quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

REUNIÃO NA EDUCAÇÃO

Ontem, quarta-feira (07), houve uma reunião na Escola José Elias de Amorim com a presença dos professores, o Secretário de Educação, Totinha, e a Prefeita Rita Nunes. Um dos objetivos da reunião era questionar o grande número de reprovações no ano letivo de 2006.
A Prefeita Rita Nunes disse querer uma solução para o problema, mas adiantou que nada sabe de Educação, porém alguma coisa tem que ser feira para o problema não se repetir este ano, já que muitos pais de alunos a procuraram para externarem sua indignação com a repetência.
Professores fizeram uso da palavra, com destaque para Claudeanio, Alexandre e Véria. Claudeanio perguntou qual o projeto da administração para minorar o problema e reclamou das reuniões que são promovidas na Educação que não têm servido para estimular o professor, mas sim para atribuir-lhe culpas, desmotivando-o para o bom desempenho da função. Alexandre lembrou que muitos problemas foram levados para a Direção da Escola, mas em nenhum caso se tomou providências, até chegar a situação atual. Véria informou que a falta de aulas foi mais um dos motivos que prejudicou o desempenho educacional no município de Teixeira em 2006.
A ex-diretora Luquinha fez várias reclamações a respeito de falta de funcionários da Direção da Escola e a falta de autonomia para trabalhar, promovendo uma verdadeira lavagem de roupa da administração, perante o público presente, ao debater com o Secretário de Educação sobre a falta de independência da Direção da Escola para toma decisões. Passou uma idéia de Ditadura no setor da Educação.
Na reunião foi possível tomar conhecimento de que o número alunos matriculados caiu em quase 400 de 2006 para 2007. Só na Escola José Elias de Amorim foram mais de 200. A Educação está na UTI. A sorte ainda é que o atendimento desta UTI não é da responsabilidade da Saúde de Teixeira, se não...

SESSÃO DA CÂMARA

Não pude comparecer à última Sessão da Câmara de Vereadores, mas fui informado de que houve um debate fervoroso entre os vereadores Nego de Guri e Valdo Bodeiro. O tema debatido era a aração nas terras do vereador Valdo Bodeiro. Segundo as informações Valdo negou que tenha ocorrido a aração de 80 horas de trator nas suas terras, enquanto Nego de Guri reafirmou a denúncia. O debate ficou muito acirrado e o Predisente da Casa, Ariston Rodrigues, teve que intervir para controlar os ânimos do debatedores.
O Vereador Júnior de Inacinho fez críticas à despensa dos contratados pelo Governo Municipal.
Sabemos que é difícil, mas o Presidente Ariston deveria liberar as transmissões das Sessões para que a sociedade possa acompanhar os trabalhos do vereadores. É uma pena que a população sirva apenas para votar em período eleitoral e não tenha o direito de saber como está sendo a atuação dos vereadores.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

TRE cassa prefeito e vice de Princesa Isabel por unanimidade

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) cassou por unanimidade na tarde desta segunda-feira (5) o prefeito de Princesa Isabel, José Sidney de Oliveira e o vice Edivaldo Virgulino de Medeiros (ambos do PSDB) por abuso de poder econômico.
Quem deverá assumir o governo municipal é Thiago Pereira (PMDB) e a vice Lúcia Araújo (PT), já que a decisão do TRE tem efeito imediato.
Dentre as infrações que constam no pedido de cassação, Thiago Pereira cita o exercício da medicina com fins eleitoreiros por parte do vice-prefeito e o uso de equipamentos do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para a construção de campos de futebol e áreas de lazer, também com a intenção de ganhar votos.
A posse do novo prefeito deverá ocorrer após a publicação da decisão, no Diário da Justiça, o que deve levar em torno de sete dias.
O prefeito e o vice cassados podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

RITA DEMITIRÁ CONTRATADOS

A Prefeita Rita Nunes se reuniu ontem, domingo (04), por volta das nove horas da manhã, na Escola José Elias de Amorim, com os funcionários contratados da Secretaria de Educação. Rita aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os que nesses dois anos de mandato colaboram com a sua adminstração e anunciou que teria que dispensar, neste momento, os trabalhos dos mesmos, ou seja, os contratatos estavam sendo demitidos.
A Prefeita começou a promover as demissões devido as dificuldades em que a Prefeitura foi colocada a partir do inchasso da máquina. Já havia comentários de que nem o São João seria realizado este ano em virtude da falta de recursos, do descontrole financeiro promovido pela atual administração.
A notícia das demissões já corriam ontem pelas ruas da cidade e a informação é que os primeiros a serem dispensandos forma os contratados da Educação, cerca de 90 (noventa), e o processo se dará também nas outras Secretarias.
O problema maior é que até agora não se falou na aplicação da Lei contra o nepotismo na administração. Ou seja, mais uma vez os primeiros a serem afastados foram os mais necessitados. É claro que a Prefeitura não teria como abrigar tanta gente. Os cortes precisariam acontecer, mas não dá para esquecer os parentes que integram a adminstração. Se a Prefeita não tomar esta decisão poderá aumentar o desgaste perante os demitidos.

domingo, 4 de fevereiro de 2007

AGÊNCIA DOS CORREIOS É ASSALTADA EM TEIXEIRA

A semana passada a Agência dos Correios do município de Teixeira foi assaltada. Dois rapazes não identificados renderam os funcionários na Agência, por volta das 9 horas da manhã e levaram uma quantia em dinheiro não divulgada pelas autoridas.
A Polícia Militar fez buscas pela zona rurla durante todo o dia e conseguiu resgartar cerca de R$ 1.000,00 (mil reais) e apreender a moto usada para o assalto.

RITA REASSUME PREFEITURA

A Prefeita Rita Nunes reassumiu o Governo Municipal no dia 1.º de fevereiro. No primeiro dia houve reclamação de eleitores por não encontrarem a Prefeita da sede da Prefeitura. No segundo dia Rita teve que enfrentar audiências para o pagmento de acordos judiciais.
Segundo alguns comentários a Prefeita demonstrou certa irritação com dois assessores. O primeiro teria sido o advogado da adminstração por, em alguns casos, tentar fenchar negociações sem o aval da Prefeita. O segundo teria sido um Secretário por ter passado um cheque sem a garantia de que tivesse fundos na data especificada.
Outro tema que tem aborrida Prefeita é o alto índice de reprovação na Escola José Elias de Amorim. Rita não aceita de forma alguma os dados finais do ano passado que estão prejudicando a matrícula na Rede Municipal neste ano. A Prefeita teria procurado a supervisora da Escola Estadual, Nely, para propor a matrícula dos estudantes da oitava série, que foram reprovados o ano passado na Rede Municipal de Ensino, no 1.º ano do Ensino Médio enquanto os mesmos estudariam as disciplinas que os prejudicaram na Escola José Elias de Amorim. Nely ficou de consultar a 6.ª Região de Ensino para poder dar um posicionamento a respeito do assunto.

VALDECIR AMORIM NÃO É MAIS DEPUTADO

O líder do grupo político da situação no município de Teixeira, Valdecir Amorim, já não é mais Deputado Estadual. No dia 1.º de fevereiro, enquanto a sua esposa, Rita Nunes Pereira, reassumia a Prefeitura do município Valdecir deixa o cargo de Deputado Estadual na Assembléia Legislativa do Estado. Com isso o grupo do ex-deputado vai se enfraquecendo mais.
Os atuais desgastes sofridos pela adminstração e falta de uma voz junto ao Governo Estadual estão criando divisões dentro do próprio grupo. Esta semana houve notícias de dois rompimentos. O primeiro de Edilson Alexandre e o segundo a desfiliação de Ronaldo de Mor no PDT, que enfraquece também Wenceslau Marques.
Quando o grupo de Valdecir foi derrotado em 2000 por Elenildo Queiroz, ainda havia uma esperança no Deputado, pois Valdecir poderia fazer reivindicações ao Governo do Estado e impedir a proximidade de Elenildo com o Governador.
A reconquista do mandato em 2002 deu fôlego ao grupo de Valdecir e em 2004 conquistaram novamente o Governo Municipal. O estranho foi Valdecir desistir de uma candidatura exatamente quando estva com o poder. Verifiocu-se que havia um grande desgaste na sua imagem como parlamentar e no desempenho da adminsitração municipal, que poderia respingar numa vegonhosa votação em seu próprio município. Prova disso é que Valdecir não conseguiu transferir para os seus candidatos a votação que prometeu em palanque.
Os aliados do ex-deputado propagaram que o mesmo receberia do Governador uma Secretaria. Pelo que se viu até o momento, Valdecir não está gozando de tanto prestígio como fora alimentado por seu aliados.

Wenceslau: um balanço positivo

Sexta-feira à noite fiz uma visita de cortesia ao Vice-Prefeito de Teixeira, que acabara de deixar o comando da Prefeitura – assumiu como Prefeito por três meses -, onde pudemos trocar impressões sobre vários temas.
Wenceslau nos recebeu em sua residência acompanhado de alguns amigos e auxiliares que também participaram da conversa. Como saldo de sua breve passagem pela Prefeitura, Wenceslau deixa a atualização dos salários dos servidores efetivos e mais uma penca de ações positivas que o credenciam como forte candidato nas próximas eleições municipais.
A impressão que tive, foi de um cidadão cheio de boas intenções e determinado a fazer o que precisa ser feito.

WENCESLAU FALA SOBRE OS TRÊS MESES A FRENTE DO GOVERNO

O vice-prefeito do município de Teixeira, Wenceslau Marques, que assumiu a Prefeitura no período de três meses, em virtude do pedido de afastamento da Prefeira Rita Nunes, concedeu entrevista ao Programa 104 Notícias na semana passada.
Wenceslau pediu desculpas pelo que não pode fazer pela população. Disse não ter conseguido colocar o salários de todos os funcionários em dia, principalmente dos contratados e garantiu que que está a disposição da Prefeita Rita Nunes e que sua portas continuarão abertas para a população teixeirense.
No Blog do Álvaro há uma postagem avaliando como positiva a adminstração de Wenceslau Marques. Vou postar a seguir.

SESSÃO DA CÂMARA

Na útlima terça-feira não Sessão na Câmara Municipal de Vereadores de Teixeira. Não houve quorum suficiente a realização da mesma já que Júnior de Inacinho tinha comunicado sua viagem a João pessoa para acompanhar a esposa que está fazendo tratamento; Francisquinha precisou se descolar a Campina Grande para prestar assistência ao seu primo que sofreu acidente e a vereadora Mércia de Carlos encontrava-se doente.
Nas próximas Sessões não farei o acompanhamento direto da Casa Inês Cordeiro como vinha fazendo desde o ano passado. O motivo é que termos o início do ano letivo e o meu horário de aula entra em choque o das Sessões.
Procuraremos as informações para poder deixar os leitores desta página cientes do que ocorre no legislativo teixeirense.
O ideal é que as Sessões da Câmara sejam transmitidas pela Rádio Teixeira FM. Tive oportunidade de perguntar ao Presidente da Casa, Ariston Rodrigues, se as transmissões teriam retorno e ele informou que iria conversar com os representates da Rádio. Ariston aproveitou para informar que não votou no requeirmento do vereador Nego de Guri que solicitava o retorno das transmissões, pois não era matéria de necessidade do voto do Presidente. Esta informação está sendo apresnetada porque este Blog divulgou que o Presidente teria votado no requerimento. Ariston disse, porém, que se posicionou a favor quando fez uso da palavra na tribuna.
Para que o Presidente aja com coerência e torne o seu trabalha transparente, ele deve autorizar as transmissões das Sessões imediatamente. Só assim a população poderá aocmpanhar os trabalhos do legislativo.

MAIS DESCULPAS

Novamente, peço desculpas aos navegantes que acessam esta página por não termos feito atualizações nos últimos. Um dos moitvos foi que o computador de onde faço as atualizações estava em conserto. O outro foi que passamos para uma nova versão do Blogger e estamos ainda nos adaptando.
Procurarei fazer um breve resumo da semana nas próximas postagens. Os fatos de maiores destaques são os seguintes: mais uma vez não houve Sessão na Câmara Municipal, Wenceslau Marques concedeu entrevista ao Programa 104 Notícias, Valdecir Amorim deixou de ser Deputado. Rita reassumiu a Prefeitura, a agências dos Correios foi assaltada.
Um forte abraço a todos.