sábado, 3 de junho de 2006

UMA POESIA

Achei interessante esta poesia de Thiago de Mello, extraída do livro Os Estatutos do Homem, e resolvi postar aqui neste blog. Boa Leitura.

O TEMPO DO OFÍCIO

Só lendo é que vou saber:
o que escrevi caiu
na vida, não me pertence.
Leio e me assombro: as palavras,
que arrumei com paciência,
severo de inteligência,
cuidando bem da cadência,
perseverante escolhendo,
não escondo, as mais sonoras
e as que gostam mais de mim;
dando a cada uma o lugar
merecido no meu verso
(que desta ciência os segredos
me deu o tempo do ofício,
um exercício de amor),
pois as palavras começam
a dizer coisas que nunca
ousei pensar nem sonhar,
pássaros desconhecidos
pousando no meu pomar.

BLOGDOMARCO É COMENTADO NO SITE TEIXEIRA-PB

Mais uma vez o blogdoMARCO é motivo de comentário na internet. Desta vez foi no site www.teixierapb.com.br , de responsabilide de José Anselmo (irmão José Leudo Farias Alves, Secretário de Saúde). O comentário está no Mural de Recados do site e foi feito por Martim Assueres. Reproduzimos abaixo a parte do seu comentário a respeito deste blog:
"Visitei o diário de Marco Aurélio na Web. Bem organizado, de bom formato e, principalmente, lá a liberdade de expressão (como expressa a própria expressão) é respeitada. As espécies essencialmente sociais e, por isto mesmo, políticas (ou vice-versa), quaisquer que forem suas cores, credos, ideologias e status social, podem, lá no “Blog do Marco”, discutir sobre as mais variadas questões. Essas espécies, por serem políticas e, por isto mesmo, sociais (ou vice-versa), como já foi dito, não conseguem escrever sem a devida dimensão política - já que esta é essencial à espécie. Então o referido espaço é propício à sobrevivência ecológico-social".
Agradecemos a Martim Assueres por sua visão sobre o nosso blog e esperamos poder contar sempre com o seu acesso e os seus comentários em nossa página. Não podemos deixar de prestar nossos agradecimento também a todos os internautas que tem contribuíudo com seus comentários em nosso blog, principalmente os que têm se identificado. O espaço continua aberto para todos.

INTERNET E CANAIS DE TV JÁ VOLTARAM AO AR

Já estão no ar os sinais de internet e dos canais de tevelevisão no município de Teixeira. Em virtude do corte de energia da Prefeitura Municipal, ocorrido ontem (sexta-feira,02) não havia sinais dos provedores de internet nem de televisão no município de Teixeira.
O Jornal 104 Notícias de hoje informou que o Sr. Francisco Jarbas, Secretário de Finanças do município de Teixeira, comunicou que estará providenciando a negociação com a SAELPA, na próxima segunda-feira, para que os serviços sejam normalizados o mais rápido possível. Representantes das Lan Hauses se pronunciaram a respeito ao acontecimento demonstrando insatisfação em face do prejuízo obtido por ficarem com seus computadores sem o sinal da internet.
Este blog não postou informações ontem por não ter acesso a internet. Esperamos contar com a compreensão dos nosso leitores.

ENERGIA DA PREFEITURA DE TEIXEIRA É CORTADA

Na manhã de ontem, sexta-feira, 02, ocorreu um fato vergonhoso no município de Teixeira: a energia, sob a responsabilidade de pagamento por parte da Prefeitura Municipal de Teixeira, foi cortada. O prejuízo não se limita ao desgaste evidente do Governo Municipal perante a sociedade. O corte da energia se estendeu ao Cacimbão, Estádio Municipal, Pedra do Vento, Secretaria de Obras e o Paço da Prefeitura Municipal fazendo com que esta medida fosse sentida na pele pela população. Os provedores de Internet do município saíram do ar já que o sinal é retransmitido das torres localizada na Pedra do Vento; os moradores, em sua maioria não possuem antenas parabólicas, e por isso ficaram impedidos de assistirem aos canais de televisão; os proprietários de lan house ficaram com os computadores parados já que não há sinal de Internet para o acesso da população.
Por sorte este fato não veio se dar na realização de um joga da Seleção Brasileira válido pela Copa do Mundo, o que seria de revoltar todos os telespectadores do futebol. Não podemos esquecer também as novelas e os telejornais que têm grande audiência em nosso município.

quinta-feira, 1 de junho de 2006

IBOPE MOSTRA VITÓRIA DE LULA NO 1.º TURNO

Foi divulagada agora a pouco no Jornal Nacional a mais recente pesquisa de intensão de votos para a corrida presidencial. Lula vence, no primeiro turno, em todos os cenários. Postamos os dados do blog do Noblat.

Lula massacra no Ibope

Primeiro cenário da pesquisa Ibope divulgada há pouco no Jornal Nacional. Considerando os votos válidos, Lula venceria no primeiro turno:

Lula (PT) - 48%

Alckmin (PSDB) - 18%

Heloisa Helena (PSol) - 5%

Pedro Simon (PMDB) - 2%

Eneas (Prona) - 2%

Roberto Freire (PPS) - 1%

Brancos e Nulos - 13%

Não souberam ou não opinaram - 10%

(Cristovam Buarque, do PDT, e José Maria Eymael, do PSDC, não atingiram 1%).

Cenário considerado apenas os votos válidos (excluindo brancos e nulos):

Lula (PT) - 62%

Alckmin (PSDB) - 24%

Heloisa Helena (PSol) - 6%

Pedro Simon (PMDB) - 3%

Eneas (Prona) - 3%

Roberto Freire (PPS) - 2%

Cristovam Buarque (PDT) - 1%

(José Maria Eymael, do PSDC, não atingiu 1%).


Para ler mais acesse: www.noblat.com.br


O Ibope sem Simon e Freire

Abaixo, cenário do Ibope sem as candidaturas de Pedro Simon (PMDB) e Roberto Freire (PPS). Considerando os votos válidos, Lula também venceria no segundo turno.

Sem calcular somente os votos válidos:

Lula (PT) - 48%

Alckmin (PSDB) - 16%

Heloisa Helena (PSol) - 6%

Eneas (Prona) - 2%

Cristovam Buarque (PDT) - 1%

José Maria Eymael (PSDC) - 1%

Brancos e Nulos - 14%

Não souberam ou não opinaram - 9%

Cenário considerado apenas os votos válidos (excluindo brancos e nulos):

Lula (PT) - 63%

Alckmin (PSDB) - 25%

Heloisa Helena (PSol) - 8%

Eneas (Prona) - 3%

Cristovam Buarque (PDT) - 1%

José Maria Eymael (PSDC) - 1%



A distância no segundo turno

O segundo turno, de acordo com a pesquisa do Ibope:

Lula (PT) - 53%

Alckmin (PSDB) - 31%

Brancos e Nulos - 10%

Não souberam ou não opinaram - 6%.


Para ler mais acesse: www.noblat.com.br

MERENDA É MOTIVO DE PIADA

Na Escola José Elias de Amorim a merenda já está sendo motivo de piada. Quando alguém encontra um pedaço de carne faz uma verdadeira alegria, como se estivesse comemorando encontro de uma pedra de ouro. Já está na hora de o Conselho da Merenda tomar providências.
Há escolas em que existe uma realção para que todos vejam do cardápio para a semana, mas pouco tem se cumprido. Providências têm que ser tomadas com urgência.
Nesta semana já houve reclamação quanto a merenda da Escola Silveira Dantas que compra duas bandejas de ovos para atender 120 (cento e vinte) alunos - e não 400 (quatrocentos) como este blog publicou - o que dá uma média de meio ovo para cada aluno. É extremamente vergonhoso. Quando é que esta realidade será mudada?

PROCURADOR DIZ NÃO HAVER INDÍCIOS PARA RESPONSABILIZAR EX-PREFEITO POR DESVIO DE RECURSOS

Matéria veiculada no Jornal da Paraíba de hoje, 01 de junho, desaca investigação do Ministério Público Federal sobre denúncias de desvios de recuros públicos na admininstração do ex-prefeito José Elenildo Queiroz. Conforme consta na matéria o Procurador da República não encontrou indícios suficientes para responsabilizar o ex-prefeito, Elenildo, e o ex-secretário de saúde, Carlos de Teina, por desvio de recursos na Secretaria de Saúde e ofeceu denúncias contra quatro outros agentes. Acompanhe a reportagem na íntegra:
MPF investiga denúncias contra ex-prefeito petista

DA REDAÇÃO
O Ministério Público Federal em Campina Grande instaurou Procedimento Administrativo, com base nas investigações da CPI realizada pela Câmara Municipal de Teixeira, para apurar diversas irregularidades na aplicação dos recursos públicos durante a gestão do ex-prefeito municipal, José Elenildo de Queiroz (quadriênio 2001/2004).
Em 2005, a juíza da Comarca de Teixeira, a partir das conclusões da CPI, decretou a prisão preventiva do ex-prefeito e do ex-secretário de Saúde, Francisco Carlos Elias de Oliveira, que ficaram detidos durante um mês, até serem soltos por força de habeas corpus.
Aprofundadas as investigações, o procurador da República Rodolfo Alves Silva concluiu que não havia indícios suficientes para responsabilizar os dois pelo desvio de aproximadamente R$ 39 mil dos cofres da Secretaria de Saúde e ofereceu denúncia contra quatro outros agentes.
Segundo o MPF, existem indícios de que foram suprimidos, durante a CPI, documentos relevantes para as investigações. Entretanto, em razão da matéria não ser da competência da Justiça Federal, o fato foi noticiado ao promotor de Justiça da Comarca de Teixeira. Enfatizou, ainda, que as investigações continuarão para apurar a malversação de recursos públicos, durante a gestão de José Elenildo, no âmbito das Secretarias da Educação e Cultura e do Bem-Estar Social.
Nesse sentido, determinou a instauração de dois procedimentos administrativos: um sobre o desvio ou a aplicação indevida de verbas no pagamento de combustíveis, realização de doações destinadas a pessoas carentes e possível crime contra as finanças públicas; e outro com o objetivo de averiguar indícios de desvio de recursos do FNDE e Fundef.

Morre Cazuza Amorim

Faleceu agora a pouco João Amorim, mais conhecido por Cazuza, pai de Sérgio (goleiro, apresentador de um programa na Rádio), Vicente (Tente), Raimundo (Mundim), Julinha (professora), Tina, Marta. Para a família é uma grande dor, já que há oito dias tinha perdido a sua irmã, Dona Beta(mãe de Pitoco, Juninho, Tonho, Coquinha e Dôra). Não há, ainda, informações sobre o horário do sepultamento.
A Colégio Menino Jesus suspendeu as aulas agora, no turno da manhã. Na rádio Teixeira FM, o programa que vai ao ar de segunda ao sábado não terá a presença do seu apresentador Paulo Sérgio.
Este blog se solidariza com a família enlutada.

quarta-feira, 31 de maio de 2006

EM MAIO TEIXEIRA RECEBEU MAIS DE 900 MIL EM REPASSES

Foram repassados para o município de Teixeira, no mês de maio, R$ 920.804,02 (NOVECENTOS E VINTE MIL OITOCENTOS E QUATRO REAIS E DOIS CENTAVOS), em recursos advindos de Trasnferências Constitucionais, como está descrito abaixo:


ORIGEM DO RECURSO VALOR DO REPASSE EM R$

FPM 591.783,97
FEP
6.903,04
ICMS – LEI 87/96
200,51
FUNDEF
191.837,17
ICMS ESTADUAL
62.362,02
FUS – FUNDO SAÚDE
67.717,31
TOTAL
920.804,02

Agora fica a critério do cidadão acompanhar, através da prestação de contas feita pela Prefeitura Municipal à Câmara de Vereadores e aos orgãos da sociedade organizada (Igrejas, Partidos Políticos, Sindicatos, ONG's), como os recursos estão sendo empregados.

ANTES TARDE DO QUE NUNCA

Após um ano de feita a promessa a Secretaria de Saúde inicia um serviço de prevenção da cárie,através da aplicação de flúor, nos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Elias de Amorim . O ano passado o Secretário de Saúde prometeu que faria a aplicação de flúor nos estudantes e professores da Rede Municipal, porém só se concretizou a referida ação no Colégio Menino Jesus, de propriedade particular.
De qualquer forma é uma atitude louvável da Secretaria, tendo em vista que o Brasil é um dos países em que mais se tem problemas de saúde bucal por falta de políticas públicas de prevenção e pelo padrão de vida da população, muitas vezes carente e com uma cultura árcaica de tentar resolver tudo sem conselhos de especialistas. Cada um é seu prórpio médico.
Resta saber se esta ação vale para toda a Rede Municipal de Ensino e se os professores também serão atendidos como garantiu o secretário, no ano passado.

O QUE É... COISA COM COISA

O texto postado agora é de Max Gehringer consultor de empresas e palestrante. Max já escreveu para as revistas VOCÊ S/A e EXAME, agora os seus artigos são publicados, semanalmente, na revista ÉPOCA, da editora GLOBO. O texto abaixo foi publicado na revista VOCÊ S/A, só não lembro a edição. Boa leitura.
Quer fazer a coisa certa? Então trate de entender como a coisa funciona
Por Max Gehringer
Se tem uma coisa que anda incomodando a língua portuguesa, é a coisa. O único consolo é que "coisa" é uma dessas raríssimas palavras que existem em qualquer idioma, e em todos eles têm o mesmo significado, isto é, coisa.
No princípio Deus criou as coisas, ensina o Gênesis, para só depois criar o Homem. Quer dizer, geneticamente falando, que tudo que não era gente era coisa. Isso durou até 1963, quando finalmente o poeta Vinicius de Moraes decidiu elevar também o ser humano à categoria de coisa: "Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça..." A bem da verdade, nenhum grande escritor resistiu à coisa, e o próprio Shakespeare notou que existem muito mais delas entre o céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia.
Mas o que antigamente era um artifício poético e literário acabou virando arroz-de-festa. Tem até lugar onde a coisa passou a ser flexionada ("O coiso, como é mesmo o nome dele?") ou conjugada ("Eu estava coisando quando a máquina pifou"). Ou por preguiça ou por economia de neurônio, as pessoas passaram a abusar da coisa: por que aprender a falar empregabilidade se é bem mais fácil dizer "aquela coisa que eu não tinha e por isso perdi o emprego"? Nas empresas, a coisa já se tornou um sinônimo bastardo para qualquer coisa:
- Quer saber de uma coisa? Pra mim chega. - Chega do quê? - Cansei. E uma coisa eu digo: não sou só eu. - Peraí, me explica melhor. - Explicar o quê? Vai me dizer que você é a favor desse estado de coisas? - Sei lá. Você nem me disse ainda o que está acontecendo. - Acorda, cara! A coisa tá preta nessa empresa. - Taí, eu não acho. - Como, não acha? Isso aqui é coisa de doido. - E digo mais. Prá mim, tá tudo ótimo. - Opa, até você? Eu bem que desconfiava. Aí tem coisa...
Convenhamos: a coisa já passou do ponto, e esse é o âmago da questão. Ao mesmo tempo que estão adquirindo fluência em inglês e em outros idiomas alienígenas, muitos profissionais insistem em espezinhar o português escorreito. A proliferação indiscriminada da coisa é um bom exemplo disso. Nas empresas, a hiperespontaneidade na comunicação está roubando aos diálogos a consistência e a praticidade. Mas a boa linguagem corporativa jamais admitirá tais atalhos verbais. Quem realmente busca a excelência em todas as suas dimensões tem por obrigação permear-se com um vocabulário eclético e dinâmico. O tempo ensinará aos despreparados que o sucesso só premia os que sabem administrá-lo multifacetadamente, e isso inclui o repúdio ao uso do palavreado fácil e o respeito ao vernáculo. Apenas após dominar as nuances de sua língua pátria é que alguém poderá alardear que atingiu a plenitude profissional. Porque só aí terá compreendido e absorvido os três pilares básicos em que se apóia a essência da filosofia corporativa, a saber:
• Entender como a coisa funciona.
• Fazer a coisa certa.
• Falar coisa com coisa.

terça-feira, 30 de maio de 2006

SÃO JOÃO 2006 - PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Já está no site www.teixeira.pb.gov.br a programação oficial do São João 2006 denonimado:
A PRAÇA DO FORRÓ 2006 - O melhor São João do Mundo - 19 a 25 de junho Teixeira é só alegria. O São João 2006 tem a seguinte programação:
DIA 19 - Festival de Quadrilhas
DNJ - Forró no Sítio

DIA 20 - Festival de Quadrilhas
Forró Bicho de Pau

DIA 21 - Desfile das Rainhas
Belinha
Rubacão com Leite

DIA 22 - ELIANE
The Brothers
Forrozão Sent'inela
Guardiões do Forró

DIA 23 - Forró Lenhado
Forró da Terra
SOLTEIRÕES DO FORRÓ
Fabrício
Bicho que Pega

DIA 24 - DELMIRO BARROS
Ave de Prata
SIRANO E SIRINO
Arlindo Ricarte Jr.
Fogo de Palha

DIA 25 - TOM OLIVEIRA
Forrozão Sem Compromisso
Zé Gama e Balança Nêga
RITA DE CÁSSIA E REDONDO

Confirmaram-se as atrações anunciadas, com antecedência, por este blog.

VEREADORA KEY FRANCE PODE SER PRÓXIMA ENTREVISTA DO BLOG

Conversamos, hoje, com a vereadora Key France, a qual nos recebeu muito bem, e disse já ter acessado o blogdomarco, mas pediu para que não destacassemos informações apenas de um lado, e postassemos mais notícias sobre a adminsitração municipal. Aproveitamos a oportunidade para convidar a vereadora para conceder uma entrevista ao blog, e ela aceitou. Nos informou que amanhã estará viajando, retornando apenas no sábado. Agradecemos à vereadora Key France pela simplicidade com que nos atendeu e por concordar em conceder a entrevista ao blogdomarco, o que é uma grande contribuição para nós e todos os que acessam este blog.

RECLAMAÇÕES NA SAÚDE

No Jornal 104 Notícias, da Rádio Teixeira FM, de hoje uma moradora do bairro dos Três Postes ligou para fazer uma reclamação contra a Secretaria da Saúde do Município. A moradora questionou em que estavam sendo investidos os recursos da referida Secretaria, pois a mesma procurou a Secretaria para fazer uma ultra-sonografia e disseram-lhe que não havia condições financeiras de ajudá-la. Esta resposta deixou a moradora revoltada. Segunda ela que lhe ajudou, com uma quantia de R$ 60,00 (sessenta reais) foi um "simples" vereador. O Jornal deixou o espaço aberto para o pronunciamento de algum representate da Secretaria, mas até o final do programa ninguém se prontificou para fazer a defesa ou os devidos esclarecimentos por parte da Governo.
Outra cidadã teixeirense teve que buscar ajuda para exames médicos no município de Brejinho, estado de Pernambuco, já que aqui não obteve êxito.

A COMPLICAÇÃO DA LEI QUE CRIA O ABONO PROVISÓRIO PARA O MAGISTÉRIO

Ainda não compreendemos o segundo parágrafo do artigo segundo do Projeto de Lei n.º 013/2006, que cria o abono provisório para os profissionais do Magistério Público Municipal. O parágrafo diz o seguinte:
§ 2.º - A concessão do abono ora criado, uma vez concedida, terá que ser para todos os Profissionais do Magistério Público Municipal, sendo vedada, por quaisquer hipóteses a sua concessão para alguns ou cargos específicos do Quadro do Magistério, bem como para servidores específicos, seja ele efeivo ou suplementar.
Não ficou claro quem são esses alguns ou cargos específicos que não terão direito ao abono, já que em nenhuma Lei municipal há uma definição de quem integra o suposto quadro "alguns" ou "cargos específicos". Por isso dá a entender que estes "cargos específicos" tratam-se dos cargos de diretor, diretor-adjunto, supervisor, orientador educacional e o "alguns" devem ser professores contratados e integrantes do quandro suplementar. Sem dúvida alguma será necessária uma explicação da assessoria jurídica da Prefeitura do quem se trata o que está descrito no parágrafo mencionado ou então poderá haver muitos problemas após o não pagamento de alguns funcionários.
Aliás, há informações de que o pagamento da Educação não será depositado amanhã em função dá Lei só ter sido aprovada hoje. Se for isso mesmo, poque não encaminharam com antecedência, se já fazia mais de duas semanas que tinham feito o acordo com os profissionais. São estas pequenas falhas que ampliam os desgastes dos governantes.

SESSÃO RELÂMPAGO

Em virtude do jogo da Seleção brasileira a sessão da Câmara de Vereadores teve a antecipação de uma hora, além de não haver pronunciamento de nenhum dos vereadores. Foram apresentadas duas matérias para serem votadas pelo plenário. A primeira foi a Indicação n.º 001/2006, de autoria do Vereador Genivaldo Martins Alves (Valdo Bodeiro) que solicita do Poder Executivo a ampliação do canteiro central da Rua Getúlio Vargas (Rua D'areia). Como justificativa o vereador alegou que vários moradores da referida rua o tinham procurado dizendo da necessidade de ampliação do canteiro.
A segunda matéria trata do Projeto de Lei n.º 013/2006, apresentado pelo Poder Executivo, que cria abono provisório para os profissionais do magistério público municipal e dá outras providências. O abono provisório será de 12,50% (doze vírgula cinqüenta por cento) sobre o salário básico dos profissionais do magistério. Segundo o texto do Projeto de Lei, no artigo 2.º diz que o abono criado:
"terá que ser par todos os Profissionais do Magistério Público Municipal, sendo vedado, por quaisquer hipóteses a sua concessão para alguns cargos específicos do Quadro do Magistério, bem como para servidores específicos, seja ele efetivo ou suplementar".
Pelo que está no Projeto de Lei dá-se a entender que diretores, supervisores e técnicos educacionais não serão contemplados com este abono, além dos professores do quadro suplementar. Talvez não seja essa o objetivo do texto, mas sim deixar claro que auxiliares, agentes administrativos e outros profissionais, que estejam lotados na Educação, não serão contemplados, porém não ficou muito claro, a princípio.
As duas matérias foram aprovadas por unanimidade.

E A RUA D'AREIA, HEIM?

Hoje os partidários da prefeita Rita Nunes Pereira soltaram fogos comemorando o trabalho do Governo na busca de resgatar a derrubada das árvores promovida na Rua D'areia no começo do mês. Sem nenhum estudo técnico foram derrubadas todas as árvores existente no canteiro central da rua, uma verdadeira devastação, com o argumento de que suas raízes estariam provocando prejuíso nas residências locais. Fizeram um trabalho de conserto dos canteiros, dando-lhes uma nova visibilidade. Hoje plantaram 13 (treze) mudas de ficus, a árvore que está tomando conta da cidade e que futuramente poderá causar os mesmos problemas radiculares que foram argumenados para a derrubada das outras árvores. Colocaram, também, alguns jarros e uns banquinhos nos canteiros, o que motivou seus aliados a comemorarem este fato como se fosse a inauguração de uma nova obra em Teixeira que irá atender aos anseios da população. Talvez este esforço do Governo não seja ainda sufuciente para recuperar o estrago em sua imagem criado a partir do cancelamento da tradicional festa de São João da Rua D'areia, desde o ano passado.
O ideal, em relação às árvores plantadas, era que houvesse uma diversificação dos tipos de plantas para que assimnão afestasse o equilíbrio ambiental, e embelezasse mais a cidade. Tudo isso com um estudo técnico prévio dos problemas futuros que poderiam ser causados pelas mesmas.
Como em Teixeira há sempre uma disputa política em tudo o que se faz, os partidário do ex-prefeito Elenildo Queiroz, deram ênfase ao número de mudas: 13, número do PT, partido ao qual o ex-prefeito foi filiado. Só que não preceberam que já havia nos canteiro 2 (duas) árvores que somadas às 13 dá um novo número: 15, número que representa o PMDB, atual partido do ex-prefeito.
As comemorações dos partidários, de qualquer dos lados, têm se dado mais como um ato de afronta aos adversários do que como uma manistação de alegria e recohecimento de uma realização. Pelo jeito isso vai custar muito a mudar na política local.
Em Teixeira parece que nenhum lado dá o braço a torcer.

segunda-feira, 29 de maio de 2006

MAIS UM POEMA

Este poema postado agora é de autoria de José Alexandre Nunes da Costa, professor da Escola Municipal José Elias de Amorim e da Escola Estadual Sebastião Guedes da Silva, homem de grande cultura. Neste poema Alexandre apresenta uma visão a respeito da realidade política vivenciada pelos teixeirenses. Agradecemos, imensamente, por esta grande colaboração do professor Alexandre Nunes para este blog. É um grande presente para os que acessam esta página. Boa leitura para todos.

Medo, miséria e mordaça
Teixeira, não aceita não!


Mergulho na ditadura
Ligeiro quer emergir
Gente feita pra mentir
E nos levar à loucura
Desse ma procuro a cura
Coitado do nosso Chão!
Caiu em tal malvada mão
Tormenta meu povo passa
Medo, miséria e mordaça
Teixeira, não aceita não!

Por ser povo inteligente
Fique de olho bem aberto
Sabendo bem o que é certo
Mostrando-se consciente
Quebrando cada corrente
Livrando-se do grilhão
Em nosso amado Torrão
Fujamos dessa descrença
Medo, miséria e mordaça
Teixeira, não aceita não!



O mal que aqui se procura
Fazer vá bem pra longe
Venha pastor, padre ou monge
Nos livrar de tal agrura
Nos tirando a ditadura
Abrandando o coração
De quem é mal cidadão
Pai, nos afaste essa taça!
Medo, miséria e mordaça
Teixeira, não aceita não!

Quem viu um governo do povo
Não aceita voltar atrás
Repressão, aqui, nunca mais
Não merece ter de novo
Por isso mesmo resolvo
Alertar a multidão
Dizendo alto à opressão:
Teixeira não mais te abraça!
Medo, miséria e mordaça
Teixeira, não aceita não!


O poder que o povo oprime
É como tantos poderes
Que tira de humanos seres
O que têm de mais brilhante
É daquEle que os redime
Essa sagrada lição
E isso você também faça
Medo, miséria e mordaça
Teixeira, não aceita não!

POBRE SEGUNDA-FEIRA

Ela tem sol como o domingo.
É longa como uma quarta-feira
E termina em 24 horas, como qualquer outro dia.

É possível se apaixonar numa segunda-feira.
Ou ter um filho.
Ou chegar atrasado.
Ou tocar violino às três e vinte da tarde.

As segundas-feiras pedem novos projetos:
largar cigarro,
começar a dieta,
aprender francês,
provar um vinho.

Segundas-feiras são perfeitas.
Ideais.
Charmosas.
Sonolentas.

O único problema é o que você decide fazer com elas.


Encontrei este poema numa edição da revista Caras e gostei. Por isso resolvi postar aqui para que possamos refletir um pouco mais sobre este dia que tanto reclamamos.

O PRAZER DE TRABALHAR

O texto abaixo está na revista VOCÊSA deste mês, acesse www.vocesa.com.br
O que dá resultados e pereniza carreiras é o tesão tanto quanto a necessidade
Por Eugênio Mussak
Afinal, é possível uma pessoa motivar outra, ou as pessoas devem se automotivar? Na dúvida, vamos perguntar aos especialistas: os psicólogos. O que eles dizem é que as pessoas só são motivadas por duas grandes forças: a necessidade e o desejo. A necessidade de não sofrer e o desejo de ter prazer. O psicólogo Abraham Maslow afirma que nós não fazemos nada se não estamos motivados, e que passamos pela vida procurando atender às demandas da sobrevivência. Ele também explica que temos que atender às necessidades de sobrevivência física, emocional e intelectual, nessa ordem de prioridade. Maslow criou a famosa pirâmide que leva seu nome, e explicou a hierarquia de nossas necessidades, de nossas atividades.
Freud, quando abriu as portas do inconsciente para a humanidade, disse que somos movidos pelo instinto do prazer, ao que chamou de libido. Para ele, a grande motivação, que está por trás de tudo o que fazemos, é a perpetuação da espécie, e a libido cumpriria o papel de providenciar o desejo que garantiria esse processo. Freud explica que a vida precisa do sexo e que, sem prazer, nada feito. Já Jung, seu seguidor, concordou com ele na essência, mas discordou no detalhe. Disse que a libido é fundamental, mas que não está presente apenas no sexo, e sim em tudo o que fazemos. Então os dois brigaram e cada um tomou seu rumo, com Jung dizendo que, para Freud, tudo era sexo. Na verdade, Jung também só pensava naquilo, mas não só no sexo da perpetuação da espécie, também no da perpetuação das idéias, da multiplicação do conhecimento etc. Afinal, tudo isso envolve um grande prazer. Ou não? A libido é uma força motivadora que mira o prazer e acerta na perpetuação, e isso também vale para a carreira.
Jung e Freud abriram a discussão, mas quem matou a charada foi um psicanalista brasileiro chamado Roberto Freire (não é o político) no título de um de seus livros: Sem Tesão Não Há Solução. Para a época (década de 1960), a frase soou escandalosa, mas, a partir daí, a palavra tesão deixou de ter significado chulo. Hoje dizemos que temos tesão pelo trabalho, pela profissão ou pela empresa. E, sem tesão, não se cria nada. Se você lidera uma equipe, saiba que as pessoas precisam do trabalho, mas desejam a felicidade. O que multiplica resultados, faz crescer os lucros e pereniza as empresas é essa dupla de área, a necessidade e o prazer.
E, respondendo aos questionamentos do primeiro parágrafo, a pessoa tem que se motivar, sim, mas outra pessoa -- seu líder -- pode lhe dar os elementos que usará para construir essa motivação. Pela necessidade, as pessoas trabalham simplesmente e, agregando o prazer, trabalham plenamente. Ah, tem uma terceira coisa que motiva as pessoas: o sonho, que é a capacidade de imaginar um futuro melhor. Mas isso é história para outro artigo.

Eugênio Mussak é professor e consultor.

SOBRE A ENQUETE

Muitos comentários enviados a este blog têm questionado a enqute aqui posta. Por que saiu do ar? O resultado favorecia o Governo? São alguns dos questionamentos apresentados. Desta forma esclarecemos que:
1 - Até o dia tarde 18 de maio a enquete estava no ar e já computava cerca de 200 votos;
2 - No dia 19 de maio, estranhamente, ela saiu do ar de lá para cá não abriu mais;
3 - Acessamos o site gerador da enquete www.enquetes.com.br e lá havia a informação de mais de mil votos, mas não abria a enquete;
4 - Enviamos um e-mail para a assistência técnica do site, mas não obtivemos respostas;
5 - A enquete ainda ficou posta no blog vários dias na esperança de que voltasse ao ar, como isso não aconteceu desativamos a enquete;
6 - Uma das nossas idéias é reeapresentar a mesma enquete, mas temos o receio de ocorra o mesmo problema;
7 - Vamos aguardar algumas sugestões dos leitores para reapresentarmos a enquete o publicarmos outra. Todos estão livres para sugerir.

domingo, 28 de maio de 2006

MERENDA ESCOLAR

Novas reclamações da meranda escolar chegaram a este blog. Agora é na Escola Municipal Silveira Dantas. Nos contantaram que estava sendo oferecida apenas uma bandeja de ovos (trinta ovos) para atender a todos os alunos da escola, cerca de quatrocentos. Após algumas reclamações passaram para duas bandejas (sessenta ovos), o que ainda é insuficiente para atender à clientela, não é nem meio ovo para cada aluno.
Outro problema, ainda relativo à merenda, é a qualidade (reclamação geral) da carne, que segundo nos informaram é péssima. Estão classificando a carne, que é distribuída na Escola Silveira Dantas, de pelanca (no popular, péia). Os reclamantes estão muito idignados mesmo.
No José Elias de Amorim, para não haver este problema, estão oferecendo apenas soja em vez de carne.

