sábado, 24 de junho de 2006

HELOÍSA HELENA CHORA EM CONVENÇÃO DO PSOL

Foto: Agência Estado

Hoje também foi dia da Convenção Nacional do PSOL que confirmou a canditatura de Senadora Heloísa Helena para concorrer à Presidência da República. Postamos abaixo matéria de Fausto Macedo, da Agência Estado, publica no blog do Noblat.


"Podem vir quente que estamos fervendo"

De Fausto Macedo na Agência Estado:

"Heloísa Helena chorou muito e fez muita gente chorar hoje em União dos Palmares (AL), onde há trezentos anos o negro Zumbi se refugiou. No lançamento oficial de sua candidatura à Presidência pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), a senadora soltou seu grito de guerra:

- Vamos à luta, vamos à vitória, vamos dizer para os farsantes neoliberais e para os representantes do parasitismo político que ousam pensar que são donos do Brasil, vamos dizer que podem vir quente que nós estamos fervendo.

Leia mais aqui




PT CONFIRMA A CHAPA LULA E ALENCAR PARA CONCORRER ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Foto: Agência Estado.

Hoje à tarde o PT (Partido dos Trabalhadores) realizou a Convenção Nacional para homologação da candidatura de Lula para presidente e José Alencar para vice. A Convenção foi realizada em Belo Horizonte. Postamos abaixo trechos do discurso de Lula na Convenção, que foram publicados no blog do Noblat.

Abaixo, os principais trechos do longo discurso de Lula (clique aqui para ler na íntegra):

"Vamos preparar não as armas, mas as pétalas de rosa para os tiros dos adversários.

Volto a ser candidato porque os pobres estão menos pobres e poderão continuar melhorando de vida, caso sejam mantidos - e aprofundados - os programas sociais que implantamos.

(...)

Não fizemos tudo que queríamos, porém fizemos muito mais do que certa gente imaginava.

(...)

Hoje, as vozes do atraso estão de volta. e como não têm uma boa obra no passado e nem propostas para o futuro, fazem
da agressão e da calúnia as suas principais armas. Pensam que o povo esqueceu o que eles fizeram com o nosso país.

Eles nunca escutaram a voz do povo, e, obviamente, não vão querer escutá-la agora. Porém, por mais que nos provoquem, não usaremos os mesmos métodos pois temos armas limpas e poderosas. Uma delas é a comparação do que eles fizeram em oito anos de governo com o que nós estamos fazendo em apenas três anos e meio.

(...)

A oposição aproveitou-se de algumas condutas equivocadas para generalizar culpas e tentar destruir o partido mais autenticamente popular do brasil; o único construído, de baixo para cima, com os sonhos e a dor de milhões de brasileiros.

Nossos adversários tentaram se aproveitar de algumas situações para passar a falsa idéia de que nosso governo compactuava com atos ilícitos.

Mas a sociedade entendeu o que se passou e sabe que se determinados fatos afloraram é porque este foi o governo que mais apurou – e puniu – a corrupção em toda a história.

Respeitamos a independência do Ministério Público, reforçamos a Controladoria Geral da União e imprimimos uma nova dinâmica à Polícia Federal. O resultado é que nunca se apurou tanto e com tanta liberdade.

Repito aqui o que já disse antes : depois de apurar todas as responsabilidades, a Justiça deve punir quem tiver culpa comprovada. Uu serei o primeiro a apoiar e aplaudir.

Os que me atacaram injustamente e tentaram me destruir se esqueceram que em toda a minha história eu convivi, da forma mais democrática possível, com a divergência e a adversidade. Dentro do sindicato, eu tinha oposição das mais diversas facções e isso continuou na vida política.

(...)

Não quero posar de vítima ou de herói. Quero apenas poder cumprir com meu dever"



