segunda-feira, 19 de maio de 2008

Teixeira: TOMBA A CASA DE CÂMARA E CADEIA



Li com apreensão hoje, no portal TeixeiraPB, que ruiu parte da chamada Cadeia Velha da cidade de Teixeira.

Aquele prédio faz parte da história de Teixeira. Tendo sido construído na primeira metade do Século XIX, foi sua primeira sede administrativa e primeiro prédio público do Município. Denominado de Casa de Câmara e Cadeia, sediava todos os poderes, inclusive o judiciário.

No final da década de 1980, a administração municipal de então quis demolir aquele referencial histórico para construir em seu lugar um miquitório público! Naquela época, como Vereador do Município, demos início a um movimento em defesa da nossa história, com ações no Município e no estado, levando o caso ao conhecimento do então Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba – IPHAEP – o lendário cineasta Linduarte Noronha.

Linduarte, um figura impagável, logo deu-se conta do crime que estava prestes a ser perpetrado e agiu rápido. Disse: “vamos tombar o prédio!”. Tombar, aqui, tem o sentido de pôr (o Estado) sob sua guarda, para conservar e proteger. Àquela altura eu já sabia que o Conselho do IPHAEP fazia meses que não se reunia. Mas o esperto Linduarte tomou de assalto uma Olivetti - é, naquele tempo ainda não existia computador – e começou a datilografar – seria, digitar? Quando acabou, puxou o papel da máquina e me entregou. Ao ler o que estava escrito foi quando conheci um pouco mais daquela figura maravilhosa: “O Conselho do Patrimônio Histórico do estado da Paraíba, reunido nesta data, resolve TOMBAR o prédio da Casa de Câmara e Cadeia da cidade de Teixeira”... etc etc. E foi de mão desse documento sem aparente serventia que consegui impedir a demolição dessa maravilhosa construção histórica da nossa cidade, que, agora sei, o descaso está botando abaixo. O verdadeiro tombamento só viria a ocorrer um quarto de século depois.

Quando foi construído, há quase dois séculos, a Casa de Câmara e Cadeia abrigava a Câmara Municipal, que exercia um número bem maior de funções do que atualmente. Era responsável pela coleta de impostos, regulava o exercício de profissões e ofícios, regulava o comércio, cuidava da preservação do patrimônio público, criava e gerenciava prisões, ou seja, uma ampla gama nos três campos da administração pública: executivo, legislativo e judiciário.

Há poucos exemplares de prédios idênticos na Paraíba. Lembro-me de uma em Pombal e outro em Pilar, ambos devidamente restaurados e conservados.

Em regra as Casas de Câmara e Cadeia seguiam um padrão arquitetônico muito semelhante: prédio assobradado, isolado em terreno amplo, composição simétrica com duas portas externas – uma na fachada principal, de entrada para a cadeia, e a outra, lateral, abrindo para o hall da escada de acesso à Câmara.

A função carcerária do pavimento térreo é exteriormente identificada não só pelo gradeado das janelas como também pelo aspecto maciço das paredes de alvenaria de pedra em que os cheios predominam sobre os vazios.

Já no andar superior, da Câmara, ocorre o contrário, com as paredes de alvenaria de tijolo, vazadas por um número maior de janelas, requadradas em madeira e fechadas por guilhotinas envidraçadas e postigos.

No frontão, um brasão do império. Era basicamente assim a nossa. Foi em parte desfigurada pela ação de algumas figuras que nem merecem registro. Uma dessas criaturas chegou a mandar cobrir de cimento o soalho do pavimento superior, onde funcionou a Câmara, até a década de 70 do século passado.

Urge que as autoridades tomem providências. Aqui ouso nominá-las e chamá-las à responsabilidade: a Prefeita Rita Nunes tem o dever e as condições de agir, como alcaidessa é responsável pela administração e zelo do patrimônio público. Em sua equipe pode contar com a assessoria do seu secretário de Planejamento, Leudo Farias, um apaixonado pela história de Teixeira. Tem responsabilidade também o Ministério Público estadual, por sua representante na Comarca, a Dra. Paula Camillo, que tem nas mãos os instrumentos necessários para acionar a justiça em defesa do patrimônio histórico da sua Comarca.

Ainda esta semana espero visitar in loco a Casa de Câmara e Cadeia, quando espero poder fazer contato pessoalmente com essas autoridades.

Aguardem mais notícias.

domingo, 18 de maio de 2008

SÃO PAULO: MARTA E ALCKMIN TECNICAMENTE EMPATADOS

Tá na Folha:
Marta sobe e divide liderança com Alckmin em SP, aponta Datafolha
A ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), subiu quatro pontos percentuais e divide a liderança com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) na corrida à Prefeitura de São Paulo. É o que revela a nova pesquisa Datafolha, publicada na Folha de domingo (30) --que já chegou às bancas.
Na internet, a
íntegra da reportagem está disponível a partir das 2h30 de amanhã, mas apenas para assinantes do UOL e do jornal.
Segundo o Datafolha, Marta aparece com 29%, em empate técnico com o tucano, que tem 28%, um ponto percentual abaixo do registrado no levantamento anterior (fevereiro). Até então, o tucano tinha "leve vantagem", diz o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino. "Hoje, não existe mais", diz. Mas a simulação de segundo turno continua dando vitória de Alckmin sobre Marta (53% a 41%).
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) está com 13% da preferência --na pesquisa de fevereiro, aparecia com 12%. Na próxima segunda-feira (31), ele completa dois anos no cargo e registra a maior taxa de aprovação de sua administração (38%).
A pesquisa mostra ainda Paulo Maluf (PP) com 8% (dois pontos a menos) e Luiza Erundina (PSB) com 7% (um ponto a menos).
O instituto ouviu 1.089 pessoas nos dias 25 e 26 de março. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

VENEZIANO LIDERA EM CAMPINA


Veneziano lidera corrida à sucessão com 49,6%; Rômulo obtém 36,1%
A nova pesquisa Consult realizada com exclusividade para o JORNAL DA PARAÍBA, em Campina Grande, mostra que o atual prefeito da cidade, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), continua na frente na disputa pela prefeitura da cidade. A pergunta foi estimulada e apresentou seis possíveis candidatos. O prefeito peemedebista tem 49,69% da intenção de votos dos campinenses. Logo em seguida, ocupando a segunda colocação, está o seu principal adversário, deputado Rômulo Gouveia (PSDB), com 36,15% dos votos.
Os quatro demais tiveram menos de 1% da preferência do eleitorado da Rainha da Borborema. Na terceira colocação, com 0,92%, aparece a médica Lígia Feliciano (PDT), seguida da jornalista Lídia Moura (PMN), que obteve 0,77% da intenção de votos. Aparecem empatados, com 0,31%, o ex-deputado Enivaldo Ribeiro (PP) e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande, Artur Almeida (PTB), conhecido como Bolinha. Os votos nulos são 4,46%; 7,38% estão indecisos.
Observando os números, tem-se que o prefeito Veneziano Vital do Rêgo oscilou dentro da margem de erro da pesquisa. Como este percentual é de 3,5%, isto significa que se o índice oscilar para mais, o peemedebista vence as eleições no primeiro turno. Vale ressaltar que, pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o mês passado, Campina Grande tinha 265.537 eleitores.A pesquisa Consult, antecipando o panorama das Eleições 2008 em Campina Grande, foi realizada nos dias 10 e 11 deste mês. Foram entrevistados 650 eleitores.
O erro percentual é de 3,5% para mais ou para menos, com confiabilidade de 95%. A pesquisa, que também será divulgada pela Rádio 101 FM e pelos portais de notícias Paraiba.com (www.paraiba.com.br) e Paraibaonline (www.paraibaonline.com.br), foi registrada na 16ª Zona Eleitoral de Campina Grande, no dia 12 de maio de 2008, protocolo 564/2008 e sob o registro P.E 003/2008.