sábado, 18 de novembro de 2006

Morre aos 70 anos o senador peemedebista Ramez Tebet

Da Folha online:
O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) morreu na noite desta sexta-feira, por volta das 23h30, em Campo Grande (MS). Tebet estava em sua casa, com os quatro filhos e a esposa.
O senador sofria de câncer no fígado e havia sido internado no final de outubro no hospital Albert Einstein, em São Paulo, por causa de uma infecção causada por reações alérgicas após trocar a medicação utilizada na quimioterapia.
A situação estava sob controle e, há uma semana, ele foi liberado do hospital para continuar o tratamento em sua casa, em Campo Grande. Na ocasião, Tebet acreditava que poderia voltar a trabalhar no Senado na próxima semana.Na sexta-feira, porém, o quadro se agravou. Ele voltou a sentir problemas respiratórios. Alguns anos atrás, Tebet havia lutado e superado um tumor no pulmão. Ele também já havia sofrido com um câncer na bexiga.
Durante a sexta-feira, Tebet permaneceu sem falar e respondendo apenas a alguns estímulos. Embora conseguisse respirar sozinho, ele era auxiliado por um aparelho para eliminar a secreção pulmonar. Segundo sua assessoria de imprensa, tratava-se de uma medida para dar mais conforto ao paciente.
Tebet completou 70 anos no último dia 7 de novembro. Ele cumpria seu segundo mandato como senador pelo PMDB e ficaria na Casa até o fim de 2011. Ele será substituído por seu primeiro suplente, Valter Pereira de Oliveira (PMDB). O corpo do senador deverá ser enterrado hoje em sua cidade natal.
O velório deve acontecer na manhã deste sábado na Assembléia Legislativa de Campo Grande. À tarde, o corpo seguirá para Três Lagoas (300 km da capital), cidade natal do senador, onde será velado e enterrado.
Biografia
Nascido em Três Lagoas (MS), em 1936, Tebet era advogado, formado pela Universidade de Direito do Rio de Janeiro, em 1959. Na vida pública, Tebet também atuou no Executivo. Nos anos 70, ele foi prefeito de sua cidade natal.
Atuou também como secretário de Justiça, vice-governador e governador de Mato Grosso do Sul. Já nos anos 90, foi ministro da Integração Nacional na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Entre 20 de setembro de 2001 a 31 de janeiro de 2003, Tebet foi o presidente do Senado Federal.
Tebet deixa a esposa Fairte Nassar Tebet e quatro filhos: Simone Nassar Tebet (advogada), Eduarda Nassar Tebet (médica), Rodrigo Nassar Tebet (professor) e Rames Nassar Tebet (advogado).

POLÊMICA NA EDUCAÇÃO EM TEIXEIRA

DO BLOG DO DJALMA (LINK AO LADO)

Venho acompanhando, pelo Blogdomarco, a discussão entre o Prof. Claudianio e o Secretário Totinha da Educação de Teixeira. Sempre é salutar o debate de idéias, com a intenção de melhorar o desempenho de qualquer atividade pública, todavia, quando se envolve partidarização, se não for esse o caso, minhas escusas, essa discussão tende a extrapolar os limites da ponderação. É evidente que o Prof. é possuidor de currículum condizente com um profissional categorizado, merecedor, portanto, da admiração de nós conterrâneos, e que deveria ser melhor ouvido pelas autoridades da área da cidade. Sem que qualquer um possa abdicar de sua condição ideológica ou partidária, seria de bom alvitre que houvesse um entendimento para que os ânimos fossem serenados, e se pudesse todos os interessados sentarem à mesa e se defrontassem com idéias para melhorar a educação na cidade. Os estudantes com certeza agradeceriam. Não se deve desprezar talentos pelo simples fato de ser adversário político. Se recursos existem, e sabemos que o Governo Federal, faz a sua parte com tranferência de verbas constitucionais, que sejam aproveitadas da melhor maneira possivel. Ao Prefeito recem empossado, com sua autoridade que a população lhe outorgou, que como líder maior da cidade, chame quem de direito à responsabilidade e tome decisão objetiva, para resolver possíveis problemas nessa área de fundamental importância, para qualquer administração, e que tem reflexos imediatos nas educação dos nossos jovens. Que ouça o Secretário e o Professor Claudianio e todos os outros professores que tenho certeza são interessados nesta questão pois são tambem competentes e com certeza, estão prontos para ajudar. Ao Secretário, aconselho a partir para a ponderação, e liderar seus comandados com a competência e a sabedoria que lhes são peculiares. A educação precisa ser dirigida com serenidade, pois acima de tudo está o futuro de nossos estudantes, que nada têm a ver com querelas políticas.