AINDA SOBRE O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Informaram a este blog que houve um descontentamento dos professores que integram o quadro do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Telecurso 2000) em virtude de não entenderem o que quis dizer o Secretário de Saúde, José Leudo, ao mencionar que os alunos após concluirem o curso não apresentam progresso no aprendizado. Os professores do PROEJA se sentiram ofendidos e externaram sua indiganção em relação as palavras do secretário, na assembléia para discussão do plano municipal de educação. Segundo as informações chegadas a este blog, os professores que apresentaram a insatisfação da classe foram ovacionados.
Aliás, por falar no secretário de saúde, José Leudo Farias Alves, tivemos a oportunidade de falar com ele rapidamente, a semana passada, e aproveitamos para convidá-lo a conceder uma entrevista para este blog com o intuito de obter informações sobre a saúde municipal e dar a oportunidade para que o mesmo esclareça algumas reclamações sobre a saúde que correm pela cidade, umas relatas aqui neste blog. A sua resposta foi: Não. Alegou que este blog serve apenas para criticar o governo.
Engraçados estes homens públicos de Teixeira, querem ser públicos sem se escondendo do povo. Mas, ainda assim, tentaremos novos contatos com o secretário na tentava de obter uma resposta positiva.

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEBATIDO POR FUNCIONÁRIOS

Na última sexta-feira, 26, os funcionários lotados na Secretaria da Educação do município se encontraram, em nova assembléia da classe, para debater as novas diretrizes para a Educação teixeirese. Tratou-se, nesta assembléia, do debate para propostas de inovação na Educação para serem implementadas a partir da aprovação do Plano Municipal de Educação. Novas assembléias ainda ocorrerão com a participação da classe e da sociedade em geral.
O blog foi informado de que, apesar da tentativa de promover um debate salutar, os representantes do Governo não se agradaram das propostas apresentadas pelo professor Claudeanio Brasil. Adepto do bom debate, defensor árduo de uma melhoria de qualidade para a Educação e da valorização do professor, Claudeanio ficou descontente por ter o seu direito de falar cerceado, com a argumentação de que ele não teria participado do primeiro debate por isso não haveria necessidade de apresentar propostas para os itens lidos na primeira plenária. Para que o leitor compreenda melhor, a proposta apresentada para ser debatida consta de trinta itens e o professor Claudeanio elaborou propostas de inclusão, alteração ou junção em, praticamente, todos os itens, argumentando ele, ser necessário a leitura de toda a proposta para que o propósito principal fosse compreendido por completo. Até que aceitaram a leitura, só que, em determinado momento, parece terem precebido avanços na proposta do professor que iam de encontro aos interesses do Governo. A partir de então, conseguiram, com apoio de parte da classe, cortar o direito de explanção de Claudeanio.
Entre as propostas do professor estava a regularização do quadro suplementar. Vergonhosamente os profissionais que integram este quandro não se manifestaram a seu favor, demonstrando que a grande luta promovida no Governo passado para a regularização desses profissionais era meramente política. É lamentável a covardia dos profissionais do quadro suplementar em relação a uma propostas que os favorecia.
Fui um dos que defenderam, no Governo passado, a regularização destes profissionais. Não me arrependo do posicionamento que tive e que ainda tenho. Mas vejo que, enquanto defendíamos uma luta da classe, os integrantes do quandro defendiam, simplismente, um grupo político. Continuo com a mesma opinião de defesa da classe, mas aos que calaram-se agora só para defender o poder, ficando contra si mesmo, tenho uma nova opinão: os profissionais que se calaram tiveram uma ativude covarde, e esta é a pior característica que pode haver no ser humano. Tenha medo, mas não seja covarde. Quem tem medo raramente age, é verdade; mas quem é covarde trai, e não há coisa pior que isso.
Para encerrar uma estrofe de Gregório de Mattos Guerra, o Boca do Inferno:
Que falta nesta cidade?... Verdade.
Que mais por sua desonra?... Honra.
Falta mais que se lhe ponha?... Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha.