sábado, 27 de maio de 2006

PROFESSOR TOINHO COMENTA O BLOGDOMARCO

BLOGDOMARCO – Para finalizar, você pode fazer um comentário a respeito do nosso blog?
ANTONIO FRAGÔSO -
Um excelente espaço para discutir idéias, apresentarmos criticas, procurar denunciar os erros da sociedade, um espaço democrático onde todos os citados e criticados tem direito de apresentar o contraditório. Você está de parabéns pela excelente idéia que propicia a todos tomar conhecimento dos acontecimentos sociais, religiosos e principalmente políticos de nossa querida terra: Teixeira! Que nada o desanime porque você está no caminho certo.

PROFESSOR TOINHO FALA SOBRE ELEIÇÕES 2008

BLOGDOMARCO - Um dos nomes cotados para concorrer a vaga de prefeito pelas oposições é o seu? Qual a chance de você aceitar ser candidato das oposições em Teixeira? O que mais impede?
ANTONIO FRAGÔSO -
Quero apenas dar minha modesta contribuição para que o debate político seja proveitoso para o município. Entendo que a discussão não seja em torno de nomes, mas sim de propostas que tenham por meta melhorar a cidade e a vida do povo. Se eu puder contribuir para que vença a melhor proposta me sentirei plenamente satisfeito. As oposições precisam ter nomes confiáveis que não preguem uma coisa e façam o contrário.
BLOGDOMARCO - Quais os nomes mais fortes hoje na oposição para concorrer aos cargos de prefeito e vice-prefeito na próxima eleição?
ANTONIO FRAGÔSO -
Eu penso que a oposição deveria fazer uma espécie de pesquisa para que as pessoas pudessem opinar sobre quem melhor reuniria as condições de exercer o mandado de Prefeito em nosso município. Na minha opinião é à vontade do povo que deve prevalecer. A oposição tem bons nomes, mas só será vitoriosa se marchar unida e for capaz de demonstrar para o povo que tem um compromisso com a cidade e não com os seus próprios interesses. Não adianta mudar por mudar. A mudança tem que ser para melhor.

BLOGDOMARCO - E na situação, quais os melhores candidatos?
ANTONIO FRAGÔSO -
O candidato da situação será forte se administração municipal conseguir acertar e atender pelo menos parte das expectativas que criou para a população. Do contrário o povo vai votar na oposição.Não existe mais poder invencível. Teixeira já demonstrou isso por duas vezes, elegendo candidatos contrários ao Governo Municipal.
BLOGDOMARCO – Quem você escolheria para compor uma chapa?
ANTONIO FRAGÔSO -
Como eu já lhe disse quero dar minha contribuição para que o melhor candidato para o município seja o vitorioso, não necessariamente como candidato.
Na última parte um comentário do Professor Toinho sobre o BLOGDOMARCO

Entrevista com o Professor Toinho - ELEIÇÕES 2006, DEPUTADO VALDECIR, GOVERNO LULA E MENSALÃO

BLOGDOMARCO - Você já se definiu em relação às próximas eleições? Quem são seus candidatos?
ANTONIO FRAGÔSO -
Hoje meu único candidato é o presidente Lula, e se este não vier a ser candidato votarei no Pedro Simon.

BLOGDOMARCO - Em Teixeira tudo indica que será mais uma disputa dura entre oposição e governo, já com o pensamento em 2008. Você vê esta eleição como uma definição do ocorrerá na eleição de prefeito em 2008?

ANTONIO FRAGÔSO -
O resultado dessas eleições têm um efeito muito grande no resultado das próximas eleições municipais. Todos lembram que o mau desempenho do Deputado Valdecir Amorim nas eleições de 1998 culminaram com a derrota de sua candidata nas eleições municipais de 2000. O mesmo ocorreu com o professor Elenildo que após o fraco desempenho de seu candidato a Deputado Ricardo Coutinho em 2002, perdeu as eleições de 2004 para os seus adversários. O desempenho do deputado Valdecir e dos candidatos apoiados pela oposição não determinarão os vencedores das eleições de 2008, mas terá uma grande influência, não tenham a menor dúvida.

BLOGDOMARCO - A força da situação, certamente, será medida a partir do resultado da eleição para deputado estadual, já que Valdecir Rodrigues dever concorrer novamente. Como você avalia o desempenho do deputado Valdecir na Assembléia e sua possibilidade de reeleição para o parlamento?
ANTONIO FRAGÔSO -
Os órgãos de imprensa da Paraíba têm noticiado que o atual mandato do Deputado Valdecir Amorim é um dos piores dos que ele já exerceu. Acho que o deputado vai enfrentar uma das eleições mais difíceis de sua vida, mas ele tem conseguido obter vitórias na política quando todos avaliam que vai fracassar. Entretanto, tem que se levar em consideração que nas duas eleições passadas tem chegado nas últimas. Fica difícil fazer um prognóstico a nível estadual, quando conhecemos apenas a realidade do município.

BLOGDOMARCO – Então, considerando a realidade municipal?
ANTONIO FRAGÔSO –
Levando em conta a realidade municipal, se as eleições fossem hoje, considero que o deputado Valdecir teria um resultado pior do que o obtido na última eleição.

GOVERNO LULA E O MENSALÃO
BLOGDOMARCO - Como você avalia o Governo Lula? Você acha que Lula é honesto? Ele sabia do mensalão?

ANTONIO FRAGÔSO –
O presidente Lula em seu discurso de posse - todos devem estar lembrados - afirmou que estaria realizado se ao final de seu governo todo brasileiro pudesse tomar café almoçar e jantar todos os dias. Ao assumir creio que trabalhou com esse objetivo quando investiu maciçamente nos programas sociais que teve como resultado a melhoria significativa da qualidade de vida dos mais pobres. Sem dúvida, foi o presidente que mais fez pela pobreza. Lula, na sua carta compromisso à Nação, apresentou as diretrizes do seu governo, que vêm sendo cumpridas. Quem votou em Lula não podia esperar que ele iria administrar como apregoava em 1989. A própria formação de alianças já demonstrava que o governo agiria como vem agindo: cumprindo os contratos pré-estabelecidos e não promovendo qualquer tipo de ruptura. Considero Lula uma pessoa honesta e coerente, se fosse diferente, vindo de onde veio, não teria chegado aonde chegou. Pode ter cometido alguns erros, mas não o vejo como uma pessoa que deseja se locupletar. Com relação à existência de mensalão, esta é uma prática antiga da política brasileira que só agora esta sendo denunciada e só agora poderá ser eliminada, extirpada. Foi preciso que o PT chegasse ao Poder para que o assunto viesse a tona e se popularizasse. Foi muito bom que isso acontecesse. O povo saberá punir os maus políticos.

BLOGDOMARCO - Sendo mais objetivo: Lula sabia ou na sabia do mensalão?
ANTONIO FRAGÔSO -
Provavelmente sabia, no entanto, isso não o caracteriza como sendo uma pessoa desonesta.
Daqui a pouco o Professor Toinho falará sobre ELEIÇÕES 2008.