CONSELHO TUTELAR ESTÁ COM SALÁRIOS ATRASADOS

Apesar do alto investimento para a realização da festa do São João 2006, a Prefeitura Municipal de Teixeira vem tendo dificuldades para pagar em dia os vencimentos dos servidores municipais. Alguns funcionários só receberam os vencimentos referentes ao mês de maio, ontem. Os profissionais da Educação alimentavam a esperança de ver o dinheiro depositado em suas contas esta semana para poderem se divertir no São João, mas até ontem não ainda não havia sido depositado nenhum real. Situação pior ainda é a dos membros do Conselho Tutelar que reclamam um atraso de, praticamente, dois meses em seus salários, já que o pagamento se dá no último dia de cada mês. A maioria dos conselheiros entrou na última eleição e ainda não viu a cor do dinheiro. Os conselheiros eleitos no último pleito, realizado no dia 30 de abril deste ano foram os seguintes: Josileudo da Silva Alves (Bebé), Denis Ramalho Batista, José Cláudio Alves dos Santos (Zé da Barraca) e Ednalva Barbosa.
Em período de festividades como Carnaval, São João, Emancipação Política (em Teixeira há a Semana Folclórica ness período) e Natal, os Governos Municipais deveriam tentar fazer um esforço com o objetivo de antecipar os pagamentos dos funcionários para que o dinheiro recebido pelos mesmos circulasse no próprio município. Mas, infelizmente, investem de mais nas festas e esquecem de deixar os participantes com dinheiro no bolso.

O QUINTO DIA DO SÃO JOÃO 2006 EM TEIXEIRA

Ontem, sexta-feira, 23, como previsto, a Banda Solteirões do Forró conseguiu arrastar uma grande multidão para o município de Teixeira, chegando a lotar o pavilhão da Praça do Forró. Foi um ótimo show, como já podia se esperar da melhor banda que foi contratada para o São João 2006 em Teixeira. O público que tomou a Praça do Forró ontem pode ser comparado aos shows de Olho da Gata em 2003, Aviões do Forró em 2004 e Cheiro de Menina em 2005. Contudo, verifcicou-se nesses dias de realização do São João o não cumprimento da agenda estabelecida pela Comissão Organizadora da festa e propagada pelo site da Prefeitura Municpal de Teixeira e pela própria Prefeita no discuro que fez na quarta noite do São. Algumas bandas tem tocando fora do horário previsto, outras que estão no cartaz da programação não se apresentaram e a idéia de iniciar as festas no turno da tarde não conseguiu vingar até agora. O horário de encerramento também não está de acordo com o divulgado pela Comissão Organizadora.
Verificou-se, também, ontem, a presença de seguranças na festa, o que deveria ter sido feito antes, pois na noite da quinta-feira a Polícia Militar teve muitos problemas para conter alguns atritos existentes na festa, apesar de conseguir dar conta. Mas tendo uma equipe maior fica mais fácil evitar esses confrontos que diminuem o brilho da festa.
Os destaques hoje serão: Delmiro Barros e Sirano e Sirino.
A Rádio Teixeiranews continua fazendo a trasmissão on-line do São João 2006 em Teixeira. Ontem estava difícil o acesso porque o link só suporta 250 internautas conectados, segundo nos informou ontem Amadeus, um dos responsáveis pela transmissão da festa. Ontem, certamente, este número foi atingido logo cedo.
PROGRAMAÇÃO DE HOJE:
TARDE: ARRASTÃO DAS QUADRILHAS
DELMIRO BARROS
NOITE: AVE DE PRATA
SIRANO E SIRINO
ARLINDO RICARTE
FORRÓ DA MACAMBIRA
A Rádio Teixeiranews transmitirá o São João on-line. Para acessar é só clicar no link aí ao lado TEIXEIRANEWS e curta a programação da Rádio on-line.

sexta-feira, 23 de junho de 2006

RUAS ÀS ESCURAS

Apesar de um grande esforço para fazer uma boa ornamentação na Praça do Forró com o objetivo de mostrar aos visitantes um belo cenário, um cartão-postal do município, os representantes do Governo tão está tão atento para pequenos problemas que também podem estar aos olhos dos que visitam o município para participar das festividades. O problema é a falta de iluminação nas ruas da cidade.
Há três dias verifica-se um escuridão, praticamente total nas ruas Dr. Antônio Farias, Francisco Tota, Manuel Lopes Romeu, José Limeira e José Carneiro de Menezes. Os moradores destas localidades esperam providências urgentes para reestabelecer a claridade nas ruas. É uma preocupação que o próprio Governo deve ter, de fazer os devidos consertos, para que não se passe uma imagem negativa para os turistas que por aqui passam.

