segunda-feira, 4 de setembro de 2006

A CAMPANHA EM TEIXEIRA

Faltando menos de um mês para as eleições gerais os apoiodaores de candidatos em Teixeira começam a se movimentar na busca de votos. Este final de semana o grupo da Deputado Valdecir Amorim resolveu entrar em campo. Foram feitas reuniões com moradores dos Três Postes e da Rua Professora Eliza Xavier de Lira. A finalidade é apresentar argumentações convincentes para que os eleitores oprtem por votar em Pedro Medeiros para Deputado Estadual e Enivaldo Ribeiro para Federal. Há resistências aos dois nomes, mas em especial ao de Enivaldo Ribeiro por ter o nome inculído na CPI das Sanguessugas. O deistência de Valdecir e o desgaste da adminstração também têm sido uma grande barreira a ser superada.
O grupo do PT, que foi o primeiro a iniciar a campanha, continua fazendo visitas pontuais e conquistado novos apoios para a candidatura do Deputado Estadual Rodrigo Soares. Alguns presidentes de Associações Comunitárias já fecharam com Rodrigo. Sua votação, em Teixeira, deverá ser boa, considerando as limitações enfrentadas pelo Partido.
Elenildo, Carlos de Teina e Nego de Guri estão fazendo campanha na zona rural a busca de votos para Francisca Motta e Vitalzinho. Na reta final eles deverão intensificar a campanha na zona urbana. Francisca Motta deverá disputar a preferência do eleitorado teixeirense com Pedro Medeiros. Os mais entusiasmados do lado do ex-prefeito dizem que ela será a majoritária, do lado de Valdecir há até que diga que Pedro Medeiros baterá Francisca em 2 por 1. Façam suas apostas.
O grupo que apoia Dinaldo também já faz visitas pontuais. Já conseguiram até carro-de-som para fazer a campanha do candidato. Não há informações, ainda, da vinda do candidato a Teixeira. Mas tá dando dor de cabeça nos aliados da Prefeita Rita e do Deputado Valdecir, já que a maior parte dos integrantes do grupo romperam com o Governo e querem se firmar como uma alternativa em 2008.
Campanha mansa, tranqüila, sem barulho é que Seu Chico da Pipoca faz para o Deputado Estadual Frei Anastácio. Mas está fazendo. E, com todo o sossego de Seu Chico, deverá conseguir alguns votos para o Frei.
Guilherme Almeida, apoiado por Zé da Barraca, é outro candidato que terá votos em Teixeira. A se considerar a votação de Zé da Barraca nas duas eleições do Conselho Tutelar, há muito campo para ele trabalhar. mas é bom lembrar que no Conselho vota-se em cinco candidatos. Prova disso é que, apesar de uma boa votação obtida para vereador, Zé não conseguiu se eleger e transferir voto é mais difícil ainda. Mas Zé da Barraca tem se fortalecido muito ultimamente, principalmente por seu program na Rádio Teixeira FM e sua lutas em defesa das Associações.
Outro Conselheiro que pretende fazer uma transferência de votos é Bebé (Belo) engarjado, junto com Raimundo Marques e Veridiano nas campanhas de Lídia Moura e Bala. Já devem está em campo também. Até agora não se sabe ao certo qual o propósito deste grupo, mas Belo já externa uma grande mágoa do grupo do Deputado Valdecir.
Socorro Marques pode obter pontos (votos) com os serviços de abastecimento de água para os setores que ainda não tinham água encanada. Um dos apoiadores da sua candidtura é o ex-vereador Pequim. Esperava-se que Zé Mário se posicionasse a seu favor, mas até agora nada.
Daqui para frente o trabalho desses grupos só deve se intensificar. O eleitor pode se preparar para receber muitas visitas, e ouvir muitas promessas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ministério Público inicia hoje campanha contra nepotismo na Paraíba
Meta de Janete Ismael é acabar com a contratação de parentes em todos os poderes
O Ministério Público Estadual (MPE) inicia, hoje, campanha com a finalidade de acabar com o nepotismo (contratação de parentes) no serviço público. Os alvos da campanha, segundo a procuradora-geral de Justiça, Janete Ismael, serão as prefeituras, a Assembléia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Poder Executivo e Tribunal de Contas do Estado. Janete Ismael encaminhou ofício aos presidentes dos poderes e ao Governo, solicitando informações sobre contratações de parentes até 3º grau.

Ao mesmo tempo, ela fez comunicado, através de ofício, a todos os promotores de Justiça do Estado, solicirtando que façam o mesmo expediente aos órgãos municipais.

No comunicado aos promotores de Justiça de todo Estado, a procuradora encaminhou um "kit-nepotismo", que consiste em diversos documentos de apoio à adoção de medidas de combate à contratação de parentes, para que, num primeiro momento, realizem as atividades de investigação e proponham as medidas administrativas e judiciais que, de forma efetiva, se direcionem ao fim do nepotismo no âmbito municipal.

A campanha contra o nepotismo atende deliberação do Grupo Nacional de Combate à Corrupção e do Conselho Nacional de Procuradores Gerais. O curador do patrimônio Público, Ádrio Nobre, explicou que "partindo da decisão do Supremo Tribunal Federal, ao declarar a constitucionalidade da Resolução nº 7 do Conselho Nacional de Justiça, cujo teor vedou a contratação de parentes até o terceiro grau no âmbito do Poder Judiciário, os Ministérios Públicos, em reunião conjunta, firmaram o posicionamento pela deflagração de uma atuação nacional contra o nepotismo, no âmbito do serviço público, em quaisquer de suas esferas e poderes, por entender que tal prática fere os princípios de moralidade e da eficiência no serviço público, tal vedação".

