terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Noite de Natal

Noite de Natal, após participar da ceia em família e fazer algumas visitas, fui à festa da Padroeira de Teixeira, Santa Maria Madalena.
Desacostumado de andar em festas, sobretudo desacompanhado, fui a algumas mesas apenas para assuntar sobre a política local.
A meu sentir as correntes políticas do Teixeira estão hoje mais esfaceladas do que nunca.
Teixeira sempre teve lideranças fortes que usavam a sua força gravitacional para manter a unidade de um grupo político. Foi assim com Zé Xavier, com Zé Lira e com Valdecir Amorim, para citar apenas três.Com a desistência do Deputado Valdecir em concorrer novamente a uma cadeira na Assembléia Legislativa, sua força gravitacional foi se apequenando e permitindo assim, que alguns dos seus liderados ousassem se afastar.
Hoje há pelo menos sete grupos. A eles:
O grupo de Valdecir: Ainda é o mais forte. Tem o controle da Prefeitura e da Câmara, a par de ainda dispor de forte apoio popular.
O grupo de Elenildo: Tem no nome do seu líder sua maior força. Elenildo saiu bastante desgastado da eleição municipal de 2004, porém se recuperou e mostrou fôlego na eleição estadual última, dando robusta votação aos candidatos a quem deu apoio. Tem a força do nome do PMDB e os votos do Nêgo de Guri, enquanto este não criar o seu próprio grupo.
O grupo do mal: Também conhecido como Grupo dos Dez, esse grupo não tem cacique, mas tem demonstrado cacife, ao derrubar candidatos fortes. Se prepara agora para tentar eleger o seu primeiro candidato. Tem entre seus membros mais destacados, Marco de Assis e Hélio Justino.
O grupo do Galo: Toda a força desse grupo decorre da liderança pessoal do seu líder, Zé Mario, que vem se animando a enfrentar as urnas na próxima eleição.O grupo de Wenceslau: Sub legenda do grupo de Valdecir, é liderado pelo atual vice-Prefeito Wenceslau Marques e pode surpreender e conseguir consolidar o seu nome para as próximas eleições.
O grupo de Inacinho: Dissidência do grupo de Valdecir, sua força ainda é desconhecida e conta com o ex-Prefeito (duas vezes) Inacinho e com o atual Vereador Juninho.
O grupo do PT: Bastante abalado desde a sua desastrosa experiência à frente da administração municipal, o agrupo aposta nas próximas eleições para tentar recuperar parte do prestígio que um dia já teve. A tafefa não é fácil.

Nenhum comentário: