quinta-feira, 16 de novembro de 2006

A SEGUNDA NOTA DE CLAUDEANIO QUE FOI AO AR NA RÁDIO TEIXEIRA FM

Nota

Eu, Claudeanio Gomes Brasil, professor, venho a público apresentar aos teixeirenses um pouco de minha formação acadêmica e profissional. Já que se faz necessário diante das críticas de ordem pessoal a mim atribuídas no intuito de desviar a atenção dos problemas por que passa a Educação.
Para tanto, apresento o meu currículo condensado. Sou professor formado pela Universidade Federal da Paraíba, meu curso superior tem duração de 4 quatro anos, mas o conclui antes do tempo previsto, ou seja, em apenas 3 (três) anos e meio. Tenho curso de especialização em Língua, Lingüística e Literatura. Minhas classificações em alguns concursos são: 3º lugar no concurso público da prefeitura de São José do Egito-PE, 1º lugar no concurso de Monitoria de Língua Portuguesa na UFPB, 1º lugar no concurso do Prolicen (bolsista do Programa de Licenciatura da UFPB), 2º lugar no concurso público do Estado do Pernambuco 2004, 1º lugar no concurso público do Estado do Pernambuco 2006, 8º lugar no concurso público do IBGE 2000, 3º lugar no concurso público da Prefeitura Municipal de Teixeira, 1º lugar no concurso público do Estado do Rio Grande do Norte, 8º lugar no concurso público do Estado da Paraíba, 1º lugar no concurso público do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Cajazeiras. Fui Tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teixeira em 2 mandatos. Lecionei na Escola Estadual Dom Moisés Coelho (CEPES), Cajazeiras. Lecionei no Colégio Cid-Geo, Sousa. Lecionei na Escola Municipal Naná Patriota, São José do Egito. Fui convidado por meus professores da Universidade Federal da Paraíba para apresentar trabalhos acadêmicos em Portugal e em Cuba, mas o recusei devido ao alto custeio. Tenho mais de 30 participações em minicursos, seminários, Work shop, mesas-redondas, palestras e cursos de extensão. Tenho 2 (duas) publicações de trabalhos científicos. Não sou Bacharel em Direito porque eu não quis solicitar minha transferência de curso, pois seria escolhido em 1º lugar dentre os candidatos devido às minhas altas notas no Curso de Letras.
Resumidamente, isso é um pouco de minha história. Espero que assegure o poder de minhas afirmações sobre as mazelas administrativas na Secretaria de Educação. E sirva para o povo julgar se eu sou alienado, incompetente e se estou com “dor de cotovelo”. Tudo que já outrora explanei, reafirmo. Quando ouso falar alguma coisa, é porque sei o que estou falando. Educação é minha área de formação. Portanto, sei que não adianta atacar o problema criticando a base, ou seja, os professores, que já se sacrificam tanto para receber míseros salários. Os problemas educacionais são de ordem gerencial. A administração é que deve cumprir a sua parte, apresentando propostas à nossa classe para estimular o seu trabalho e empregando corretamente as verbas da Educação em salários dignos aos professores.
Minhas convicções estão se confirmando. Prova disso é que a Secretaria de Educação já começou a apresentar tímidos resultados, forçados pela minha modesta atuação. Já vemos os ventiladores que estavam longe das salas de aula aparecerem. O discurso derrotista, que só apresentava dificuldades, já promete novidades para janeiro. Fala-se até em comprar os birôs. É isso mesmo que eu quero e por que luto. Mostre trabalho. As verbas na Educação existem. Só falta vontade em querer fazer. Apenas cuidado para não ficar apenas nas promessas, há dois anos que os alunos esperam pelo fardamento e pelos materiais escolares, merenda de qualidade e os professores do quadro suplementar esperam pela efetivação no emprego.
Uma pessoa alienada não provoca uma mudança em seu meio. Ao contrário, tem um senhor a quem ela sempre diz amém, sofre gritos, humilhações públicas, é pau-mandado do chefe político. Essas características não são aplicáveis a mim. O alienado nesta história não sou eu. Procuro sempre contribuir para o debate de idéias e levantar propostas, porque acredito que este é o caminho e busco provocar mudanças por meio de meus questionamentos. Quanto às minhas faltas às reuniões, Senhor Secretário, suas críticas são arrogantes e mesquinhas. São de má fé e revelam sua falta de conhecimento. Sou um reles suplente deste Conselho. Parafraseando o Zé Mário “vice-prefeito e suplente são como um menino que chupa uma bala embrulhada. Chupa, mas não sente o seu gosto”. E mais, o horário das reuniões coincide com meu trabalho em outra cidade. Não sou Deus para estar em dois lugares ao mesmo tempo e nem deixarei de cumprir a minha função de professor para participar de reuniões em que não terei o direito de votar nenhuma matéria.
