sábado, 30 de setembro de 2006

PESQUISA IBOPE, DIVULGADA NO CANAL GLOBONEWS, MOSTRA VITÓRIA DE MARANHÃO

Postamos agora matéria veiculada no Portal WSCOM (www.wscom.com.br) sobre os números da pesquisa IBOPE de intensão de votos para o Governo do Estado da Paraíba, divulgados pelo canal Globonews, que indica vitória de Zé Maranhão. Leia:
Globonews divulga pesquisa do Ibope dando Maranhão com 51% contra 47% para Cássio
A Globonews, emissora de canal fechado da Rede Globo, veiculou na madrugada deste sábado, concomitantemente à noticia da queda do avião da Gol, números da ultima pesquisa do Ibope na Paraíba dando a vitória do senador José Maranhão com 51% dos votos contra 47% em favor do governador Cássio Cunha Lima. O advogado Sólon Benevides disse que o diretor da emissora, Humberto Lago, negou a informação, mas o portal WSCOM Online teve acesso ao vídeo e gráfico da pesquisa.
Conforme noticiário da UOL, “em transmissão ao vivo, o canal pago GloboNews chegou a se confundir, exibindo gráficos de uma pesquisa sobre a eleição enquanto a apresentadora do telejornal realizava entrevista, por telefone, sobre as dificuldades de buscas na região de floresta e a estrutura hospitalar existente perto da área do acidente”.
A noticia acrescenta ainda que “o nome dos candidatos mostrados na tela disputam eleição na Paraíba, embora o gráfico surgisse com o título "Maranhão". O vídeo com os erros de edição já está disponível no YouTube”
TV Local - A TV Cabo Branco, emissora responsável pela veiculação da pesquisa, teve que enfrentar inicialmente a decisão da Justiça Eleitoral proibindo a veiculação dos números, entretanto, às 18 horas de ontem, ganhou liminar no TSE podendo divulgar a pesquisa, mas isso não se efetivou na edição do jornalismo noturno da emissora.
Diretores da Rede Paraíba de Televisão não quiseram se pronunciar sobre o assunto. Neste sábado à tarde, advogados da Coligação Paraíba de Futuro entraram em contato com a emissora afirmando que estão retirando o pedido de impedimento de divulgação ganho no TSE, na madrugada, para permitir a veiculação dos números.
Veja a seguir a integra da noticia veiculada, às 03h20, a partir da emissora de TV "Sem imagem de acidente da Gol, TV usa gráfico de eleição; veja vídeo'
Publicidade da Folha Online
Ainda sem imagens para exibir, as emissoras de TV sofrem para editar suas notícias sobre o desaparecimento de um Boeing da companhia aérea Gol com 155 a bordo, na região da serra do Cachimbo, entre o norte do Mato Grosso e o sul do Pará.
Em transmissão ao vivo, o canal pago GloboNews chegou a se confundir, exibindo gráficos de uma pesquisa sobre a eleição enquanto a apresentadora do telejornal realizava entrevista, por telefone, sobre as dificuldades de buscas na região de floresta e a estrutura hospitalar existente perto da área do acidente.
O nome dos candidatos mostrados na tela disputam eleição na Paraíba, embora o gráfico surgisse com o título "Maranhão". O vídeo com os erros de edição já está disponível no YouTube.
Para compensar a falta de imagens, os telejornais deslocam seus repórteres para entrada ao vivo de aeroportos. O telejornal 24 horas, da Record, colocou uma repórter no aeroporto de Congonhas para ler uma nota da Gol que confirmava o desaparecimento do avião. Não seria necessário o deslocamento da repórter até lá, uma vez que a nota foi divulgada por e-mail pela assessoria da Gol, e não nos guichês da companhia. Além disso, o vôo tinha destino o Rio, e não São Paulo. O vídeo também já está disponível no YouTube.
Na rede norte-americana de CNN, a falta de imagens foi compensada pela exibição de um mapa genérico do Brasil, identificando apenas Brasília, repleto de traços dos rios da Amazônia. Nem a cidade de Manaus, de onde partiu o vôo, é identificada pela TV americana. O canal também usou a fotografia de um avião da Gol na pista do aeroporto, a mesma imagem usada pela GloboNews. Clique AQUI para ver o vídeo.
Da Redação WSCOM Online

Um comentário:

Anônimo disse...

Maioria Vermelha!

Durante todo decorrer da campanha estadual deste ano, aqui em João Pessoa, sempre tive a impressão que a disputa ao governo do Estado seria apertada, se não houvesse a vitória de Cássio. Hoje fiquei surpreso, ao sair à rua para justificar meu voto, tamanha a qiantidade de eleitores e eleitoras, de todas as idades, vestidas de vermelho. Muito me surpreendeu ainda, o total desânimo dos cabos eleitorais vestidos de amarelo.
João Pessoa pode ser decisiva neste pleito, tendo em vista a intensidade da disputa em Campina Grande, que foi sempre fiel da balança pró Cássio, mas que hoje, não tem uma diferença de votos tão elevada quanto da eleição passada ao governo do Estado.
Neste momento, são várias e expressivas as manifestações de euforia do pessoal de camisa vermelha, por toda cidade, os fogos não param de explodir, consequentemente, a perseguição cruel e implacável, por parte da Polícia Militar, como se estivessemos ainda no regime militar.

Saudações teixeirenses a todos e todas e fiquem com Deus.

José Carlos Gomes.