sábado, 7 de outubro de 2006

CRESCIMENTO DAS OPOSIÇÕES

O resultado do primeiro turno das Eleições 2006 apresentou um inegável crescimento das oposições em Teixeira e Maturéia.
Diferentemente do que pregavam os situacionistas destes dois municípios os resultados para a Eleição de Governador apresentou uma pequena margem de diferença e como vai haver segundo turno os dois lados terão que arregaçar as mangas, pois pelo que se promete a Eleição será bem disputada.
Quando os números analisados são os da Eleição para as vagas de Deputado Estadual e Deputado Federal as Oposições dos dois municípios passam a ter uma vantagem sobre os Governistas. E como que o povo destes município tenha dado um alerta para os governantes: Ou melhora a administração ou a gente muda. No caso de Teixeira é visível o desgaste do Governo por ter condenado demasiadamente a gestão anterior e até agora não ter correspondido a espectativa. Os atrasos de pagamento têm sido o maior problema. Já em Maturéia a questão de atraso de pagamento não assusta o servidor, pois o atual Prefeito, Zé Pereira, além de pagar o salário dos servidores em dia desde o primeiro mês de sua administração, pagou também salários atrasados do seu antecessor, Ariano Dantas, e já comenta-se que irá adiantar o terço de férias e o décimo terceiro dos funcionários da Educação que estão lotados no Fundef (60%) para o próximo mês de novembro. Então onde estaria o problema? É simples: na organização da Oposição, visto que durante 4 anos Zé Pereira não teve resistência de seu opositores que tinham como líder o ex-prefeito Ariano desgastado por trapalhadas em seu mandato a frente da Prefeitura de Maturéia. Agora o grupo governista enfrenta uma Oposição que têm nomes novos na política de Maturéia, que é o caso do Vereador Emanuel do PT, e um ex-aliado o Vereador Chico Mané.
Muitos gostam de dizer que o resultado de uma não interfere na outra, mas é vom analisar os dados e verificar o que se apresenta no momento. Vamos começar por Teixeira: O candidado apoiado pelo Depuado Valdecir Amorim, a Prefeita Rita Nunes, o Vice-prefeito Wenceslau Marques, o ex-prefeito Inacinho e 6 Vereadores obteve 1.801 votos.
A Oposiçaõ ficou novamente dividida. O ex-prefeito Elenildo Queiroz, Carlos de Teina e os 3 vereadores da Oposição apoiaram Francisca Motta; O PT apoiou Rodrigo Soares; Zé da Barraca e Zé Damião Marçal apoiaram Gulherme Almeida. A soma destes três candidatos totaliza 2.241 votos, ou seja, 440 votos a mais que o candidato do Governo. Quando somam-se ainda os votos de outros candidatos que foram apoiados por lideranças que se apresentam como Oposição ao grupo do Deputado Valdecir Amorim aí a diferença fica mais elástica. Vejamos: O grupo dos 10 (liderado por Hélio Justino e Marcos de Assis) apoiou Dinaldo Wanderley; o empresário Zé Mário apoiou Socorro Marques; o ex-vereador Patinha apoiou Flora; Chico da Pipoca apoiou Frei Anastácio; Tadeu Lucena apoiou Urquiza. Juntando estes os votos destes candidatos com os outres três se chega ao total de 3.457 votos. Considerando-se que os votos nominais totalizaram 6.019, até que fossem somados todos os outros votos para o governo o Grupo da Prefeita Rita Nunes seria derrotado com 895 votos. É uma prova de que se os que se dizem hoje Oposição ao atual Governo partirem unidos na próxima Eleição será dificilmente perderão o pleito. Mas há muita água para rolar nesses próximos dois anos.
Em Maturéia o candidato apoiado pelos governistas obteve 1.108 votos e os principais candidatos apoiados pela Oposição, Dinaldo Wanderley por Chico Mané e Rodrigo Soares pelo PT, obtiveram juntos 1.125 votos, ou seja, a Oposição conseguiu superar o Governo com 17 votos. Isso já demonstra que, como apresentamos aqui em outras postagens, a disputa local em 2008 promete ser acirrada.
Depois analisaremos mais números da Eleição.

5 comentários:

Anônimo disse...

Não quero ser desmancha prazeres não, mas na eleição estadual anterior (2002) Roberto Paulino venceu por apenas 80 votos e dois anos depois a oposição de Maturéia levou uma sova de "apenas" 1.261 votos.
Agora foram 143. Sei não, mas acho que ri melhor quem ri por último...

Anônimo disse...

kkkkkakkkakakakakakakkakak, PUCHA SACO A.D

Anônimo disse...

Marco acho voce louco. Voce imagina que o grupo dos 10 como voce chama esta com voces? Esse particionamento gigante no seu grupo denomina-ne uniao total? Acredito que se voce somar os votos da regiao de nossa fronteira PRA o seu grupo a diferenca aumenta.

Eu tô doido! Eu tô doido!Eu tô doido! Eu tô doido! Eu tô doido!

AAAAAAAAAAAiiiiii! Eu nao mereço tanto!!!

Alvaro, voce deu show de analize. ensina ao inocente ai.

Anônimo disse...

Sempre que tenho tempo entro nesse blog e no Blog do Alvaro pra ler o que se passa nessa briga entre os eleitores de matureia e teixeira e tenho prestado atenção que sempre que Alvaro faz um comentário ele sempre sai por cima... existem alguns anonimos que só sabem escrever "puxa saco" e "derrotado".
Agora me pergunto! será que nunca vai aparecer uma pessoa que terá coragem de ecrever um comentário sem ser anônimo.

Álvaro não lhe conheço pessoalmente mais saiba que admiro vc como politico, pela sua coragem de enfrentar as pessoas sem medo. lembro bem de vc como vereador em teixeira... vc encarava Valdecir de frente sem medo... diferente desses anônimos que tem escritos só besteiras ao seu respeito.

valeuuuuu!!!!

Anônimo disse...

Reposta a Carlos

Também não o conheço pessoalmente, Carlos, mas fico lisonjeado com seu comentário.
O que tenho feito a vida toda, é tental elevar o nível do debate político, muitas vezes pagando um alto preço por isso.
Outro dia, ao manifestar meu desânimo com os resultados dessa minha política, uma amiga me lembrou das palavras de São Paulo em carta aos Gálatas, 6/9, qe salvo engano estava esrcrita nos seguintes termos: "Não devemos desanimar de fazer o bem, pois se não perdermos a coragem a colheita virá no devido tempo".

Uma abraço, desse seu amigo virtual.