domingo, 28 de maio de 2006

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEBATIDO POR FUNCIONÁRIOS

Na última sexta-feira, 26, os funcionários lotados na Secretaria da Educação do município se encontraram, em nova assembléia da classe, para debater as novas diretrizes para a Educação teixeirese. Tratou-se, nesta assembléia, do debate para propostas de inovação na Educação para serem implementadas a partir da aprovação do Plano Municipal de Educação. Novas assembléias ainda ocorrerão com a participação da classe e da sociedade em geral.
O blog foi informado de que, apesar da tentativa de promover um debate salutar, os representantes do Governo não se agradaram das propostas apresentadas pelo professor Claudeanio Brasil. Adepto do bom debate, defensor árduo de uma melhoria de qualidade para a Educação e da valorização do professor, Claudeanio ficou descontente por ter o seu direito de falar cerceado, com a argumentação de que ele não teria participado do primeiro debate por isso não haveria necessidade de apresentar propostas para os itens lidos na primeira plenária. Para que o leitor compreenda melhor, a proposta apresentada para ser debatida consta de trinta itens e o professor Claudeanio elaborou propostas de inclusão, alteração ou junção em, praticamente, todos os itens, argumentando ele, ser necessário a leitura de toda a proposta para que o propósito principal fosse compreendido por completo. Até que aceitaram a leitura, só que, em determinado momento, parece terem precebido avanços na proposta do professor que iam de encontro aos interesses do Governo. A partir de então, conseguiram, com apoio de parte da classe, cortar o direito de explanção de Claudeanio.
Entre as propostas do professor estava a regularização do quadro suplementar. Vergonhosamente os profissionais que integram este quandro não se manifestaram a seu favor, demonstrando que a grande luta promovida no Governo passado para a regularização desses profissionais era meramente política. É lamentável a covardia dos profissionais do quadro suplementar em relação a uma propostas que os favorecia.
Fui um dos que defenderam, no Governo passado, a regularização destes profissionais. Não me arrependo do posicionamento que tive e que ainda tenho. Mas vejo que, enquanto defendíamos uma luta da classe, os integrantes do quandro defendiam, simplismente, um grupo político. Continuo com a mesma opinião de defesa da classe, mas aos que calaram-se agora só para defender o poder, ficando contra si mesmo, tenho uma nova opinão: os profissionais que se calaram tiveram uma ativude covarde, e esta é a pior característica que pode haver no ser humano. Tenha medo, mas não seja covarde. Quem tem medo raramente age, é verdade; mas quem é covarde trai, e não há coisa pior que isso.
Para encerrar uma estrofe de Gregório de Mattos Guerra, o Boca do Inferno:
Que falta nesta cidade?... Verdade.
Que mais por sua desonra?... Honra.
Falta mais que se lhe ponha?... Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha.

8 comentários:

Anônimo disse...

Será que foi assim? Olhe, Olhe.

Anônimo disse...

Não foi bem assim, mas se tratando de Claudeanio ser seu amigo, tudo bem, vamos fazer de conta que foi exatamente desse jeito,né?
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

Anônimo disse...

É uma vergonha que o Governo atual não queira regularizar o quadro suplementar. Imaginemos se ter ministrado aulas por todos esses anos e não ter sua profissão (investidura) regularizada por falta de vontade política ou vontade demais de não beneficiar aqueles que merecem o bem, somente por não sê-los eleitores de determindado clã.

Anônimo disse...

Infelizmente a classe dos professores ainda não se consinetizaou de seu papel na construção de seu próprio destino. A covardia prevalece sobre os interesses políticos.

Anônimo disse...

Valeu professor, bote quente neste povo que eles não prestam. Este pelano é mais uma enrolada deles para prejudicar o povo.

Anônimo disse...

E eu ouvi dizer que o plano estava sendo elaborado com democracia. Desse jeito, imagine se não tivesse democracia. Parece que a democracia é somente para o povo do pfl. Este bando de ladrão que roubou a prefeita 18 anos.

Anônimo disse...

O prefeito de marco tentou reguLAMENTAR. Demitiu TUDIM... TUDIM!!! Democracia já diz: Maioria. Teu amigo é só um. UM! UM! UM! UM!

Quem nao participa perde a razão.

Amizade é uma coisa, Profissionalismo, outra.

Anônimo disse...

Acho é pouco o quadro suplementar ser posto pra fora!