Repudio veementemente a vergonhosa tentativa de baixar o nível do nosso debate, as pilhérias, a deplorável atitude de um homem público tentar responder o descontentamento ao seu trabalho, incentivando rixas partidárias. É vergonhoso. Tudo isso não fica bem na boca de um Secretário de Educação. Mantenha a compostura, Senhor Secretário. Eu não me rebaixarei ao seu nível. Não é o meu objetivo ser medíocre. Desejo, sim, enfocar a atenção dos problemas para quem tem a responsabilidade de resolvê-los, mexer-se, trabalhar pela melhoria de nossa terra. Minha preocupação não é o passado, mas sim o que podemos fazer pelo futuro. E fazer pelo futuro não começa retirando a responsabilidade de governar para jogar nas costas do povo. Compare o meu possível erro ao tamanho dos seus. A falta de merenda escolar, a falta de livro didático, a falta de higiene nas escolas, os apagadores velhos, os objetos quebrados, 4 meses de salários atrasados, o péssimo mimeógrafo, a falta de prestação de contas das verbas da Educação, a falta de aulas de computação durante todo o ano de 2005 e metade de 2006, o atraso das reformas incompletas das escolas pelo Programa do Governo Federal “Escola Ideal”, a tentativa de dividir a disciplina Língua Portuguesa, a péssima semana pedagógica, os contratos em excesso, a perseguição aos servidores, a suspensão do transporte escolar para os alunos da zona rural, as carteiras e os trincos de porta quebrados e sujeitar a saúde de várias crianças por conta de um teto de brasilit, que provoca câncer, são todos da sua alçada e da Direção da Escola. Não “tire o corpinho de banda”! como é costume do casal todo-poderoso de Teixeira. E usar uma rádio para jogar toda a responsabilidade de Educar os alunos de toda uma escola a somente um professor é um ato irresponsável para um Secretário e supervisor escolar. Mas é também uma atitude desesperada de intimidar a liberdade de expressão. Limite-se a retirar a trave de seus olhos, antes de olhar para o meu argueiro.
Eu critico os atos de pessoas públicas que ganham para servir ao povo, não cidadãos no livre exercício de seu direito. Como se diz “Odeie o pecado, mas ame o pecador”. Ao questionar o trabalho da Secretaria, o faço porque suponho que há condições para se fazer melhor. Há muitas verbas que estão sendo mal gerenciadas. Os recursos do Fundef aumentam a cada ano. Isso sem falar nas verbas da Escola Ideal. Está entrando dinheiro na Educação de Teixeira como nunca entrou na história. Até hoje não se mostrou aos professores um levantamento diagnóstico da realidade da Secretaria. Faz-se capacitação, faz-se investimento, sem se saber o quê, quando e por quê se faz. O processo de reformulação do plano do magistério e de elaboração do plano municipal de educação oportuniza fazer isso, entretanto estar mal direcionado pela Secretaria. Falam de democracia, mas temem ouvir minhas propostas. A minha incompetência é tão grande que elaborei sozinho uma contraproposta que praticamente invalidava a medíocre proposta elaborada pela Secretaria. Parece-me que os coordenadores do debate ficaram tão envergonhados que induziram a cassação da minha palavra. Sou tão incompetente que desenvolvi um projeto de leitura em 2003 que foi aprovado por 99% dos alunos, em que os mesmos leram três livros paradidáticos e estudaram o livro didático de capa a capa (trabalho de boas escolas particulares), e a avaliação que a coordenação pedagógica da escola fez com os alunos da 8ª série, ano passado, também desmentem as acusações caluniosas. E se há alunos que não gostam tanto de meu método, talvez seja por eu dar o melhor que posso, colocando-os para estudar, para ler, exigindo o cumprimento das tarefas de minha disciplina. Se isto for um pecado pedagógico, não foi isso que aprendi na UFPB. Na universidade, aprendi que só se consegue algo na vida dando duro. E esta história de brincadeirinhas, de festinhas, não faz ninguém conseguir um emprego por meio de concurso. Só consegui o currículo, apresentado no início desta nota, porque “meti a cara nos livros”. E a fama de ditador não é minha. Eu não trabalho na Secretaria para atender mal as pessoas. Quando o Senhor quiser falar grosso, dirija-se a Valdecir.
Por fim, o curioso, nessa história, é que se fazem mil e uma observações negativas contra os trabalhos da Secretaria, mas tentam desviar a atenção do povo com descabidas ilações pessoais. Já o afastamento do trabalho da esposa do Secretário, por exemplo, só o mencionei porque caracteriza abandono de emprego, é ilegal. Portanto, é de domínio público por se tratar de favorecimento, ou seja, nepotismo no serviço governamental. Digne-se, portanto, em tomar as providências legais, como fez ao compactuar com as denúncias ao concurso público. O exemplo começa em casa, para não se dar margem às confirmações de que as denúncias infundadas ao concurso são meramente uma perseguição política. E se Zé Poeta tirou, algum dia, o sono de alguém, hoje quem tira sou eu.
Teixeira, 16 de novembro de 2006.
Claudeanio Gomes Brasil

