domingo, 3 de dezembro de 2006

CONTINUAÇÃO DA SESSÃO DA CÂMARA

MÉRCIA DE CARLOS – A vereadora reclamou dos atrasos de salários afirmando que em alguns casos já chegam a quatro meses e que as varredeiras não podem mais fazer a feira e que estão fazendo bico para complementar a renda. Mércia também falou sobre o problema da limpeza pública e do excesso de animais nas ruas.A vereadora também questionou o tratamento diferenciado entre funcionários que vem sendo promovido pela administração atual em administração.

KEY FRANCE: A vereadora comunicou que o Secretário de Educação do município fez uma visita ao local onde deverá funcionar a biblioteca rural (proposta da vereadora), no sítio Tanque do Novilho. A vereadora também aproveitou a oportunidade para apresentar ao Secretário o requerimento de autoria da parlamentar que solicita a inclusão de duas novas disciplinas na grade curricular do município: uma sobre a história do município e outra relacionada à agricultura. A vereadora lembrou que este requerimento foi muiuto elogiado por conterrâneos e repercutiu em sites na internet. Informou também que conseguiu a liberação da quadra poliesportiva da Escola Estadual Sebastião Guedes da Silva como tinha requerido na Sessão passada para a prática das atividades de Educação Física dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Key France comentou os salários atrasados e disse que cada um precisa colaborar com os servidores a exemplo das feiras que a mesma distribuiu com alguns contratados que não receberam ainda seus vencimentos. A vereadora ainda fez um questionamento à Mesa Diretora sobre a forma como eram encaminhados os requerimento aprovados pelo plenário da Câmara. Key solicitou que a Mesa Diretora sempre informasse como estavam os andamentos das solicitações feitas pelos parlamentares.

GALEGO DE LÔ: O vereador falou sobre a viagem do Prefeito Interino, Wenceslau Marques, à Capital Federal. Segundo Galego, Wenceslau conseguiu assegurar emendas parlamentares para a construção de um açude no sítio Santo Agostinho; uma estrada para ligar os sítios Riacho das Moças e São José do Belém; aquisição de equipamentos para o Hospital Sancho Leite. Wenceslau também repassou as contra-partidas do seguro-safra e da construção de calçamentos. Galego fez críticas ao acordo existente entre as comunidades rurais a respeito do fundo rotativo para a construção de cisternas de placas. Para Galego não há Lei que obrigue este fundo rotativo e o Governo Federal irá construir cisternas em todos os setores da zona rural sem que seja necessário o desembolso de nenhum real por parte dos moradores. O assunto mereceu um aparte do Vereador Nego de Guri para explicar que isto é um acordo firmado entre as comunidades para que haja mais rentabilidade dos recursos que posteriormente são empregados em outros benefícios para os próprios moradores. Galego finalizou falando sobre o Orçamento. Ele informou que pretende apresentar uma emenda para a construção de uma creche na comunidade de Santo Agostinho.

JÚNIOR DE INACINHO – O vereador informou que, na viagem de Wenceslau à Capital Federal, além da inclusão das emendas apresentadas no pronunciamento de Galego, o Prefeito Interino também visitou o Ministério das Cidades e conseguiu reivindicou para Teixeira um contrato de adesão para a construção de 100 casas populares. Outra informação apresentada pelo vereador foi em relação a construção do Posto do INSS em Teixeira. Segundo Juninho, um Procurador da Justiça teria entrado em contato com a administração municipal e solicitado que fosse providenciada toda a documentação necessária para a obra de construção do INSS seja providenciada o mais rápido possível. Juninho também falou sobre a Cultura teixeirense, lembrando a iniciativa do projeto Casa da Cultura e solicitou que fosse apresentado um requerimento subscrito por autoridades do município para a reconstrução da Cadeia Velha. Aproveitou o pronunciamento para parabenizar o Secretário de Agricultura, Espedito Silveira, pelos relevantes serviços desenvolvidos a frente da Secretaria de Agricultura, apesar das dificuldades enfrentadas pelo município. Segundo Juninho e fruto do trabalho do Secretário a fábrica de beneficiamento do caju que foi adquirida para o sítio Tauá e a construção de um Centro de Convenções no município de Teixeira.

Nenhum comentário: