sábado, 5 de maio de 2007

Ainda sobre as eleições municipais de Maturéia

Ainda dentro do tema Eleições Municipais, me arrisco a escrever um pouco sobre as chapas de cada partido na luta por uma vaga na Câmara Municipal no ano que vem.
Hoje, seguramente a chapa mais forte é a dos candidatos da situação, já com pelo menos 15 nomes definidos, dos 18 permitidos pela legislação eleitoral.
A Coligação DEMO/PSDB contaria com 8 candidatos, tendo em Vando o seu puxador de votos, em face do apoio que deverá receber do tio, Chico Mané. Ainda despontam como bons nomes, Márcio de Denira, Marcelo e Bibi. Fala-se ainda nas candidaturas de Diana e Menininha de Val como bons nomes para a chapa feminina.
O PT ainda não definiu oficialmente os seus nomes na disputa por uma vaga na Câmara. Embora tenham anunciado que Emanoel, nome mais forte da legenda, teria sido escolhido para ser candidato a vice-prefeito na chapa da oposição, acho que muita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte.
Mas, trabalhando com a hipótese de que Emanoel não será candidato a vereador, nós teríamos então um quadro relativamente consolidado. Um petista de carteirinha me disse há poucos dias que o candidato “oficial” do partido, aquele que receberá o apoio institucional do PT, será Janduí, pela garra que vem demonstrando na defesa dos interesses partidários. Não sei o que achará dessa história o presidente municipal da legenda, João Paulo, outro pré-candidato. Nessa disputa eu não meto a colher; não sou do PT e tenho o privilégio de ser amigo dos dois. Fala-se ainda na candidatura de Amado Batista. Mas aqui não há consenso, haveria restrições ao nome de Amado, segundo a minha fonte.
A conferir.

Eleição de vereadores

Arrumando a bagunça que se espalha por cima da minha mesa, encontrei um pequeno papel amarrotado onde se via alguns nomes escritos em colunas. Era parte de um exercício que ocupa minhas horas vagas quando se aproximam as eleições. Ali esta, na verdade, um prognóstico dos prováveis eleitos para a Câmara do Deputados nas eleições de 2006.
Não errei um nome. Dentre os candidatos da coligação do meu partido, acertei até quem seria o primeiro e o segundo suplente.
Na eleição municipal de 2004 em Maturéia, ganhei uma aposta – uma galinha a ser comedia na casa do perdedor -, com uma previsão de que a coligação governista elegeria 7 da 9 vagas em disputa para a Câmara Municipal. Disse ainda que o sétimo seria o candidato João de Alta, hoje Vereador João de Alta.
Quando se aproximam novas eleições, já me pego trabalhando com novos números, nessa brincadeira que vicia.
Se as eleições municipais fossem hoje, a nossa coligação elegeria seguramente SEIS vereadores, e a oposição DOIS. Uma vaga seria disputada, com mais chances para a coligação governista, que já tem a sua chapa de candidatos praticamente completa, e com candidatos com boa bagagem de votos.
Reafirmo que a previsão acima foi construída com os números e informações atuais. Como as eleições somente se realizarão daqui a mais de ano, muita coisa ainda pode mudar. Mas não devem.

Sec. de Agricultura Visita Teixeira


Do site Teixeirapb:

Secretário de Agricultura do estado da Paraíba, visita Teixeira e se encanta com pioneirismo da cidade no cultivo do morango, considerado o mais doce do Brasil.

“Tive que vim e vê para crê, estou maravilhado por saber que Teixeira é a pioneira no cultivo do morango, em pleno sertão paraibano, com um processo de irrigação inovador para os agricultores teixeirenses, trazido por essa Jovem Vereadora e Engenheira Agrônoma, Kay France,” disse ele.
Segundo a Vereadora Kay France, o cultivo do morango poderá ser em parte a solução do desemprego em nosso município, pois, o processo de produção requer desde do plantio até a colheita de 70% de mão de obra. Com outro fato importante, que logo após o plantio definitivo, o morango é cultivado através de um sistema de irrigação por gotejo, mostrando mais uma solução para o município de Teixeira que sofre com a falta de água.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Números do FUNDEB

Os números ainda não estão confirmados, mas a se confirmarem, significarão uma revolução na educação.Vejam se não é verdade o que digo:Em abril de 2006 a prefeitura de Teixeira recebeu, em números redondos, R$ 168.000,00 na conta do FUNDEF.
Agora, em abril de 2007, a mesma prefeitura recebeu, não na conta do FUNDEF, mas na do FUNDEB, seu sucessor, R$ 607.000,00.
Se se confirmarem estas informações, a prefeita Rita terá nas mãos dinheiro suficiente para dar a volta por cima na política de Teixeira. Afinal, a educação é 50% da administração dos pequenos municípios.
Esperemos.

Agora em Teixeira " Morangos "

Do site Teixeirapb:

Escrito por Thadeu Filmagens
01-Mai-2007

Morangos ? No Sertão? A Vereadora Kay France, filha do ex-deputado Valdecir Rodrigues, trouxe para a nossa cidade uma inovação na area de Agricultura. Teixeira agora tem outro meio na agricultura para ser destaque.

Queremos mais uma vez, parabenizar a Engenheira Agrônoma, por sua coragem e também por levar o nome de nossa cidade Teixeira aos lugares mais longes de nosso planeta.

Para quem não sabe, Kay está inovando e mostrando ao Brasil que nossa cidade Teixeira pode também dar mais um fruto. Desta vez Teixeira é mais uma vez a pioneira e está sendo plantado e já colhido nada mais , nada menos que MORANGOS. Isso mesmo Teixeira agora, também tem produtor de Morangos.

FOTOS: Fotos tiradas no local do Plantio

REPORTAGEM: Thadeu Filmagens

terça-feira, 1 de maio de 2007

EX-PREFEITO ELENILDO QUEIROZ VAI Á RÁDIO TEIXEIRA-FM ESCLARECER DENÚNCIAS CONTRA COMPRA DE AMBULÂNCIAS EM SEU MANDATO

O programa 104 Notícias de ontem, segunda-feira, 30, contou com a participação do ex-prefeito Elenildo Queiroz que foi apresentar decisão do Tribunal de Contas do Estado a respeito de uma denúncia protocolada pelo Presidente da Câmara Municipal de Teixeira, Ariston Rodrigues, acusando a gestão do ex-prefeito de ter participado do esquema de compra de ambulâncias denominado Sanguessugas.
O Tribunal de Contas julgou a denúncia improcedente mostrando que o processo de aquisição das ambulâncias na gestão de Elenildo seguiu o procedimento legal não apresentando nenhuma irregularidade. Por isso o TCE decidiu arquivar a denúncia.
Elenildo mostrou que denúncia com o mesmo propósito já tinha sido feita contra a construção da Lavanderia Pública, mas o Tribunal também julgou improcedente. Elenildo questionou por que o presidente da Câmara não denuncia as irregularidades na aplicação dos recursos do esgotamento sanitário ou o uso indevido do trator do PORNAF para arar as terras do ex-deputado Valdecir Amorim.
Durante o programa Elenildo aproveitou para falar a respeito dos veículos que foram adquiridos pela atual administração através de convênios que ele deixou na área da saúde. Elenildo disse que estes veículos deveriam servir para atender a população teixeirense e não para o uso pessoal, como vem ocorrendo atualmente, prejudicando a população.
Várias pessoas telefonaram para o Programa para demonstrar o seu apoio ao ex-prefeito.

PAGAMENTO DE AMANHÃ JÁ INCLUIRÁ O AUMENTO DE 25% PARA OS PROFESSORES

Na última sexta-feira, 27, o Secretário de Educação, Sóstenes, realizou uma reunião com a classe dos docentes para explicar o motivo da suspensão temporária do reajuste de 25% para a classe.
Na reunião houve vários questionamentos dos professores e o Secretário tentou justificar que o seu objetivo não era suspender o reajuste e sim criar uma comissão para analisar os dados e após os estudos apresentar o percentual possível já que havia funcionários dizendo que o aumento poderia ser maior.
A classe não concordou com a formação da comissão e os membros do Sindicato reforçaram a opinião de que não estão a favor do aumento de 25%, mas querem as folhas de pagamento para o acompanhamento da aplicação dos recursos.
Após muitas discussões o Secretário confirmou o aumento de 25% já para o próximo pagamento, que será amanhã, quarta-feira, 02, e desistiu da idéia de formar uma comissão para analisar os dados e depois rever o percentual.