8 comentários:

Anônimo disse...

parabens, professor , continue firme e forte nos seus objetivos.

Anônimo disse...

Parabéns professor Claudeanio! Você mostrou que é uma Teixeirense de carater e que tem, sobretudo, muita competência para debater assuntos relacionados a Educação.

Anônimo disse...

Parabéns Claudeânio, você tem história, currículo e conhecimento. Deu a resposta que o Secretárrio de Educação precisava ouvir, pessoa desqualificada para o cargo que ocupa. O currículo do Secretário, os teixeirenses conhecem muito bem, só serviu a vida inteira para trabalhar na Prefeitura, servindo ao seu Patrão Valdecir Amorim. Não estudou como você, portanto, não sabe o que é educação. Agora, depois de tantos anos, assume a mais importante Secretaria do município. Daí o resultado, não poderia ser diferente, é uma pessoa incapacitada para o cargo, além de não ser um Professor com a qualificação necessária, mostrou-se mal educado e despreparado para responder a um competente Professor como você. Deveria ter ficado calado, pois, debater é para quem sabe e tem competência. Parabéns!

Anônimo disse...

Parabéns Professor Claudeanio, pela historia currículo conhecimento, e acima de tudo coragem de levar ao conhecimento de todos, a grande crise que tomou conta de Teixeira.
Continue assim firme e forte, não se deixe abalar.
Abraço.

Aldrim Batista

Natal, 11 de Novembro de 2006.

Anônimo disse...

Interessante, no tempo de Elenildo falavam que o dinheiro da Prefeitura era todo roubado, e agora que não paga nem aos funcionários será o que?
Eles diz que é a divída que Elenildo deixou, é as folhas de pagamentos que ficaram atrasadas e os precatórios, será que no tempo de Elenildo nada disto existia?
E os precatórios de Rita, as folhas de pagamentos de Inacinho, será que não foi Elenildo que pagou?
A Escola Ideal foi Elenildo que conseguiu.
O dinheiro do esgotamento (que sumiu) foi Elenildo que arranjou.
As casa populares de Poços (que não Terminaram) foi Elenildo que arranjou.
O dinheiro para comprar os veículos da saúde (que não compraram ainda) foi Elenildo que arrumou.
Tudo isso foi arranjado por Elenildo, mas levou azar porque o pagamento destes convênios só sairam no mandato de Rita.
E aí prefeita vocês não dizia, que o dinheiro era todo roubado e agora onde está o dinheiro?
E aí Prefeita mostre os convênios que vocês arranjaram com o Governo federal nestes dois anos de administração de Esperança e Paz.
Parabéns Professor Claudeanio, quando eles estavam na oposição o discurso era bem diferente de hoje e você lembrou bem cadê Zé Poeta, será que ele decepcionou-se tanto que morreu ou é como você diz, será que ele não ganhou uma secretaria para calar-se, ou foi porque sua mente consegue mais criar aqueles versos bem rimados, ou é porque a rima agora é diferente.

Anônimo disse...

O Secretário perdeu uma grande oportunidade de ficar calado, mas preferiu tresloucadamente tentar desmerecer um profissional da altitude moral e intelectual do professor Claudeânio Brasil e aí foram os expostos os diversos erros de sua mediocre gestão.
O secretário, em seu pronunciamento, tentou atraves de uma retórica sofrível, pobre e cheia de cinismo brigar com os fatos, com a intenção de esconder da população o fato óbvio e incontestável que a educação municipal, dirigida por ele, está no fundo do poço.,
Só com humildade, politicas corretas, que se traduzam em moralização da máquina administrativa, emprego correto dos recursos públicos, fim da mazela da politicagem, teremos uma educação de qualidade. Medidas como estas era o que se esperava que o sacretário anunciasse na rádio e não querer tapar o sol com uma peneira, se omitindo de responsabilidade pelo caos instalado para jogar em cima de um profissional idôneo, responsável e qualificado.
Faltou O Professor Claudânio falar, talvez porque não soubesse, que o secretário confessou, na emissora de rádio local, que recebia dinheiro da Prefeitura de Maturéia sem prestar nenhum serviço aquela cidade porque não tinha tempo, ou seja, sem trabalhar. E uma pessoa dessa ainda vem falar em compromisso, assiduidade, pontualidade e responsabilidade.
Se o secretário da esse pessimo exemplo como pode ter moral de cobrar dos outros.

Anônimo disse...

XX.Claudeanio Gomes Brasil, quero dar os parabéns por sua atitude correta em rebater de forma tão bem elaborada o devaneio de um secretário que vive na ilusão de saber das coisas, mas que comete erros infantis como o de responder de forma acintosa uma critica feita ao cargo público, que assume sem a devida competência. Servir de babão é uma coisa, cuidar de coisa pública é outra. Alias essa atual administração está recheada de pessoas donas da verdade, lendo as postagens me deparei com a arrogância do secretário de saúde exigindo que não fossem postadas matérias que falassem sobre ele e sua pasta. Quanta pretensão! Quem é agente público não se da o direito de se isentar de criticas, porque o dinheiro é público, portanto temos que reclamar mesmo. Pelo que vemos em Teixeira a saúde anda aos frangalhos, mas segundo o secretário esta as mil maravilhas. Então eu pergunto quem tem razão ele o povo? Que quando procura o hospital falta bisturi, remédios, médicos em fim o que está funcionando? E os salários atrasados? Onde está o dinheiro? Será que foi Elenildo que levou também? Vamos ser mais humildes e honestos, deixar de olhar para nosso próprio umbigo, e fazer o que tem que ser feito. O povo tem deixado você trabalhar só não está vendo resultado. Pois bem Claudeanio continue assim levantando a bandeira da verdade e lutando contra a tirania dos que se julgam superiores e donos da verdade, porque senão fica valendo aquele dito popular: em terra de cego quem tem um olho é rei.

Anônimo disse...

Gostaria de externar aqui, meus parabéns ao PROFESSOR CLAUDEANIO, é de gente assim que se precisa, pessoa preparada e competente.
Mas coloca-se gente incompetente pra administrar e é nisso que dá.
Este secretário devia aproveitar e pedir logo sua demissão, pois quem não tem competência para assumir um cargo não inventa, não fica nele apenas pelo dinheiro.
Mais uma vez PARABÉNS PROFESSOR, é assim que se faz.