quinta-feira, 19 de abril de 2007

A GALERIA E A DERRUBADA DE ÁRVORES NA RUA D’AREIA

Um comentarista do Blog solicitou informações a respeito da galeria que está sendo recuperada pela Secretaria de Obras na Rua D’areia e da derrubada indiscriminada de árvores sem que sejam repostas na quantidade exigida por Lei. Reproduzo uma parte do comentário abaixo:
“...estou a espera de que vc fale sobre o descaso da secretaria de obras,pois na rua d´areia derubaram todas as plantas,no intuito de que iam consertar a galeria,mas ate agora so ví a galeria ser consertada ate o bar de elizete,e o resto da rua vai ficar as moscas e baratas como está.Em frente a lanhouse espaço alternativo está um buraco aberto da galeria,todas as noites se vc queizer ver o todo tipo de inseto,é so vir olhar sai de tudo dali de dentro.espero que vc possa fazer algo por a rua d´areia.sem falar nas arvores que derrubaram,e ate agora a prefeitura não fez nada pra repor as arvores,as que é obrigatorio,pois se arrancar uma arvore tem que plantar duas.se o povo quizer que compre as plantas...”
Sobre a galeria, há informações de que a Prefeitura estaria cumprido uma ordem do Ministério Público Municipal que exigiu do órgão competente o trabalho de recuperação da galeria o mais rápido possível, ou seja, se dependesse do Governo Municipal, alegando falta de condições, o trabalho custaria a ser realizado. Prova disso é que em localidades da cidade os esgotos continuam correndo a céu aberto e há galerias com problemas de entupimento sem que sejam recuperadas. A falta de um serviço de qualidade por parte da Secretaria de Obras tem rendido várias ao responsável pelo órgão, Hélder, por parte dos Vereadores, nas sessões da Câmara Municipal.
Quanto à derrubada indiscriminada de árvores até agora não foram apresentados argumentos plausíveis que justifiquem um verdadeiro crime ambiental praticado pelo Poder Público Municipal. O argumento de que as plantas na Rua D’areia estaria prejudicando a galeria mostrou-se infundada, pois já faz cerca de uma ano que as árvores foram derrubadas e o problema persiste. Ainda assim continuam derrubando mais árvores. Recentemente cortaram uma árvore em frente a casa de D. Zefinha de Antônio Rangel (mãe do Professor Claudeanio). Apesar de a dona da casa, que plantou a árvore, implorar aos trabalhadores que não cometessem o ato de destruição da árvore, os funcionários ignoraram. A questão agora está na Justiça e poderá render à Prefeitura Municipal uma indenização.
Na gestão passada, a simples poda de uma árvore foi motivo de denúncias por parte dos opositores. Hoje derrubam árvores todos os dias e a Oposição faz vista grossa.

Nenhum comentário: