sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Choverá mais este ano em relação a 2006, mas ainda não será suficiente

Os índices de chuvas no Litoral paraibano deverão ser maiores este ano em relação ao ano passado, de acordo com o prognóstico do primeiro trimestre emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os dados, no entanto, não são otimistas para algumas regiões do Estado como o Sertão, que permanecerá com chuvas normais e abaixo da média. A informação foi fornecida pelo chefe da Seção de Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), Ednaldo Correia.
Ele disse que choveu menos que 55% da média histórica no ano passado no Litoral paraibano, mas este ano não estão descartadas chuvas mais fortes, pois poderá ocorrer o enfraquecimento do El Niño e prováveis mudanças de comportamento das zonas de convergência sobre o oceano, que poderão favorecer a estação chuvosa na Grande João Pessoa. No ano passado, choveu durante todo o ano 1.047 milímetros na Grande João Pessoa, que possui uma média histórica anual de 2094 milímetros.
No Sertão do Estado, o período de chuvas compreende de janeiro a maio. De acordo com Ednaldo, a previsão de chuvas é normal ou abaixo da média com irregularidades espaciais e temporais. Na região de Patos, que atinge uma raio de 100 a 150 quilômetros quadrados, a média histórica anual para os meses de fevereiro, março e abril é 547 milímetros.” Provavelmente algumas localidades deverão receber uma quantidade de chuvas maior que outras, mas no geral a tendência avaliada no primeiro trimestre é que o período chuvoso seja normal ou abaixo da média”, frisou.
Segundo o prognóstico, a previsão dos técnicos para a estação chuvosa aponta para uma maior probabilidade de chuvas sazonais normais sobre essa área do semi-árido do Nordeste. Os metereologistas não descartam a possibilidade de ocorrências de chuvas intensas isoladas em determinadas áreas do Estado, que estão relacionadas aos vórtices ciclônicos de ar superior, às oscilações no início do trimestre e à zona de convergência intertropical.

2 comentários:

Anônimo disse...

Para os desinformados de plantão nunca foi cogitada a candidatura de NILTON DE ALMEIDA a Prefeito de Teixeira. Foi comentado sim, por alguns "POLITIQUEIROS DE PLANTÃO" uma possível união política de WILSON DE ALMEIDA (proprietário do posto Sta Mª Madalena) e irmão de Nilton, com o grupo formado por Marcos de assis, Hélio, Quinho e outros e que apoiaram o Dep Dinaldo Wanderley a vir aser (talvez) candidato a Vice-Prefeito em uma chapa com Marcos. Aproveito para Converncer Marco Aurélio a só divulgar matéria em seu blog que seja assinada e com o nº do CPF de quem escreveu a matéria. (É só uma sugestão para que o blog fique mais imparcial).
Um Abraço

THADEU FILMAGENS
CPF Nº 396.333.574-20

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Tem que se fazer uma investigação urgênte nas secretarias da saúde e de educação,dizem que o que tão fabricando de recibos e diárias não é brincadeira não, é caso de Polícia.E quem quizer investigar com certeza encontrará muita coisa errada, se estou dizendo é pq sei de tudo o que acontece nas duas,dá cadeia e é das grandes,só não me endentifico pq tenho medo de perder meu emprego.Atenção oposição ou qualquer cidadão Teixeirense, é um Direito que lhes assistem em investigar essas denúncias,cadê Elenildo cadê a oposição para abrirem uma CPI junto a câmara municipal? Lutem por isso e se os veriadores se negarem a investigar que é obrigação deles é pq aí tem coisa e das grandes eles sabem que tem,lembram do caso Raimundo Rocha?Ô oposição fraca,não nunca ví isso em cidade alguma,em Teixeira tudo é ao contrário mesmo.Óra a atual situação conseguiu colocar Elenildo na cadeia por muito menos e agoraa oposição vai ficar calada com um descaso desse comendo o dinheiro público.Tem Secretário até no Paraguai e eu ouví dizer que ele não deu nem satisfação ao prefeito que iria deixar a secretaria abandonada para fazer uma viagem em benefício próprio.Isso é uma vergonha.Ô povo mole esse de Teixeira meu Deus. Mas se querem deixar que continuem passando à mão no que lhes pertencem que sofram cambada podre.{Revolta}.Tão comendo tudo pela sapata.

1/22/2007 05:36:22 PM