O PROFESSOR TOINHO FALA SOBRE O GOVERNO RITA E A CÂMARA MUNICIPAL

BLOGDOMARCO - Em relação ao atual momento político municipal como você analisa o Governo Rita Nunes?
ANTONIO FRAGÔSO -
Classifico como positiva a conquista do asfalto para algumas ruas junto ao governo do Estado e alguns serviços na melhoria de ruas localizadas nas Malvinas, Caipira e Água Azul. Mas todos lembram que se fez uma campanha em cima de erros do adversário, prometendo mudar tudo, assegurando que não se cometeriam erros como: Pessoas recebendo sem trabalhar, inchaço da máquina administrativa, favorecimento de parentes, falta de merenda nas escolas, pagamentos atrasados de servidores, falta de iluminação das ruas. Prometeu-se também que a casa da prefeita ficaria aberta todos os dias para a população. Depois de um ano e cinco meses de governo percebemos que muitas das promessas feitas durante a campanha não foram cumpridas e que foram feitas apenas com o intuito de vencer as eleições.
BLOGDOMARCO - E o Governo do PT em Teixeira? O que deu errado? Em relação ao ex-prefeito Elenildo Queiroz, como você o avalia?
ANTONIO FRAGÔSO -
Em primeiro lugar criou-se uma expectativa muito grande em torno da administração Petista em nossa cidade. Também não se pode negar que a campanha da oposição em 2000 foi muito próxima do povo. O povo participou diretamente e o acesso ao candidato era contínuo e sem qualquer obstáculo. Com a eleição houve um certo distanciamento do prefeito em relação à população ocasionando muitas frustrações, pois muita gente pensava que isso não iria acontecer. Não podemos deixar de reconhecer que o município também não se encontrava em boa situação. Não contou com o apoio do Governo do Estado. Foi um governo muito cobrado. O governo também se fez acompanhar de oportunistas que bajulavam em demasia e camuflavam os problemas da cidade dizendo que tudo estava as mil maravilhas e que o povo estava satisfeito. Mas, apesar disso, no seu governo podemos observar alguns avanços tais como: maior participação dos agricultores nas decisões das políticas agrícolas, a contemplação da Escola Ideal, a construção de várias cisternas na zona rural, maior valorização das associações rurais, pagamento em dia até o último ano de governo, aquisição de veículos e tratores para o município, conquista da obra de saneamento básico, entre outras. Com a posse do novo Governo os vereadores da bancada de situação, que constituem dois terços de seus membros, aprovaram duas CPI’s para apurar possíveis irregularidades cometidas na gestão do ex-prefeito. O prefeito acusa as CPI’s de perseguição política, cabendo a nós aguardarmos o pronunciamento final da Justiça.

CÂMARA MUNICIPAL
BLOGDOMARCO - Na última eleição houve uma grande mudança na Câmara Municipal de Teixeira, e os vereadores que foram eleitos foram muito criticados por serem novatos, inexperientes. Como você ver a atuação da Câmara Municipal, hoje?
ANTONIO FRAGÔSO -
Quando surgiram as criticas aos vereadores recém-eleitos fui o primeiro a sair em defesa dos mesmos. Na oportunidade cheguei a dizer que inexperiência não poderia se confundir com incompetência. Disse que deveríamos cobrar dos atuais vereadores o compromisso de defender o povo em todas as circunstancias, mesmo que se contrariassem os interesses de chefes políticos. O que eu tenho reprovado é atitude tomada de não apurar as denuncias contra a administração atual. Considero correta a atuação da câmara quando apura as denuncias contra o governo anterior. O que não entendo e acho reprovável é se fazer CPI apenas para apurar denúncias de um lado. O que condeno é se usar dois pesos e duas medidas.

BLOGDOMARCO – Houve, no início do mandato de Ariston, um convite para que você integrasse o quadro da Câmara como assessor da Mesa Diretora. Por que não aceitou?
ANTONIO FRAGÔSO -
Porque entendo que cargo de confiança deva ser dado a correligionário e não a adversário. Apesar da amizade, gratidão e respeito que tenho pelo presidente Ariston. Este foi o motivo de não ter aceitado o seu convite.

BLOGDOMARCO - O que você tem a dizer sobre a transmissão das sessões da Câmara Municipal?
ANTONIO FRAGÔSO -
No meu tempo todas as sessões eram transmitidas porque eu entendia e continuo pensando assim que o homem público tem obrigação de prestar contas de seu trabalho e de propiciar a todos os munícipes o direito de saber o que está acontecendo não só na câmara municipal como também na administração do município e as transmissões propiciam isso.
Daqui a pouco, na entrevista com o professor Toinho, eleições 2006 e Governo Lula.

PROFESSOR TOINHO FALA SOBRE O GOVERNO O PT, A RELAÇÃO COM O EX-PREFEITO E DEMISSÃO DE PROFESSORES

BLOGDOMARCO - E o Governo do PT em Teixeira? O que deu errado? Em relação ao ex-prefeito Elenildo Queiroz, como você o avalia?
ANTONIO FRAGÔSO - Em primeiro lugar criou-se uma expectativa muito grande em torno da administração Petista em nossa cidade. Também não se pode negar que a campanha da oposição em 2000 foi muito próxima do povo. O povo participou diretamente e o acesso ao candidato era contínuo e sem qualquer obstáculo. Com a eleição houve um certo distanciamento do prefeito em relação à população ocasionando muitas frustrações, pois muita gente pensava que isso não iria acontecer. Não podemos deixar de reconhecer que o município também não se encontrava em boa situação. Não contou com o apoio do Governo do Estado. Foi um governo muito cobrado. O governo também se fez acompanhar de oportunistas que bajulavam em demasia e camuflavam os problemas da cidade dizendo que tudo estava as mil maravilhas e que o povo estava satisfeito. Mas, apesar disso, no seu governo podemos observar alguns avanços tais como: maior participação dos agricultores nas decisões das políticas agrícolas, a contemplação da Escola Ideal, a construção de várias cisternas na zona rural, maior valorização das associações rurais, pagamento em dia até o último ano de governo, aquisição de veículos e tratores para o município, conquista da obra de saneamento básico, entre outras. Com a posse do novo Governo os vereadores da bancada de situação, que constituem dois terços de seus membros, aprovaram duas CPI’s para apurar possíveis irregularidades cometidas na gestão do ex-prefeito. O prefeito acusa as CPI’s de perseguição política, cabendo a nós aguardarmos o pronunciamento final da Justiça.
BLOGDOMARCO - Você foi um dos defensores da permanência no serviço público dos funcionários que integram o quadro suplementar? Isso lhe rendeu desconforto e descontentamento de alguns membros do Governo. O que você acha que motivou o ex-prefeito Elenildo Queiroz a demitir os integrantes deste quadro e depois rever sua decisão?
ANTONIO FRAGÔSO - Havia pessoas no governo que defendiam a demissão dos funcionários e estas pessoas, provavelmente, tiveram influência na primeira decisão tomada pelo ex-prefeito Elenildo. Eu sempre tive uma posição contrária em relação a saída destas pessoas do quadro suplementar. Entendia, e ainda penso dessa forma, que o Partido dos Trabalhadores nasceu e cresceu na defesa dos trabalhadores e por isso, toda e qualquer atitude sua só poderia ser no sentido de beneficiá-los. No primeiro momento, apesar de diversas tentativas, o grupo do qual eu fazia parte não foi suficientemente forte para demover a decisão “equivocada” da maioria dos integrantes do governo. Posteriormente a Justiça determinou a reintegração ao cargo das pessoas demitidas pelo fato de não ter sido aberto um processo administrativo. Apesar disso, a assessoria jurídica da Prefeitura assegurava, com convicção, que agira dentro da lei e não tinha qualquer dúvida que bastaria um recurso para anular a decisão tomada pela Justiça em primeira instancia, de reintegração de posse dos demitidos. Foi quando eu, juntamente com outros companheiros fizemos uma reunião demorada com o ex-prefeito na qual apresentamos uma série de argumentações que serviram para convencê-lo de que a atitude do governo em relação aos membros do quadro suplementar estava equivocada. E o Prefeito, mesmo sabendo que aqueles funcionários iriam fazer campanha contra a sua candidatura, teve a hombridade de rever a sua posição contrariando muitos dos seus aliados, que desejavam a saída daqueles funcionários. É claro que, depois desse episódio, alguns membros do governo nos passaram a olhar atravessado, mas não nos abalamos com isso, estávamos agindo com coerência, defendendo os trabalhadores.
Daqui a pouco teremos novas postagens da entrevista com o Professor Toinho.

sexta-feira, 26 de maio de 2006

ENTREVISTA COM O PROFESSOR TOINHO - SAÍDA DO PT, RELAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO DO PT E EMBATE COM CÁSSIO

BLOGDOMARCO - Você foi visto como um grande nome do PT na época e depois acabou se filiando no PSDB o partido que mais faz oposição ao PT. Houve decepção com administração do ex-prefeito Elenildo Queiroz? Havia muitas discordâncias entre os dois? Qual foi o real motivo desse posicionamento?

ANTONIO FRAGÔSO - Você foi um dos membros do Partido que se desfiliaram naquele momento e nós o fizemos porque exigíamos do executivo uma postura que não contrariasse os princípios básicos do partido. Saímos do partido porque não aceitávamos ver desobedecidas as normas do Partido e os dirigentes nada fazerem para se rebelar com a desobediência. A nossa postura representou um protesto contra a maioria do partido que nada fazia em relação aos fatos que reprovávamos, mas nem por isso deixamos de apoiar o governo. Com relação ao meu ingresso no PSDB, o mesmo só aconteceu porque, até então, esse partido era historicamente de oposição e aliado do PT em todas as eleições. Votava em Lula e combatia, com todas as forças, a política desenvolvida pelo PFL local. Sobre as divergências com o ex-prefeito Elenildo foram pelo fato de eu não ter sido um vereador subserviente, e de existirem bajuladores que procuravam jogar o ex-prefeito contra mim, isso gerou um certo desconforto durante a sua gestão. É claro que existiram posições contrárias de minha parte em relação a determinadas posturas adotadas pelo governo que na época não foram entendidas de forma correta.


BLOGDOMARCO - Ao se filiar no PSDB, na primeira visita do Governador Cássio Cunha Lima a Teixeira, você fez um discurso duro para o Governador. Você quis fazer oposição ao Governador, dentro do partido dele? Explique melhor como se deu este fato.

ANTONIO FRAGÔSO - Como eu já lhe falei, o PSDB de Teixeira sempre teve uma postura peculiar, ou seja, de oposição, ao grupo do Deputado Valdecir Amorim. O atual secretário de obras, Djalminha, se notabilizou pela oposição ferrenha ao parlamentar. Nas eleições de 2002 eu havia votado em Maranhão, pois ainda não havia saído do PT, e Maranhão tinha sido um dos primeiros a pedir o voto para o PT, ao contrario de Cássio que recomendara o voto em José Serra. Com relação ao episodio envolvendo o Governador Cássio Cunha Lima, os acontecimentos se deram da seguinte forma: Durante a campanha eleitoral o candidato Cássio, em comício histórico realizado na Praça Cassiano Rodrigues reprovou com veemência a postura política do Deputado Valdecir Amorim que “só sabia viver debaixo, das saias do governo, mas que no seu governo este deputado que sempre foi situação irá aprender a ser oposição” (transcrição literal do que disse o governador). O governador afirmou ainda que iria governar com aqueles que lhe deram apoio no município de Teixeira. Como todos sabemos, ele venceu as eleições. Aqui em Teixeira apoiado pelo grupo opositor do Deputado Valdecir Amorim, perdeu por menos de 50 votos. Na primeira visita a Teixeira, como governador, Cássio, da forma mais incoerente possível, encheu de loas o deputado e sua esposa, tratando-os como os seus maiores aliados. Foi uma decepção, com a qual os seus aliados não imaginavam nem de longe presenciar. Diante do desapontamento de todos os que lhe sufragaram o nome e lhe prestaram solidariedade durante a campanha . Diante de tamanha deslealdade, não me contive e critiquei a sua falta de respeito em relação àquele povo com o qual ele tinha assumido o compromisso em campanha. Eu não poderia jamais ter ficado calado. Se tivesse a intenção de me beneficiar, de obter vantagens pessoais, teria feito como muitos fizeram, teria lhe bajulado. Mas não me arrependo. Tenho a minha consciência tranqüila.

BLOGDOMARCO - Apesar de ainda estar filiado no PSDB percebe-se que seu coração é petista. Como você avalia todos estes escândalos envolvendo o PT depois de ter chegado ao poder?
ANTONIO FRAGÔSO - Lamento muito o que ocorreu com muitos integrantes do Partido dos Trabalhadores, um partido de uma historia tão bonita e que sempre pautou a sua participação na política em defesa da probidade, da honestidade e do respeito ao dinheiro público. Infelizmente muitos de seus membros erraram e por isso têm que ser punidos. O partido deve continuar existindo porque na sua maioria é formado por pessoas íntegras. Outra coisa, nós temos médicos corruptos, padres corruptos, pastores corruptos o que não quer dizer que a classe médica seja corrupta, que a Igreja Católica seja corrupta, que os protestantes sejam corruptos. As instituições não podem ser assim classificadas por causa de erros cometidos por alguns de seus membros. Fico dando risadas quando vejo os partidos da direita conservadora e reacionária acusando o PT de corrupção, como se não fossem eles que protagonizaram os maiores escândalos da historia de nossa república.

BLOGDOMARCO - Após a última eleição para prefeito o PT de Teixeira teve muitas perdas significativas a exemplo de Zé Dias, Zé Rego, Áuria (1.ª vereadora do PT em Teixeira), o ex-prefeito Elenildo Queiroz, além de você, que presidiu a Câmara de Vereadores. O que de fato aconteceu? Perderam a ideologia?
ANTONIO FRAGÔSO - Eu havia saído desde 2003 pelos motivos que já expus anteriormente. Não posso falar pelos outros, mas penso que o que motivou a saída das pessoas citadas foi a série de escândalos envolvendo o partido. Muita gente se decepcionou e saiu. Em relação ao Prefeito Elenildo creio que foi a única forma que encontrou de reunir forças para combater os seus adversários locais.
Daqui a pouco tem mais postagens da entrevista com o Professor Toinho.

ENTREVISTA COM O PROFESSOR TOINHO - O INGRESSO NA POLÍTICA

BLOGDOMARCO - Você ingressou na política no ano de 2000, foi eleito vereador com a segunda melhor votação, na época, O que o fez tomar a decisão de ingressar no meio político?
ANTONIO FRAGÔSO -
Sempre gostei de política, mas confesso que o meu maior incentivador foi o ex-prefeito Elenildo. Queria participar de sua campanha para prefeito no ano de 2000, apenas como militante porque acreditava naquele momento que Teixeira necessitava de uma mudança que pudesse melhorar as condições de vida do seu povo, que se encontrava desesperançado. O encorajamento, o estímulo e a boa vontade do professor Elenido foram decisivos para minha disposição de disputar o cargo de vereador. Some-se a isso a vontade que tinha de demonstrar de maneira concreta aquilo em que eu sempre acreditei: que nem todo político é corrupto, mal caráter, demagogo, crápula. Que existem pessoas bem intencionadas, que não visam o seu próprio interesse, que buscam o bem coletivo e foi isso, que depois de eleito, procurei demonstrar no meu mandato.

