quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Ainda sobre Teixeira

O Prefeito interino, meu amigo Wenceslau Marques, tá cortando um dobrado pra admistrar a cidade em sua interinidade.Inteligente e cheio de boas idéias, Wenceslau entrou na Prefeitura com vontade de fazer bonito, mas vem sendo perseguido pela "herança" que recebeu, que não é das melhores.
Para não falar do redutor, dos precatórios e dos parcelamentos de INSS e FGTS, fiquemos com a bola da vez, os salários atrasados.
Muitos dos servidores da Prefeitura se encontram com seus salários atrasados há vários meses e descobriram que podiam recorrer à justiça para diminuir o tamanho de sua agonia.
Não deu outra, depois que o primeiro abriu a porta da justiça, muitos outros se seguiram a esse. Resultado, agora são dezenas de liminares bloqueando os salários na fonte, impedindo completamente o Prefeito de se programar para melhor administrar.
Política tem dessas coisas, aqui é sonho, ali é pesadelo...

Eleição da nova Mesa da Câmara dos Vereadores de Teixeira


Aproxima-se o dia em que se realizará a eleição para escolha da nova Mesa Diretora da Câmara de Teixeira, salvo engano –tem 15 anos desde a última eleição em que participei-, a eleição deverá ocorrer em primeiro de janeiro do ano entrante.
Na última eleição, em janeiro de 2005, teria sido firmado um acordo quando da eleição de Ariston, assegurando a Juninho a sua vez na eleição vindoura.
Ocorre que a água foi passando por debaixo da ponte e foi provocando erosão nas relações políticas do heterodoxo grupo de apoio à Prefeita Rita.
Segundo me informou uma pessoa próxima à Prefeita, Juninho seria muito independente e isso estaria pesando na hora de se avaliar o custo da manutenção desse acordo. A idéia de maior peso hoje, dentro do grupo da Prefeita, seria reeleger Ariston.
Juninho tem dito a amigos que não se pode duvidar de sua lealdade e, sobretudo, da lealdade de seu pai, o ex-prefeito Inacinho, ao grupo do Deputado Valdecir Amorim.
O prefeito em exercício, Wenceslau Marques, deverá desempenhar papel importante no desfecho dessa história. Wenceslau é da escola mineira de fazer política, trabalha em silêncio.

Atriz com raízes em Teixeira ganha prêmio nacional de cinema

Leio no sítio Teixeirapb que a atriz Mariah Teixeira foi premiada como melhor atriz no Festival de Brasíla do Cinema Brasileiro deste ano, por sua atuação no filme O Baixio das Bestas, do diretor Pernambucano Cláudio Assis, mesmo diretor de Amarelo Manga.
Mariah é neta de Gercino Oliveira e bisneta de Maria Batista, que por sua vez é irmã de Dôra Batista.
O povo de Teixeira sempre à altura de sua história.Leia aqui as informações que foram disponibilizadas por Martim Assueros.

SESSÃO DA CÂMARA

Na terça-feira, 28, realizou-se a 10.ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores no segundo semestre de 2006. Todos os vereadores compareceram. Usaram a tribuna os seguintes parlamentares: Nego de Guri, Mércia de Carlos, Kay France, Galego de Lô e Júnior de Inacinho.
Nego de Guri - Pediu ao Presidente Ariston Rodrigues que ao promover as discussões sobre o Orçamento procurasse adequar melhor a distribuição dos recursos, a exemplo do Conselho Tutelar que no Orçamento a dotação não seria suficiente para garantir o pagamento dos salários dos conselheiros. Nego explanou também sobre:
salários atrasados apelando ao Prefeito Interino, Wenceslau Marques, que garantisse o pagemento do 13.º salário dos servidores;
Agricultura - solicitou mais uma vez o abastecimento de água na zona rural, alegando que já recebeu várias promessas do Secretário de Agricultura, mas nada tem sido feito para atender os moradores;
Saúde - Informou que continua um caos no Hospital Sancho Leite mas que a semana passada ficou surpreendido ao chegar no Hospital e encontrar um grande número de enfermeiras trabalhando. Depois obteve informações que os funcioários tinha sido chamados às pressas porque havia uma fiscalização do Tribunal de Conta do Estado. Também criticou o número excessivo de motistas para as ambulâncias;
Obras - Mais uma vez o parlamentar levantou o problemas da iluminação pública, lembrando que nas periferias da cidade a situação da iluminação pública é lamentável e solicitou do Secretário de Obras a limpeza de todos os terrenos baldios da cidade.
Mais tarde, postarei um resumo dos pronunciamentos dos demais veredadores que fizeram uso da tribuna.

domingo, 26 de novembro de 2006

SINTEX FAZ REUNIÃO COM SERVIDORES

O Sindicato dos Funcionário Públicos Municipais de Teixeira (SINTEX) reuniu-se ontem, sábado (25), na Escola Silveira Dantas, com servidores municipais. A reunião teve como propósito apresentar a decisão da Justiça do Trabalho a respeito da nulidade do SINSMUTE, tornando o SINTEX o único Sindicato legalizado para representar os servidores municipais em Teixeira; apresntar a chapa para concorrer a próxima eleição para a nova diretoria do SINTEX e discurtir a atual situação dos funcionários municipais.
A reunião contou com o comparecimento de um bom número de servidores, os quais externaram suas decepções com atual situação em que o município se encontra, com atraso de salários em praticamente todos os setores. Não faltaram relatos sobre pagamentos feitos a apenas alguns funcionários, o que demonstra um tratamento desigual com os servidores.
Os funcionário da Creche Santa Rita de Cássia anunciaram que estarão paralisando os trabalhos nesta segunda-feira, 27, devido o atraso em seus pagamentos.
Foi apresentada uma chapa para concorrer à próxima eleições do Sindicato. Alguns nomes que deverão compor a nova diretoria: Marcélio, Aurélio Marcelino (Lero), Elifrancio Dantas, Professor Toinho, Claudeanio Brasil, Professor Alexandre Nunes, Isabel (Fia), Jacimone, Dircélia.