sexta-feira, 29 de setembro de 2006

DEBATE - Balanço final

Do Blog do Noblat (link aí ao lado)
Alckmin, Cristovam e Heloísa só tiveram a ganhar comparecendo ao debate entre os candidatos a presidente promovido pela Rede Globo.
Primeiro porque demonstraram respeito pelos eleitores. Segundo porque se saíram bem.
Alckmin se comportou de maneira a não correr grandes riscos. Driblou a tentação de responder às estocadas de Heloísa e bateu bola quase todo tempo com Cristovam.
Heloísa ocupou o espaço que sempre lhe coube - o de livre atiradora, ora batendo no governo Fernando Henrique, ora, de preferência, no de Lula.
Poderia ter dito tudo o que disse sem gritar, ou pelo menos sem elevar demais o tom da voz.
Mas, bem, Heloísa não seria Heloísa se procedesse assim.
Cristovam foi quem deu o tom do debate ao abri-lo com uma contundente crítica ao governo Lula, pedir que a eleição só seja decidida no segundo turno e se despedir dos eleitores com emoção. Emoção que sobrou em Heloísa e que contaminou até alguns convidados que a tudo assistiram em silêncio.
Quando o jornalista William Bonner encerrou o debate os convidados aplaudiram de pé os três candidatos.

2 comentários:

Anônimo disse...

10 MOTIVOS PARA VOTAR EM LULA

Muitos podem até não concordar comigo achando que o governo LULA não cumpriu o que prometeu. Pode até não ter cumprido tudo mesmo. Mas também fez muita coisa que não tinha prometido. E quanto aos escândalos do “Mensalão”, “Sanguessugas” e tantos outros, estes teriam existido de qualquer forma. E continuarão a existir com LULA ou sem LULA, enquanto não se fizer uma reforma política para acabar com a putaria no congresso. Imputar ao presidente a culpa pela desonestidade dos parlamentares não tem cabimento. Por isso eu não o culpo pelos erros daqueles que foram eleitos para defender nossos interesses e assim continuo a acreditar que ele ainda é o melhor para comandar o país em direção a um país melhor e mais justo. Eis os motivos pelos quais devemos vatar nele:

1)Durante o seu governo a taxa de inflação foi a menor desde o regime militar.
2)Nunca o país exportou tanto e teve um superávit primário tão alto.
3)Nunca as reservas internacionais foram tão altas.
4)O Salário Mínimo hoje tem o maior poder de compra dos últimos 30 anos.
5)Os índices de misérias nunca foram tão baixos.
6)Pela primeira vez num governo grande parte da cesta básica custa menos no final do governo do que custava no início.
7)Nunca nos últimos 30 anos o país cresceu – embora menos que muitos outros países – por um período tão longo.
8)Nunca tivemos tanta esperança no futuro como agora
9)Em time que está ganhando não se mexe, já diz o velho ditado
10) Apesar do erros do PT, eu ainda acredito que LULA fará um governo melhor do que os adversários.

José Carlos Gomes

Anônimo disse...

Caro Março.
Passando por aqui, quero lhe parabenizar pelo excelente trabalho e dedicação.

Não são minhas as palavras postadas, mais de certa forma se leva ao conhecimento de alguns.

Antes de responder vamos, em conjunto, avaliar o cenário político brasileiro e, na sequência, vamos pensar sobre a hipnose coletiva que absurdamente toma conta do povo brasileiro.

Se retomarmos ao ano da posse de Lula, veremos que o Presidente, através do PT (Partido dos Trabalhadores)não tinha maioria no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados), para aprovar os principais projetos que sustentariam a governabilidade do nosso País. Isto constatado, a intelectualidade do partido elaborou o plano para obter essa necessária maioria e obteve. O PT utilizou a mesma estratégia utilizada pelo PSDB e PFL para conseguir votos no Congresso e aprovar as Leis que julgava necessárias para beneficiar suas próprias ações, nunca as do povo mas, infelizmente suas próprias ações. A estratégia? Claro, vou dizer: favorecimento político, negociação de cargos, nepotismo, liberação de verbas vinculadas à aprovação desta ou daquela Lei e, a mais estarrecedora de todas, malas e malas de dinheiro.
A diferença entre o PSDB/PFL e PT? A experiência!
Os partidos atualmente na oposição, vinham de um grande período na administração pública sendo muitos, oriundos ainda da escol da ditatura militar. O PT, ao contrário, sempre foi oposição e não tinha a experiência do poder. No meu entender os partidários do PT, deslumbraram-se com o brilho do poder e (quem nunca comeu mel, quando come se lambuza) sentiram que não deveriam largar aquelas "tetas" gordas do Estado Brasileiro.
Escrevo isto, com o coração ferido pois, fui metalúrgico e como tal varei inúmeras madrugadas para entregar panfletos em portas de outras fábricas com o objetivo de conscientizar aqueles que, como eu julgava (incorretamente?) precisavam abrir os olhos contra o imperialismo.
De algum modo o PT, em alguns momentos, conseguiu atar o Congresso Nacional e dobrou a classe política brasileira. Nossos congressistas renderam-se ao brilho das mariposas noturnas e se prostituiram. Neste caso a responsabilidade é de todos, ninguém faz nada que não queira!!!
Fica claro, quando se analisa com frieza, que o jogo do poder fez com que o PT não investigasse (como sempre defendeu) os movimentos corruptos do governo de FHC, se vendeu à idéia de que se não denunciar não serei denunciado.
Mas, por um deslize de alguém que, de algum modo deixou de receber o seu, uma ínfima parte da podridão veio à tona. Aqui também fica claro, o PSDB/PFL não atuou como deveria pois também, tinha seu rabo preso, infelizmente.
Resta concluir que não votarei no Senhor Lula por que quero dar o direito à minha filha de ver e viver em um País melhor. Minha consciência não suportaria tanta omissão, tanta falta de transparência, tantos escândalos simultâneos e tanta artimanha para criar uma América Latina Socialista. Basta compreender o que se passa no Foro de São Paulo. Há uma frase interessante e que pode ser utilizada para reflexão: "diga-me com quem andas e direi quem és". Neste Foro de São Paulo criado em 1990, temos os associados: Farcs, Hugo Chaves, Evo Morales, Fidel Castro, Frente Sandinista de Libertação Nacional entre outros grupos militares da América.
A via democrática continua sendo um boa alternativa e deve ser utilizada. É preciso abrir a mente e olhar acima da hipnose coletiva que tomou conta da nossa sociedade. É preciso quebrar os meios de manipulação do conhecimento político e econômico e forçar os novos congressista a trabalhar para que a miséria deste País não se resuma a um café da manhã ou um famigerado depósito de alguns reais na conta que mais aprisiona do que liberta.
Lula foi omisso e estrategicamente não compareceu a nenhum dos debates. Instrumento utilizado, relembremos, pelo Senhor Fernando Henrique Cardoso quando de sua reeleição, até nisto Lula demonstra que é uma cria do sistema. Vou votar nesta eleição! Sim, vou votar. Votarei naquele que mais se aproxima de minhas convicções torcendo para que tenhamos um segundo turno e neste segundo turno provocar as discussões políticas necessárias para a evolução desta nação.
É isto!!! Por "Paulo Lima"

Forte Abraço...

Falta pouco para asistirmos mais um capítulo dessa história. Boa Eleição para todos.