sábado, 28 de abril de 2007

PROFESSOR TOINHO FALA NA RÁDIO TEIXEIRA FM EM DEFESA DO SINDICATO

O Programa 104 Notícias de ontem, sexta-feira, 27, contou com a presença do Professor Toinho, ex-presidente da Câmara, que o usou o espaço para prestar esclarecimentos a respeito de conversas que circulavam pela cidade sobre a suspensão temporária do reajuste de 25% para os professores por parte da Secretaria de Educação do município de Teixeira.
As versões davam conta de que o Sindicato era o responsável pela decisão do Secretário. O Professor mostrou que em momento algum o Sindicato de posicionou contra o aumento e fez apenas uma solicitação, que lhe é de direito, das folhas de pagamento dos servidores da Educação. Toinho informou que isto não era justificativa para a suspensão do reajuste e que, como a Secretaria já tinha garantido anteriormente o aumento, vários professores já estavam contando com dinheiro e tinham comprometido seu orçamento. Um recuou da administração, neste momento, faria com que a relação de confiança entre a classe do magistério e o Governo fosse anulada.
O Secretário Sóstenes participou do Programa através de um telefonema informando que a Secretaria não tinha desistido do reajuste, mas que defendia a formação de uma comissão para analisar os dados e que, a partir dos estudos, se o percentual fosse menor seria o estabelecido. O Secretário também reforçou que Teixeira foi o primeiro o único município da região a se antecipar na decisão de fazer um reajuste, além se não esperar uma reivindicação da classe como é costume sempre ocorrer. Ainda lembrou que apesar da porcentagem (25%), ser a mais elevada da região ainda tinha professores questionando o aumento.
Toinho aproveitou para lembrar que é natural haver reclamações de profissionais quando há reajustes salariais, mas isto jamais pode ser levando em consideração para suspender o aumento, pois se fosse assim os governantes nunca daria aumento, já que sempre há reclamações das classes. Sobre a possibilidade de se formar uma comissão para analisar as folhas de pagamento, o Professor disse ser desnecessário, pois acredita que a partir do momento em que a Secretaria estabeleceu um percentual de 25%, foi feito um estudo, pois é uma decisão de muita responsabilidade. Daí não haver necessidade de criar a referida Comissão.
O debate de seu por mais de meia hora e contou ainda a participação, por telefone, do Vereador Júnior de Inacinho sendo solidário ao Sindicato que estava exercendo apenas um direito de solicitar as folhas de pagamento o que não era motivo para a suspensão do aumento.
A participação do Professor Toinho no 104 Notícias em defesa dos professores o credenciou para assumir a presidência do Sindicato.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

AUMENTO DOS PROFESSORES ESTÁ SUSPENSO

A Secretaria de Educação do município de Teixeira anunciou hoje, quinta-feira, 26, a suspensão do aumento de 25% para os professores que tinha sido confirmado na última reunião do Governo com a classe de professores. A alegação da Secretaria para que o aumento seja suspenso é o recebimento de um ofício do Sindicato da categoria solicitando as folhas de pagamento.
Para discutir o problema a Secretaria está convocando a classe, novamente, para uma reunião amanhã, às 16 horas.
É estranha a decisão da Secretaria de suspender o aumento se foi o próprio Secretário que informou ser possível garantir a porcentagem de 25%. O que dá para perceber é que o Governo vai tentar colocar parte da classe de professores contra o Sindicato. Já andam falando em um abaixo-assinado dos profissionais contra o Sindicato e a favor do aumento imediato sem necessidade de averiguação de novos dados.
Na verdade o que o Sindicato reivindica é que sejam repassadas regularmente as folhas de pagamento a que a instituição possa acompanhar melhor a aplicação dos recursos, fato que ocorreu durante a gestão anterior e o Secretário fazia parte do outro Sindicato que tanto exigia transparência.
Pelo que se vê o Governo em de tornar os dados transparentes prefere a invisibilidade dos dados.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Zé Lambu


Por Dr. Eudes
24 de abril de 2007
Quem era Zé Lambú.Dr. Eudes fala sobre o que realmente levou Zé Lambú a cometer um assasinato no Interior do Mercado Municipal de Teixeira. Acompanhe o relato.Voltando a falar sobre a morte do sargento Rodrigues, assassinato no interior do Mercado Publico da cidade do Teixeira, pelo teixeirense conhecido mais por Ze`Lambu, tenho a acrescentar que, ao que tudo indica, o autor dessa morte estava coberto de razao. Pois, o sargento-delegado, até entao tinha se comportado como uma autoridade razoável delegado desta cidade, o sargento Rodrigues ficou bastante abalado pelo fato da mulher com quem era casado, sem que nem mais, ter abandonado o lar, para viver em companhia de outro. Isso parece que aconteceu na cidade de Solidade, onde ela morava. Pois, o sargento Rodrigues sabendo da transitoriedade do cargo de delegado de policia, nao costumava se acompanhar da mulher, no momento que era nomeado, para qualquer uma, das cidades Paraibanas. Quando tomou conhecimento que sua esposa estava na companhia de outro, mesmo na qualidade de delegado da cidade do Teixeira, passou a andar pelas ruas, sitios e estradas, visivelmente embriagado. E quase toda noite, enchia o carro de mulheres, dessas mulheres generosas, de que nos fala o escritor Ariano Suassuna e passava a andar sem rumo, pelas estradas do Municipio. Talvez, com essa atitude inusitada, quisesse afogar as magoas, da separação. E, no dia de sua morte portando como já foi dito, uma metralhadora regulamentar, fabricacao INA, calibre 45, fardado e embriagado tentou desarmar o nosso Zé Lambu, em plena feira, nas dependêncicas do Mercado Público. E, Zé Lambu que sofria das faculdades mentais, mas que mesmo assim, vivia para a agricultura no sitio Libano, sem ofender a ninguém, recebeu `a acometida do delegado que queria lhe tomar sua faca-peixeira que na verdade era para ele, e para muitos também um instrumento de trabalho. como uma verdadeira afronta. E foi nessas circunstâncias, que o fato aconteceu.
Antonio Eudes Nunes da Costa

terça-feira, 24 de abril de 2007

MATURÉIA REALIZA ENCONTRO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE

A Prefeitura Municipal de Maturéia realizou no último final de semana as primeiras plenárias do Programa de Políticas Públicas para a Juventude. Os encontros foram realizados na zona rural do município de Maturéia e contou com a participação de um bom número de jovens que apresentaram suas inquietações a respeito da atuação do poder público em favor da juventude.
Os jovens que participaram do evento elogiaram a iniciativa da Prefeitura. Os organizadores estão satisfeitos com os resultados dos primeiros encontros. O próximo Encontro, de caráter na Escola Maria Tâmara Souza do Nascimento, nos dias 11 e 12 de maio, e servirá para a definição de prioridades nas propostas já definidas nos primeiros debates. O Encontro contará com a presença dos Delegados que foram eleitos nos encontros da zona rural e os representantes da zona urbana.
É elogiável a atitude do Governo Municipal de Maturéia de implementar um Programa que possa abrir o debate no meu da juventude sobre quais políticas poderão ser desenvolvidas em seu favor, abrindo o espaço para a construção de uma crítica por parte dos jovens a respeito das políticas públicas. Com isso o jovem começa conhecer melhor o terreno administrativo estabelecendo metas a serem alcançadas a médio e longo prazo, diminuindo um pouco a visão imediatista que existe na sociedade.
Não há dúvida que há dentro deste propósito um interesse eleitoral. Aliás, deve ser uma proposta da ala governista, conseguir aliar a candidatura de Daniel Dantas ao meio jovem. É uma forma de dar mais gás a campanha, mais entusiasmo, mais euforia. Vale lembrar que na chapa adversária o candidato a vice-prefeito, Emanuel, também tem boa inserção no meio jovem.
Contudo o Programa é uma excelente iniciativa que precisa ser copiada por outras administrações e, principalmente, mantida e melhorada pela administração de Maturéia.
Chamamos atenção para o seguinte: As propostas apresentadas pela juventude não podem ficar só papel, caso contrário o trabalho terá um resultado inverso ao pretendido com os jovens alegando que é tudo conversa, não adiantou de nada passar um dia inteiro discutindo. Que se propõe ao debate passa a sofrer as conseqüências de maus resultados. Eis o risco que correm os organizadores do evento.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

PREFEITURA PODERÁ REALIZAR SÃO JOÃO 2007 EM TEIXEIRA

Desde o início do ano pairam muitas dúvidas a respeito da realização das festividades juninas no município de Teixeira. A Prefeitura Municipal já dispensou funcionários contratados para tentar atualizar a folha de pagamento e continua enfrentando várias dificuldades no desenvolvimento dos trabalhos em todas as secretarias. Desta forma sugiram os comentários de que não seria possível a organização do São João 2007.
O grave problema é que o São João foi o carro chefe da campanha da atual Prefeita Rita Nunes, com promessas de que Teixeira teria o segundo melhor São João da Paraíba, idéia descartada desde a realização do primeiro São João da nova gestão que ficou muito aquém do prometido. Deixar de realizar as festividades este seria acabar com o São João de rua que vem sendo realizado desde o ano de 1994. Caso o fato venha a acontecer Rita será responsabilizada por criar e acabar com o São João em Teixeira, o que não cairiam bem para a Prefeita e muito menos para os que tanto reclamavam da gestão anterior.
Temendo as críticas já há comentários que a Prefeitura prepara um pacote pior que os anos os anteriores, talvez o pior desde o início, para não passar em branco este ano o poderia acarretar uma descrença completa em seu Governo, além de deixar os poucos defensores da administração sem discurso para a juventude.
Conformes nos repassaram O São João 2007 poderá ser realizado em um final de semana: sexta, sábado e domingo. A primeira noite ficaria com as apresentações da banda local Axé Music e uma atração a ser confirma (banda não muito conhecida na região); no Sábado Axé Music e Circuito Musical e o domingo seria reservado aos Filhos da Terra.
Outra novidade poderá ser a redução na ornamentação, que poderá não dispor do pavilhão da Praça do Forró, deixando a Praça igualzinha ao período em que Elenildo foi Prefeito, e que o Grupo Governista tanto condenava.
Estas são as mais recentes informações sobre a possibilidade de realização do São João 2007 em Teixeira.

domingo, 22 de abril de 2007

OPOSIÇÃO UNIFICA APOIO A CHICO MANÉ EM MATURÉIA

Recebi informações que em um almoço realizado hoje, domingo (22), no restaurante O Casarão, a Oposição de Maturéia-PB unificou o apoio a candidatura de Chico Mané (DEM) para Prefeito e Emanuel (PT) vice-prefeito.
A novidade é o apoio do comerciante Mazaropi que rompeu com o Grupo Governista e pretendia lançar candidatura própria.
A Oposição está, cada vez mais, ganhando espaço em Maturéia.