O QUARTO DIA DO SÃO JOÃO 2006 EM TEIXEIRA

Ontem, quinta-feira, 22, até que enfim, um bom público prestigiou a festa de São João em Teixeira. Como já tínhamos dito aqui no blog, o público gosta de atrações de fora e que tenham nome. A apresentação da cantora Eliane, que estava programada, de início para a tarde, só começou por volta das 19 horas em virtude do jogo do Brasil. Considerando a atração, a vitória do Brasil, os anúncios na rua (que deveriam ter começado no primeiro dia) o público que esteve presente ao show da cantora Eliane ainda foi abaixo das expectativas. Houve uma melhora no público por volta das 22 horas.
Antes do show de Eliane os membros do Governo foram convidados ao palco e a Prefeira Rita Nunes Pereira fez o discurso da abertura oficial do São João 2006. A prefeita agradeceu ao Governo do Estado pela realização do São João em Teixeira, pediu ao público que brincasse o São João em paz e disse que até domingos às festas iriam das 16 horas até às 6 horas da manhã. Com estas últimas palavras houve vibração do público, que ainda era pequeno no salão da Praça do Forró. O Deputado Valdecir Amorim fez-se presente no palco mas não quis se pronunciar.
O grande dia do São João é hoje, com a apresentação da banda SOLTEIRÕES DO FORRÓ.
PROMAÇÃO DE HOJE:
TARDE: FORRÓ LENHADA
NOITE: FORRÓ DA TERRA
SOLTEIRÕES DO FORRÓ
FABRÍCIO RODRIGUES
BICHO QUE PEGA
A Rádio Teixeiranews transmitirá o São João on-line. Para acessar é só clicar no link aí ao lado TEIXEIRANEWS e curta a programação da Rádio on-line.

quinta-feira, 22 de junho de 2006

COMO FOI O TERCEIRO DIA DO SÃO JOÃO 2006 EM TEIXEIRA

O dia de ontem, quarta-feira, 21, foi muito frio e chegou até a cair um pequeno sereno do final da tarde para o início da noite. Mesmo assim houve pela tarde a apresentação do Festival de Quadrilha que só foi concluído no turno da noite. À noite houve e tradicional Desfile das Rainhas e a apresentação das bandas Rubacão com Leite e Os Maturis.
O comparecimento do público foi pífio, fraco, o menor público do São João, até agora. Uma das possíveis causas foi o frio e o sereno que deu antes do horário das apresentações. Mas também vale ressaltar que nesses três dias de festas não houve a preocupação de colocar um carro de som nas ruas da cidade para promover a divulgação da festa. O ano passado houve e isso deixa a cidade em clima de expectativa. Principalmente, ontem, que houve o Desfile das Rainha, momento de pompas, em que as famílias tradicionais e turistas gostam de prestigiar.
Outro ponto que merece ser chamada à atenção é o desprestígio à festa dado pelos integrantes da administração. Em três dias de festas poucas pessoas da administração têm comparecido ao evento. A não ser o Secretário de Educação, Sóstenes Teles Guedes (Totinha), não se ver outros membros prestigiando o evento, o que o enfraquece. Se a própria administração não dá crédito ao evento quem dará.
Hoje, quarto dia do evento, é que haverá a abertura oficial, algo que deveria ter sido feito no primeiro dia. Como já foi dito aqui neste blog, a própria Comissão Organizadora está trabalhando como que o São João, realmente, comece hoje. Há uma boa expectativa para o público desta noite.
PROGRAMAÇÃO DE HOJE:
ELIANE – APÓS O JOGO DO BRASIL
THE BROTHER’S
SENTINELA
GUARDIÕES DO FORRÓ
A Rádio Teixeiranews transmitirá o São João on-line. Para acessar é só clicar no link aí ao lado RÁDIO TEIXEIRANEWS e curta a programação da Rádio on-line.

quarta-feira, 21 de junho de 2006

SEGUNDO DIA DO SÃO JOÃO 2006 EM TEIXEIRA

O segundo dia não teve muita diferença do primeiro. À tarde novamente, apresentação do Festival de Quadrilhas e à noite das bandas Bicho de Pau e Pingo de Mel. O público, assim como na primeira noite, foi baixo, pouca movimentação nas barracas, a ornamentação continuava imcompleta. Uma reclamção dos moradores da rua José Batista de Souza é falta de banheiros para as pessoas que vêm para a festa e estão fazendo suas necessidades fisiológicas por trás do palco. Além da falta de higiene não há o mínimos de respeito às mulheres, mutias vezes senhoras de família, que passam por aquela localidade que dá acesso às suas casas. Essa é uma providência que já deveria ter sido tomada há tempos. Acabam gastando excessivente com a ornamentação e esquecem de investir em algo que é tão necessário.
Hoje há uma expectativa de uma noite com um público já que haverá o desfile das Rainhas. O problema tá sendo o clima. Tá muito frio.
Programação de hoje
TARDE: Festival de Quadrilhas
NOITE: FORRÓ DAS RAINHAS
BANDA RUBACÃO COM LEITE
MATURIS DO FORRÓ

