sexta-feira, 7 de julho de 2006

MORRE DANTE DE OLIVEIRA, AUTOR DA EMENDA DAS DIRETAS JÁ

Faleceu ontem, quinta-feira, 06, em Cuiabá-MT, o ex-deputado e ex-governador do Mato Grosso Dante de Oliveira, autor da emenda das Diretas Já. Dante foi internado, na manhã de ontem, com pneumonia. O quadro se agravaou e ele não resistiu. Postamos abaixo publicação do Blog do Noblat sobre Dante de Oliveira.

Quem foi Dante de Oliveira

Natural de Cuiabá, Dante de Oliveira foi deputado estadual, deputado federal, prefeito de Cuiabá duas vezes, ministro da Reforma e Desenvolvimento Agrário no governo de José Sarney e duas vezes governador do Mato Grosso.

Iniciou sua carreira em 1978, elegendo-se deputado estadual pelo então MDB. Quatro depois anos se elegeu deputado federal e dois anos depois prefeito de Cuiabá com 61% dos votos.

Tornou-se um nome nacionalmente conhecido ao apresentar em 1984 a emenda à Constituição que restabelecia a eleição direta para presidente da República. A emenda seria rejeitada pelo Congresso um ano depois.

Mas foi ela que inspirou o movimento das "Diretas, Já" que acabaria resultando na eleição pelo Congresso do primeiro presidente civil depois de 21 anos de ditadura - o mineiro Tancredo Neves.

Tancredo morreu em abril de 1985 sem ter tomado posse. Como Dante agora, ele foi vítima de um processo de infecção generalizada depois de operado para a retirada de um tumor benigno.

Dante se elegeu pela primeira vez governador de Mato Grosso em 1994. Foi apoiado por uma coligação de 10 partidos e obteve 75% dos votos válidos. Em 1998, foi reeleito no primeiro turno com 54% dos votos válidos.

Nenhum comentário: