segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Folha de S. Paulo: José Maranhão é alvo de processos

O senador José Maranhão (PMDB), provável sucessor do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), que teve o mandato cassado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), também responde a processos que podem levar à perda do cargo no Senado.
Maranhão ficou em segundo lugar nas eleições de 2006. Responde a pelo menos 12 processos -nove no TRE e três no TSE (Tribunal Superior Eleitoral)-, a maioria por uso indevido de meio de comunicação. Cunha Lima fica no cargo ao menos até o julgamento de recurso no TSE.
O suplente de Maranhão no Senado, Roberto Cavalcanti, é proprietário do Sistema Correio de Comunicação, que integra jornal, emissoras de rádio e a TV Correio, afiliada da Record na Paraíba, que chegou a ter a transmissão interrompida, em outubro do ano passado, porque o TRE considerou que jornalistas ofenderam Cássio Cunha Lima no ar durante debates.
No TSE, além de um recurso por propaganda eleitoral irregular (que não pode levar à cassação, apenas multa), há duas ações de impugnação de mandato apresentadas pela coligação encabeçada pelo PSDB e outra pelo PSB, referentes às eleições de 2002, que elegeram Maranhão senador.
As ações acusam o peemedebista de abuso de poder político e econômico, compra de votos, conduta vedada e uso indevido de meio de comunicação.
De acordo com os advogados de Maranhão, nenhuma das ações foi apresentada pelo Ministério Público Eleitoral, o que as enfraquece. Em maio, o TSE rejeitou pedido de cassação do mandato do senador.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cogita-se o nome do Padre Maurício Sandro (filho ilustre de Teixeira que hoje administra a paróquia da cidade de Malta), para uma possível candidatura a prefeito de nossa cidade.
gosr=taria que os amigos anÕnimos ou não se pronuciassem sobre o assunto.
No meu ponto de vista é um bom nome, e acho também muito importante que nós entremos no mérito da avaliação do nome.