinco outras contas, em nome de firmas e pessoas indicadas pelo ex-deputado, entre elas Laura Mosiasson, na ocasião mulher de Kapaz. "Não tenho idéia de como meu nome possa estar envolvido nessa história", disse o ex-deputado. "Pelo que me lembro, minhas emendas nem chegaram a ser liberadas", afirmou a VEJA. Outro nome que causa surpresa é o de Érico Ribeiro (PP-RS). Maior produtor de arroz do Brasil, Ribeiro também foi acusado por Vedoin de cobrar propina em troca de emendas. É curioso que um multimilionário possa ter arriscado sua reputação em troca de alguns milhares de reais.
O esquema dos sanguessugas só pôde alcançar essa dimensão depois de se infiltrar no Ministério da Saúde. Para isso, contou com uma peça-chave: a ex-funcionária da Planam Maria da Penha Lino, que, em agosto de 2005, conseguiu ser nomeada assessora do ex-ministro Saraiva Felipe, então titular da Saúde. Uma vez dentro do gabinete, Maria da Penha tratou de agilizar a aprovação dos projetos da Planam e a execução de emendas que interessavam à empresa. Como uma lobista foi nomeada tão facilmente para assessora do ministro da Saúde? Em seu depoimento, o empresário Luiz Antônio Vedoin explicou. De acordo com ele, o deputado José Divino e o senador Ney Suassuna – citados na primeira lista de suspeitos de envolvimento com a máfia das ambulâncias – chegaram a fazer ofícios ao ministério recomendando a nomeação de Maria da Penha para o cargo. Ainda segundo Vedoin, Saraiva Felipe foi receptivo à idéia. A nomeação de Maria da Penha foi feita dentro da "cota" do ministro.
Vedoin relatou todo o esquema à Justiça, com nomes, quantias e provas materiais, em troca do benefício da delação premiada – que prevê redução de pena para criminosos que colaborarem com as investigações. Ele foi solto há duas semanas, depois de abrir o bico. Seus depoimentos causam assombro ao revelar o grau de capilaridade que a máfia dos sanguessugas alcançou, assim como a extensão do assalto que ela perpetrou contra o Estado e o número de parlamentares acusados de envolvimento nela. As revelações levam à triste constatação de que a corrupção parece ter se instalado no Congresso como um cupinzal subterrâneo. Ele se dissemina em velocidade atordoante, contaminando e corroendo cada centímetro sadio que encontra pela frente. Em vez de extingui-lo, cada nova eleição parece fortalecê-lo. Os cupins apenas se revezam – e surgem com fôlego renovado. Pobre Brasil.

domingo, 23 de julho de 2006

O PRIMEIRO COMÍCIO DE LULA


Postamos agora informações sobre o primeiro comício de Lula na luta pela reeleição na Brasília Teimosa, em Recife-PE. O comício foi realizado ontem, sábado (22). Compareceram cerca de 20 mil pessoas ao evento. A publicação é do Blog do Noblat (www.noblat.com.br).
"Não podemos aceitar a difamação"
Do discurso que Lula acaba de pronunciar no comício em Brasília Teimosa, no Recife, que inaugura oficialmente sua campanha:

*"Como presidente, não baixarei o nível. Mas como candidato, sugiro que nossos adversários segurem suas línguas porque nós também temos as nossas".
*"Não podemos aceitar a difamação que alguns fazem porque nós os conhecemos desde os tempos de Pedro Álvares Cabral; alguns deles chegaram com o próprio Cabral".
*"Quero governar o país por mais quatro anos para fazer muito mais do que eles fariam e muito mais do que eu já fiz até agora".
*"O Brasil não pode voltar a ser governado por gente que só fala de pobre em época de eleição".
*"Estou há 42 meses como presidente da República. E descobri no cargo que o impossível é apenas aquilo que é difícil".
*"Nunca se investiu tanto em pesquisas e na formação de cientistas como se fez no meu governo".
*"Nós precisamos do voto de vocês para continuarmos a revolução democrática que fazemos".
*"Me orgulho do povo nordestino que não me deixa esquecer de onde vim e para onder quero ir".
*"Sou uma síntese do Nordeste onde nasci e de São Paulo, que me adotou".
*"No dia em que ganhei a eleição, eu disse que a realização da minha vida seria garantir comida na mesa dos brasileiros mais pobres. E hoje milhões de famílias, muitas do Nordeste, têm o que comer todos os dias".
*"Uma parte da elite desse país não queria e não quer o desenvolvimento que ocorre. Essa parte da elite tentou tirar Getúlio Vargas, impedir a posse de Juscelino, e tirou João Gourlart. Ela tentou também me tirar. Mas esqueceu que eu tenho o povo ao meu lado".
*"A grande obra de um governo é cuidar com carinho de sua gente. E isso meu governo fez".

Parte do discurso de Lula foi feito de improviso. Parte lido com o auxílio de teleprompter, que até agora ele só tinha usado em eventos fechados - primeiro em Brasília, no dia 24 de junho, no Minas Tênis Clube, no lançamento de sua candidatura e, depois, num restaurante em São Bernardo do Campo onde confraternizou com sindicalistas e militantes do PT.

COLIGAÇÃO PARAÍBA DE FUTURO FAZ CARREATA EM JOÃO PESSOA


Postamos agora informação do portal www.wscom.com.br sobre a primeira grande atividade da campanha para o Governo do Estado realizada pela coligação "Paraíba de Futuro", hoje, em João Pessoa.

Carreta da coligação ‘Paraíba de Futuro’ ocupa bairros de João Pessoa sem a militância do PT
A cidade de João Pessoa teve o seu primeiro evento de peso com a carreta da coligação ‘Paraíba de Futuro’ deste domingo, 23, a partir do meio dia percorrendo ruas do centro e de bairros da cidade até a orla marítima, a partir de Tambaú. Mesmo com as presenças de Luciano Cartaxo e Frei Anastácio, presidente do partido, a militância do PT não compareceu como esperado.
O Senador José Maranhão, o vice Luciano Cartaxo, o prefeito Ricardo Coutinho, Ney Suassuna, Frei Anastácio, Olenka Maranhão e o vice-prefeito Manoel Júnior, entre outros, foram em uma caminhonete logo no início da carreata.
Muitos carros acompanham a carreta que seguiu tocando o jingle do senador “é homem trabalhador...”
“Vamos para o Valentina, Mangabeira, Bancários e depois desceremos para a Praia”, informou Luciano Cartaxo.
Segundo o candidato a vice-governador, ainda não será agora que o veremos um comício na cidade. “Está sendo planejado para uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, avisa.
Ainda na concentração uma equipe do TRE realizou uma vistoria a fim de detectar sinais de propaganda irregular.
Redação WSCOM Online