sexta-feira, 17 de novembro de 2006

FUNCIONÁRIOS DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO EXIGEM PAGAMENTO

Os funcionário lotados na Secretaria de Educação do município de Teixeira enviaram ao Jornal 104 Notícias um abaixo-assinado exigendo do Poder Público Municipal a atualização dos seus vencimentos.
Segundo o abaixo-assinado, funcionário recebem pelos 40% do Fundef, os recursos são regiliosamente depositados na conta da Prefeitura e não justificativa alguma para o atraso do pagamento que está próximo de completar vinte dias.
A cada dia que se passa a situação da Prefeitura está mais complicada e os funcionários que estão se sentido lesados estão criando coragem reclamar os seus direitos.

quinta-feira, 16 de novembro de 2006

A SEGUNDA NOTA DE CLAUDEANIO QUE FOI AO AR NA RÁDIO TEIXEIRA FM

Nota

Eu, Claudeanio Gomes Brasil, professor, venho a público apresentar aos teixeirenses um pouco de minha formação acadêmica e profissional. Já que se faz necessário diante das críticas de ordem pessoal a mim atribuídas no intuito de desviar a atenção dos problemas por que passa a Educação.
Para tanto, apresento o meu currículo condensado. Sou professor formado pela Universidade Federal da Paraíba, meu curso superior tem duração de 4 quatro anos, mas o conclui antes do tempo previsto, ou seja, em apenas 3 (três) anos e meio. Tenho curso de especialização em Língua, Lingüística e Literatura. Minhas classificações em alguns concursos são: 3º lugar no concurso público da prefeitura de São José do Egito-PE, 1º lugar no concurso de Monitoria de Língua Portuguesa na UFPB, 1º lugar no concurso do Prolicen (bolsista do Programa de Licenciatura da UFPB), 2º lugar no concurso público do Estado do Pernambuco 2004, 1º lugar no concurso público do Estado do Pernambuco 2006, 8º lugar no concurso público do IBGE 2000, 3º lugar no concurso público da Prefeitura Municipal de Teixeira, 1º lugar no concurso público do Estado do Rio Grande do Norte, 8º lugar no concurso público do Estado da Paraíba, 1º lugar no concurso público do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Cajazeiras. Fui Tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teixeira em 2 mandatos. Lecionei na Escola Estadual Dom Moisés Coelho (CEPES), Cajazeiras. Lecionei no Colégio Cid-Geo, Sousa. Lecionei na Escola Municipal Naná Patriota, São José do Egito. Fui convidado por meus professores da Universidade Federal da Paraíba para apresentar trabalhos acadêmicos em Portugal e em Cuba, mas o recusei devido ao alto custeio. Tenho mais de 30 participações em minicursos, seminários, Work shop, mesas-redondas, palestras e cursos de extensão. Tenho 2 (duas) publicações de trabalhos científicos. Não sou Bacharel em Direito porque eu não quis solicitar minha transferência de curso, pois seria escolhido em 1º lugar dentre os candidatos devido às minhas altas notas no Curso de Letras.
Resumidamente, isso é um pouco de minha história. Espero que assegure o poder de minhas afirmações sobre as mazelas administrativas na Secretaria de Educação. E sirva para o povo julgar se eu sou alienado, incompetente e se estou com “dor de cotovelo”. Tudo que já outrora explanei, reafirmo. Quando ouso falar alguma coisa, é porque sei o que estou falando. Educação é minha área de formação. Portanto, sei que não adianta atacar o problema criticando a base, ou seja, os professores, que já se sacrificam tanto para receber míseros salários. Os problemas educacionais são de ordem gerencial. A administração é que deve cumprir a sua parte, apresentando propostas à nossa classe para estimular o seu trabalho e empregando corretamente as verbas da Educação em salários dignos aos professores.
Minhas convicções estão se confirmando. Prova disso é que a Secretaria de Educação já começou a apresentar tímidos resultados, forçados pela minha modesta atuação. Já vemos os ventiladores que estavam longe das salas de aula aparecerem. O discurso derrotista, que só apresentava dificuldades, já promete novidades para janeiro. Fala-se até em comprar os birôs. É isso mesmo que eu quero e por que luto. Mostre trabalho. As verbas na Educação existem. Só falta vontade em querer fazer. Apenas cuidado para não ficar apenas nas promessas, há dois anos que os alunos esperam pelo fardamento e pelos materiais escolares, merenda de qualidade e os professores do quadro suplementar esperam pela efetivação no emprego.
Uma pessoa alienada não provoca uma mudança em seu meio. Ao contrário, tem um senhor a quem ela sempre diz amém, sofre gritos, humilhações públicas, é pau-mandado do chefe político. Essas características não são aplicáveis a mim. O alienado nesta história não sou eu. Procuro sempre contribuir para o debate de idéias e levantar propostas, porque acredito que este é o caminho e busco provocar mudanças por meio de meus questionamentos. Quanto às minhas faltas às reuniões, Senhor Secretário, suas críticas são arrogantes e mesquinhas. São de má fé e revelam sua falta de conhecimento. Sou um reles suplente deste Conselho. Parafraseando o Zé Mário “vice-prefeito e suplente são como um menino que chupa uma bala embrulhada. Chupa, mas não sente o seu gosto”. E mais, o horário das reuniões coincide com meu trabalho em outra cidade. Não sou Deus para estar em dois lugares ao mesmo tempo e nem deixarei de cumprir a minha função de professor para participar de reuniões em que não terei o direito de votar nenhuma matéria.
Repudio veementemente a vergonhosa tentativa de baixar o nível do nosso debate, as pilhérias, a deplorável atitude de um homem público tentar responder o descontentamento ao seu trabalho, incentivando rixas partidárias. É vergonhoso. Tudo isso não fica bem na boca de um Secretário de Educação. Mantenha a compostura, Senhor Secretário. Eu não me rebaixarei ao seu nível. Não é o meu objetivo ser medíocre. Desejo, sim, enfocar a atenção dos problemas para quem tem a responsabilidade de resolvê-los, mexer-se, trabalhar pela melhoria de nossa terra. Minha preocupação não é o passado, mas sim o que podemos fazer pelo futuro. E fazer pelo futuro não começa retirando a responsabilidade de governar para jogar nas costas do povo. Compare o meu possível erro ao tamanho dos seus. A falta de merenda escolar, a falta de livro didático, a falta de higiene nas escolas, os apagadores velhos, os objetos quebrados, 4 meses de salários atrasados, o péssimo mimeógrafo, a falta de prestação de contas das verbas da Educação, a falta de aulas de computação durante todo o ano de 2005 e metade de 2006, o atraso das reformas incompletas das escolas pelo Programa do Governo Federal “Escola Ideal”, a tentativa de dividir a disciplina Língua Portuguesa, a péssima semana pedagógica, os contratos em excesso, a perseguição aos servidores, a suspensão do transporte escolar para os alunos da zona rural, as carteiras e os trincos de porta quebrados e sujeitar a saúde de várias crianças por conta de um teto de brasilit, que provoca câncer, são todos da sua alçada e da Direção da Escola. Não “tire o corpinho de banda”! como é costume do casal todo-poderoso de Teixeira. E usar uma rádio para jogar toda a responsabilidade de Educar os alunos de toda uma escola a somente um professor é um ato irresponsável para um Secretário e supervisor escolar. Mas é também uma atitude desesperada de intimidar a liberdade de expressão. Limite-se a retirar a trave de seus olhos, antes de olhar para o meu argueiro.
Eu critico os atos de pessoas públicas que ganham para servir ao povo, não cidadãos no livre exercício de seu direito. Como se diz “Odeie o pecado, mas ame o pecador”. Ao questionar o trabalho da Secretaria, o faço porque suponho que há condições para se fazer melhor. Há muitas verbas que estão sendo mal gerenciadas. Os recursos do Fundef aumentam a cada ano. Isso sem falar nas verbas da Escola Ideal. Está entrando dinheiro na Educação de Teixeira como nunca entrou na história. Até hoje não se mostrou aos professores um levantamento diagnóstico da realidade da Secretaria. Faz-se capacitação, faz-se investimento, sem se saber o quê, quando e por quê se faz. O processo de reformulação do plano do magistério e de elaboração do plano municipal de educação oportuniza fazer isso, entretanto estar mal direcionado pela Secretaria. Falam de democracia, mas temem ouvir minhas propostas. A minha incompetência é tão grande que elaborei sozinho uma contraproposta que praticamente invalidava a medíocre proposta elaborada pela Secretaria. Parece-me que os coordenadores do debate ficaram tão envergonhados que induziram a cassação da minha palavra. Sou tão incompetente que desenvolvi um projeto de leitura em 2003 que foi aprovado por 99% dos alunos, em que os mesmos leram três livros paradidáticos e estudaram o livro didático de capa a capa (trabalho de boas escolas particulares), e a avaliação que a coordenação pedagógica da escola fez com os alunos da 8ª série, ano passado, também desmentem as acusações caluniosas. E se há alunos que não gostam tanto de meu método, talvez seja por eu dar o melhor que posso, colocando-os para estudar, para ler, exigindo o cumprimento das tarefas de minha disciplina. Se isto for um pecado pedagógico, não foi isso que aprendi na UFPB. Na universidade, aprendi que só se consegue algo na vida dando duro. E esta história de brincadeirinhas, de festinhas, não faz ninguém conseguir um emprego por meio de concurso. Só consegui o currículo, apresentado no início desta nota, porque “meti a cara nos livros”. E a fama de ditador não é minha. Eu não trabalho na Secretaria para atender mal as pessoas. Quando o Senhor quiser falar grosso, dirija-se a Valdecir.
Por fim, o curioso, nessa história, é que se fazem mil e uma observações negativas contra os trabalhos da Secretaria, mas tentam desviar a atenção do povo com descabidas ilações pessoais. Já o afastamento do trabalho da esposa do Secretário, por exemplo, só o mencionei porque caracteriza abandono de emprego, é ilegal. Portanto, é de domínio público por se tratar de favorecimento, ou seja, nepotismo no serviço governamental. Digne-se, portanto, em tomar as providências legais, como fez ao compactuar com as denúncias ao concurso público. O exemplo começa em casa, para não se dar margem às confirmações de que as denúncias infundadas ao concurso são meramente uma perseguição política. E se Zé Poeta tirou, algum dia, o sono de alguém, hoje quem tira sou eu.
Teixeira, 16 de novembro de 2006.
Claudeanio Gomes Brasil

MAIS UMA NOTA NA RÁDIO TEIXEIRA FM

Hoje, quinta-feira (16), foi ao ar, no programa 104 Notícias, mais uma nota do professor Claudeanio Brasil revidando os ataques que sofreu do Secretário de Educação do município de Teixeira, Totinha, quando usou o mesmo espaço em direito de resposta a críticas feitas pelo próprio Claudeanio, à sua gestão na Secretaria de Educação do município.
Claudeanio apresentou seu currículo e ratitificou as críticas feitas à gestão de Totinha na Educação, dizendo que não entraria no nível de discussão estabelecida pelo Secretário. O professor disse estar exigindo ações de agentes públicos que são pagos com o dinheiro do povo para trabalharem em prol da melhoria dos serviços públicos.
Mais uma vez o clima esquentou e o Secretário de Educação poderá usar outra vez o espaço para se defender.
Publicarei a nota, na íntegra, mais tarde.

DEIXE O HOMEM TRABALHAR

O Secretário de Saúde do município de Teixeira, José Leudo, não aprovou o comentário de um anônimo a respeito de sua viagem à Capital Federal, que o próprio Secretáio publicou no site www.teixeirapb.com.br e aproveitou para dizer que desautoriza a publicação de comentários a respeito de sua pessoa pelo titular do Blog e pede aos anôninos que “deixe o homem trabalhar”. Leiam o comentário do Secretário de Saúde:
Professor Marco Aurelio, uso deste espaço para desautorizar a publicação de materia que diz respeito a minha pessoa. Não autorizo, pois pela informãções que tenho, você só publica o que quer, isso deve ser o fato de tambem escutar o que não quer ouvir.
Se vou a Brasilia, é pra trabalhar pelo Municipio, pois as tres vezes que lá estive, se você se lembra, pois destacar:
1- liberação de verba para a contrução da Unidade de Saúde dr. esdras Guedes
2 - liberação de verba pra compra da ambulancia Doblo
3 - liberação de verba para compra de 4 veiculos para a secretaria de saúde
Pode procurar na Câmara ou mesmo na Secretaria de Saúde a minha prestação de contas de quando consegui liberar e quanto gastei com estas viagem de o anonimo diz ser "passeio".
""deixe o homem trabalhar...."" não é assim o lema da campanha do NOSSO PRESIDENTE LULA????
Enquanto perdem tempo em tentar me agredir com comentário baixo, eu to trabalhando e tentanto fazer os que os outros não fizeram.
fui....
José Leudo Farias Alves
Rua José Maria Xavier,
4158735-000 Teixeira PB.
11/16/2006
03:44:24 PM

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

SECRETÁRIO REBATE NOTA DE PROFESSOR

O Secretário de Educação do município de Teixeira, Totinha, rebateu ontem, terça-feira, 14, no Jornal 104 Notícias as críticas apresentadas no dia anterior no mesmo programa por uma nota do professor Claudeanio Brasil.
Totinha disse não ser incompetente e prova disso era a sua escolha para representar a UNDIME em um Congresso. Alegou que o professor Claudeanio era antidemocrático, arrogante, irresponsável, incompentente, além de outros adjetivos do mesmo nível. Segundo Totinha quando Claudeanio fala em falta de ventiladores nas Escola, carteiras querbradas, falta de bureaus, atraso na distribuição de merenda, esquece de citar como o atual Governo recebeu o município e loog no início teve que consertar várias carteiras quebradas e que os ventildadores já estão sendo colocados.
Totinha também frisou que ao falar do transporte escolar o professor esqueceu de dizer quem foi que adquiriu os ônibus para o transporte de estudante.
O Sercretário também não poupou o PT e o ex-prefeito Elenildo Queiroz, fazendo questão de associar Claudeanio à administração petista.
O pronunciamento de Totinha foi longo e não temos o texto na íntegra para publicá-lo. O Secretário atacou frontalmente o professor Claudeanio, esquecendo de apresentar propostas claras para o setor Educacional.
Para o cargo que ocupa, talvez não tenha sido a linha mais adequada para o discurso. Poderá ter um efeito obtido na postura de Geraldo Alkcmin no primeiro debate do segundo turno.
A verdade é que o clima político na cidade tá cada vez mais quente.
O melhor que as discussões não partam para o campo pessoal, mas sim para o campo ideológico.

terça-feira, 14 de novembro de 2006

NOTA DO PROFESSOR CLAUDEANIO BRASIL DIVULGADA NA RÁDIO TEIXEIRA FM

Nota

O professor da rede municipal de ensino, Claudeanio Gomes Brasil, vem a público externar seu descontentamento com os trabalhos da Secretaria Municipal de Educação de Teixeira. Para isso, serve-se desta emissora para tornar público o descaso com o gerenciamento da Educação dos filhos teixeirenses. A nossa educação vem sendo vítima nos últimos tempos de uma administração incompetente e sem compromisso com o futuro de nossa gente. Há uma constante falta de merenda para os alunos; há salas de aula no José Elias sem bureau, sem ventiladores; banheiro com caixa d’água quebrada; mimeógrafo de péssima qualidade; não há livros didáticos suficientes para todos os estudantes e nem para todos os professores, apagadores velhos, todos os alunos da escola bebem água nos mesmos copos, há alunos solicitando transferência para outras escolas, outros desistindo de estudar, o índice de matrícula é insatisfatório e há crianças fora da escola.

A lista dos desmandos administrativos é tão extensa que nos causa desconforto ter de conviver com estes fatos diariamente. Professores mal remunerados, suspeitas de funcionários fantasmas, as promessas do Secretário de Educação que entregaria fardamento e material escolar aos alunos não foram cumpridas, não há transparência pública no emprego dos recursos da Educação, a verba é gasta sem a população saber o valor e em quê é gasto tanto dinheiro. Os professores tiveram em 2005 um rateio vergonhoso de apenas R$ 136,00, enquanto que se fala que houve cidade que pagou até 2 mil reais.

No ano passado, tivemos um show de falta de engenhosidade na condução dos trabalhos da Secretaria de Educação. Vale lembrar aqui o desastre que foi a tentativa de se implantar o Ensino Médio na escola José Elias, causando constrangimento aos alunos que quase perdem o ano letivo; a colocação de empecilhos para pagar o triênio, a gratificação por titulação aos professores que têm especialização e dos professores que concluíram o curso superior pela UVA; o atraso nas reformas das escolas pelo Programa do Governo Lula “Escola Ideal” (projeto este conquistado pela gestão anterior); os alunos não tiveram aulas de computação durante todo o ano de 2005 e metade de 2006; e a péssima capacitação para os professores durante a Semana Pedagógica. Lamentam-se, ainda, as denúncias vergonhosas e perseguidoras do concurso público de 2002 ao Tribunal de Contas, nas quais consta documento assinado pelo próprio Secretário de Educação. E qual o funcionário que não se lembra de que foi preciso constituir advogado para receber seus salários atrasados, enquanto outros da “panelinha” os receberam sem a intermediação da Justiça?

Já este ano, presencia-se a continuidade das mazelas. Em dois anos não aprenderam com os erros, e insistem lamentavelmente em abusar da benevolência e da passividade do teixeirense. Vejamos: atraso no início das aulas e a oferta da merenda aos alunos se deu um mês após o início das aulas. Estudantes da zona rural, pela primeira vez na história, tiveram seus transportes escolares suspensos por falta de pagamento, fato que obrigou alguns a pagar do próprio bolso o transporte para assistir às aulas. Tentativa de dividir a disciplina Língua Portuguesa em três, contrariando as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ausência temporária de Secretário de Educação, na pasta, pois o mesmo desistiu e depois retornou ao cargo por motivos obscuros e não explicados à comunidade. As reformas incompletas de escolas pelo Programa Escola Ideal: a reforma da quadra do Silveira Dantas está paralisada, dificultando o trabalho dos professores de Educação Física. Na Escola dos Três Postes, não reformaram o piso, não trocaram os quadros-negros e nem as carteiras. No José Elias, há salas muito baixas e as telhas de brasilit, que causam câncer, não foram trocadas e o alunado não recebeu sequer uma borracha escolar.
O processo de elaboração do Plano Municipal de Educação e de Reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Salários é lento e improdutivo. É muita propaganda e pouco resultado. Esse processo está esvaziado de propostas que interfiram de forma positiva na melhoria da qualidade de ensino. Sem falar dos equívocos cometidos em suas formas de produção. Solicitam aos professores a apresentação de propostas, mas depois lhe cortam a palavra. O processo deveria se dá de forma mais democrática e aberta às propostas de quem quer que seja. Seja lá de que partido for. Neste momento não interessa a ideologia partidária, o importante é se as propostas irão contribuir para a melhoria da educação municipal. Isso sim interessa. Sem desculpas esfarrapadas, frutos do capricho dos interesses próprios ou de seu grupo político.

Sendo assim, é preciso ter mais humildade para aceitar as propostas. É preciso entender também o sentido da palavra “proposta”, para não cometer o equívoco de falar em imposição. Durante a Conferência Municipal de Educação realizada nesse final de semana a própria Secretaria não se deu ao trabalho de apresentar sequer uma proposta para o plano de cargos, carreira e salários dos professores. O Secretário ao ser questionado sobre suas propostas, respondeu-me com agressividade e fez-me acusações levianas. Na oportunidade, foi gasto muito tempo com delongas e enrolações e faltou empenho em mostrar aos participantes ações efetivas que nutrissem nos corações a ESPERANÇA, prometida outrora nos palanques. O mínimo que se esperava de quem passou quatro anos no Sindicato dos professores e há dois anos é Secretário de Educação era que apresentasse propostas para nós, professores, as debatermos. Usaram boa parte do tempo para reconhecer os erros cometidos por eles mesmos: excesso de funcionários na Secretaria de Educação, dívidas da prefeitura, acordos não respeitados, etc. Falaram apenas de dificuldades, de problemas, quando os professores estavam desejosos de ouvir as propostas que o Governo Mãe Rita tem para resolver os problemas existentes. É para resolver os problemas que o povo de Teixeira elege um governo. Não para aumentar os já existentes. Nós, professores, necessitamos ouvir o discurso da ESPERANÇA. O problema de excesso de funcionários na Secretaria, por exemplo, é responsabilidade exclusiva do Secretário que efetuou os contratos, inclusive a população gostaria de saber se sua esposa recebe da Educação, onde trabalha e qual é o seu expediente de trabalho.

Tratar a Educação com responsabilidade começa demonstrando honestidade e não fazendo da pasta um cabide de emprego. Sacrificando, dessa forma, os professores que já são, por natureza da profissão, sacrificados. Mas caso pretenda provar que tem competência para administrar, ainda há tempo. É bom que se pague os mais de 3 (três) meses de salários atrasados a funcionários contratados, aja com transparência no uso do dinheiro público, apresente propostas dignas de melhoria salarial e melhores condições de trabalho para os professores debaterem, e cumpram, por exemplo, as promessas feitas durante a campanha: ofereçam merenda escolar de qualidade, implantem o programa de assistência aos alunos e famílias de baixa renda com deficiência visual, comprem os instrumentos de percussão para formação de bandas marciais, desenvolvam as ações educacionais em parceria com o Sindicato dos trabalhadores em Educação, construam as salas de aula no bairro da Pedra do Galo e a efetivem os professores do quadro suplementar. Na gestão anterior, houve muitas críticas, porque Elenildo falava que os professores do quadro suplementar não podiam ser efetivados. Por isso foi tachado de perseguidor. Agora quem levantou no passado injúrias e calúnias confirma o que ele falava. Será que Elenildo estava certo o tempo todo?

Cumpram as promessas, entretanto, a Educação precisa de propostas mais sérias. Queremos que provem que sabem resolver problemas sem precisar “fugir da raia” com desculpas de doenças arranjadas para encobrir a falta de competência para administrar o município. Dizem que a Prefeitura de Teixeira é hoje uma “batata quente”, portanto quem a esquentou que trate de encontrar as formas para esfriá-la.

Gostaria que este Governo de Promessas aprendesse a ouvir as reclamações do povo. Pois, somos nós que sentimos na pele, dia-a-dia, as irresponsabilidades administrativas cometidas por vocês. Solicito, encarecidamente, que não tentem encobrir os erros, tachando as autênticas reclamações ao governo de politicagem. Essa desculpa não convence mais ninguém. É muita desgraça acontecendo no nosso município para ficar escondida entre quatro paredes. Na gestão passada, havia menos erros e existia até um tal de Zé Poeta que agora se calou. Desconfia-se até de que tenha recebido de presente uma Secretaria para calar a boca. O povo e a nossa Educação não podem ficar a mercê de pessoas que não têm propostas sérias para resolver os problemas. Apelo, por fim, ao povo que acorde, enquanto é possível se corrigirem alguns erros.
Teixeira, 13 de novembro de 2006.
Claudeanio Gomes Brasil
- Professor -

CLIMA POLÍTICO FICA AGITADO EM TEIXEIRA

A participaçao do ex-prefeito, José Elenildo Queiros, no Jornal 104 Notícias, ontem, segunda-feira, 13, e uma nota do professor Claudeanio Brasil relatando os descasos na Educação agitaram o clima político em Teixeira.
O ex-prefeito Elenildo foi ao programa com o objetivo de esclarecer denúncias de suspeitas de irregularidades, levantada pela Presidência da Câmara Municipal de Teixeira, na aquisição de uma Unidade Móvel de Saúde e uma ambulância em sua gestão. Elenildo apresentou informações sobre o processo de aquisição dos veículos e como se deu o processo. Segundo o ex-prefeito a emenda era de autoria do Deputado Federal Avenzoar Arruda para aqusição de uma Unidade de Saúde zero km. Mas quando o recurso fora liberado não era possível adquirir veículo e a administração municipal solicitou do Ministério da Saúde autorização para adquirir um veículo de segunda mão. O Ministério autorizou e o Governo conseguiu a aquisição de dois veículos.
Quanto aos valores, Elenildo disse que os veículos são adaptados, pois não existe fábrica de ambulância nem de Unidade de Saúde no país. Sobre o questionamento da placa dos veículos serem de outro Estado, o ex-prefeito disso que não havia crime nenhum nesse fato, prova disso é que a ambulância adquirida recentemente pela Prefeitura, com recursos garantidos em sua gestão, não estaria com a placa de Juazeiro do Norte-CE.
Para Elenildo o objetivo dessas denúncias infundadas é tentar desviar a atenção da população para o caos instalado em Teixeira por esta adminstração, que não é apenas a pior dos últimos trinta anos, como Zé Mário citou, mas sim a pior de toda a história do município.
Mais tarde apresento outras informações sobre o pronunciamento de Elenildo.
Quanto a nota do professor Claudenio Brasil, vou postar na íntegra e posteriormente comentarei.

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

FUNCIONÁRIO DA SECRETÁRIA DE OBRAS PROCURAM PREFEITO

Funcionário contrados da Secretaria de Obras e Urbanismo do município de Teixeira, que estão com cerca de quatro meses de salários atrasados, foram à casa do Prefeito Interino, Wenceslau Marques, com o propósito de obter do mesmo uma resposta relacionada ao pagamento dos funcionários.
Os servidores relataram a situação de humilhação porque passam hoje, não podendo sequer fazer compras no comércio local. Alguns estão passando por grandes dificuldades. Segundo os funcionários não há mais condições de darem continuidade aos trabalhos nas atuais condições em que se encontram devido o atraso de pagamentos. Eles ainda lembraram que havia comnetários de que Wenceslau pagaria dois meses de salários e distribuiria cestas básicas com os servidores, mas até agora nada disso aconteceu.
O Prefeito disse que iria fazer esforços para tentar efetuar o pagamento com o repasse do dia 20, prazo estabelcido pelos servidores para paralizarem os trabalhos caso não recebam seus salários.