sexta-feira, 6 de julho de 2007

Gerente Regional do INSS visita obras em Teixeira-PB

Do Portal Teixeira FM:
O Gerente Regional do Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, de Campina Grande – PB, o Sr. Roberto Marquês esteve nesta quarta-feira (04) visitando as obras de construção APS Teixeira.
Na oportunidade, Roberto Marques concedeu uma entrevista aos repórteres Edney Lisboa e Jéssica Lira do 104 Notícias (Jornal da Teixeira FM), onde falou sobre sua visita à cidade de Teixeira, a importância da obra para o município e agradeceu também ao deputado estadual Rodrigo Soares (PT) e ao deputado federal Luiz Couto (PT), o apoio para juntos construir a obra na cidade.
Roberto esteve na cidade de Teixeira no ano de 2004 visitando o INSS da cidade e ficou sensibilizado com as condições do prédio, já que o prédio não foi projetado para esse tipo de atendimento e se comprometeu com Elenildo Queiroz, na época prefeito da cidade, que faria um prédio moderno e amplo dando maiores condições e conforto para o atendimento dos assegurados.
O prédio foi projetado por arquitetos de Recife-PE e tem previsão de conclusão de 180 dias. As obras tiveram início no final de junho. “No contrato são 180 dias, mais 30 de tolerância, já que em obras é comum acontecerem imprevistos, por isso a nossa previsão é de inaugurar a obra no mês de março do ano de 2008” disse Roberto.
Com a construção do novo prédio do INSS em Teixeira, acaba também as especulações de fechar o posto da cidade e ser reaberto em Taperoá. “O maior beneficio para Teixeira é acabar com as especulações de que o agência irá para a cidade de Taperoá” afirmou ele.
A construção da obra na cidade foi um pleito solicitado ao Dep. Federal Luiz Couto e ao Dep. Estadual Rodrigo Soares para em conjuntos construir essa obra, além do apoio da Prefeitura Municipal de Teixeira. “O apoio dos Deputados Luiz Couto e Rodrigo Soares foi decisivo para essa obra vir para a cidade de Teixeira, sem falar do apoio da Prefeitura com a doação do terreno” salientou Roberto.
A obra do Governo Federal está orçada em R$ 883.000,00 (oitocentos e oitenta e três mil reais).
Além da visita as obras do novo prédio do INSS, o gerente Regional Roberto Marquês visitou também a Prefeita da cidade Rita Nunes Pereira (DEM).
O novo prédio onde vai funcionar o atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS está sendo construído na Rua Teodoro Nunes da Costa, bairro dos Bancários.

TEIXEIRENSE É ROUBADA NA SAÍDA DA CATEDRAL DE PATOS

Na manhã da ultima quinta-feira (05) a teixeirense Cândida Maria teve sua balsa roubada quando saia da Catedral de Nossa Senhora da Guia na cidade de Patos-PB. O roubo aconteceu por volta das nove horas da manhã, na bolsa estavam todos os seus documentos pessoais além de uma quantia de R$ 500,00 (quinhentos reais), segundo a vítima a bolsa foi tomada por uma mulher até o momento desconhecida.
O roubo foi registrado na 2ª Delegacia Distrital de Patos. Cândida Maria contou ao delegado Manuel Martins, que a mulher que roubou a sua bolsa, vestia blusa vermelha e calça jeans e estava acompanhada por uma criança.
“Casos de pequenos roubos são comuns, principalmente a pessoas idosas, quando saem de bancos, igrejas e outros” afirmou o Delegado Manuel Martins.
Cândida Maria disse que o mais importante agora era recuperar os seus documentos e não o dinheiro. Ela pediu também para quem encontrar os documentos ou souber do paradeiro deixar na casa Paroquial de Patos.
Fonte: Patosonline

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Teixeira terá Museu cultural

Do Portal Teixeira FM:
Aconteceu na tarde desta segunda-feira dia 02 de julho de 2007 na Secretaria de Educação, uma reunião onde foi dado o primeiro passo para a criação de um museu cultural na cidade de Teixeira – Paraíba, que há muito tempo é um sonho e que agora pode virar realidade.
Na ocasião vários assuntos em pauta foram discutidos e ficou decidido também a criação de uma fundação cultural.
Temos que levar ao conhecimento a riqueza histórica e Cultural que Teixeira tem, e que é por uns desconhecidos e por muitos esquecidos – disse Juliano Rodrigues (historiador, mais conhecido como Juquinha).
Criar esse Museu é necessário, antes que muitos objetos históricos que muitas famílias têm e que com o tempo gradativamente estão sendo destruídos, muitas vezes por falta de conhecimento das mesmas – falou Soleide.
Em muitas casas de Teixeira existem objetos que estão desprezados como “o carro de seu Bitô, a Sarafina da Igreja” (como era conhecido um antigo órgão musical que muitas vezes foi tocado por D. Irene), e nós temos que preservá-los – disse Solange.
Fizeram parte da reunião as seguintes pessoas:
Sósthenes Teles Guedes – Secretário Municipal de Educação
José Leudo de Farias Alves – Secretário Municipal
José Alexandre Nunes da Costa – Professor
Judas Tadeu da Silva – Cinegrafista
Evandro da Silva Rocha – Promotor de Eventos
Solânia Teles Guedes – Professora
Lorna Guedes Ventura – Secretária Municipal
Soleide Teles Guedes – Professora
Solange Teles Guedes – Professora
Margarida Maria Amorim Guedes – Educadora
Edney Lisboa Ramos Oliveira – Radialista
Vamos resgatar a história de Teixeira.
Judas Tadheu

domingo, 1 de julho de 2007

Pedido de cassação de Cássio repercute no País

O parecer do Ministério Público Eleitoral que pede a cassação do diploma e a inelegibilidade por três anos do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e do vice-governador José Lacerda Neto (DEM), por crime eleitoral, repercutiu na imprensa nacional. A notícia foi manchete do Portal Terra. As agências Folha (do jornal Folha de S. Paulo) e Estado (do Jornal Estado de São Paulo) também produziram e publicaram textos sobre o pedido de cassação do governador da Paraíba. Ao Portal Terra, o advogado Luciano Pires, que defende o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), afirmou não acreditar na cassação do seu cliente.Segundo o Terra, Luciano Pires considera que o parecer do Ministério Público Eleitoral já era esperado e que a ação será julgada improcedente pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Ainda de acordo com o Portal, Pires disse que foram apresentadas provas documentais e balanços contábeis e que a lei prevê ajuda a pessoas carentes.
Êxito“Vamos ter êxito nessa ação”, afirmou o advogado ao terra, acrescentando que até o final de julho o processo seja julgado.Para o advogado, em todo o País ações como essas são motivadas pela disputa eleitoral e o “inconformismo” de quem perdeu as eleições. Ele informou ainda que o governador Cássio Cunha Lima não deve se pronunciar oficialmente sobre o parecer do MP.
Folha destaca gastos com cheques“O MPE (Ministério Público Eleitoral) da Paraíba pediu a cassação do mandato do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e de seu vice, José Lacerda (PFL), por abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2006. De acordo com a ação, divulgada ontem, a FAC (Fundação de Ação Comunitária), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado, distribuiu cheques a pessoas carentes durante o processo eleitoral sem respaldo legal. O MPE verificou que não havia lei específica que regulasse um programa sistematizado de assistência financeira”, diz o texto da Agência Folha, assinado pela jornalista Cíntia Acayaba, da AGência Folha. Ainda de acordo com o texto da Folha, “a ação diz ainda que não havia previsão específica no Orçamento do governo para os cheques e que a perícia judicial detectou não haver critérios objetivos para a seleção dos beneficiários”. “De acordo com auditoria do TCE (Tribunal de Contas do Estado), utilizada pela ação, foram gastos com os cheques da FAC, nos meses de maio e junho de 2006, cerca de 98% de todos os gastos com auxílios financeiros em 2005. A distribuição de cheques só foi suspensa em junho por liminar do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado”, frisa a jornalista.Segundo a notícia, “a Procuradoria Regional Eleitoral disse que o pleno do TRE deve julgar a ação nas próximas semanas”. “O TRE também vai julgar nos próximos dias outra ação que pede a cassação do mandato de Cunha Lima por abuso de poder político por supostamente utilizar o jornal “A União” como ferramenta de promoção eleitoral”, acrescenta.
Corregedor vai analisar açõesO juiz Carlos Eduardo Lisboa, que atua como corregedor eleitoral no TER da Paraíba, inicia nesta segunda-feira a análise do parecer do Ministério Público Eleitoral que pede a cassação do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e do vice-governador da Paraíba, José Lacerda Neto (DEM), por conduta vedada aos agentes políticos em período eleitoral. O corregedor vai analisar as alegações finais de todas as partes envolvidas na Ação do caso FAC, para poder elaborar seu voto e colocar o processo na pauta de votações do TRE. Após a elaboração de seu voto, ele encaminhará o processo para publicação e inclusão na pauta de julgamento, o que pode ocorrer até o final deste mês.Há duas semanas, o corregedor analisa a ação que investiga a prática de abuso de poder político pelo governador, em relação à utilização do jornal A União durante a campanha eleitoral do ano passado.
Adelson Barbosa dos Santos e Adriana Rodrigues

Maranhão reúne Oposições nesta 2ª feira para avaliar conjuntura, mas não tem dúvidas da cassação do governador

Do Portal Wscom:
EXCLUSIVO - O senador José Maranhão, presidente estadual do PMDB, confirmou ao WSCOM Online que vai reunir-se nesta segunda-feira com a bancada federal e toda a Oposição, no Hotel Igatu, para analisar a conjuntura política do estado, diante do pedido de cassação do mandato do governador Cássio Cunha Lima oferecido pelo Ministério Público Eleitoral. Ele próprio disse não ter dúvidas que o resultado final na Justiça será o mesmo, em face “das fartas provas existentes de abuso do poder”.
Em João Pessoa, depois de passar por Monteiro, Patos e Itaporanga nestes últimos dias, diante dos festejos de São Pedro, o senador observou inicialmente que tem lamentado o estágio em que se encontram alguns senadores, a exemplo de Renan Calheiros e Joaquim Roriz, mas não quis fazer previsão sobre que futuro reserva aos dois.
Ele disse que não tem sido procurado pelas lideranças nacionais para tratar do assunto ou discutir a possibilidade de compor o Conselho de Ética, em face dos comentários de que deverá haver substituição em nomes do partido.
- Não fui procurado, mas lamento muito o nível das coisas que têm sido apresentadas no cotidiano – comentou.
Realidade paraibana - O senador revelou à reportagem que não se surpreendeu com o parecer do Procurador Eleitoral, José Guilherme:
- Para mim não houve surpresa, sempre entendi que era questão só de tempo – afirmou ele, acrescentando que “a minha convicção é de que o Judiciario em todas as instâncias dará sentença condizente com a lei aplicando os corretivos da lei aos fatos que estão fartamente comprovados nos autos e que de resto são de conhecimento da opinião nacional e não só dos paraibano – observou.
Segundo ele, o parecer do Ministério Público “colocou a nu um documento oficial com todas as fraudes cometidas e abuso de poder, compra de voto, tudo já de conhecimento da opinião pública geral”.
Maranhão disse, ainda, que “dificilmente alguém em sã consciência terá outra conclusão diante do que já é de conhecimento geral”.
Ao final, sintetizou porque tem convicção da cassação do mandato do governador Cássio: “Minhas convicções resultam dos conhecimentos do fato, do Direito, e da a lei aplicada à espécie”.
Da Redação WSCOM Online