sábado, 15 de julho de 2006

PAULO DE JAIME MORRE EM ACIDENTE

Faleceu na tarde de ontem, sexta-feira, 14, em um acidente de carro, no município de Juarez Távora, o teixeirense Vicente Paulo da Silva Reis, mais conhecido como Paulo de Jaime, filho de Jaime sapateiro e Lidinha Campos. Não há, ainda, informações sobre como se deu o acidente, a localidade exata do acidente nem veículos envolvidos. Porém, a triste notícia do falecimento de Paulo, que por muito tempo participou da Banda Filarmônica de Teixeira.
Paulo foi integrante da Banda Filarmônica de Teixeira. Apesar de não morar meis em Teixeira, Paulo sempre visitava a cidade, quando possível, e buscava o contato com seus amigos de infância e adolescência. Paulo era integrante da da Banda de Música da Polícia Militar, em João Pessoa.
O sepultamento deverá ocorrer no cemitério Manuel Guimarães, aqui em Teixeira, sem horário ainda definido.
Os ex-membros da Banda Filarmônica e seus amigos sentem muito esta grande perda.
Nos solidarizamos com a família enlutada neste momento de dor e muito sentimento.

sexta-feira, 14 de julho de 2006

TROTE FAZ COMÉRCIO FECHAR EM TEIXEIRA

Hoje, sexta-feira, 14, pela manhã alguns setores do comércio teixeirense e o Banco do Brasil receberam telefonemas anônimos com avisos de que haveria um arrastão pela cidade com a participação de membros do movimento sem-terra.
Em pouco tempo as casas comerciais fecharam as portas temendo o ataque e um reforço policial foi providenciado. Nenhuma ocorrência foi registrada na cidade que evidenciasse preparativos para uma ação de saque no comércio. Chegou-se a conclusão de que se tratava de um trote. Em pouco tempo um suspeito de fazer as ligações foi detido. Mas por não conseguirem nenhuma comprovação das ligações o mesmo foi liberado.
O delegado Martins garantiu, ao falar ao programa 104 Notícias, que a segurança está garantida no município e que isso não passou de uma brincadeira de mau gosto.
E por falar em brincadeira de mau gosto, surgiu no orkut, em Teixeira, um usuário que está postando comentários levianos com algumas pessoas do município. Essas informações danosas denigrem a imagem dos internautas que fazem parte da comunidade de relacionamento e está provocando uma revolta dos mesmo. Se descobrirem quem está postando estes comentários o desfecho, certamente, será na justiça.

CAI A DIFERENÇA ENTRE LULA E ALCKMIN

Postamos agora os dados da mais recente pesquisa para a sucessão presidencial, divulgada ontem pelo instituto Vox Populi. Para ler mais clique em www.noblat.com.br
Íntegra do Vox Populi
Já está disponível no site do Vox Populi a pesquisa completa feita pelo instituto sobre a intenção de voto para presidente.

Além dos números divulgados
aqui ontem, a pesquisa traz ainda a intenção do voto espontâneo, em que não é apresentada ao entrevistado a relação de candidatos.

Neste caso, Lula aparece com 33% (contra 35% de junho), Alckmin com 18% (antes tinha 17%) e Heloisa Helena tem 3% (subiu 1%). Os demais candidatos não foram citados.

Foram ouvidos 2 mil eleitores entre os dias 8 e 10 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Clique aqui para ler a pesquisa completa.

VEREADOR NEGO DE GURI SE SOLIDARIZA COM ESTUDANTES

O Vereador Edmilson Alves do Reis, Nego de Guri, encaminhou um Nota de Apoio aos estudantes da zona rural que estão sem transporte escolar. A nota foi divulgada ontem, quinta-feira, 13, no programa 104 Notícias. O Vereador pede ainda providências urgentes da Secretaria da Educação e da Prefeitura Municipal de Teixeira.
Nego de Guri demonstra mais uma vez que está sintonizado com o que acontece no município e, de imediato, apresenta o seu posicionamento, uma ação que deveria ser tomada, sempre, por todos os que foram eleitos para fiscalizar o poder público municipal e lutar pela promoção da melhoria de vida para a população.
O fato de não está havendo sessão na Câmara Municipal de Teixeira, em função do recesso parlamentar, não impede que os vereadores externem suas opiniões para a população teixeirense, e não melhor veículo para isto do que a Rádio Teixeira FM. Aliás os vereadores deveriam ser mais ousados e solicitarem a pulbicação das notas em vários horários da programação para que a população possa saber que os mesmos estão atuando, dentro de suas limitações.
Ontem, o comentário nas escolas se intensificou a respeito da falta de transporte escolar. É uma revolta geral dos estudantes. Também não é para menos.
">Link

O HOMEM QUE ESPALHOU O DESERTO

Postamos agora o texto O HOMEM QUE ESPALHOU O DESERTO de Inácio de Loyola Brandão para que os leitores reflitam sobre a prática danosa da derrubada de árvores indiscriminada em Teixeira.
O HOMEM QUE ESPALHOU O DESERTO
Ignácio de Loyola Brandão
Quando menino, costumava apanhar a tesoura da mãe e ia para o quintal, cortando folhas das árvores. Havia mangueiras, abacateiros, ameixeiras, pessegueiros e até mesmo jabuticabeiras. Um quintal enorme, que parecia uma chácara e onde o menino passava o dia cortando folhas. A mãe gostava, assim ele não ia para a rua, não andava em más companhias. E sempre que o menino apanhava o seu caminhão de madeira (naquele tempo, ainda não havia os caminhões de plástico, felizmente) e cruzava o portão, a mãe corria com a tesoura: tome, filhinho, venha brincar com as suas folhas. Ele voltava e cortava. As árvores levavam vantagem, porque eram imensas e o menino pequeno. O seu trabalho rendia pouco, apesar do dia-a-dia, constante, de manhã à noite.
Mas o menino cresceu, ganhou tesouras maiores. Parecia determinado, à medida que o tempo passava, a acabar com as folhas todas. Dominado por uma estranha impulsão, ele não queria ia à escola, não queria ir ao cinema, não tinha namoradas ou amigos. Apenas tesouras, das mais diversas qualidades e tipos. Dormia com elas no quarto. À noite, com uma pedra de amolar, afiava bem os cortes, preparando-as para as tarefas do dia seguinte. Às vezes, deixava aberta a janela, para que o luar brilhasse nas tesouras polidas.
A mãe, muito contente, apesar de o filho detestar a escola e ir mal nas letras. Todavia, era um menino comportado, não saía de casa, não andava em más companhias, não se embriagava aos sábados como os outros meninos do quarteirão, não freqüentava ruas suspeitas onde mulheres pintadas exageradamente se postavam às janelas chamando os incautos. Seu único prazer eras as tesouras e o corte das folhas.
Só que, agora, ele era maior e as árvores começaram a perder. Ele demorou apenas uma semana para limpar a jabuticabeira. Quinze dias para a mangueira menor e vinte e cinco para a maior. Quarenta dias para o abacateiro, que era imenso, tinha mais de cinqüenta anos. E seis meses depois, quando concluiu, já a jabuticabeira tinha novas folhas e ele precisou recomeçar.
Certa noite, regressando do quintal agora silencioso, porque o desbastamento das árvores tinha afugentado pássaros e destruído ninhos, ele concluiu que de nada adiantaria podar as folhas. Elas se recomporiam sempre. É uma capacidade da natureza, morrer e reviver. Como o seu cérebro era diminuto, ele demorou meses para encontrar a solução: um machado.
Numa terça-feira, bem cedo, que não era de perder tempo, começou a derrubada do abacateiro. Levou dez dias, porque não estava habituado a manejar machados, as mãos calejaram, sangraram. Adquirida a prática, limpou o quintal e descansou aliviado. Mas insatisfeito, porque agora passava os dias a olhar aquela desolação, ele saiu de machado em punho, para os arredores da cidade. Onde encontrava árvores, capões, matos, atacava, limpava, deixava os montes de lenhas arrumadinhos para quem quisesse se servir. Os donos dos terrenos não se importavam, estavam em via de vendê-los para fábricas ou imobiliárias e precisavam de tudo limpo mesmo.
E o homem do machado descobriu que podia ganhar a vida com o seu instrumento. Onde quer que precisassem derrubar árvores, ele era chamado. Não parava. Contratou uma secretária para organizar uma agenda. Depois, auxiliares. Montou uma companhia, construiu edifícios para guardar machados, abrigar seus operários devastadores. Importou tratores e máquinas especializadas do estrangeiro. Mandou assistentes fazerem cursos nos Estados Unidos e Europa. Eles voltaram peritos de primeira linha. E trabalhavam, derrubavam. Foram do sul ao norte, não deixando nada em pé. Onde quer que houvesse uma folha verde, lá estava uma tesoura, um machado, um aparelho eletrônico para arrasar.
E enquanto ele ficava milionário, o país se transformava num deserto, terra calcinada. E então, o governo, para remediar, mandou buscar em Israel técnicos especializados em tornar férteis as terras do deserto. E os homens mandaram plantar árvores. E enquanto as árvores eram plantadas, o homem do machado ensinava ao filho a sua profissão.
BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Cadeiras proibidas. 4. ed. Rio de Janeiro: Codecri, 1984. p. 78-80.

A DERRUBA DAS ÁRVORES

Em um recado postado no mural do site www.teixeirapb.com.br, Martim Assueros apresenta uma crítica ao devastamento que ocorre no município de Teixeira. A derrubada indiscrimiada de árvores para serem substituidadas por um único tipo. Algo estranho num tempo em que se combate a desertificação e o plantio de apenas uma espécie. A crítica de Martim Assueros se restringe, em seu comentário, à rua D'areia, mas não sabe ele que vale para toda a cidade.
A mais nova atitude de devastação ocorreu na Rua Joaquim Camilo Duarte (Rua dos Bancários). Derrubaram todas as árvores da rua com o propósito de substituí-las por ficus. Enquanto a cidade está repleta de problemas e nem de longe se busca solucionar (a própria rua Joaquim Camilo Duarte é prova do descaso, já que abriram uma valeta para colocarem a tubulação que faria parte do projeto do esgotamento sanitáriom, e até agora a rua continua repleta de pedras sem nenhuma ação para tampar o buraco que deixaram na rua) continua-se espalhando a desertificação em Teixeira a exemplo do Texto de Inácio de Loyola Brandão apresentado por Assueros para a reflexão sobre este mal causado ao meio-ambiente no município de Teixeira.
Melhorar o aspecto das rua da cidade é uma boa idéia, mas será que é necessário derrubar todas as árvores de uma rua. Porque não substituem apenas algumas, até para que possamos ter prevalência da diversidade de plantas que, certamente, enriqueceria a beleza da cidade e a valorização da natureza.
Postaremos a seguir o texto O HOMEM QUE ESPALHOU O DESERTO para que todos reflitam e debatam a questão do meio-ambiente.

quinta-feira, 13 de julho de 2006

ESTUDANTES DO MUNICÍPIO PAGAM PARA ASSISTIR AULAS

Alguns estudantes da Rede Municipal de Ensino de Teixeira-PB, que moram na zona rural, tiveram uma grande surpresa na volta às aulas após o recesso do meio do ano: não tinha transporte escolar em virtude do atraso do pagamento. Segundo informações de alguns estudantes, há motoristas com mais de três meses de atraso e assim não é possível continuar trabalhando, já que precisam pagar o combustível além da manutenção dos veículos.
Há setores em que os estudantes estão vindo a pé para o asfalto na tentantiva de pegar o ônibus escolar ou arriscar caronas. Em algumas localidades os estudantes estão tirando dinheiro do próprio bolso para fretar carros a fim de poderem assistir aulas.
A reclamação é geral. Uma respresentante dos estudantes da zona rural telefonou para o programa 104 Notícias e denunciou o descaso na Educação, dizendo que no setor em que ela reside, sítio São José de Belém, o motorista teria dito que não transportará mais os estudantes, já que não recebe em dia. A classe estudantil está aguardando um pronunciamento das autoridades responsáveis. Alunos que moram em localidades próximas do município de Maturéia-PB estão se mobilizando para exigir uma ação imediata da Secretaria de Educação do Município de Teixeira.
A situação ficou ainda mais complicada com a a Resolução Normativa 04/06 do TCE (Tribunal de Contas do Estado) que exige a mudança dos veículos que atualmente transportam os estudantes para veículos fechados e que atendam às exigências do Código Nacional de Trânsito. Esta atitude, provavelmente, encarecerá os contratos hoje vigentes. A solução não está fácil.

CORTADA ENERGIA DO CONSELHO TUTELAR

Recebemos a informação de que a energia da localidade onde funciona o Conselho Tutelar foi cortada, pela SAELPA, por atraso de pagamento. A cada dia que se passa a situação está ficando mais difícil. Há um mês a energia que foi cortada foi a da própria Prefeitura. O problema não acaba por aí. No mês passado os conselheiros reclamavam do atraso do pagamento, que já iria atingir dois meses. No início deste mês a prefeitura pagou o salário do mês de maio. Mas ainda há um mês dentro.
O corte da energia do Conselho Tutelar demonstra o certo descontrole nas contas públicas por parte das autoridades responsáveis, já que os problemas não se restringem a uma simples conta de energia. Que bom que fosse só isso. Mas há atrasos nos pagamentos de funcionários, transporte de estudantes, redução de salários dos contratatos com o propósito de atualizar os pagamentos, falta de médicos nos hospitas, falta de merenda nas escolas. Cada vez mais somam-se problemas à adminstração. Isto é pior ainda por ser em períiodo eleitoral.
Sem dúvida alguma, providências urgentes terão que ser tomadas para amenizar as presentes dificuldades ou então o desgaste poderá se reverter em um resultado negativo nas eleições deste ano.

quarta-feira, 12 de julho de 2006

PT DE TEIXEIRA SE REÚNE COM PAI DE RODRIGO

Esteve ontem, terça-feira, 11, em Teixeira o pai do candidato a Deputado Estadual Rodrigo Soares, o médico Dr. João. Ele já foi prefeito de Caporã, por 3 (três) mandatos e agora está dedicado a campanha do filho em todo o Estado.
Se reunião, em Desterro, com Rosângela, vice-prefeita do município. Em Maturéia com o Vereador do PT Emanuel Heliomar e outras lideranças. Em Água Branca com o Vereador Júnior. As reuniões foram com o propósito do fechamento de apoios para a candidatura do Deputudo Rodrigo Soares.
Em Teixeira, o Dr. João se reunião com Estoécio, membros do PT local e simpatizantes da candidatura do Deputado Rodrigo. A tendência é que a campanha de Rodrigo tenha suas primeiras atividades a partir da próxima semana. As primeiras ativadades devem se limitar a pinturas em paredes, distribuição de adesivos e panfletagem pela cidade, além da formação de um Comitê de Campanha. Posteriormente o candidato deverá visitar o município para visitas pontuais´e também a realização de comícios.
O PT de Teixeira ainda não se posicionou em relação à candidatura de Deputado Federal.

terça-feira, 11 de julho de 2006

DECLARAÇÃO DE BENS DO CANDIDATO NEWTON ALMEIDA

Postamos a declaração de bens do candidato ao cargo de Deputado Estadual Newton Almeida, divulgada pelo TSE (www.tse.gov.br), que totaliza R$ 70.000,00 (setenta mil reais). Confira abaixo:

Declaração de Bens
Candidato(a) a Deputado Estadual - PB
NILTON DE ALMEIDA
Seq.Descrição
Valor
1
45 CABECAS DE GADO BOVINO
R$ 35.000.00
2
TERRENO COM 50 HA, LOCALIZADO
NO MUNICIPIO DE CACIMBAS, PB
R$ 35.000.00

DECLARAÇÃO DE BENS DO CANDIDATO RODRIGO SOARES

Postamos a declaração de bens do candidato ao cargo de Deputado Estadual Rodrigo Soares, que, segundo o TSE (www.tse.gov.br) totaliza R$ 256.760,00 (Duzentos e cinqüenta e seis mil setecentos e sessenta reais). Cofira abaixo:

Declaração de Bens
Candidato(a) a Deputado Estadual - PB
RODRIGO DE SOUSA SOARES
Seq.Descrição
Valor
1
APARTAMENTO NO EDF. EMÍLIA MOURA, AV.
MARGEMIRO DE FIGUEIREDO, BESSA,
JOÃO PESSOA
R$ 203.000.00
2
AUTOMÓVEL FORD ECO SPORT
SL 1.6 ANO 2005/2006
R$ 53.760.00

DECLARAÇÃO DE BENS DO CANDIDATO DINALDO MEDEIROS

Postamos abaixo o que foi delcarado pelo candidato a Deputado Estadual Dinaldo Vanderlei. O valor total de sua delcaração no TSE (www.tse.gov.br) correspode a R$ 735.000,00 (setecentos e trinta e cinco mil reais). Confira abaixo o que foi declarado:
Declaração de Bens
Candidato(a) a Deputado Estadual - PB
DINALDO MEDEIROS WANDERLEY
Seq.Descrição
Valor
1
Apto. Cond. Monte Azul, Patos
R$ 215.000.00
2
Apto. à rua Bossuet Wanderley,
Edf. Godofredo, Patos
R$ 20.000.00
3
Apto. à rua Monteiro da Franca, João Pessoa
R$ 250.000.00
4
Casa à rua Peregrino Filho, 475, Patos
R$ 150.000.00
5
Sala à rua Bossuet Wanderley, 1023, Patos
R$ 10.000.00
6
Sala à rua Bossuet Wanderley, 105, Patos
R$ 10.000.00
7
Sala à rua Bossuet Wanderley, 109, Patos
R$ 10.000.00
8
Sala à rua Bossuet Wanderley, 113, Patos
R$ 10.000.00
9
Sala à rua Bossuet Wanderley, 117, Patos
R$ 10.000.00
10
Sala à rua Bossuet Wanderley, 121, Patos
R$ 10.000.00
11
Sala à rua Bossuet Wanderley, 127, Patos
R$ 10.000.00
12
Sala à rua Bossuet Wanderley, 99, Patos
R$ 10.000.00
13
Sala à rua João da Mata, 231, Patos
R$ 10.000.00
14
Sala à rua Ruy Barbosa, 257, Patos
R$ 10.000.00

DECLARAÇÃO DE BENS DA CANDIDATA FRANCISCA MOTTA

Postamos abaixo a declaração de bens da candida ao cargo de Deputada Estadual, Francisca Motta, que declarou seus bens em um valor total de R$ 957.428,42 (novecentos e cinqüenta e sete mil quatrocentos e vinte e oito reais e quarenta e dois centavos), conforme consta no site do TSE (www.tse.gov.br). Confira:
Declaração de Bens
Candidato(a) a Deputado Estadual - PB
FRANCISCA GOMES ARAÚJO MOTTA
Seq.Descrição
Valor
1
BANCO DO BRASIL CONTA CORRENTE 301722 -
R$ 1.657.52
2
BB RF
R$ 258.453.63
3
CAMIONETA S-10 CHEVROLET ANO 2005
PLACA MOE 3779 - FINNCIADO
R$ 82.000.00
4
CASA PRAI DE JACUMAM - PB ( HERANÇA)
R$ 138.794.55
5
CASA PRÇA EDVALDO MOTA
R$ 69.397.28
6
MICRO ONIBUS ANO 1999
R$ 49.000.00
7
OUROCAP BANCO DO BRASIL
R$ 10.227.10
8
POUPANÇA OURO B BRASIL
R$ 909.93
9
PREDIO RES. AV. MARANHÃO,191 -
B. DOS ESTADOS - JOÃO PESSOA
( HERANÇA )
R$ 346.986.41
10
QUOTA DE CAPITAL DA FIRMA
RADIO ITATIUNGA LTDA
CNPJ 10765196/0001-69
R$ 1.00
11
QUOTA DE CAPITAL RADIO
ITATIUNGA COMUNICAÇÃO
CNPJ 11984747/0001-48
R$ 1.00

DECLARAÇÃO DE BENS DO CANDIDATO ANTÔNIO MINERAL

Postamos agora a declaração de bens do candidato a Deputado Estadual Antônio Mineral que totaliza, segunda dados do TSE (www.tse.gov.br), R$ 1.025.000,00 (Um milhão e vinte e cinco mil reais). Confira:

Declaração de Bens
Candidato(a) a Deputado Estadual - PB
ANTÔNIO PEREIRA NETO
Seq.Descrição
Valor
1
800 reses
R$ 500.000.00
2
Caminhão F4000 2001
R$ 50.000.00
3
Camionete D10 1984
R$ 20.000.00
4
Camionete Hilux 2006
R$ 100.000.00
5
Camionete Pajero 2003
R$ 85.000.00
6
Casa à rua Lima Campos, 795, Patos
R$ 60.000.00
7
Propriedade em Areia de Baraúna,
sítio Brejinho
R$ 50.000.00
8
Propriedade no Sítio Brejinho em Areia
de Baraúna
R$ 40.000.00
9
Propriedade no município de Sta. Terezinha
R$ 50.000.00
10
Propriedade no sítio Caiçara dos Borges
R$ 60.000.00
11
Sítio no município de Areia de Baraúna
R$ 10.000.00

DECLARAÇÃO DE BENS DO CANDIDATO VALDECIR AMORIM

Postamos agora a declaração de bens divulgada pelo TSE (www.tse.gov.br) do candidato ao cargo de Deputado Estadual Valdecir Amorim. O Candidato Valdecir Amorim fez declarção de bens num valor de R$ 3.610.000,00 (Três milhões seiscentos e dez mil reais). Confira abaixo:
Declaração de Bens
Candidato(a) a Deputado Estadual - PB
VALDECIR AMORIM RODRIGUES
Seq.Descrição
Valor
1
01 (um) automóvel Ford Focus, ano 2001
R$ 25.000,00
2
01 (um) automóvel Ford Mondeo, ano 2000
R$ 20.000,00
3
01 (um) caminhão Ford F-4000, ano 1983
R$ 15.000,00
4
01 (um) caminhão Mercedes Benz, ano 1987
R$ 50.000,00
5
01 (um) caminhão Mercedes Benz, ano 1988
R$ 50.000.00
6
300 (trezentas) reses bovinas
R$ 150.000,00
7
Propriedade rural denominada Fazenda Rosa
Dias, com 4.000 (quatro mil) ha, localizada
no município de Bom Jesus-PI
R$ 3.000.000,00
8
Propriedade rural denominada Novo Horizonte,
localizada no município de Brejinho-PE
R$ 200.000,00
9
Propriedade rural denominada Poços,
em Teixeira-PB
R$ 100.000,00

TSE DIVULGA DECLARAÇÃO DE BENS DE CANDIDATOS

Já está disponível do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) www.tse.gov.br a declaração de bens de todos os canditados que concorrem às eleições deste ano.
Resolvemos divulgar neste blog as declarações de bens dos candidatos que deverão ser apoiados e no município de Teixeira para que o eleitor possa conferir o seu patrimônio declarado. Apresentaremos, primeiramente, a delcaração de bens dos candidatos que concorrem ao cargo de Deputado Estadual. Os prováveis candidatos a serem apoiados, até o momento, em Texeira são os seguintes:

NOME DO CANDIDATOVALOR DOS BENS DECLARADOS EM R$
VALDECIR AMORIM

3.610.000,00

ANTÔNIO MINERAL

1.025.000,00

FRANCISCA MOTTA

957.428,42

DINALDO MEDEIROS

735.000,00

RODRIGO SOARES

256.760,00

NILTON ALMEIDA

70.000,00

Nas próximas postagens colocaremos o que foi declarado por cada um dos candidatos acima citado.

NOVA PESQUISA CNT/CENSUS PARA A SUCESSÃO PRESIDENCIAL

Postamos agora os novos números da pesquisa CNT/CENSUS para a sucessão presidencial. Alckmin subiu, mas ainda perde no primeiro turno, conforme demonstraram pesquisas de outros insitutos anteriormente. Postamos o que foi publicado no Blog do Noblat (www.noblat.com.br).

Cresce intenção de voto em Alckmin
Da mais recente pesquisa nacional de intenção de votos do Instituto Sensus que acaba de ser divulgada em Brasília (margem de erro: 3% para + ou para -):

Segundo turno entre Lula e Alckmin

Lula - 48,6% (em maio: 48,8% e abril: 45%);
Alckmin - 35,8% (em maio: 31,3% e abril: 33,2%)
Indecisos, nulos e brancos - 15,7% (em maio: 20%)

Segundo o sociólogo Ricardo Guedes, diretor do Sensus, "essa distância" ainda é "significativamente confortável para Lula".
A 83ª Pesquisa Sensus/Confederação Nacional dos Transportes ouviu 2 mil pessoas em 195 municípios no período de 4 a 6 de julho corrente.
Sem apresentar a lista de candidatos, o Sensus perguntou:

"Se a eleição fosse hoje em quem votaria para presidente da República?" Lula - 33,5% (em maio: 28,2%, abril: 26,4%; fevereiro último, 30%; novembro: 19,4%; setembro: 20,8%)
Alckmin - 12,6% (em maio: 8,1%, abril: 9,%; fevereiro: 3,8%; novembro: 3,6%; setembro: 2,9%)
Heloísa Helena - 1,4% (em maio: 1,6% e abril, 0,9%)
Indecisos, nulos e brancos - 50,9% (em maio, 56,7%)

O voto espontâneo é o indicador mais seguro do voto certo no candidato.

Se a eleição fosse hoje e estes os candidatos em qual votaria?

Lula - 44,1%
Alckmin - 27,2%
Heloísa Helena - 5,4%
Cristovam Buarque - 1,4%
José Maria Eymael - 0,3%
Rui Costa Pimenta - 0,3%
Ana Maria Rangel - 1,2%
Luciano Bivar - 0,3%
Indecisos, brancos e nulos - 20%

Pelos votos válidos (descontados brancos e nulos), Lula tem 55,1% e venceria a eleição em primeiro turno. Alckmin teria 34%, Heloísa, 6,7% e Cristovam, 1,7%.
No caso da pergunta acima, não é possível comparar os resultados obtidos nesta rodada de pesquisa com os resultados de pesquisas anteriores da Sensus porque só agora se tem a relação definitiva dos candidatos à próxima eleição.
Nas rodadas passadas, o instituto imaginava e testava vários cenários, acrescentando e tirando supostos candidatos.

REDUÇÃO DE SALÁRIOS PROVOCA DESCONTENTAMENTO

A reunião que houve a semana passada entre membros do Governo Municipal e funcionários contratados começou a gerar descontentamento imediatamente. O motivo da revolta da maioria dos funcionários foi a redução dos salários. Muitos já vinham sem receber o pagamento em dia, tendo de prorrogar a quitação de contas feitas no comércio.
Ao receberem a informação da necessidade de redução do salário não se contiveram e já começaram a manifestar, em locais públicos a indignação com a notícia. Há contratados que chegaram a perder R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) no vencimento, praticamente metade do salário. Outros, revoltados, dizem que a decisão não foi aplicada a todos e existem alguns privilegiados que continuam com seus vencimentos inalterados.
Toda essa confusão em período eleitoral. É complicado.

O TRIBUNAL DE CONTAS E O TRANSPORTE ESCOLAR

A Resolução Normativa n.º 04/2006 do Tribunal de Contas do Estado que normatiza a fiscalização do uso de recursos públicos para custeio de transporte escolar está sendo alvo de debate nos municípios da Paraíba, já que o Tirbunal julgará irregulares as prestações de contas dos municípios que aplicarem os recursos do transporte escolar fora das normas definidas pelo Código Nacional de Trânsito e pelo CONTRAM.
A partir de agora os municípios terão de se adequarem às exigências legais para o transporte escolar. Em todos os municípios do Estado da Paraíba os estudantes são transportados em veículos abertos que não oferecem a segurança exigida na legislação.
Com esta Resolução as prefeituras terão de suspender os contratos dos veículos que atualmente transportam os estudantes e fazer licitação para contração de veículos destinados exclusivamente ao transporte de escolares de acordo com a determinação do Código Nacional de Trânsito (artigos 136 a 138).
O Secretário de Educação do município, Sóstenes Teles Guedes, usou espaço na Rádio Teixeira FM no domingo, 09, no Programa Rádio Educação, e ontem, segunda-feira (10) no Jornal 104 Notícias para explicar as novas regras estalecidas pelo Tribunal de Contas e tentar conscientizar os donos de veículos que transportam os estudantes do município atualmente da possibilidade de recisão dos contratos dos que não conseguirem veículos que atendam às determinações da Lei.
Os pequenos municípios terão uma certa dificuldade de adequarem rapidamente às exigências já que nestas localidades quase não há veículos que atendam o que determina a Lei. Além do que as contratações feitas para o transporte de estudantes, geralmente, são compromissos firmados em período eleitoral. Daí desfazê-los, até que por exigência legal, e motivo de desgate político.

segunda-feira, 10 de julho de 2006

DIVULGADA A DECLARAÇÃO DE BENS DOS CANDIDATOS

Postamos agora publicação do site www.wscom.com.br sobre a divulgação, pelo TSE, da declaração de bens dos candidatos à sucessão estadual na Paraíba. Leia abaixo:
TSE divulga declaração de bens dos candidatos; Maranhão é o mais rico e Cássio declara R$ 500 mil
O Tribunal Superior Eleitoral divulgou esta tarde as declarações de bens feitas pelos candidatos que vão disputar as eleições deste ano. Entre os seis candidatos que concorrem ao Governo da Paraíba, o senador José Maranhão é o mais rico: declarou patrimônio de R$ 23 milhões. O segundo mais rico é o candidato a reeleição, Cássio Cunha Lima.
Francisco Firmino, candidato do PCB, tem declarados R$ 100 mil, e em quarta posição a candidata Lourdes Sarmento, com R$ 25 mil.
Os candidatos Marinésio Ferreira (PSDC) e Davi Lobão (PSOL) não tiveram bens declarados. Os bens declarados pelos seis candidatos ao Governo do Estado, mais os oito candidatos ao Senado Federal e os deputados estão no site do TSE (www.tse.gov.br).

1.ª PARCELA DO MÊS DE JULHO

Postamos agora os valores do repasse das Transferências Constitucionais Obrigatórias para a Prefeitura Município de Teixeira-PB, referte a primeira parcela do mês de julho. Confira os dados abaixo:

FONTE

VALOR EM REAIS

FPM

285.721,42

ITR

43,62

FUNDEF

65.677,12

ICMS

8.414,91

FUNDO SAÚDE

29.432,73

TOTAL

389.289,80

domingo, 9 de julho de 2006

GINÁSIO DE ESPORTES

Segundo informação do Secretário de Saúde do Município de Teixeira, José Leudo Farias Alves, postada na comunidade do Orkut Teixeira-PB, já foi liberada a uma parcela de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para a construção de um Ginásio de esportes no município.
Este é um grande sonho dos desportistas teixeirenses, principalmente os amantes dos esportes de quadra. Há uma esperança de que com a construção de um ginásio a juventude teixeirense procure um melhor desenvolvimento das práticas esportivas e possa abdicar um pouco do uso das bebidas alcoólicas.
As quadras que serviam para as práticas esportiva em Teixeira estão fechadas. O Silveira Dantas está numa reforma que nunca se acaba, mais por questões políticas do que por falta de recursos, já que os trabalhos tinham sido iniciados na gestão passada e foram suspensos na atual gestão. A Escola Sebastião Guedes da Silva também está em reforma, e muitos acreditam que só será entregue no próximo ano. A quadra da AABB foi completamente destruída devido o abandono dos responsáveis pela associação e da atuação destruidora dos vandalistas.
Desde a segunda gestão do ex-prefeito Inácio de Oliveira Amorim já se falava na possibilidade de se construir um Ginásio Esportivo em Teixeira. Até um projeto foi enviado ao então Ministro dos Esportes Edson Arantes do Nascimento, Pelé.
Na gestão do ex-prefeito Elenildo Queiroz um novo projeto foi elaborado e o Deputado Luiz Couto conseguiu apresentar uma emenda de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) para a construção do Ginásio.
Mais uma vez os teixeirenses renovam as esperanças de ver um grande sonho se realizar. Porém a sociedade não pode deixar de ser informada dos recursos, convênios, licitações e prazos para a entrega da obra.