SESSÃO DA CÂMARA

Ontem, terça-feira, 20, houve Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Teixeira para discussão e aprovação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária). O destaque da Sessão foi o debate entre os vereadores Nego de Guri e Galego de Lô. Nego fez várias críticas à atual administração por não estar fazendo as estradas da zona rural, deixar algumas ruas às escuras, não ter feitos a limpeza completa em algumas ruas, salários atrasados. Galego tentou justificar que falta dinheiro para a Prefeita trabalhar, principalmente na Saúde, culpando o ex-prefeito Elenildo Queiroz e o ex-secretário de saúde Carlos de Teina.
Ariston se pronunciou a respeito de um Treinamento que particpou no município de Patos-PB para vereadores promovido pelo Tribunal de Contas.
Na próxima semana deverá haver a última sessão ordinária do primeiro semestre. A partir do dia 01 de julho haverá recesso de 30 dias.

MORADORA DÁ À LUZ NA CALÇADA DA IGREJA

A moradora da Rua Manuel Lopes Romeu, no município de Teixeira, Maria Elita, deu a luz um bebê, ontem, terça-feira, 20, por volta das 22 horas, na calçada da Igreja Matriz de Santa Maria Madalena. O fato ocorreu porque ao perceber a chegada do momento do parto telefonaram para o Hospital Sancho Leite solicitando o socorro da ambulância, mas infelizmente, o veículo não se encontrava na localidade. Segundo informação a ambulância tinha sido deslocada ao município de Patos fazendo o socorro de um ferido.
Desta forma a moradora foi levada por sua irmã, Eremita, a pé, para o hospital, já que não encontrou nenhum veículo nas ruas para fazer o socorro. Ao chegar próximo à Igreja Maria Elita não suportou as dores e deu à luz naquela localidade. Por sorte um enfermeiro, que estava em visita ao município, deu os primeiros socorros. Em pouco tempo conseguiram parar um veículo passava pela rua e a levaram para o Hospital Sancho Leite.
As pessoas que se fizeram presente ao local ouviram gritos de indignação dos familiares com o descaso. Não era para menos. A Secretaria de Saúde do Município deverá se pronunciar hoje, sobre o assunto. É o mínimo que deve fazer.
Este blog mostrou que há duas ambulâncias à espera de conserto e que as providências ainda não forma tomadas. Caso de saúde é caso de urgência e não pode esperar para depois. Se não têm ambulâncias suficientes para o atendimento, que ponham um outro veículo à disposição para emergências. O que não pode acontecer é o Hospital Sancho Leite ficar descoberto no que se refere a veículos para atendimentos de urgência.

terça-feira, 20 de junho de 2006

REPASSE PARA A PREFEITURA DE TEIXEIRA

Postamos agora os valores repassados de trasnferências constitucionais para o município de Teixeira no período de 11 a 20 de junho de 2006 que totaliza R$ 375.444,93 (trezentos e setenta e cinco mil quatrocentos e quarenta e quatro reais e noventa e três centavos). Ao todo já foram repassados para os cofres públicos da Prefeitura Municipal de Teixeira, só no mês de junho, de trasferencias constitucionais obrigatórias R$ 708.801,06 (setecentos e oito mil oitocentos e um reais e seis centavos). Abaixo estão discrimiandos os valores da segunda paracela de repasses do mês de junho para o município de Teixeira.

FONTE

VALOR EM R$

ITR

52,22

ICMS

29.076,75

FUNDEF

66.868,61

FUNDO SAÚDE

29.051,22

FPM

250.396,13

TOTAL

375.444,93

PRIMEIRO DIA DO SÃO JOÃO 2006 EM TEIXEIRA

Ontem teve início o São João 2006 em Teixeira. À tarde houve apresentação do Festival de Quadrilhas e à noite das bandas DNJ e Banda Forró no Sítio. O público presente foi baixo. Alguns motivos talvez possam ser levantados para justificar a ausência das pessoas tais como: estava muito frio, as pessoas não valorizam muito atrações da Terra, era uma segunda-feira. Aliás talvez esse último argumento venha mostrar um pequeno erro estratégico da Comissão Organizadora: iniciar as festas juninas numa segunda feira, sem que seja imprensada com um feriado.
Pode-se verificar uma certa desorganização por parte da Comissão que pode repercutir de forma negativa, já que não tinham ocorrido em festas passadas: Ainda faltam balões luminosos para serem colocados na Praça, A casinha que representa o Sítio Canudos não tinha iluminação, ornamentação nem pessoa tomando conta; o bodega do mesmo jeito; a igrejinha ainda não tinha o altar; a fogueira não estava pronta e não houve a participação dos representantes do Governo para fazer a abertura oficial do São João com discurso da Prefeita e outros respresentantes, como se fazia todos os anos.
Certamente, as conclusões dos serviços terão como prazo agora o dia 22, que será quando começam as atrações de fora, mas ainda assim percebe-se uma falha que poderá provocar um desgaste na imagem tão bem propagada do São João, pois, muitas pessoas que possam vir olhar esses primeiros dias das festividades sairão com uma impressão negativa da festa.
Já discute-se, em grupos de jovens, se realmente haveria a necessidade de realizar uma semana de festas, já que em poucos dias é que haverá atrações de maior peso. Para esses grupos melhor seria uma festa de 3 ou 4 dias, mas com atrações que chamassem a atenção do público.
A programação de hoje é a seguinte:
TARDE – FESTIVAL DE QUADRILHAS
NOITE – BANDA BICHO DE PAU
PINGO DE MEL

A Rádio Teixeiranews transmitirá o São João on-line. Para acessar é só clicar no link aí ao lado TEIXEIRANEWS e curtir a programação da Rádio on-line.

segunda-feira, 19 de junho de 2006

AMBULÂNCIA DO MUNICÍPIO ESTÁ ABANDONADA EM PATOS

Foto da ambulância estacionada numa rua em Patos-PB, a mais de uma semana.

A ambulância saveiro, placa MOT 9812-PB, pertencente à Prefeitura Municipal de Teixeira encontra-se abandonada no município de Patos-PB há cerca de uma semana, de acordo com informação de um morador daquele município. O informante afirma que a ambulância permanece naquela localidade sem que tenha havido nenhuma providência para a sua retirada. Segundo ele, algum problema mecânico deve ter ocorrido para que o veículo fosse estacionado na localidade.
Por ser um veículo de uso essencial para o município, uma providência para o seu conserto já deveria ter sido tomada, pois a qualquer momento pode haver necessidade de transportar pacientes no veículo. Outra ambulância permanece em uma oficina a mais de um ano e meio, sem que tenha sido providenciado seu conserto.
Quem mais perde com isso é a população que deixa de ser atendida pelos serviços das ambulâncias, que foram adquiridas com dinheiro público, para servir ao povo.

COMEÇA HOJE SÃO JOÃO 2006 EM TEIXEIRA

A partir das 15 horas terão início os festejos juninos no nosso município. As festas irão até o dia 25. Hoje haverá apresentações do Festival de Quadrilhas com a apresentação da Quadrilha da Creche, à tarde e à noite se apresentarão no palco da Praça do Forró DNJ e Banda Forró no Sítio.
Há uma boa expectativa para o público que prestigiará a festa, apesar de não haver muitas atrações de peso. O grande destaque mesmo é a banda SOLTEIRÕES DO FORRÓ. A novidade está no horário das apresentações. Algumas bandas irão se apresentar no turno da tarde como uma forma de atrair o público de cidades vizinhas, já que em Patos as atrações que se apresentam à noite são de grande porte.
O problema continua sendo a questão da falta de banheiros. Havia uma expectativa de que banheiros químicos seriam adquiridos para as festividades. Até agora não foi visto nenhum.

domingo, 18 de junho de 2006

VILA FELIZ DEVERÁ RECEBER CALÇAMENTO

Recebemos a informação de que a Vila Feliz deve ser atendida com calçamento nas ruas principais do bairro. Desde o início do ano que se vem falando na liberação de recursos pela Caixa Econômica Federal para o calçamento de ruas em nosso município, através de Convênios com o Governo do Estado. Fala-se em onze ruas ao todo que devem receber o benefício. Não sabe-se, ainda, quais, mas falam que uma das ruas a ser calçada é a polêmica Sérgio Dantas, que já recebeu recursos para tal fim na segunda administração do ex-prefeito Inacinho, mas que não foi concluída.
No caso da Vila Feliz já foi comunicado este ano que além do calçamento os maradores do bairro também serão beneficiados com o abastecimento de água através do Governo do Estado. Os paralelepípedos já estão colocados na locadidade, assim como já fizeram um canteiro. Contudo, não há informações de qual será empresa responsável pelo trabalho, nem do prazo de entrega do calçamento. Porém, já aumenta a esperança dos moradores, vendo o material colocado lá. Espera-se que não fique apenas na promessa.