BLOGDOMARCO - Você conseguiu chegar a Presidência da Câmara num momento conturbado, em que havia denúncias de corrupção envolvendo aliados que defenderam a sua candidatura. Como foi para você se posicionar contra um aliado?
ANTONIO FRAGÔSO -
Não é fácil julgar, principalmente, quando se trata de amigo e correligionário político. Foi com pesar que proferi o meu voto contrário a permanência do vereador Raimundo Rocha. Foi desagradável ter que agir daquela forma, mas não podíamos ser corporativistas. Recebemos a denuncia do Ministério Publico, investigamos, apuramos e depois de constatar as irregularidades proferimos o nosso veredicto pela cassação. Não posso deixar de elogiar a postura dos vereadores da Situação da época que mesmo se tratando de um aliado não deixaram prevalecer a impunidade. Lamento muito o fato acontecido, mas não poderia ter sido outro o meu posicionamento na ocasião.

BLOGDOMARCO - Apesar de um bom trabalho desenvolvido da Câmara de Vereadores e grande reconhecimento, até por parte de adversários, devido sua honestidade, competência, responsabilidade, quais os motivos que o levaram a não concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores, na eleição de 2004?

ANTONIO FRAGÔSO - O desestimulo por parte de alguns companheiros. A falta de compreensão do povo. A decepção de alguns familiares em relação ao meu mandato (não empreguei na câmara nenhum parente). O fato do PSDB local ter mudado de lado, a falta de uma estrutura financeira. O próprio governo na época não via com bons olhos a minha candidatura, pois em diversas oportunidades não hesitei em criticar os equívocos do governo, criei muitos desafetos por conta desta minha postura que incomodava. Quero apenas dizer que não me arrependo por isso: todas as criticas que fiz tiveram como intuito melhorar a qualidade da administração (Infelizmente muitos na época me preferiram tachar de adversário). Teria sido mais cômodo e vantajoso pra mim se tivesse concordado com tudo, quem sabe não teria me reelegido, no entanto, preferi agir de acordo com a minha consciência e por isso mesmo não me arrependo. Para muitos isso pode ser idiotice, besteira, ilusão, mas continuo defendendo que o político deve lutar em beneficio do povo e não de seus próprios interesses.
Daqui a pouco novas postagens da entrevista com o Professor Toinho, ex-presidente da Câmara.

ENTREVISTA COM O PROFESSOR TOINHO - APRESENTAÇÃO

Antonio Fragôso Ramalho é natural de Teixeira. Formado em Letras pela Fundação Francisco Mascarenhas, é professor de Língua Portuguesa da Escola Estadual Sebastião Guedes da Silva desde 1985 e também leciona a mesma disciplina, desde 2002, na Escola Municipal José Elias de Amorim.
Um dos primeiros defensores da candidatura do Professor Elenildo Queiroz no ano 2000, o professor Toinho (como é conhecido) foi candidato a vereador no mesmo ano pelo Partido dos Trabalhadores, quando obteve a segunda maior votação, entre os eleitos.
Ironizado por alguns pela sua postura de moralismo na política, elegeu-se presidente da Câmara Municipal no biênio 2003-2004. Sua gestão foi caracterizada pela transparência nas ações administrativas e no emprego dos recursos públicos. Teve todas as contas aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado. Combateu a incoerência política de adversários e aliados, foi uma das vozes que mais combateram a inconstância dos que agiam em dissonância com aquilo que pregavam. Acumulou com isso prejuízos pessoais e dissabores, mas não recuou.
Com a morte de sua mulher em julho de 2005, o Professor Toinho se afastou da política e do convívio social, sem falar que também deixou de apresentar o seu programa Jogo Aberto, na Rádio Teixeira FM, passando a viver de uma forma mais isolada e discreta ou como diria Olavo Bilac “Longe do estéril turbilhão das ruas”. Atualmente dedica seu tempo ao trabalho e aos cuidados de sua filha caçula Maria Clarissa.
Meio a contragosto e ainda constrangido com a tragédia que o acometeu, recebeu-nos em sua casa, na última segunda-feira, e nos concedeu a seguinte entrevista, abordando a política do nosso município.
Siga a entrevista nas próximas postagens.

BLOG ENTREVISTA O PROFESSOR TOINHO, EX-PRESIDENTE DA CÂMARA

Este é o professor Antônio Fragôso Ramalho, ex-presidente da Câmara Municipal de Teixeira, com a sua filha caçula Maria Clarissa, a quem se dedica quase que exclusivamente. Apesar de estar afastado da política, o professor Toinho nos concedeu uma entrevista, na segunda-feira, 22, por cerca de duas horas, em sua residência, localizada na Rua José Ivanildo Alves Martins que você poderá acompanhar nas próximas postagens deste blog. Agradecemos, antecipadamente, a todos os que lerem a entrevista e enviarem seus comentários de avaliação do conteúdo debatido. Boa leitura para todos.

FESTA DAS 4 MELHORES DA 104,9 SERÁ HOJE

Logo mais à noite, a partir das 22:00 horas, terá início uma das festas mais esperadas do ano, a festa para a escolha das 4 Melhores da 104,9, animada pela super atração muisical BANDA FERAS. Vinte belas garotas irão conconrrer a vaga das 4 melhores, conforme nos informou Edney Lisboa, diretor da Rádio Teixeira FM. A festa será organizada pela Rádio Teixeira FM e Áudio Line Studio Digital.
O propósito do nosso blog era apresentar uma enquete com os nomes de todas as concorrentes para que o leitor fizesse sua opção. Infelizmente, em virtude de não conseguirmos todos os dados correspondentes ao prefil das candidatas em tempo hábil, ficou impossível atender o propósito. Apesar do contratempo, esperamos contar com a compreensão dos leitores que acessam este blog.
Agora só nos resta aguardar o resultado do concurso e desejar boa sorte a todas as participantes, além de uma ótima festa para todos.

AINDA SOBRE O BAIRRO NOVA TEIXEIRA

As últimas postagens colocadas neste blog sobre a situação em que se encontra o bairro da Nova Teixeira foram alvos de muitos comentários, inclusive, de um morador do bairro, Aldo Batista, conhecedor de toda essa realidade e que, ultimamente, tem abrilhantado o nosso blog com seus comentários democráticos, serenos e independentes, pelos quais ficamos muito satisfeito. Sendo grande conhecedor do descaso, Aldo Batista, apresenta algumas informações que merecem ser apresentadas nesta página:
1 - Para Aldo, fazer serviço de terraplanagem não resolverá o problema dos buracos na ladeira que dá acesso ao Bairro, a única solução é a construção do calçamanento;
2 - Na segunda postagem sobre o bairro intitulada "BURAQUEIRA E ESGOTOS NA NOVA TEIXEIRA" Aldo nos corrige em relação a foto postada, pois o que se vê não é um esgoto, mas sim um "veio d'água";
Agradecemos, mais uma vez, ao morador, Aldo Batista, por nos ajudar com seus esclarecimentos a este respeito.

quinta-feira, 25 de maio de 2006

MATAGAL INVADE RUAS NA NOVA TEIXEIRA

Esta é a situação de parte do bairro Nova Teixeira. As ruas estão sendo invadidas pelo mato e não sinais de uma ação, por parte do poder público municipal, para impedir o avanço da vegetação nas ruas. Os moradores estão cobertos de razão em denunciar o descaso com o bairro. É lamentável esta situação. O pior de tudo é que não é uma realidade apenas da Nova Teixeira.

BURAQUEIRA E ESGOTOS NA NOVA TEIXEIRA


Rua do bairro Nova Teixeira, por trás da Maternidade Raimunda de Oliveira Lira. Moradores reclamam das péssimas condições das ruas para o tráfego de veículos além de esgotos a ceu aberto.

DESCASO NA NOVA TEIXEIRA


Moradores do bairro Nova Teixeira denunciaram ontem, quarta-feira, 24, no Jornal 104 Notícias, da Rádio Teixeira FM, o descaso que vem sendo dado aquele setor pelo Poder Público Municipal. Muitas denúncias já foram feitas mas praticamente nenhuma providência foi tomada.
Na entrada do bairro há uma ladeira deteriorada pelas chuvas e que tem sido consertada por moradores da localidade. Não há tambores (aliás,faltam em quase toda a cidade) para se colocar e depois coletar o lixo das ruas do bairro. Esgoto a céu aberto. No meio da rua passa um córrego e um morador teve que colocar um cano, por conta própria, para fazer o escoamento da água. O matagal envolve parte das ruas e a iluminação é precária.
Estes problemas denunciados pelos moradores não ocorrem apenas na Nova Teixeira. Contudo, é preciso que o Poder Público Municipal crie um plano de trabalho com o objetivo de, progressivamente, atender a demanda, que não é pequena. Sabemos que não é possível resolver todos os problemas de uma só vez. Porém deixar para resolver problemas só após denúncias não é o melhor caminho a seguir, desta forma eles acabam se alastrando e depois fica muito difícil encontrar resolução para a situação.
Torcemos para que o nome do bairro "Nova Teixeira" não se torne uma realidade para o nosso município, no futuro, como o bairro se encontra hoje.
O bairro Nova Teixeira é vizinho da casa da prefeita Rita Nunes e do deputado Valdecir. Só há uma forma de justificarem o não conhecimento da realidade: não frequentarem a residência.

NOVA PESQUISA DATAFOLHA: LULA CRESCE, ALCKMIN CAI


O Jornal Nacional divulgou, ontem, mais uma rodada de pesquisas para a sucessão presidencial.

Clique aqui para ver a pesquisa completa.

Abaixo, o cenário da pesquisa sem candidato do PMDB - o mais provável - em que Lula leva no primeiro turno:

Lula (PT) - 45% (na última pesquisa, tinha 43%)

Alckmin (PSDB) - 22% (na última pesquisa, tinha 23%)

Heloisa Helena (PSol) - 7% (na última pesquisa, tinha 7%)

Eneas (Prona) - 4% (na última pesquisa, tinha 4%)

Roberto Freire (PPS) - 2% (na última pesquisa, tinha 3%)

Cristovam Buarque (PDT) - 1% (na última pesquisa, tinha 1%)

José Maria Eymael (PDC) - 1% (não aparecia na anterior)

Brancos e Nulos - 11% (na última pesquisa, eram 12%)

Não sabem - 7% (na última pesquisa, eram 6%)

O Datafolha ouviu seis mil pessoas nos últimos dois dias em 258 municípios. A margem de erros é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia mais em: www.noblat.com.br

DEPUTADO RODRIGO SOARES ESTARÁ EM TEIXEIRA

Membros do Diretório do PT de Teixeira comunicaram a este blog que o deputado estadual Rodrigo Soares estará cumprindo agenda neste final de semana nesta região.
Chega a Teixeira amanhã, 26, à tarde, quando participará de uma reunião do partido e também com lideranças locais que apoiam a sua canditatura. À noite participará da festa para a escolha das 4 Melhores da 104, da qual é um dos patrocinadores.
No sábado, 27, participará, pela manhã, do I Encontro da Juventude da Cidade de Maturéia-PB e depois de uma reunião do partido, com a presença do verador Emanuel Heliomar, lider do PT em Maturéia. À tarde haverá um Encontro do PT em Água Branca, liderado pelo vereador Júnior do PT. À noite o deputado se desloca para o município de Patos, onde participará como convidado, da festa de escolha da Garota FIP 2006 (tem três concorrentes de Teixeira: Lauren Guedes, Amanda Pereira e Natércia).
No Domingo, Rodrigo participa, em Cabimbas, de um Encontro com as Comunidades Rurais e o Encontro da Juventude. À tarde se reunirá com algumas lideranças políticas em Desterro e com o Conselho Tutelar dauele município.
A agenda tá bem preenchida. O deputado tá investindo muito nessa região. Poderá sair bem votado.

MORRE, EM FORTALEZA, DON GERARDO

Faleceu ontem ,quanta-feira, 24, às 19:15 h(dezenove horas e quinze minutos), em Fortaleza, o Bispo Emérito da Diocese de Patos Don Gerardo de Andrade Ponte. O seu corpo está sendo velado na capital do Ceará e deve chegar a cidade de Patos ainda hoje, por volta das 18:00h (dezoito horas), passando a ser velado na Catedral de Nossa Senhora Daguia. Amanhã, haverá duas missas na Catedral, pela manhã. O sepultamento está previsto para as 16:00h (dezesseis horas) desta sexta-feira.

PRESIDENTE DO PT MUNICIPAL DEVE RENUNCIAR

O presidente do Diretório Municipal do PT de Teixeira, José Orlando Alves Martins, deve oficializar sua renúncia ao cargo nesses próximos dias alegando "dificuldades em conciliar a vida profissional com a partidária, não podendo correspoder ao que pretendia dedicar à Direção do Partido na função de presidente e para não vir a prejudicar o Diretório por falta da dedicação merecida por essa entidade". José Orlando vê que há no partido novas lideranças que podem assumir a dianteira da agremiação com mais dedicação do que ele, em virtude de ele não poder, no momento, conciliar ruas responsabilidades familiar, profissional e partidária. José Orlando foi eleito presidente do Diretório Municipal no PT no ano passado.
Sua renúncia ainda deve ser debatida no partido esta semana com a vinda do Deputado Rodrigo Soares e o secretário executivo do Diretório Estadual, que estarão visitando o município de Teixeira amanhã, sexta-feira, 26.
José Orlando disse que espera ter a compeensão de todos, além de agradecer o apoio e os votos que obteve nas eleições do partido e que está à disposição do partido para esclarecer quaisquer dúvidas.
Um dos nomes cotados para assumir a presidência do partido é Estoécio Luiz Júnior, ex-secretário de Ação e Promoção Social, no governo de Elenildo Queiroz, e um dos principais articuladores da campanha do depeutado estadual Rodrigo Soares na região da Serra do Teixeira.

quarta-feira, 24 de maio de 2006

LULA VENCERIA NO 1.º TURNO DIZ NOVA PESQUISA CNT/CENSUS

A nova rodada de pesquisas para a sucessão presidencia encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes/CNT, mostra crescimeto do Presidente Lula e queda do candidado Geraldo Alckimin, do PSDB. Com os números divulgados hoje Lula venceria já no primeiro turno. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Confira os dados:
Eleição presidencial - Primeiro Turno - Mediante apresentação de nomes dos candidatos
Lula - 40,5% (abril: 37,5%; fevereiro: 42,2%;novembro: 31,8%; setembro: 32,7%)

Alckmin - 18,7% (abril: 20,6%; fevereiro: 17,4%; novembro: 15,8%; setembro: 13,1%)

Garotinho - 11,4% (abril, 15%; fevereiro: 14,4%; novembro: 15,1%; setembro: 13,2%)
Heloísa Helena - 6,1% (abril, 4,3%; (fevereiro: 5,1%; novembro: 5,8%; setembro: 6,3%)

Indecisos, brancos e nulos – 23,4% (abril, 22,7% e fevereiro: 21,1%)

Segundo turno entre Lula e Alckmin

Lula - 48,8% (em abril, 45%);

Alckmin - 31,3% (em abril, 33,2%)
O Sensus testou cinco cenários com candidatos diferentes no primeiro turno. Em todos, Lula ganha a eleição sem precisar de segundo turno.
Leia mais em: www.noblat.com.br
Clique abaixo e acesse à íntegra da pesquisa Sensus.

http://www.cnt.org.br/gerenciador/cnt/pdfISC/Relat82.pdf

GAROTA FIP 2006

Esta é Amanda Pereira, mais uma teixeirense que concorrerá ao título de Garota FIP 2006, no próximo sábado, 27, na cidade de Patos. Amanda é filha de Arlindo Temóteo e atualmente está residindo em Patos-PB.

terça-feira, 23 de maio de 2006

CONCURSADOS SÃO NOMEADOS PELA PREFEITURA

Depois de um ano, o Governo Municipal decidiu nomear alguns funcionários que estavam na lista de espera do último concurso público realizado no município de Teixeira, ainda na gestão do ex-prefeito Elenildo Queiroz. Este concurso foi muito criticado por membros do Governo e houve até um grande debate sobre a possibilidade de sua anulação.
Hoje, a Prefeitura resolveu lançar edital nomeando pessoas que prestaram o concurso para as vagas de auxiliar de serviços gerais, coveiro, agente administrativo, auxiliar de enfermagem e outros.
Desde o início do Governo há polêmica em relação ao concurso, pois na lista de espera existem eleitores dos dois lados. Contudo alguns, que tinham votado na prefeita, já reclamavam por não terem susa vagas asseguradas por nomeação.
O prazo de validade do concurso, que foi renovado na adminstração passada, já estava se esgotando, sem que se pudesse renovar.

SESSÃO DA CÂMARA

Hoje foi dia de Sessão na Casa "Inês Cordeiro de Araújo". Novamanente a sessão tinha na pauta a LDO (Lei de Deretrizes Orçamentária), mas pouco foi debatida. O destaque ficou sobre a falta do controle dos animais na ruas.
A sessão de hoje não teve o comparecimento do Vereador Pretinho Novo, pois o mesmo comunicou que estava na responsabilide de controlar a colheita de um plantio. A vereadora Key France retornou aos trabalhos.
Fizeram uso da palavra:
NEGO DE GURI:
Reclamou novamente da falta de iluminação nas ruas da cidade e zona rural; solicitou a limpeza da Rua Cônego Serrão (rua da Escola Estadual); pediu providências para estradas da zona rural e a buraqueira no Bairro dos Três Postes. Também apresentou sua preocupação com o abastecimento de água na cidade de Teixeira, que já deveria está sendo feito com a água do açude da Bastiana. A maior polêmica foi o problema dos animais que estão tomando conta das ruas da cidade e nenhuma providência tem sido tomada.
GALEGO DE LÔ:
Parabenizou a prefeita Rita Nunes por ter convocado novos concursados para integrarem os quadros da Prefeitura, criticando o ex-prefeito Elenildo Queiroz, tachando-o de perseguidor, por não ter nomeado estes concursados no seu mandato. Elogiou o Governador Cássio Cunha Lima por seus serviços prestados a Teixeira, confirmando que haverá apoio do Governo do Estado para a realização do São João 2006. Segundo Galego "se todo mundo de Teixeira votasse em Cássio estaria apenas reconhecendo o seu trabalho".
KEY FRANCE:
A vereadora apresetou uma Moção de Votos de Aplauso (aprovado por unanimidade) para o Senador Efraim Moraes. Fez o mesmo pedido, desta vez, oralamente, para o Governador Cássio Cunha Lima. E disse que "ter todos votos de Teixeira não dá, mas dever sair com uma maioria de 2 mil votos". Surgeriu uma reunião com criadores de animais e representantes da sociedade em geral para discutirem a questão dos animais que vivem soltos nas ruas. Em relação aos novos funcionários nomeados pela Prefeita, Key parabenizou todos e disse que "não houve perseguição maior por parte do ex-prefeito Elenildo, do que não ter convocado estas pessoas."
ARISTON RODRIGUES:
O presidente da Câmara iniciou seu pronunciamento dizendo que o projeto de lei que trata do controle de animais nas vias públicas não foi a plenário em virtude dos absurdos existentes na sua elaboração, o que poderia fazer da cidade motivo de chacota em todo o pais se tal projeto virasse lei. Lembrou que até o momento não foi encaminhado, pelo poder executivo, o projeto de aumento de salário para os professores. Parabenizou o ex-presindente da Câmara, Professor Toinho, devido a aprovação de suas contas pelo Tribunal de Contas do Estado. Anunciou que este ano já há um saldo de R$ 15.714,00 na Cãmara, e que deve fazer um estudo para o retorno dos assessores para os vereadores. Mas salientou que o seu desejo é construir uma sala de arquivos e uma sala de reuniões, até o fim de seu mandato (final do ano).
Todos os vereadores elogiaram o projeto que dá o nome de "Dr. Esdras Guedes" ao Posto de Sáude do Bairro Santa Maria, aprovado por unanimidade.
Amanhã, os vereadores irão ao açude da Bastiana para verificar o seu volume d'água e solicitar da CAGEPA que passe a abastecer a cidade de Teixeira com a água deste reservatório.

AÇÃO DE IMPGUNÇÃO CONTRA PREFEITA É ARQUIVADA

Uma ação pedindo a impugnação das candidaturas da prefeita Rita Nunes Pereira e do Vice-prefeito Wenceslau Marques foi arquivada por intempestividade (ação com entrada fora do prazo). A ação foi encaminhada por representantes da Coligação "Unidos por Teixeira", ainda no ano de 2004, mas só foi julgada agora.
Compareceram à audiência o ex-prefeito José Elenildo Queiroz e a prefeita Rita Nunes Pereira acompanhados, respectivamente, dos advogados Dr. Renildo Feitosa e Dr. Wilson Lacerda.
Não houve necessidade de inquirir as testemunhas arroladas pelas partes, já que o Dr. Hermógenes Braz dos Santos, Promotor da Justiça Eleitoral, emitiu parecer favorável ao arquivamento da ação, em preliminar suscitada pelos advogados da representada (Rita Nunes) na peça contestatória. Seguindo o entendimento do representante do Ministério Público, a ação foi arquivada pela Juíza Eleitoral da 30.ª zona, Dr.ª Isabella Joseanne, sem julgamento do mérito, em virtude de ter sido interposta depois do prazo exigido por Lei.

LAUREN, UMA DAS TEIXEIRENSES QUE CONCORRE AO GAROTA FIP 2006

Esta é Lauren Guedes, teixeirense que concorre ao Concurso Garota FIP 2006. Luaren é modelo representante da Comprevest, tem 20 anos e 1,68 m (um metro e sessenta e oito centímetros) de altura.

GAROTA FIP 2006 TEM 3 TEIXEIRENSES

A festa para a escolha da Garota FIP (Faculdades Integradas de Patos) que acontecerá no próximo sábado, 27, terá a presença de três garotas teixeirenses concorrento ao título. São elas: Lauren Guedes, filha de Nanã; Amanda Pereira, filha de Arlindo Timóteo e Natércia filha da ex-vereadora Teta.
Este evento visa contribuir com arrecadações para o programa Fome Zero.
Estamos torcendo por elas.
Daqui a pouco postaremos a foto de Lauren Guedes

AS 4 MELHORES DA 104

Tivemos contato com o diretor da Rádio Teixeira FM, Edney Lisboa, e solicitamos dele a relação e as fotos das garotas concorrentes às vagas das 4 melhores da 104, que serão escolhidas na próxima sexta-feira, 26, em uma grande festa dançante organizada pela Rádio Teixeira FM, no Palhoção Club, animada pela Banda Feras.
O diretor da Rádio nos garantiu que amanhã, quarta-feira, nos respassaria as devidas informações para que possamos divulgar neste blog. Sendo possível disponiblizaremos também uma enquete para a votação dos internautas que acessem o BLOG DO MARCO.
Estamos aguardando.

ATRAÇÕES PARA O SÃO JOÃO 2006 EM TEIXEIRA

Estivemos em contato com um membro da adminstração municipal e ele nos adiantou os nomes das atrações, já confirmadas, para o São João 2006 no município de Teixeira. Segundo ele já foram fechados contratos com SOLTEIRÕES DO FORRÓ, TOM OLIVEIRA, ELIANE, RITA DE CÁSSIA, DELMIRO BARROS E BANDA SENT'ELA, além das apresentações do artistas da Terra. Também comunicou que a programação completa ocupará 5 (cinco) dias do mês de junho, da seguinte forma:
22/06 - Abertura do São João com desfiles de rainhas e apresentações de quadrilhas matutas.
23 a 26/06 - Apresentações das bandas no palco da Praça do Forró.
As festas terão início a partir 16 (dezesseis) horas, procurando diferenciar-se das demais localidades, que sempre inciam mais tarde.
Não conseguimos a informação da confirmação da atração musical Sirano e Sirino, que tem sido comentado por populares. Qualquer novidade, repassaremos para os leitores.

segunda-feira, 22 de maio de 2006

DATAFOLHA DIVULGARÁ NOVA PESQUISA QUARTA-FEIRA

Uma nova rodada de pesquisa para sucessão presidencial será divulgada pelo Datafolha na próxima quarta-feira. Serão entrevistados 6104 eleitores em todo o país. A pesquisa será divulgada em primeira mão pelo Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão.
Um acordo firmado entre o Datafolha e Rede Globo garante que, a partir de agora, as pesquisas do instituto irão primeiro ao ar no telejornal da emissora e no dia seguinte serão divulgadas no Jornal Folha de São Paulo. Nesta nova pesquisa será incluído o nome de Pedro Simon como candidato pelo PMDB.
Leia mais em www.noblat.com.br

CONTRATADOS ESTÃO COM SALÁRIOS ATRASADOS

Recebemos a denúncia de que os funcionários contratados, lotados na Secretaria de Educação do Município de Teixeira. estão com os seus vencimentos atrasados. A queixa dos funcionários é que duas datas já foram estipuladas para o pagamento, mas infelizemte nenhuma foi cumprida. Primeiro marcaram para o dia 10, depois para o dia 20, e até agora nada.
É estranho que este atraso ocorra exatamente na Secretaria de Educação que, além de ser o setor que recebe o maior volume de recursos, concedeu um aumento aos funcionários do magistério. Permanencendo assim, dificilmente será possível cumprir o acordo da aplicação de 63% (sessenta e três por cento) com a folha de pagamento do magistério municipal.
Não sabemos se estes funcionários contratados serão pagos pela empresa terceirizada. Mas se for o objetivo já deveriam ter comunicado aos funcionários para que os mesmos possam se programar, pois muitos só têm este sálario para garantir sua sobrevivência e o da família.
Este grave problema, certamente, será tema de debate na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, marcada para amanhã, terça-feira, 23. Lá, a liderança do Governo deve apresentar algumas justificativas. Vamos aguardar.

SOBRE A REUNIÃO DOS MORADORES DO SÍTIO CATOLÉ

Ontem (domingo,21), foi realizada uma reunião no sítio Católé com representantes de 11 (onze) famílias que devem ser beneficiadas com o projeto da FUNASA destinado a reconstrução de unidades habitacionais. Segundo informações repassadas a este blog, havia cerca de 40 (quarenta) pessoas e todas demonstraram uma descrença em relação a conclusão dos serviços, visto que já foram liberados mais de 80% do total da verba destinada ao projeto que é em torno de 180 mil reais.
A reunião foi coordenada pelo ex-prefeito Elenido Queiroz e o ex-secretário de saúde Carlos de Teina. Na oportunida foi apresentada aos presentes uma denúncia encaminhada pelos vereadores Nego de Guri, Mércia de Carlos e Francisquinha ao Ministério Público Federal sobre a aplicação dos recursos deste projeto por parte da Prefeitura.
Nesta reunião o debate não se deu apenas em relação ao projeto da FUNASA. Falaram também sobre aração de terra, ouvindo-se dos agricultores presentes várias críticas relacionadas ao uso indevido do trator do PRONAF. Outra denúcia apresentada ao Justiça Estadual assinada pelos mesmos vereadores foi lida para os agricultores, desta vez sobre a aração das terras do Deputado Valdecir com uso do trator do PRONAF.

domingo, 21 de maio de 2006

BLOGDOMARCO É CONSIDERADO NOVO CANAL DE COMUNICAÇÃO

Postagem do blog TEIXEIRA-PB MINHA TERRA, da responsabilidade de Djalma Ferreira Araújo, um grande amante do nosso Querido Torrão, nos deixou muito satisfeito por considerar o BLOGDOMARCO um "Novo Canal de Comunicação Disponível". Cidadão de grande respeito e responsabilidade, Djalma tece comentários a respeito do BLOGDOMARCO com muita seriedade e imparcialidade, sem paixões, apresentando uma visão crítica e serena. Reproduzimos, abaixo, o texto postado no blog TEIXEIRA-PB MINHA TERRA:
Blogdomarco Novo Canal de Comunicação Disponível

Desde os primeiros dias de maio, tenho acompanhado de perto as postagens do Blogdomarco, este novo canal comunicativo, onde todos os teixeirenses encontram espaço para expor suas ideias.
O objetivo inicial que era de promover a cidade,em seus mais variados aspectos, tem sido utilizado, quase que totalmente a comentários políticos. Não vejo nenhum problema, pois sentia dificuldades de saber notícias políticas de minha cidade, e agora as tenho em profusão. Só tenho uma reparação a fazer que é o nível que alguns(felizmente poucos) utilizam para criticar seus desafetos, é de fazer vergonha a qualquer pessoa que tenha um mínimo de educação. São palavras de baixo calão que são próprias dos que tem pouco carater. Chegam a entrar na intimidade do estado civil e chegam a suspeitar da opção sexual do próprio Marco Aurélio. Isso não se faz gente. Cobrar imparcialidade é salutar, mas há de se entender que sendo Marco um ex-colaborador da administração passada, tenha o direito de cobrar determinadas ações do governo atual, que, tem em seus seguidores, antigos críticos do governo em que ele fazia parte.
É notório nos meios de comunicações mais expressivos desse País, a parcialidade, quando opinam ou publicam notícias sobre o governo federal. Da mesma forma que publicações regionais tem sua linha editorial, sempre a atacar ou a favorecer o Governo X ou Y. É claro que o blogdomarco tem se posicionado frequentemente crítico ao atual governo municipal. Cabe aos assessores da prefeita ou seus seguidores políticos, contestarem suas colocações, mas de modo civilizado, como até agora o Marco Aurélio tem feito. Noticiem as ações positivas da prefeita, critiquem, onde o ex-prefeito errou ou cometeu irregularidades, isso faz parte da democracia. Isso ajuda a melhorar o nível da politica local, e certamente trará resultados positivos para que se melhore a vida dos habitantes da cidade que tanto amamos. Façam seus debates, com argumentos nobres e civilizados, confrontem-se com altivez e civilidade e todos sairão ganhando, tanto a oposição, quanto a situação. Os dois lados estão exagerando.
Os observadores conscientes, sabem que o Elenildo cometeu equivocos, como todo administrador comete, que Rita tambem comete, devemos saber separar, é quando esses equivocos são propositais e com a intenção de se apropriar de recursos públicos, que terá de ser reprovado todo aquele que cometê-los, seja de qualquer partido. Não é aceitável que possamos ser coniventes com quem pratica corrupção, mesmo se formos funcionário ou beneficiário dos frutos dessas falcatruas. Ajudem ao Marco Aurélio, tocar esse projeto com sucesso e que seus objetivos (sendo republicanos) sejam alcançados.
Marco Aurélio conte com minha solidariedade, pois não considero justo que algumas pessoas possam agredi-lo dessa forma tão condenável. Se sua opção for mostrar as coisas erradas da Administração Municipal, desde que sejam verdadeiras as informações, continue firme, pois estará contribuindo para o engradecimento da política local, e com certeza exercendo sua cidadania plenamente.

PT DE TEIXEIRA PODE CAIR NA ILEGALIDADE

Fomos informados que o Diretório municpal do PT (Partido dos Trabalahdores) tem até o dia 10 de junho para encaminhar a Ata de posse da nova Diretoria, que foi eleita no ano passado. Se isso não ocorrer o Partido perderá seu registro no justiça, passando a não existir mais no município de Teixeira.
Os responsáveis pela sigla precisam agir a fim de resolver essa pendência. Se ocorrer de não enviarem o documento no prazo estabelecido, estarão dando uma grande oportunidade para receber mais críticas dos seus adversários.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A VIAGEM DO DEPUTADO VALDECIR

Pelo fato de muitos comentários publicados neste blog nos acusar de publicar inverdades, referindo-se a uma publiação sobre a viagem do Deputado Valdecir, informantes do blog foram em busca de uma informação mais precisa a respeito do fato, já que até o momento não houve pronunciamento por parte da assessoria do deputado.
O nosso informante disse ter se comunicado com um membro do Governo e que este membro teria confirmado a viagem do Deputado Valdecir a São Paulo para uma revisão do seu estado de saúde, na segunda-feira, 15. Disse, ainda, que ele teria ido acompanhado de sua filha, a vereadora Key France. Aliás. A vereadora confirmou, em requerimento à Camara Municipal, uma viagem a São Paulo para participar de um Congresso de Agronomia.
Acreditamos, assim, ter este fato como esclarecido. Só não entedemos, ainda, qual o problema existente em informar à população os objetivos de uma viagem de uma pessoa pública.

COLOCARAM AS LÂMPADAS NO CAIPIRA

Após algumas denúncias deste blog e do reforço da Rádio Teixeira FM no programa 104 notícias, até que enfim, colocaram algumas lâmpadas nas ruas Major Silva Lira e Verônica Lins. No Jornal da 104 jogaram pesado. Praticamente imploraram ao Secretário de Finanças que liberasse um dinheirinho para a colocação das lâmpadas, afinal, ele também é morador da rua Major Silva Lira e já devia ter visto a situação vergonhosa do setor do Caipira.
Depois de uma dura dessas tinha que haver alguma providência mesmo. Custou, mas pelo menos foi feito. O pior está nas localidades que não há membros do Governo morando. A quem reivindicar.

AGORA É A VEZ DE LEGALIZAR O QUADRO SUPLEMENTAR

Amanhã, a partir das 8 (oito) horas da manhã, no Salão Paroquial, haverá uma reunião para a discussão do Plano Municipal de Educação. Hoje, no programa da Secretaria de Educação do Município de Teixeira transmitido pela Rádio Teixeira FM, o secretário Sóstenes Teles Guedes, Totinha, apresentou à população algumas porpostas já elaboradas por membros da Secretaria, do Conselhor Municipal de Educação e outros setores. O Secretário lembro que esta será a primeira de uma série de audiências públicas com o propósito de discutir propostas de melhoria para a Educação do município. Segundo o Secretário novas propostas podem ser sugeridas pela sociedade teixeirense, a qual está sendo convocada para participar das plenárias.
Resta saber se vão apresetar alguma propostas de modificação do Plano de Cargos e Carreira do Magistério Público Municipal para regularzar a situação dos funcionário que integram o Quadro Suplementar. Para que não sabe do que se trata o Quadro Suplemantar é uma denominação criada na lei que rege o magistério em Teixeira para os funcionários que ingressaram no serviço público no período de 05/08/1983 a 05/08/1988, sem concurso público. No que consta no Plano Municipal estes profissionais tinham um prazo para prestarem concurso público e regularizarem sua situação. Aqueles que não se adequassem à lei passariam a integrar um quadro em extinsão e seriam readaptados nas funções.
O Governo passado foi muito criticado por não regularizar o Quadro Suplementar. O Sindicato dos Professores e os representates da oposição da época (hoje integrantes do Governo Municipal) diziam que era falta de vontade política. Agora o Governo está com a faca e queijo na mão. É a hora de regurizar o Quadro Suplementar, pois já faz mais de uma ano da atual administração e nada foi discutido sobre este grave problema. Amanhã deve sair alguma proposta neste sentido. Esperamos pelo menos isso.

MORADORES DO SÍTIO CATOLÉ SE REUNEM PARA DISCUTIR PROBLEMAS DAS CASAS

Este blog recebeu a informação de que hoje, à tarde, haverá uma reunião com os moradores do sítio Catolé que têm casas a serem contruídas por um projeto da FUNASA. Já foram liberados mais de 150 mil reais para a reconstrução das casas, mas ainda não foram concluídas, restando ainda cerca de 30 mil reais para serem liberados a fim de que se complete o serviço. São 17 (dezessete) casas ao todo, na zona urbana e zona rural.
Estarão presentes na reunião vereadores de oposição ao Governo municipal, também o ex-prefeito José Elenildo Queiroz e o ex-secretário de saúde Carlos de Teina.
Mais tarde informaremos mais a respeito desta reunião.

SOBRE OS COMENTÁRIOS ENVIADOS PARA O BLOG

A última informação, aqui publicada, foi alvo de grande indignação dos leitores. Alguns acusaram o blog de usar do fanatismo político para postar as informações, de não ter o que fazer, solicitaram a mudança do tema (política) mais comentado, acusaram até de desejar a morte de políticos. Desta forma achamos ser necessário prestar alguns esclarecimentos:
1 – Um dos objetivos do nosso blog é apresentar informações que correm nos bastidores da política a exemplo de outros blogs que caminham nessa linha. Sugiro a quem a ainda não visitou nenhum blog, os seguintes: http://www.noblat.com.br/ , http://www.josiasdesouza.folha.uol.com.br/ ou www.oglobo.globo.com/online/blogs/moreno/ .
2 – No que se refere à informação publicada a respeito do Deputado Valdecir Amorim:
a – Na manchete, o blog já mostra que existem especulações no meio popular;
b – No início do relato o blog diz ter sido comunicado por populares, mas não dá total crédito;
c – Há um comentário, indispensável, em relação às dificuldades que poderão ser enfrentadas pelo Deputado Valdecir ao concorrer a mais uma vaga do parlamento estadual em virtude do seu estado de saúde atual;
d – Por fim, solicitamos da assessoria do Deputado um pronunciamento a respeito para que o fato seja esclarecido.
e - Até o momento estamos aguardando algum comunicado da assessoria do Deputado para postamos no blog, mas não apareceu.

Agrademos a todos os que tem acessado o nosso blog. Esperamos que continuem acessando e tecendo os seus comentários, a favor ou contra o que é postado. Este espaço é democrático.
Esperamos contar com a compreensão e colaboração de todos.
Um grande abraço.