quinta-feira, 12 de julho de 2007

Marco Aurélio prefere acreditar em boatos

O blogueiro Marco Aurélio comentou uma nota publicada aqui acerca de recente pesquisa eleitoral realizada no Município de Maturéia. Ali, saiu-se com uma história sem pé e nem cabeça de que a pesquisa teria sido encomendada para eliminar conversas que dariam conta de que os recenseadores do IBGE estariam apurando um favoritismo do candidato Chico Mane. Francamente! Sempre considerei marco Aurélio uma pessoa inteligente, mas cair numa esparrela dessas....
Nós mandamos realizar a referida pesquisa, porque sempre trabalhamos de maneira profissional e planejada. Talvez, por isso mesmo, esteja aí a razão de 100% de êxitos nas eleições em Maturéia. Pesquisa de Opinião Pública, sobretudo as feitas para consumo interno, como essa, são instrumento de orientação às nossas ações. Notadamente quando a pergunta acerca da preferência eleitoral é somente uma, dentre várias elaboradas para auscultar o eleitorado. Para as eleições municipais passadas, encomendamos sete ou oito. Para as próximas, esperamos dobrar o número de consultas. Nas eleições nacionais, os grandes partidos encomendam pesquisas diárias.
Ao final do seu post, o blogueiro teixeirense afirma que a serem verdadeiros os números da pesquisa, eles estariam “bem distantes dos comentários que sempre ouvimos”. Entre os comentários de fontes duvidosas, ouvidos por Marco Aurélio, e uma pesquisa técnica, realizada com rigor científico, fico com esta última.
O mais é lamúria de quem nunca venceu uma eleição em Maturéia.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

PANFLETO DE OPOSIÇÃO É VETADO PELA JUSTIÇA ELEITORAL

Um panfleto informativo dos partidos PMDB, PT e PSB do município de Teixeira, falando sobre a realização do São João 2007 pela atual administração foi proibido de ser divulgado pela Justiça Eleitoral.
A Juíza Eleitora da 30.º Zona, Dr.ª Isabella Joseanne Assunção de Lopes Andrade de Souza, notificou os dirigente dos partidos informando que os mesmos devem “abster-se de informar, anunciar, propagar, noticiar ou divulgar manifestações de pensamento, via qualquer meio de comunicação, que possam caracterizar propaganda irregular nos termos da legislação eleitoral, dentro dos limites da 30.ª Zona Eleitoral”, como exemplo a Dr.ª Isabella apresenta o panfleto partidário.
A Oposição agora terá que encontrar uma maneira de fazer oposição.
Depois retornarei ao tema.

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA EM MATURÉIA

No Blog do Álvaro há uma postagem a respeito de uma pesquisa de opinião pública com o objetivo de tomar conhecimento da população como anda a avaição do governo municipal e também revelando a intensão de voto dos eleitores para o pleito de 2008.
Álvaro nos deixa curiosos quando as dados da pesquisa no que se refere a intensão de votos para 2008, já que os comentários que aqui chegam é que a disputa entre Daniel Dantas (irmão de Álvaro), candidato do governo, e Chico Mané, candidato da oposição, promete ser difícil. Alengando não poder apresentar os dados por imposições legais, Álvaro diz que o que se apurou já era esperado pela ala governista: Daniel seria eleito com facilidade.
Não tive oportunidade de conversar com representantes da oposição para conhecer suas opiniões a respeito desta pesquisa e qual a influência em seu eleitorado. Alguém que entrou em contato com um oposicionista me informou que a pesquisa seria uma forma de tentar frear o ânimo da oposição. Em recentes visitas dos recenceadores para coletar os dados sobre a população do município, os mesmos estariam confirmando a boa aceitação do candidato de oposição pela população. Para eliminar as conversas o governo teria encomentado a pesquisa. Talvez seja apenas discurso da oposição para não desanimar sua militância.
Sobre os números ouvi falar que Daniel estaria com um percentual que equivale ao dobro de Chico. Outro dado importante é sobre a influência do atual prefeito, Zé Pereira, na disputada eleitoral. Cerca de 2/3 dos entrevistados apresentariam o interesse de seguir a orientação do Prefeito. O número de indecisos não seria suficiente para uma reviravolta no quadro. Essas são as infromações apuradoa nas ruas de Maturéia, com simpatizantes da candidatura de Daniel. Caso venham a se confirmar os dados da pesquisa, a realidade política de Maturéia está bem distante dos comentários que sempre ouvimos

PREFEITA PODERÁ TER QUE DEVOLVER RECURSOS DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Em entrevista concedida ao Jornal 104 Notícias da Rádio Teixeira FM, no último sábado, 06, o ex-prefeito Elenildo Queiroz informou que a atual Prefeita do município de Teixeira, Rita Nunes Pereira, deverá ressarcir os cofres públicos numa quantia em torno de 1 milhão de reais dos convênios do esgotamento sanitário e da recuperação de 17 residências no município através do Programa de Combate à Doença de Chagas. Segundo Elenildo a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) não aprovou nenhum centavo de aplicação dos recursos dos referidos programas pela Prefeitura Municipal de Teixeira.
O ex-prefeito também alfinetou a administração municipal quando a realização do São João 2007, lembrando que havia uma promessa de uma festa grandiosa com atração de renome nacional além das duras críticas que fizeram quando o próprio Elenildo criou o São João nos bairros da cidade. Para Elenildo a festividade deste ano passou muito longe do que pregaram durantes os seus quatro anos de governo e no período eleitora, por isso muitos turistas e jovens do município se dizem decepcionados com o evento. Outro ponto levantado pelo Presidente do PMDB teixeirense foi o tema da perseguição políticas a funcionários públicos.
Elenildo também falou sobre uma denúncia enviado ao Ministério Público e outros órgãos a respeito do tráfico de influência da Madeireira Santana. Segundo a denúncia, subscrita pelos vereadores de oposição, a Madeireira já teria sido beneficiada com mais de 100 mil reais de vendas sem licitação para a Prefeitura Municipal de Teixeira.


RESPOSTA Na segunda-feira, 10, o comerciante Santana, proprietário da Madeireira Santana, participou do Programa 104 Notícias, por telefone, para se defender das informações sobre a denúncia formulada pelos vereadores de oposição contra o seu comércio. O comerciante informou que sua empresa nunca fabricou notas para a Prefeitura Municipal de Teixeira e que as vendas são feitas através de licitações públicas. Santana também disse não ser rico e nem sequer conhecer o ex-prefeito e que o mesmo deveria procurá-lo antes de divulgar denúncias desta natureza contra sua Madeireira. O comerciante ainda lembrou que no período em que Elenildo foi Prefeito os irmãos (de Elenildo) abriram comércio apenas para obterem benefícios, prova disso é que ao perder as eleições seus irmãos fecharam o comércio.

ANTÔNIO MASCHERANO – Ontem, terça-feira, 11, o Programa 104 Notícias divulgou uma carta do cidadão Antônio Mascherano (acho que se escreve assim) externando apoio ao comerciante Santana e fazendo ataques à administração do ex-prefeito Elenildo Queiroz e, naturalmente, defendo a administração da Prefeita Rita Nunes. O problema é o seguinte: Quem é Antônio Mascherano? Será parente de Zé Poeta? Este nome é de jogador de futebol. Dificilmente alguém com mais de 18 anos, em Teixeira, terá sido registrado com este nome. O pior é que Mascherano parece que participa ativamente da vida política de Teixeira, sabendo até o nome de ruas da cidade, o que não é comum nem aos administradores. Apesar de sua atividade política ninguém apareceu para dizer que conhece Mascherano. Até agora está mais para ANTÔNIO MASCARADO. O engraçado é que o Programa 104 Notícias permite uma barbaridade dessas. Só ta faltando aparecer agora um parente do mafioso italiano TOMASSO BUSCETTA (lê-se Tomaso Busqueta).