Ações civis vão ser ajuizadas
Diante desta decisão, os Ministérios Públicos dos Estados e do Distrito Federal estão iniciando uma ação no sentido de proibir prática de nepotismo nos poderes executivos e legislativos estaduais e municipais.

A estratégia inicial é de sensibilizar através de recomendação ou ajustamento de condutas, os chefes de tais poderes no sentido de que eles, voluntariamente, adotem a proibição, e posteriormente, caso não haja entendimento, ajuizar ações civis públicas para anulação de tais contratações ou mesmo ações para responsabilização por ato de improbidade administrativa.

"Não se admite mais que os órgãos públicos sirvam de cabide de emprego para parentes dos gestores administrativos. O Ministério Público da Paraíba vai se empenhar na luta contra o nepotismo", enfatizou Janete Ismael.

Em João Pessoa, a Curadoria do Patrimônio Público já instaurou inquérito civil público para apuração da irregularidade, aguardando-se resposta do Executivo Municipal e da Câmara da Capital.

Combate firme
"É fundamental que o Ministério Público, principalmente nos tempos em que estamos, de profunda indignação da população com diversas condutas de agentes políticos, promova medidas que estejam em sintonia com os anseios do povo e com o interesse coletivo”, declarou Ádrio Nobre Leite, promotor de Justiça e integrante do Grupo Nacional de Combate à Corrupção.

E acrescentou: “O nepotismo merece combate firme, permanente e intransigente, mesmo porque enraizado na cultura de nossa prática administrativa do setor público", afirmou Ádrio Nobre Leite.

Na Paraíba dezenas de prefeitos mantém parentes nas administrações. Geralmente, os parentes controlam cargos estratégicos, como as secretarias de Finanças e Administração, além das tesourarias das prefeituras. [«]


Correio da Paraíba 5 setembro 2006

Anônimo disse...

Leitores(as) deste Blog. Permita-me fazer alguns comentários, os quais estão me deixando demasiadamente preocupado, em relação do futuro político e consequetemente ao desenvolvimento do nosso município. Acho, infelizmente, que Teixeira vivencia um dos piores momentos da nossa trajetória política. Estamos órfãos, se assim podemos denominar, de pessoas éticas e que estejam fielmente preocupado(a) com o nosso desenvolminto e com a melhoria das condições de vida do nosso povo. O que estamos vendo nesta campanha eleitoral, é a formação de dezenas de grupos de pessoas que procuram se aproveitar do momento e se constituirem enquanto referências políticas e/ou sociais. A partir de Janeiro próximo, acredito eu, não teremos um representante para pleitear melhorias sócio, político e cultural para o nosso município. Apesar do respeito que tenho por todos, fico me perguntando qual a contribuição(política, social,organizativa...)que as pessoas destes diversos grupos tem dado para o nosso município. Estóecil, Nova, Adilson, Lúcia do INSS, Nado da Madeireira, Hélio, Cazuza, Veridiano, Belo, Raimundo Marques, carlos de Teina, Chico da Pipoca, e tantos! vejo que apesar de serem pessoas integras, visam sobretudo o seu lado financeiro. Duvido que o apoio aos diversos candidatos, estejam sendo pautado em uma proposta efetiva de comprometimento para desenvolver o nosso município. Por que quando da visita destes candidatos, dificilmente a sociedade tem acesso a eles. Fica a proposta para que cada grupo de apoio, possa traze o seu candidato a Teixeira e abrir um canal de dialógo com a sociedade. A quem devemos procurar após a eleição... Dinaldo Vanderlei, Pedro Medeiros, Chica Motta, Rodrigo Soares, Frei Anastácio, Lídia Moura, Socorro Marques, Vitalzinho, Manoel Júnior, Bala, Enivaldo Ribeiro. Nem Valdecir... Nem Elenildo... Nem Zé Mário... Todos já estiveram no poder e não conseguiram dar respostas aos nossos anceios. Devemos trilhar na busca de uma nova alternativa, que ao meu ver ainda não está visível, mas com certeza existe. Antes que me esqueça, essa alternativa certamente não está em nenhum deste grupos oportunistas que estão aparecendo nesta Eleição. Fiquemos atenta sociedade teixeirense.

Anônimo disse...

Meu caro anônimo(a):
Que terceira alternativa política você propõe? Fazer críticas destrutivas é muito fácil, mas fazer um trabalho de verdade em benefício dos teixeirenses são poucos os que fazem. Se você mora em teixeira, deveria saber mais alguma coisa sobre a realidade política de nosso município. Na verdade, o atual grupo que comanda a administração municipal é um desastre, mas querer igualar todos num mesmo nível é um absurdo. Se você tem alguma alternativa ou alguma proposta para o município se apresente, converse abertamente com o povo, mostre para sociedade a sua identidade e quem sabe um dia você próprio poderá ser a alternativa que diz não existir.

Anônimo disse...

E você ai em cima nao tem credibilidade nenhum pra defender o seu grupo: Seu Irmao. O anonimo foi feliz em suas declarações, não bajulou igual você faz. E voce é daqui mais nao mora mais aqui. Ou é mentira? Ou é verdade tudo que te "contam"? Não venha com demagogia. Você não tem credito pra falar de "desastre".

Abraço