domingo, 4 de junho de 2006

O QUE QUER DIZER

Semanalmenta, na revista Época, da editora Globo, o consultor de empresas Max Gehringer publica um artigo respondendo às perguntas dos leitores sobre emprego, empresas, mercado. Max é um profundo conhecedor dos significados de palavras, a sua origem e o seu uso no mercado de trabalho. Na introdução de seus artigos, sempre explica o signifcado, origem e emprego de alguma palavras. Por considerar importante para os que têm a curiosidade de conhecer a palavras que muito são usadas no dia a dia das corporações, resolvi postar aqui no blog. Quem quiser procurar os artigos de Max Gehringer, pode assessar www.epoca.com.br e www.vocesa.com.br . O que publicamos a seguir está na revista Época n.º 409. Boa leitura para todos.
FREGUÊS O termo é uma compressão verbal da expressão latina filiu acclesiae, 'filhos da mesma igreja'. O antigo freguês era, portanto, um paroquiano. Nos tempos medievais, tudo acontecia em volta da igreja da aldeia, e existia um único fornecedor de mantimentos. E os paroquianos se tornavam fregueses não porque a opção era a melhor, mas porque não havia nenhuma outra. A famosa frase 'o freguês tem sempre razão' foi criada pelo inglês Gordon Selfridge, em 1886, quando ele abriu sua loja de departamentos, em Londres. Hoje, muita gente liga para um SAC, o Serviço de Atendimento ao Consumidor, e fica com a impressão de que a frase tem um complemento: 'O freguês tem sempre razão. Desde que não reclame'.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa disputa entre oposição e governo so leva ao fracasso a nossa cidade. Se eu não fosse daqui e seguisse as orientações aqui postadas, jamais viria a Teixeira, pois cada um que destrate a nossa cidade. Que se matem, mas preservem o nome de nossa cidade.

Teixeira é maior doque as piquinhas politicas.